Caldeirão da Bolsa

O que aconteceu ao índice BTA?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Podes ver no Yahoo

por Karamba » 26/4/2005 13:06

^IBTA (Lisbon BTA Index)
^BVLG (PSI Geral)
^PSI20

Podes comparar o comportamento de longo prazo dos 3 índices, mas é apenas uma curiosidade. Não serve para nada.

Bom dia

Registado: 11/12/2002 2:48

por SadPet » 26/4/2005 12:24

Desde já muito obrigado aos que responderam. Vou seguir a última pista. Se alguém souber mais alguma coisa agradeço.
SadPet

por nunofaustino » 25/4/2005 20:43

De acordo com o pdf que encontrei neste site (www.watsonwyatt.com/europe/portugal/ services/investimentos/media/SEMP03PM.pdf), o índice BTA foi re-nominado de PSI30 nos finais de 1993.

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 25/4/2005 20:27

Penso que foi mesmo descontinuado. Note-se que um índice requer manutenção (os títulos devem ser renovados e actualizados em função dos critérios que definem o índice).

Ora, do BTA tenho apenas a recordação de uma referência antiga mas há muitos anos que não ouço sequer falar dele (do índice)...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 25/4/2005 20:18

Se a memória não me falha, o índice BTA começou a perder relevância em 1990, altura em que surgiu o BVL30. Agora se o deixaram de calcular é que não sei... Eu antes tinha-o na minha base de dados, mas quando o meu PC foi formatado perdi tudo isso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O que aconteceu ao índice BTA?

por SadPet » 25/4/2005 19:06

Viva. Alguém me sabe dizer o que aconteceu ao índice BTA (Banco Totta & Açores)?
Era o índice mais usado (o único?) antigamente (anos 80) mas o que eu queria saber é se o deixaram de calcular (provavelmente?) e, em caso afirmativo, quando foi descontinuado.
Alguém ajuda?
SadPet