À dias melhores e À dias piores...
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Diferença
A diferença está em que tu és um maoísta
(achas que os meios justificam os fins) e eu acho que não. Embora o resultado seja o mesmo, 9x2 não é o mesmo que 2x9 (9x2 é da tabuada do 2 e 2x9 é da tabuada do 9). É um preciosismo, mas quando estás a mapear neurónios a crianças de 7 anos, ou sabes o que queres ensinar, ou a confusão instala-se.
Bem, isto é daquelas conversas para gastar um tempo, mas a vida é feita de pequenos pormenores.
Bem, isto é daquelas conversas para gastar um tempo, mas a vida é feita de pequenos pormenores.
Re: Mat
jarc Escreveu:Startega, que confusão vai nessa cabeça?
A tabela do 9 é assim:
1 vez 9 = 9
2 vezes 9 = 9+9
3 vezes 9 = 9+9+9
A divisão que te confunde é o inverso da multiplicação:
27 : 3 = 27-9-9
São as propriedades da adição...
9x1 = 9
9x2 = 9+9 = 18
9x3 = 9+9+9 = (9+9)+9 = 18+9 = 27
9x4 = 9+9+9+9 = (9+9+9)+9 = 27+9 = 36
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.
Ou como alguem disse...
... ora o Produto Interno Bruto é .... ..... ora 6 vezes 3 dezoito.... ora ... é só fazerem as contas.
Esta foi das melhores.
Presa35
Esta foi das melhores.
Presa35
Jarc, aquela é a tabuada do 9, escrita... dita fica assim... 9x1= a si próprio, pq qq valor multiplicado por 1 é igual a si mesmo (regra nº1 da Mat.)
9x2= 9+9 = 18...
9x3= 9+9+9= 18+9 = 27 pq se fosse 18+10 era igual a 28...
e etc....
A ideia de ensinar por sequências é mt boa... mas tens q explicar como funciona a sequência... 3,6,9 é 3+3=6; 6(3+3)+3=9 e etc...
Nem mais nem ontem!!!!
Sempre detestei ter q decorar coisas... por isso é q fiz Biologia com 12.... ter q decorar os nomes todos de todos os reinos e filos e etc., ñ era pra mim...
E ñ sei a tabuada de cor, se bem q ma fizeram aprender assim... Claro q fui esquecendo tudo, como acontece com tudo o q decoramos... Mas fui aprendendo a fazer contas de cabeça, logo, a safar-me do papão do decoranço
É verdade q são bons treinos pra memória, mas tem muitos contras....
Mas vale decorar matrículas de carros pra exercitar a memória.
Ahhhh, e tb ñ sei fazer contas de dividir no papel... Já ñ tem conta a quantidade de gente q me tentou explicar... mas claro q ñ consigo fixar isso... pq ñ me interessa... basta fazer a conta de cabeça...
Já as gerações de hoje em dia, são exímias a usar as calculadoras e os telemóveis... São ensinados assim... É o facilitismo. Já ñ é preciso saber pensar...
9x2= 9+9 = 18...
9x3= 9+9+9= 18+9 = 27 pq se fosse 18+10 era igual a 28...
e etc....
A ideia de ensinar por sequências é mt boa... mas tens q explicar como funciona a sequência... 3,6,9 é 3+3=6; 6(3+3)+3=9 e etc...
oscarcoelho Escreveu:Se perguntarem a um jovem, desses que só sabem fazer uma conta simples puxando pelo telemóvel, como é que tem a certeza de que não é enganado numa loja quando compra n unidades de qualquer coisa a x euros, ele responde que acredita na máquina registadora.
Nem mais nem ontem!!!!
Sempre detestei ter q decorar coisas... por isso é q fiz Biologia com 12.... ter q decorar os nomes todos de todos os reinos e filos e etc., ñ era pra mim...
E ñ sei a tabuada de cor, se bem q ma fizeram aprender assim... Claro q fui esquecendo tudo, como acontece com tudo o q decoramos... Mas fui aprendendo a fazer contas de cabeça, logo, a safar-me do papão do decoranço
É verdade q são bons treinos pra memória, mas tem muitos contras....
Mas vale decorar matrículas de carros pra exercitar a memória.
Ahhhh, e tb ñ sei fazer contas de dividir no papel... Já ñ tem conta a quantidade de gente q me tentou explicar... mas claro q ñ consigo fixar isso... pq ñ me interessa... basta fazer a conta de cabeça...
Já as gerações de hoje em dia, são exímias a usar as calculadoras e os telemóveis... São ensinados assim... É o facilitismo. Já ñ é preciso saber pensar...
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.
Se perguntarem a um jovem, desses que só sabem fazer uma conta simples puxando pelo telemóvel, como é que tem a certeza de que não é enganado numa loja quando compra n unidades de qualquer coisa a x euros, ele responde que acredita na máquina registadora.
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- Localização: Palmela
Tabuadas
Visitante, desenvolver a capacidade de memória de curto e médio prazo é sem duvida muito importante, quer seja com "lega-lengas" ou canções(mais significativas - 3/4 anos), quer seja com tabuadas (menos significativas - 7/8 anos). A questão que coloquei prende-se com o seguinte facto:
Se a ideia é desenvolver o sentido das operação multiplicação, porque não associá-la a adições sucessivas? Se eu constru-o para uma cr. uma tabuada como a referida pelo Gomes é óbvio que não estou a fazê-lo. Mais importante ainda é começar por deixar que seja a cr. a chegar lá. Experimente colocar uma cr de 6 anos perante o problema tão elementar como: "Se um jogo custa 4 euros, quanto custam 4 jogos iguais?"
Se a ideia é desenvolver o sentido das operação multiplicação, porque não associá-la a adições sucessivas? Se eu constru-o para uma cr. uma tabuada como a referida pelo Gomes é óbvio que não estou a fazê-lo. Mais importante ainda é começar por deixar que seja a cr. a chegar lá. Experimente colocar uma cr de 6 anos perante o problema tão elementar como: "Se um jogo custa 4 euros, quanto custam 4 jogos iguais?"
A memória é fundamental na construção do saber. Os conhecimentos básicos da construção mental têm que estar sempre prontos para serem chamados ao activo!
A tabuada é fundamental no desenvolvimento básico da aritmética.Quando fases as divisões mentais tens lá "dentro" a tabuada....tu é que nem desconfiavas disso! hehe
`
Isto é diferente do armazenamento até "telhado" de regras e números indiscriminadamente.Tal como nas declinações latinas o indispensável era saber o Nominativo,o Genitivo,o Ablativo, o Dativo....Oha,o outro já a memória me falha!
Cpts
A tabuada é fundamental no desenvolvimento básico da aritmética.Quando fases as divisões mentais tens lá "dentro" a tabuada....tu é que nem desconfiavas disso! hehe
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Isto é diferente do armazenamento até "telhado" de regras e números indiscriminadamente.Tal como nas declinações latinas o indispensável era saber o Nominativo,o Genitivo,o Ablativo, o Dativo....Oha,o outro já a memória me falha!
Cpts
-
Visitante
Na verdade...
Esquesito!
De facto há assim umas coisas engrtaçadas! Eu por exemplo nunca soube a tabuada "de cor"...
É mesmo verdade!
(ainda bem que ninguem me conhece!
)
E também não sei fazer contas de dividir! (Quer dizer: Sei! Faço mentalmente algumas por vezes até bastante complicadas. Mas se me derem um lápis e um papel a coisa complica-se!)
MAs ja estive quase quase para decorar a tabuada, desde a do 11 até à do 20
Por outro lado as declinações em Latim, essas é que não me safei sem decorar e os verbos e pronomes!
Ainda hoje sei tudo...
)
A questão é para que serve decorar coisas?
Cada vez mais temos de ser capazes de pegar em qualquer coisa, aprender a alta velocidade, utilizar, e depois fazer um "erase"! (Claro que o subconciente fica sempre com qq coisita!
Julgo que a inteligência cada vez está mais correlacionada com a perspicácia, rapidez e divergência mental, do que com a memória. Se bem que esta tambem tenha um papel bastante relevante!
Cumprimentos,
Yep Yep
De facto há assim umas coisas engrtaçadas! Eu por exemplo nunca soube a tabuada "de cor"...
É mesmo verdade!
(ainda bem que ninguem me conhece!
E também não sei fazer contas de dividir! (Quer dizer: Sei! Faço mentalmente algumas por vezes até bastante complicadas. Mas se me derem um lápis e um papel a coisa complica-se!)
MAs ja estive quase quase para decorar a tabuada, desde a do 11 até à do 20
Por outro lado as declinações em Latim, essas é que não me safei sem decorar e os verbos e pronomes!
Ainda hoje sei tudo...
A questão é para que serve decorar coisas?
Cada vez mais temos de ser capazes de pegar em qualquer coisa, aprender a alta velocidade, utilizar, e depois fazer um "erase"! (Claro que o subconciente fica sempre com qq coisita!
Julgo que a inteligência cada vez está mais correlacionada com a perspicácia, rapidez e divergência mental, do que com a memória. Se bem que esta tambem tenha um papel bastante relevante!
Cumprimentos,
Yep Yep
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Yep Yep
A filha do dr Angelino ensinou-me assim:
9x1=
9x2=1 Portanto deixa-se 9x1= e depois a sequência
9x3=2 1,2,3..............9
9x4=3
9x5=4
9x6=5
9x7=6
9x8=7
9x9=8
9x10=9
Em seguida coloca-se de baixo para cima 0,1,2,3....9 encostada aos existentes e ficamos com 90,81, 72.........18,9 . Mas que grande trabalheira!
Infelizmente este método é hoje seguido em muitas escolas primárias! Mais ,é recomendado por "especialistas"em ensino, para os quais a memorização não serve para nada!
9x1=
9x2=1 Portanto deixa-se 9x1= e depois a sequência
9x3=2 1,2,3..............9
9x4=3
9x5=4
9x6=5
9x7=6
9x8=7
9x9=8
9x10=9
Em seguida coloca-se de baixo para cima 0,1,2,3....9 encostada aos existentes e ficamos com 90,81, 72.........18,9 . Mas que grande trabalheira!
Infelizmente este método é hoje seguido em muitas escolas primárias! Mais ,é recomendado por "especialistas"em ensino, para os quais a memorização não serve para nada!
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Visitante
tabuada
Stratega, a colaboração é de louvar mas essa não é a tabela do 9. Repara que o facto de se ensinar matemática assim é revelador de como a mat é "maltratada" logo de pequenina. É um facto que as cr. começam logo por aprender assim, o que no mínimo que dizer que a multiplicação não é relacionada com adicção sucessiva.
Já agora vou deixar aqui uma dica de como ensinei a tabuada à minha filha, depois de perceber que lhe pediam uma chatice não significativa por volta dos sete anos.
A chave de aprendizagem é basicamente esta:
diz a sequência, só a sequência sem mais: 3,6,9,12,15.
Quando a sequência estiver acomodada pergunta-se:
1 vez o 3?
2 vezes o 3?
...
(a representação das quantidades ajuda, com concretização ou com modelo gráfico)
Aí os putos fazem brilharetes com metade do esforço e o resultado é o mesmo.
bfds
Já agora vou deixar aqui uma dica de como ensinei a tabuada à minha filha, depois de perceber que lhe pediam uma chatice não significativa por volta dos sete anos.
A chave de aprendizagem é basicamente esta:
diz a sequência, só a sequência sem mais: 3,6,9,12,15.
Quando a sequência estiver acomodada pergunta-se:
1 vez o 3?
2 vezes o 3?
...
(a representação das quantidades ajuda, com concretização ou com modelo gráfico)
Aí os putos fazem brilharetes com metade do esforço e o resultado é o mesmo.
bfds
Caro Informador
Muito Bem ... julguei que já ninguém conjugava os verbos!!
E... Já agora a tabuada dos nove
9 x 1 = 9
9 x 2 = 18
9 x 3 = 28.....o´´´´´^^^^lá me enganeiii
otra vez...!!!!
um abraço e bom fim de semana
mcarvalho
E... Já agora a tabuada dos nove
9 x 1 = 9
9 x 2 = 18
9 x 3 = 28.....o´´´´´^^^^lá me enganeiii
otra vez...!!!!
um abraço e bom fim de semana
mcarvalho
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À dias melhores e À dias piores...
...e eu só ponho isto aqui porque já são 20 horas de sexta-feira de fim-de-semana prolongado, mas é que o "há" do verbo "haver" é tão maltratado aqui no Caldeirão que o coitado até dá pena.
Bom fim-de-semana a todos.
Bom fim-de-semana a todos.
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