Caldeirão da Bolsa

Nasdaq num prazo mais alargado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fproenca » 27/4/2005 13:12

Eu disse acima:
"...é mais dificil ocorrer falsos breackout's em indices de maior volume, não te esqueças que uso muito os gráficos de 60 minutos onde uma pequena vela (candlestick) conta..."
há que destacar o gráficos de 60 minutos e não os de longo prazo, até porque para longo prazo prefiro o SPX, também disse:
"...se funciona não se muda..."
Eu estou sempre susceptível a mudar, e na bolsa devemos procurar sempre as melhores ferramentas, há 10 anos atrás poucos tinham acesso há tecnologia dos tempos de hoje, para já não vejo necessidade de mudar.

De qualquer forma deixo-te por exemplo (poderia dar muitos) o movimento dos Composite vs NDX dos últimos dias, e posso-te citar o meu tópico anterior a este:

fproenca Escreveu:Bem … o titulo deveria ser Gap Down fechado queda à porta.

Como pode constatar por este gráfico está eminente nova queda, eu apenas aguardo confirmação (após regresso do almoço nos EUA por volta das 19:30 cá)
Caso a queda se confirme segundo contas que estive a fazer o mais lógino no caso do Composite é de queda de aproximadamente 75 pontos, mas isso não interessa desde que se proteja o investimento à medida que a queda se acentua.

Se puder logo venho aqui insserir um gráfico mais alargado para pordemos ter uma noção mais ampla do que pode acontecer caso se confirme queda, até lá ... cumprimentos

Conforme podes ver no gráfico do NDX, sem o composite nunca teria escrito o referido tópico, e de facto o mercado caiu logo de imediato após o fecho do gap down, não caiu tanto como eu desejava mas foi proveitoso para mim e mais uma vez se confirma a maior fiabilidade. No que diz respeito ao volume como podes ver o Composite negociou ontem cerca do dobro do NDX, logo, quanto maior o volume mais fiáveis são as informações !

Independentemente de opiniões diferentes, eu acho (sempre disse aqui) que cada investidor deve encontrar os seus metodo as suas referências, etc. nem que seja por estar sol ou chuva, desde que funcione ... o grande erro é tentar usar metodos de outros que os desenvolveram com fins diferentes (temporais, objectivos, etc.), refiro-me principalmente a sistemas de trading.

Continuo a não perceber o ponto 3) com ou sem A.T. nem onde queres chegar com "estatisticamente está totalmente errado" ...

Cumprimentos
Anexos
1.GIF
1.GIF (18.76 KiB) Visualizado 455 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Já vi que não vale a pena...

por Waterman (Nick) » 27/4/2005 12:31

E como o tempo é curto:

1) Os sinais do Compx mais fiáveis do que os do NDX?

Discordo terminantemente, basta ver os máximos com relevo desde 2000 e ver de que forma o Compx ainda os quebra em alta, quando o NDX já muito tempo antes não os consegue atingir (um líder, portanto).

2) Maior volume?

Sim, o BVL-30, ou mesmo o BVL Geral têm mais volume do que o PSI-20 (não me refiro ao BVL pelo facto de não investir cá, refiro-me como um índice sem expressão), ou não tivesse ele os títulos do PSI-20 mais os "outros" ( mesma coisa para o Composto e para o NDX)

3) O desfecho mais provável não é uma lateralização? Estatisticamente está totalmente errado, e só me baseio nisso para discutir A.T., tudo o que não vier de bases históricas "estudadas" não tem para mim importância!

Cumprimentos
"You have to swim with the tide or stay out of the water"

Registado: 16/1/2003 23:50

Re: Bom dia...

por fproenca » 27/4/2005 10:16

Waterman (Nick) Escreveu:Duas questões (A primeira é uma repetição, mas da última vez fiquei sem resposta)

Porque não estuda antes o Composto? Como lhe perguntei há dias, não se sente a olhar para o BVL-30?

A segunda questão tem a ver com probabilidades, e embora esperando a quebra este ano dos mínimos do ano passado (e no médio/longo prazo, a quebra dos de 2002), há uma coisa que tenho de corrigir:

O cenário mais provável (de longe) após a quebra de uma linha de tendência, é uma lateralização - volto a repetir que não é o que espero desta vez, basta olhar para a força dos indicadores de tendência - mas o que escreve não é estatisticamente correcto... E é disso que vive a A.T.!

Um abraço

Certamente fazes essa pergunta porque invisto no QQQQ, de uma forma geral ver o gráficos do Nasdaq Composite, NDX, QQQQ ou outro transmitem mais ou menos a mesma informação, a diferença é que o Composite tem um volume muito superior e os sinais técnicos são mais fiáveis, imagina que está prestes a quebrar uma linha de tendência, é mais dificil ocorrer falsos breackout's em indices de maior volume, não te esqueças que uso muito os gráficos de 60 minutos onde uma pequena vela (candlestick) conta.

O facto de guiar-me muito pelo Nasdaq Composite não invalida que também não veja os indices mais importantes, para mim o SPX é o indice que melhor transmite informações ao investidor, principalmente a médio longo prazo, nos últimos tempos cada vez tenho-me apoiado mais no SPX e tenciono usa-lo cada vez mais, isto vai tudo das rotinas que se vai criando, é um bocado assim ... se funciona não se muda.

BVL-30 ? Para quê olhar para BVL quando investo apenas nos EUA ? Enquanto não criarem condições para os investidores aplicarem cá as suas poupanças nem vale a pena pensar nisso. Olha que nem um site com
gráficos online temos cá em condições, o melhor que se encontra por cá são os gráficos diários, se eu quizer um gráfico de 10 ou 60 minutos similar ao do "Stock Chart" onde o vou buscar ?
Movimenta mais um titulo nos EUA do que a BVL toda, as comissões que pagam por cá são uma loucura quando comparadas com outras corretoras estrangeiras de tal forma que por cá um daytrader está logo à partida condenado ao fracasso.

Até podes achar que eu e outros somos maus Portugueses e que andamos a aplicar o nosso dinheiro noutros Países que não o nosso, mas eu acho que quem tem obrigação de atrair os investidores são os responsáveis, são eles que têm de criar condições para que haja confiança e não me refiro só a Portugal de forma geral a Europa ainda está muito atrasada, não é por acaso que é a Europa que segue os EUA e não o contrario.

Não percebi a segunda questão, é uma pergunta, uma opinião ou afirmação ?
Eu não concordo que após quebra de uma LT o cenário mais provavel seja lateralização, antes pelo contrário o mais provavel é movimentação dos preços para o lado da quebra isso é uma regra básica da AT e já que falas em indicadores, eu não dou muita importancia a indicadores nem à A.T. moderna (mais desenvolvida), para mim a A.T. básica chega e sobra.

Quando olho para alguns gáficos todos bonitinhos, cheios de traços e mais traços com LT's que nunca mais acabam, setinhas de entrada e saída (colocadas após contecimento, porque antes é impossivel), médias méveis e exponenciais de todos os valores e feitios, indicadores que nem sabem para que servem e que no fundo quase todos dão a mesma informação, chego logo à conclusão que complicam o que é simples, mas cada um lá se entende no meio da confusão :mrgreen:

Cumprimentos
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Errata!

por Waterman (Nick) » 27/4/2005 8:29

É óbvio que onde está Composto deve ler-se Nasdaq-100

Bom dia...

por Waterman (Nick) » 27/4/2005 8:25

Duas questões (A primeira é uma repetição, mas da última vez fiquei sem resposta)

Porque não estuda antes o Composto? Como lhe perguntei há dias, não se sente a olhar para o BVL-30?

A segunda questão tem a ver com probabilidades, e embora esperando a quebra este ano dos mínimos do ano passado (e no médio/longo prazo, a quebra dos de 2002), há uma coisa que tenho de corrigir:

O cenário mais provável (de longe) após a quebra de uma linha de tendência, é uma lateralização - volto a repetir que não é o que espero desta vez, basta olhar para a força dos indicadores de tendência - mas o que escreve não é estatisticamente correcto... E é disso que vive a A.T.!

Um abraço

por fproenca » 26/4/2005 21:03

Boa noite,

Hoje o Nasdaq (e outrs principais indices Americanos) irão fechar mesmo na pequena LT rosa que referi no tópico acima.

Se amnhã os mercados voltarem a cair, o mais certo é a sua continuação e "quiça" venha aí uma das tais tendências certinhas que tanto gosto, para que possa ganhar dinheiro sem me chatear muito tendo de apenas ir descendo os stops

Nesta altura é preciso estar com muita atenção, tal já como disse, provavelmente estamos numa fase importante das bolsas.

Cumprimentos
Anexos
Caldeirão.GIF
Caldeirão.GIF (22.35 KiB) Visualizado 710 vezes

Nasdaq num prazo mais alargado

por fproenca » 25/4/2005 18:40

Olá,

Acabei de chegar do meu fim de semana prolongado (deveria haver mais) e vim até aqui com descontracção (estou fora da bolsa) tentar perceber um pouco do que está a passar em vários prazos no Nasdaq, principalmente nos mais alargados do que habitualmente costumo falar, de vez em quando convém ter uma ideia ...

Comecei pelo gráfico de velas diárias, e a conclusão a que chego é que temos um suporte de curto prazo (LT azul) na zona dos 1900, uma pequena LT ascendente de curtissimo prazo (LT rosa), e verifica-se que se uma das principais regras da Análise Técnica é o estudo estudo de como os preços se movimentam sem nos preocupar-mos com o motivo que levam a esses movimentos, então não há qualquer dúvida que a tendência desde o inicio do ano em curso é de queda, portanto o mais lógico será a sua continuação até prova em contrário.

Depois passei ao gráfico de barras semanais, e aquela LT ascendente quebrada no inicio deste mês não deixa grande margem de dúvida de que o momento é de queda. Também se pode verificar melhor o quanto é importante o suporte da zona dos 1900, que a meu ver se for quebrado será o confirmar de que o periodo seguinte será favorável aos "Bear's" ("Ursos"). Convém recordar que estamos a falar de uma LT com mais de 2 anos o que pode singnicar queda de longo prazo.

O de velas mensais não mostra muito mais do que o velas semanais, apenas destaco a divergência no oscilator em relação aos preços bem como a zona dos 2000 que parece ser uma zona de grandes decisões do mercado (nos anos de 1998, 2001, 2004 e 2005)

Na minha opinião estamos a entrar num periodo crucial das bolsas onde muita coisa pode acontecer, no gráfico de barras mensais temos uma perspectiva alargada de lateralização de cerca de ano e meio o que sugere uma boa base de partida para uma decisão a breve prazo, decisão essa que deve estar nos "segredos dos Deuses"

Pessoalmente vou aguardar para ver o que acontece na zona dos 1900 (conto com queda até lá) e talvez possa aproveitar entrar curto na quebra da pequena LT a rosa no gráfico diário, mas sem arriscar muito pelo menos até à zona dos 1900.

A minha opinião continua a ser a mesma que tenho manifestado, conto com novos minimos anuais, minimos inferiores ao do ano passado (2004) e um péssimo verão para os "Bull's" ("Touros"), mas não passa de mera opinião porque quem manda é o mercado e nós como investidores se queremos ganhar dinheiro apenas temos de tentar segui-lo.

Cumprimentos e até à próxima
Fernando Proença
Anexos
Sem título.GIF
Sem título.GIF (17.62 KiB) Visualizado 864 vezes
W.GIF
W.GIF (18.68 KiB) Visualizado 863 vezes
M.GIF
M.GIF (34.67 KiB) Visualizado 861 vezes