Noticias de 18 de Abril de 2005
17 mensagens
|Página 1 de 1
Bolsa fecha com perdas
18-4-2005 16:51
A bolsa nacional fechou a cair, escapando, no entanto, à dimensão de perdas das congéneres europeias que deslizaram quase todas mais 2%, devido aos receios com resultados de empresas e abrandamento da economia.
O PSI-20 desceu 0,86% para os 7.739,37 pontos, pressionado pelo BCP, PT e Sonae SGPS.
Nos «pesos-pesados», o BCP fechou a perder 1,43% para os 2,07 euros, a PT desceu 1,22% para os 8,92 euros e a EDP terminou inalterada nos 2,19 euros.
A liderar as quedas esteve a Corticeira Amorim que desvalorizou 3,51% para os 1,10 euros, seguida da Sonae.com que perdeu 2,34% para os 3,76 euros e do Grupo Media Capital que caiu 2,22% para os 5,29 euros.
O único título a fechar no verde foi a Cimpor que valorizou 0,23% para os 4,33 euros.
BolsaPt.com
Bundesbank assinala crescimento "notável" do PIB no primeiro trimestre
18-4-2005 13:50
A economia alemã voltou a crescer entre Janeiro e Março de 2005, com o PIB a subir "notavelmente", após uma quebra de 0,2% no último trimestre de 2004, segundo o relatório mensal do banco central alemão hoje divulgado.
De acordo com o Bundesbank, "o produto interno bruto no primeiro trimestre do ano cresceu notavelmente e mais do que anulou o declínio registado no quarto trimestre" do ano passado.
"O ciclo da retoma, que fora interrompido na segunda metade de 2004, foi retomado na passagem de 2004 para 2005", acrescenta a Instituição.
Para o banco central alemão a retoma do crescimento, na maior economia da Europa, decorre essencialmente das exportações enquanto o consumo interno continua fraco.
A instituição bancária observa, no entanto, que embora a actividade no sector industrial continue em "boa" condição nos dois primeiros meses de 2005, "as perspectivas para o futuro baixaram ligeiramente".
BolsaPt.com
Acções da Fiat suspensas após queda de 11,08%
18-4-2005 13:25
Os títulos da construtora automóvel italiana foram suspensos hoje pelos responsáveis da Bolsa de Milão durante meia hora, como medida cautelar face a uma forte descida das cotações, que atingia os 11,08%, nos primeiros minutos da sessão.
A suspensão das acções seguiu-se a ordens de venda em massa por parte dos investidores, depois de na semana passada a administração da empresa ter decidido adiar a Assembleia Geral.
A possibilidade de uma alteração da administração, aliada à difícil situação económica e financeira da empresa, levou a uma onda de ordens de venda que fez baixar bruscamente as cotações dos títulos da Fiat na abertura da sessão de hoje.
BolsaPt.com
Portugal tem 20 milhões de cartões de crédito e débito
18-4-2005 13:40
O número de cartões de crédito em Portugal ascende aos 3,8 milhões e os de débito aumentaram para 16 milhões, segundo um estudo do Lafferty Group, que acrescenta que Portugal é, desde 2003, um dos países europeus onde se verifica um maior crescimento no mercado dos cartões de débito e crédito.
O estudo efectuado pela empresa financeira adianta que em 2006, no nosso país, «o número de transacções pode exceder os 99 milhões, o que corresponde a um valor de aproximadamente 4 biliões de euros».
De acordo com o comunicado enviado «o mercado dos cartões de crédito é dominado por quatro entidades bancárias: Banco Comercial Português, BES, BPI e Caixa Geral de Depósitos, que detêm entre si dois terços do mercado».
A informação foi divulgada pela Card Protection Plan (CPP), que tem um Plano de Protecção de Cartões, «para garantir a confidencialidade dos dados e a segurança na utilização deste tipo de cartões».
BolsaPt.com
Entrada da Tele2 em França poderá abrir portas em Portugal
18-4-2005 13:10
O director dos assuntos regulatórios da Tele2 Portugal Fernando Paquete, espera que a entrada como Operador Virtual de Redes Móveis (MVNO) em França sirva de exemplo aos reguladores dos países do sul da Europa, e abra portas à empresa no nosso país.
A Tele2 França concluiu, na semana passada, um acordo com a operadora francesa Orange que lhe dá acesso à sua rede móvel no final do ano.
A Tele2, em Portugal, é o maior operador alternativo de telecoms fixas, tendo tido, em Janeiro último, uma quota de mercado de 7,9%. "Estamos muito bem posicionados para dar entrada neste mercado em Portugal porque temos experiência como MVNO em seis países diferentes", concluiu Fernando Paquete.
BolsaPt.com
Wall Street deve abrir em queda
18-4-2005 14:0
Os índices da praça nova-iorquina deverão começar a sessão a cair, no seguimento da tendência negativa em que encerrou na semana passada.
De acordo com os analistas «para além de um par de grandes nomes como a IBM e da Apple, os resultados não têm sido maus. Penso que vamos começar a focar-nos na carnificina que fizemos a semana passada, e algures durante a sessão de hoje deveremos tocar no fundo».
Os futuros do índice industrial Dow Jones caíam 3 pontos para os 10 080,00 pontos, enquanto os do tecnológico Nasdaq-100 perdiam 1 ponto para os 1413,50 pontos.
BolsaPt.com
Empresários querem manter Galp em «mãos nacionais»
18-4-2005 11:25
Um grupo de empresários de topo portugueses reuniu-se, na passada sexta-feira, com o ministro da Economia, Manuel Pinho, para lhe manifestar interesse em participar no relançamento da venda da Galp, sem vender a empresa a estrangeiros, disse à agência Reuters fonte próxima do processo.
Na reunião participaram o presidente do Banco Espírito Santo (BES) , Ricardo Espírito Santo Salgado, Américo Amorim da Corticeira Amorim , Carlos Monjardino da Fundação Oriente, Aníbal Oliveira do grupo Riopele, o presidente do Banif , Horácio Roque, o empresário do sector de petróleos Patrick Monteiro de Barros e Ilídio Pinho.
Actualmente, o processo de venda da GalpEnergia, detida em 33,34% pela italiana ENI, ficou parado depois de Bruxelas ter 'chumbado' o modelo de reestruturação do sector energético português.
De acordo com a agência Reuters, e conforme noticia o Diário Rconómico, Patrick Monteiro de Barros e Ilídio Pinho não estiveram presentes na reunião com o ministro da Economia por estarem ausentes no estrangeiro.
BolsaPt.com
Fisco penhora contas bancárias de valor superior às dívidas dos contribuintes
18-4-2005 10:40
A Administração Fiscal tem vindo a penhorar contas bancárias a contribuintes com dívidas ao fisco, cujo valor excede os montantes em dívida.
Uma situação que a Direcção-geral dos Impostos (DGCI) já detectou, tendo dado instrumentos aos serviços para que, nestes casos, seja devolvido aos contribuintes, o montante em excesso, noticia o Jornal de Negócios.
Num ofício circulado da DGCI, a que aquele jornal teve acesso, datado de 14 de Abril pode ler-se que «tem chegado ao conhecimento da Direcção-geral que alguns serviços de finanças procedem à penhora de créditos, nomeadamente de dinheiro ou valores depositados em instituições de crédito acontece que, por vezes, ficavam apreendidos valores que excedem os que seriam suficientes para garantir o pagamento devido».
Na base deste problema está a impossibilidade de efectuar estas penhoras através de comunicação electrónica.
Assim, perante esta situação, a mesma Direcção-geral determinou que «até estarem criados os meios necessários para que a penhora de depósitos existente em instituições legalmente autorizadas a recebê-lo possa ser feita por comunicação electrónica, os órgãos da execução fiscal devem cumprir integral e atempadamente o que se encontra legalmente estabelecido sobre a matéria, no que se refere à extensão da penhora», ou seja, «só devem ser penhorados bens suficientes para o pagamento da dívida e acrescidos», conclui o Jornal de Negócios.
BolsaPt.com
EU: Inflação estável em Março
18-4-2005 12:50
O Eurostat manteve a sua primeira estimativa anunciando hoje que a taxa de inflação anual na Zona Euro manteve-se estável nos 2,1%, em Março.
Segundo os dados oficiais do Eurostat, o Índice Harmonizado dos Preços do Consumidor (IHPC) aumentou 0,7% em Março, relativamente a Fevereiro, para uma taxa de inflação anual que se manteve inalterada nos 2,1%.
O gabinete adiantou ainda que esta taxa mensal está em linha com as previsões dos analistas, e que foi impulsionada pelo aumento dos preços do vestuário, os quais atingiram o valor máximo até agora registado. "A taxa mensal de Março é geralmente mais elevada devido aos períodos de saldos que acontecem nos dois primeiros meses do ano", acrescentou o Eurostat.
BolsaPt.com
Lucro da Philips cai 79%
18-4-2005 12:20
O gigante europeu de electrónica anunciou que os resultados dos três primeiros meses do ano ficaram nos 117 milhões de euros, devido às fracas vendas de plasmas e de semi-condutores.
Este resultado ficou aquém das expectativas dos analistas que contavam com um lucro para a Philips entre os 118 e os 194 milhões de euros, um resultado que mesmo assim ficaria bastante abaixo do registado no ano passado. No mesmo período de 2004, o lucro líquido da Philips foi de 550 milhões de euros, mais 79% que o deste ano.
Ainda assim, o volume de negócios da empresa ficou estável nos 6,63 mil milhões de euros, conforme o esperado, enquanto o lucro operacional do grupo caiu 12,5% para os 193 milhões de euros.
De acordo com a Philips, as suas perdas devem-se também às contribuições da companhia a outras empresas, como por exemplo a LG, ligada à Philips para a produção de ecrans planos, tendo esta perdido no primeiro trimestre 61 milhões de euros o que para a Philips se traduz numa queda nas suas contas de 34 milhões de euros.
BolsaPt.com
Adobe compra Macromedia
18-4-2005 12:0
O fabricante de software responsável por programas como o Adobe Reader, adquiriu a sua rival Macromedia, a criadora dos programas Dreamweaver e Flash, por 3,400 milhões de euros (2,633 milhões de euros) em acções.
A Adobe irá pagar 0,69 dos seus títulos por cada acção da Macromedia, um intercâmbio que valoriza os papéis da empresa adquirida em 41,86 dólares, um aumento de 25% sobre o valor cotado na passada sexta-feira.
BolsaPt.com
FMI alerta para possível «correcção abrupta» dos mercados
18-4-2005 11:45
O director geral do Fundo Monetário Internacional, Rodrigo Rato, afirmou que os mercados podem sofrer «uma correcção abrupta» a não ser que os responsáveis tomem medidas para acelerar o ritmo de crescimento económico.
O FMI alertou para um possível choque nos mercados. Os responsáveis, na conferência deste fim-de-semana nos Estados Unidos, evidenciaram as preocupações em relação ao impacto dos preços do petróleo e apelaram para uma estabilização do mercado cambial.
Rodrigo Rato acrescentou que o sistema global financeiro está a ser afectado pelo nível elevado do défice da conta corrente dos EUA, pelo fraco crescimento da Europa e do Japão, pelo baixo nível de poupança dos consumidores norte-americanos e por regimes cambiais inflexíveis na Ásia.
BolsaPt.com
Tóquio cede quase 4%
18-4-2005 9:0
As bolsas asiáticas caíram mais de 3%, com os títulos das exportadoras, com a Honda e a Samsung a liderarem as perdas, afectadas pela especulação de abrandamento de crescimento económico dos EUA. Em Tóquio o Nikkei perdeu 3,8%.
Esta foi a maior queda do índice nos últimos 11 meses, negociando abaixo dos 11 mil pontos pela primeira vez nos últimos quatro meses. O Nikkei registou hoje a sexta queda consecutiva e fechou com todas as acções a desvalorizar. O Topix caiu 3,58%.
As acções da Samsung decresceram 3,15% e as da Honda caíram 3,91%. Os títulos da Toyota depreciaram 2,78%, uma tendência que se verifica nos últimos sete dias.
BolsaPt.com
Ebay investe no mercado asiático
18-4-2005 10:20
O vice-presidente do site da internet de comércio electrónico mundial Jay Lee, anunciou que a empresa prepara-se para investir 100 milhões de dólares, durante este ano, na China.
A companhia norte-americana foi fundada em 1995 e é actualmente a maior plataforma de transacções, depois de ter investido 30 milhões de dólares em Maço de 2000 no Eachnet, um site de comércio chinês.
A nova companhia, Ebay Eachnet, tem 11 milhões de subscritores na China, sendo que o seu volume de negócios no ano passado foi de 300 milhões de dólares.
BolsaPt.com
Banco Mundial conclui reuniões e reitera pedido de ajuda
18-4-2005 9:50
O Banco Mundial concluiu domingo as suas reuniões da Primavera com um apelo renovado ao aumento da ajuda para alcançar os Objectivos do Milénio de redução da pobreza.
O presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, e Trevor Manuel, ministro sul-africano das Finanças, apelaram aos países ricos a que passassem, finalmente, aos actos.
«Há um acordo geral segundo o qual cada país deve investir mais recursos», afirmou Trevor Manuel, que preside ao Comité de desenvolvimento, instância dirigente do Banco Mundial.
James Wolfensohn repetiu que serão necessários pelo menos 50 mil milhões de dólares suplementares, em cada ano, para realizar o principal dos objectivos do Milénio - a redução de metade, até 2015, do número de pessoas vivendo com menos de um dólar por dia.
Este número representa uma duplicação dos montantes actuais da ajuda pública ao desenvolvimento.
BolsaPt.com
Mais de 3.300 construtoras fecharam as portas em 4 anos
18-4-2005 9:30
Mais de duas mil empresas fecharam as portas no sector da construção civil só nos últimos dois anos. Número que sobe para mais de 3.300 no período entre 2001 e o primeiro semestre de 2004.
Este é o resultado, diz Rui Viana, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (AICCOPN), da inexistência de um plano estratégico para o sector, com o alcance mínimo de uma década, e que resultasse de um pacto político que obrigasse todos os partidos ao seu cumprimento, noticia o Diário de Notícias.
O «ano negro» da construção e obras públicas foi 2003, quando encerraram 1.330 sociedades e o emprego caiu 6,2%. Acrescido à quebra de 6,1% do ano passado, chegamos à conclusão de que o sector perdeu mais de 74 mil postos de trabalho em apenas dois anos.
BolsaPt.com
Noticias de 18 de Abril de 2005
Fisco cruza impostos retidos por patrões
18-4-2005 8:30
A Administração Fiscal vai realizar uma operação de cruzamento de dados entre as declarações modelo 10 (onde constam todas as retenções de imposto feitas pelas entidades patronais aos seus trabalhadores) e o IRS dos sujeitos passivos.
A acção desencadeada em 2004 detectou 81.699 faltosos que não entregaram o imposto retido ao Estado, refere o Correio da Manhã.
Antes do cruzamento efectuado em 2004, estavam recepcionadas 440.706 declarações, após a fiscalização foram entregues mais 63.076.
Relativamente ao ano de 2005, antes de desencadear o processo de detecção de faltosos, encontram-se já recepcionadas, segundo dados do Ministério das Finanças, 485.881 declarações, mais do que as recebidas durante todo o ano de 2004. Estas declarações foram entregues por via electrónica.
BolsaPt.com
Editado pela última vez por soeirinho em 19/4/2005 7:05, num total de 2 vezes.
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, Burbano, cali010201, darkreflection, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, Lisboa_Casino, malakas, marijon2, Masterchief, Mavericks7, MP65, navaldoc, Phil2014, Simplório, VALHALLA e 166 visitantes