Quais as principais diferenças entre cfd´s e futuros?
9 mensagens
|Página 1 de 1
Obrigado pelos conselhos, mas eu só estou a tentar perceber como funcionam os futuros para poder negociar os índices mais líquidos e o crude.
Não tenho intenções (pelo menos para já) de fazer Carry Trade nem de utilizar outro tipo estratégias a não ser:
- Negociar do lado longo ou curto, conforme a tendência de médio prazo.
Iniciei estes posts para compreender melhor este produto, e para descobrir se eles têm algum "perigo" do qual eu pudesse não estar consciente.
Agradeço a participação de todos os que contribuiram na construção deste "tutorial".
(nunofaustino: Já abri conta DEMO na LJC.
)
Abraços.
Não tenho intenções (pelo menos para já) de fazer Carry Trade nem de utilizar outro tipo estratégias a não ser:
- Negociar do lado longo ou curto, conforme a tendência de médio prazo.
Iniciei estes posts para compreender melhor este produto, e para descobrir se eles têm algum "perigo" do qual eu pudesse não estar consciente.
Agradeço a participação de todos os que contribuiram na construção deste "tutorial".
(nunofaustino: Já abri conta DEMO na LJC.
Abraços.
Uma das vantagens dos futuros que vão vencer dentro de pouco tempo é a sua liquidez, o que faz com que o spread entre a compra e a venda seja muito menor.
Mas o melhor é abrires uma conta virtual numa corretora que te permita negociar futuros online (a LJ por ex) e experimentares. Depois de experimentares virtualmente estes produtos e de veres se são adequados à tua estratégia, pesquisas qual a melhor corretora e abres uma conta real...
Um abraço
Nuno
Mas o melhor é abrires uma conta virtual numa corretora que te permita negociar futuros online (a LJ por ex) e experimentares. Depois de experimentares virtualmente estes produtos e de veres se são adequados à tua estratégia, pesquisas qual a melhor corretora e abres uma conta real...
Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Maestro, apenas uma pequena dica: Não tentes aproveitar situações de arbitragem dos futuros em relação ao mercado à vista. Porquê? Porque há milhares de pessoas do mundo (a maior parte deles profissionais e com sstemas automáticos de detecção de ineficiência) que sempre se antecipam a ti, nesses ganhos de arbitragem.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Geralmente os contractos com uma data mais distante tendem a ser mais caros.. logo não seria bom entrar longo.
A "malta" escolhe sempre o contracto mais próximo simplesmente por ser o que se aproxima mais do activo subjacente, ou seja, o do Cash...
(ex. preferivel negociar fut DAX em que os 4200 do dax representem 4220 nos fut DAX do que representar outro valor ainda mais afastado, também evitas apanhar com os juros..)
Não existe uma resposta à tua pergunta porque existe traders que negoceiam essas diferenças!
Ou seja, quem souber a resposta correcta a tua pergunta fica milionário
Os spreads entre contractos varia conforme a altura do ano, a procura/oferta, etc..
Logo não existe uma maneira de tirar dinheiro "fácil" dos futuros dessa maneira. As coisas costumam variar com os futuros mas por exemplo no Crude quanto mais "distante" o contracto, maior está o preço devido aos juros. Penso que não seria simples ganhar o dinheiro com um short a esses contractos só porque perderiam valor com o tempo..
A esses trades também se chama carry trade mas penso que para além de serem dificeis de apanhar, apenas te dava o equivalente aos juros anualizados.. ou seja, durante 1 ano dava-te 5% de retorno...
Mas mesmo isso não é garantido..
Aconselho-te a fazer uma procura na net sobre os seguintes temas: "Futures spread trading" e "Carry trade"
Uma vez que esse é um pequeno "nicho" dentro dos mercados de futuros eu não sou propriamente a pessoa mais indicada para te explicar, mas garanto-te que não passa de mais outra forma de negociar futuros e obviamente com os seus riscos.
E finalizando... o "rollover" é simplesmente a venda de um contracto que está a expirar e comprar o próximo contracto... mais simples não há!
Cumps
A "malta" escolhe sempre o contracto mais próximo simplesmente por ser o que se aproxima mais do activo subjacente, ou seja, o do Cash...
(ex. preferivel negociar fut DAX em que os 4200 do dax representem 4220 nos fut DAX do que representar outro valor ainda mais afastado, também evitas apanhar com os juros..)
Não existe uma resposta à tua pergunta porque existe traders que negoceiam essas diferenças!
Ou seja, quem souber a resposta correcta a tua pergunta fica milionário
Os spreads entre contractos varia conforme a altura do ano, a procura/oferta, etc..
Logo não existe uma maneira de tirar dinheiro "fácil" dos futuros dessa maneira. As coisas costumam variar com os futuros mas por exemplo no Crude quanto mais "distante" o contracto, maior está o preço devido aos juros. Penso que não seria simples ganhar o dinheiro com um short a esses contractos só porque perderiam valor com o tempo..
A esses trades também se chama carry trade mas penso que para além de serem dificeis de apanhar, apenas te dava o equivalente aos juros anualizados.. ou seja, durante 1 ano dava-te 5% de retorno...
Mas mesmo isso não é garantido..
Aconselho-te a fazer uma procura na net sobre os seguintes temas: "Futures spread trading" e "Carry trade"
Uma vez que esse é um pequeno "nicho" dentro dos mercados de futuros eu não sou propriamente a pessoa mais indicada para te explicar, mas garanto-te que não passa de mais outra forma de negociar futuros e obviamente com os seus riscos.
E finalizando... o "rollover" é simplesmente a venda de um contracto que está a expirar e comprar o próximo contracto... mais simples não há!
Cumps
Só mais uma questão! (desculpem estar a abusar...
)
1 - Se os valores dos futuros tendem a espelhar os do índice em questão, não deverei entrar longo nos que estão sub-valorizados (e vice-versa)? Senão, há alguma razão para se escolher os contratos com data de término mais próxima? (É que eu não vejo nenhuma...)
Muito obrigado Ertai e MarcoAntonio palas respostas que têm dado.
Espero que este tópico sirva para ajudar outros que como eu querem experimentar este produto.
Ertai Escreveu:Maestro_Ba Escreveu:2 - Quais as diferenças ao negociar contratos que terminem em pouco/muito tempo?
2 - Pouca ou nenhuma... o spread entre contractos costuma variar, e não de uma maneira previsível.. nem sempre a diferença entre contractos representa o juro, eles próprios variam e existe traders que negoceiam apenas a diferença entre 2 contractos do mesmo activo subjacente.
1 - Se os valores dos futuros tendem a espelhar os do índice em questão, não deverei entrar longo nos que estão sub-valorizados (e vice-versa)? Senão, há alguma razão para se escolher os contratos com data de término mais próxima? (É que eu não vejo nenhuma...)
Muito obrigado Ertai e MarcoAntonio palas respostas que têm dado.
Espero que este tópico sirva para ajudar outros que como eu querem experimentar este produto.
Re: Quais as principais diferenças entre cfd´s e futuros?
Maestro_Ba Escreveu:1 - Fica-se sujeito a risco cambial, ou os futuros são tipo CFDs (em que só as mais valias estão sujeitas a variações cambiais)?
Fica-se sujeito ao risco cambial, integralmente (isto é, todo o investimento). Em Futuros uma mais valia pode transformar-se numa menos valia devido ao risco cambial.
Maestro_Ba Escreveu:2 - É possível dar ordens stop?
Isso varia. Depende dos contratos em causa (nuns é possível colocar determinado tipo de ordens e noutros não).
Maestro_Ba Escreveu:3 - (Pergunta estúpida) Em que é que isto é uma desvantagem para mim, se eu conseguir negociar um minúsculo volume deles?
Bom, pode interferir por exemplo nas comissões. Além disso existem mínimos de contratos a negociar ou de valor para abertura de conta, etc.
Normalmente, para negociar Futuros, é necessário um capital superior ao necessário para negociar CFD's (mas também há excepções).
Maestro_Ba Escreveu:Já agora, quem negoceia futuros poderia indicar as comissões que normalmente paga.
Que acham do valor destas comissões relativamente às comissões pagas a negociar acções ou CFDs?
Eu não costumo negociar Futuros mas posso referir que normalmente as comissões são mais atractivas do que as dos CFD's, nalguns casos bastante mais (desde que o capital aplicado seja suficiente para «esbater» as comissões praticadas, isto é, desde que se consiga negociar o numero suficiente de contratos para tal).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ertai Escreveu:Espero ter ajudado, Cumps
Bastante!
Tenho apenas mais umas questões, faxabor:
1 - Fica-se sujeito a risco cambial, ou os futuros são tipo CFDs (em que só as mais valias estão sujeitas a variações cambiais)?
2 - É possível dar ordens stop?
Ertai Escreveu:tem a desvantagem de que é preciso realmente alguem com um grande bolso para negociar um grande volume deles
3 - (Pergunta estúpida) Em que é que isto é uma desvantagem para mim, se eu conseguir negociar um minúsculo volume deles?
Ulisses Pereira Escreveu:...nos CFD`s as posições longas pagam juros, enquanto isso não acontece nos futuros. Contudo, nos futuros, os contratos expiram todos os meses o que faz com que, para se continuar a manter a posição se tenha que fazer um "rollover" de um mês para o outro, onde acabamos por pagar esses juros...
4 - Como funciona este "rollover"?
Já agora, quem negoceia futuros poderia indicar as comissões que normalmente paga.
Que acham do valor destas comissões relativamente às comissões pagas a negociar acções ou CFDs?
Obrigado.
Maestro_Ba Escreveu:Gostava de saber:
1 - Em que custos incorro ao negociar futuros?
2 - Quais as diferenças ao negociar contratos que terminem em pouco/muito tempo?
3 - O que acontece na data do final de contrato se eu não desfizer a minha posição?
4 - Posso negociar futuros tendo por base apenas o estudo do activo subjacente?
5 - Quais são geralmente os montantes mínimos para negociar futuros?
6 - Quais os riscos/desvantagens de negociar futuros?
Bons negócios
1 - Comissões por contracto negociado... aqui depende da corretora por isso não lhe sei responder
2 - Pouca ou nenhuma... o spread entre contractos costuma variar, e não de uma maneira previsível.. nem sempre a diferença entre contractos representa o juro, eles próprios variam e existe traders que negoceiam apenas a diferença entre 2 contractos do mesmo activo subjacente.
3 - Penso que é liquidado... em alguns contractos antigos de futuros o contracto era exercido... ou seja, se ficasse com 1 contracto de Crude ia receber em casa uns quantos barris de petróleo
4 - Mas claro! Os futuros servem mesmo para isso! A diferença é pequena (para trades de curto prazo) e mesmo para os longos apenas terá a diferença do juro que mesmo assim torna-se negligenciável uma vez que até este varia..
Se consegue haver traders seguir com Warrants e TW o activo subjacente... então imagine o futuro que é quase um espelho...
5 - Depende do contracto... do Crude de NY penso que está neste momento à volta de 1500€ por contracto. No SP500 4000€ por contracto. Euro FX cerca de 3000€ por contracto (existe o E-mini EuroFX ainda mais barato).
O DAX é o mais careiro.. com 9000€ por contracto, que bem precisava de um e-mini...
6 - Menos risco que os Warrants & Companhia, mas igualmente arriscado se andar a negociar "molhes" de contractos
Tem uma desvantagem que é a de ter de negociar uma quantia mínima (1 contracto) que varia conforme o futuro em questão.
Os futuros batem aos pontos a liquidez dos Warrants, batem aos pontos o spread dos Warrants e CFDs..
E os futuros é por excelencia O Derivado para negociar índices e matérias primas.. tem a desvantagem de que é preciso realmente alguem com um grande bolso para negociar um grande volume deles.. mas também atenção que basta 1 contracto para já se estar seriamente alavancado no mercado..
Espero ter ajudado, Cumps
Visitante Escreveu:Colocada: 29/3/2003
Ulisses Pereira Escreveu:Colocada: 30/3/2003
Caro visitante (porque não arranja um nick?),
É já bastante tarde mas não me queria furtar a escrever uma rápida explicação sobre a diferença entre CFD`s e futuros.
Em termos teóricos, há diferentes grandes no próprio conceito mas, em termos práticos, as diferenças já são bem mais diminutas e é isso que, julgo eu, você quer saber.
A grande diferença reside em quem pode intervir no mercado dos dois lados (oferta e procura). Nesse aspecto, o mercado de futuros funciona como o mercado accionista com compradores e vendedores e cujo preço (embora muito correlacionado com o preço do activo subjacente) é definido por essa interacção da procura/oferta. Nos CFD`s tal não sucede. O preço da oferta e procura dos CFD`s é automático (uma variação fixa da oferta/procura do preço do activo subjacente) e é estabelecido por um intermediário financeiro.
Na prática, isto leva a que o mercado de futuros seja aconselhável em mercados muito líquidos, o que leva a que a diferença entre a melhor compra e a melhor oferta seja muito diminuta devido a essa enorme liquidez. Em mercados mais ilíquidos, os CFD`s são preferíveis, pois a diferença entre a oferta e a procura é sempre fixa e evita-se os "spreads" enormes dos mercados de futuros ilíquidos.
Esta é, quanto a mim, a grande diferença entre estes dois mercados, embora haja pormenores que os distinguem. Por exemplo, nos CFD`s as posições longas pagam juros, enquanto isso não acontece nos futuros. Contudo, nos futuros, os contratos expiram todos os meses o que faz com que, para se continuar a manter a posição se tenha que fazer um "rollover" de um mês para o outro, onde acabamos por pagar esses juros...
A explicação não sei se foi suficientemente clara, mas a esta hora as coisas já não saem muito fluidas.
De qualquer das formas, é mais fácil responder a questões concretas. Por isso, se tiver dúvidas, não hesite em colocá-las.
Um abraço,
Ulisses
Bom dia,
Na tentativa de aprender como funcionam os futuros fiz uma pesquisa no fórum e "reavivei" este assunto, assim evita-se que os interessados participar repitam o que já foi referido pelo Ulisses.
Gostava de saber:
1 - Em que custos incorro ao negociar futuros?
2 - Quais as diferenças ao negociar contratos que terminem em pouco/muito tempo?
3 - O que acontece na data do final de contrato se eu não desfizer a minha posição?
4 - Posso negociar futuros tendo por base apenas o estudo do activo subjacente?
5 - Quais são geralmente os montantes mínimos para negociar futuros?
6 - Quais os riscos/desvantagens de negociar futuros?
Agradeço a quem me tiver a disponibilidade de me responder.
Bons negócios
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, fosgass2020, GaussSLB47, Google Adsense [Bot], Goya777, JoaoL., Kooc, latbal, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, SA Traffic, Simplório, VALHALLA, Xacal e 185 visitantes