Caldeirão da Bolsa

P&F - BULLISH % 2005_4_2

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por valves » 15/4/2005 22:20

Muitos parabens J.N excelente analise !

Cumpts

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por JN » 10/4/2005 22:27

Desculpem-me mas cometi uma gafe. Neste gráfico na zona sobrecomprada, logicamnete a de cima, eu coloquei um rectangulo vermalho e na de sobrevendida, logicamente a de baixo coloquei um rectangulo verde. Nada de importante mas aqui fica a rectificação.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por JN » 10/4/2005 22:02

Jas disse:

Se afinal segues a tendência, e não segues este sistema, andares a expor o gráfico só servirá para que sejam os outros a experimentá-lo e provavelmente com maus resultados.

Onde é que eu disse que não seguia este sistema? Quem é que lhe chama sistema?
Jas, deves ler com atenção antes de responder.

Jas disse:

Portanto não andes a enganar o pessoal que ainda sabe pouco de bolsa e está ávido por encontrar o "sistema infalível" de ganhar sempre na Bolsa...

Esta nem respondo, principalmente vinda de quem vem. :wink:

Para as pessoas que por má interpretação possam ter alguns prejuizos;
O gráfico Bullis% apenas deve ser interpretado como indicador de sobrecompra e sobrevenda e não tentem dar-lhe outra aplicação. Ele dá-nos as zonas a vermelho em que o mercado está sobre vendido e one é mais seguro comprar e vice versa.

Como qualquer outro indicador ele deve ser interpretado em todos os seus movimentos, não é infalivel, etc, etc.

Junto grafico elucidativo da ajuda que este indicador nos pode dar.

Um abraço a todos.
Anexos
a_USA b% 8_4_2005.PNG
a_USA b% 8_4_2005.PNG (63.4 KiB) Visualizado 587 vezes
Um abraço
JN

Re

por JAS » 10/4/2005 15:24

JN Escreveu:Nas empresas que a AF me dá condições para investir, (negociadas em Portugal claro) procuro com AT os sinais de entrada. Regra geral nunca entro curto a não ser em casos pontuais e por pouco tempo para proteger posicões longas.
A saída pode ser dada também pela AT ou pela AF.

Nisso estou de acordo contigo...

JN Escreveu:Sou um trader seguidor de tendencias. Não quero estar na linha da frente, prefiro seguir na retaguarda. Não uso o trading para viver mas sim para contituir fortuna. Não tenho qualquer tipo de prazos pré estipulados. Dou muita importância à gestão de risco e à diversificação.

Acho bem que não uses o método que andas agora a expor pois, como disse o Ertai, ele não parece dar indicações correctas.
E isso acontece exactamente nos momentos em que se ganha mais dinheiro com as posições longas...

Se afinal segues a tendência, e não segues este sistema, andares a expor o gráfico só servirá para que sejam os outros a experimentá-lo e provavelmente com maus resultados.

Portanto não andes a enganar o pessoal que ainda sabe pouco de bolsa e está ávido por encontrar o "sistema infalível" de ganhar sempre na Bolsa...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por JN » 9/4/2005 22:55

Ertai,
Vamos partir de um princípio. Que tipo de trader sou?

Sou um trader seguidor de tendencias. Não quero estar na linha da frente, prefiro seguir na retaguarda. Não uso o trading para viver mas sim para contituir fortuna. Não tenho qualquer tipo de prazos pré estipulados. Dou muita importância à gestão de risco e à diversificação.

Quais são os meus indicadores?
Aqui é que vou desiludir, não tenho indicadores mágicos. :( Não há! nem formulas nem software nem velas nem P&F que nos valha se não tivermos uma forma de operar símples e adequada.

Eu procuro na AF sentir o estado geral da economia mundial, regional e sectorial. Para isso uso sites na net, e alguns relatórios que recebo por mail.

Nas empresas que a AF me dá condições para investir, (negociadas em Portugal claro) procuro com AT os sinais de entrada. Regra geral nunca entro curto a não ser em casos pontuais e por pouco tempo para proteger posicões longas.
A saída pode ser dada também pela AT ou pela AF. Não tenho dúvidas em sair de um investimento antes de tecnicamente me ser dado o sinal de venda. Se um sector ou o indice a que essa empresa pertence começa a cair.
Tou convencido de que hoje em dia e nos mercados que negociamos (EUA e Europa Comunitaria), apenas 20% ou 25% da performance em bolsa de uma empresa está directamente relacionada com ela própria. Ou seja, mais de 75% está directamente relacionado com os indices e sectores a que pertencem. Os pequenos mercados estão práticamente, na mesma proporção, relacionados com os os grandes mercados.
A economia é cada vez mais global e é errado estar-mo-nos a preocupar com papeis quando o risco está noutro lado. Eu vejo as pessoas a centrarem todo o seu trabalho na análise tecnica de um gráfico e penso, como já fiz muito isso, que imenso tempo que desperdiçamos. Compramos o papel no 1º sinal e esquecemo-nos que por detrás dele está o mundo a influencia-lo. :wink:

Claro que tenho um modo de operar, diário e semanal que não considero importante realatar aqui até porque isso é uma coisa pessoal e cada um deve ter o seu.

Espero ter sido compreendido!

Um abraço.
Um abraço
JN

por Ertai » 9/4/2005 20:44

Caro JN,

pela informação que dispôs no tópico e o facto da conclusão do indicador seja de venda ou tendência de descida já é só por si um sinal de trading..

Apenas analisei "por alto" este indicador, da mesma maneira como provavelmente tu o fizeste. Cheguei a uma conclusão pessoal, e tal como muitos indicadores (lembro-me do contraditório VIX por exemplo) cada investidor usa o que quiser e pode ter ou não razões para o criticar..

Mas objectivamente falando, pelo que vi deste indicador, os sinais são bastante contraditórios..
E tal como as centenas de indicadores como este, existem muitos indicadores mais ou menos eficientes para indicar a presente tendência..

Deixei apenas a minha opinião e análise relativamente a este indicador.
Um bom investidor não vai certamente confiar cegamente em todos os indicadores que encontra em sites sobre investimento.. também se o fizesse provavelmente nunca conseguiria chegar a nenhuma conclusão.. são muitos e a apontar em muitos sentidos :wink:

Já agora deixo aqui um pedido para colocares aqui os indicadores que costumas seguir com mais atenção. Tal como disseste um indicador é apenas uma ferramenta no meio de tantas outras que podem e devem ser usadas por um investidor.

Cumprimentos

Registado: 11/5/2003 12:11

por JN » 9/4/2005 15:53

Ertai, isto não é um sistema de trading. O bullish percent é um indicador de tendência que nos dá uma visão geral e alargada das condições de mercado. Eu recomendo-te a procurar conhecer melhor um conceito antes de o julgar. Se quiseres conhecer este, deixo aqui um link bom para começar:
http://www.investorsintelligence.com/x/memeducation.html?con=breadth%20indicators

Ninguém pode tomar decisões de trading apenas com a análise de um gráfico bullish % nem qualquer outra análise. Não existe uma fórmula mágica !

Um sistema de trading deve ser constituído por várias ferramentas em que cada uma tem uma função específica e em conjunto e de uma forma ordenada ajudam a minimizar o risco inerente a esta actividade.

O Ertai falou em medias móveis, e porque não? Eu tenho dito várias vezes que o cerne da questão não está na qualidade nem na quantidade nem na sofisticação das ferramentas que se usam mas sim no sistema operativo. Muitas pessoas usam inúmeras ferramentas mas de uma forma desorganizada, sem regras, sem disciplina.

Um abraço.
Um abraço
JN

por valves » 9/4/2005 12:44

Boas tardes em todo o caso e na minha opinião não foram estas subidas dos ultimos dias que alteraram o panorama descendente que se assiste nos mercados americanos é certo que não muito vincadamente mas que a tendencia lá está está ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Ertai » 9/4/2005 11:24

Pelo que vejo no gráfico este sistema de trading não me parece que seja um bom indicador..

Segundo a metodologia em 1999 e início de 2000 o mercado esteve em alto e médio risco... ora bem, se fossemos a seguir o sistema provavelmente deixavamos passar as grandes valorizações do fim do mercado Bull.

No fim de 2000 e durante 2001 tivemos alturas de "Baixo Risco"... que a não ser que tenham sido trades de curtíssimo prazo, devem ter sido desastrosos..

Olhando para o lado Bear da questão... o sistema em causa deu todos os anos sinais de venda... desastrosos até 2000 e provavelmente bastante lucráveis de fins de 2000 até 2002.

O mais engraçado é que o ponto de maior risco e de maior sinal de venda Bear foi precisamente no início do ano 2003... e no fim desse ano.

Qualquer destes trades em short também seriam relativamente desastrosos..

Tirando assim uma conclusão mais ou menos fundamentada.. este sistema de trade para trades de médio a longo prazo é bastante falível... talvez funcione numa prespectiva de curto prazo.. pena é o gráfico estar com longo prazo..

Por isso o sinal que estou a ver para agora pouco ou nada me diz..
Todo o sistema parece bastante críptico nos sinais, requerendo subjectividade... e uma análise "assim por alto" revela que tem tido resultados bastante abaixo da média..

E que tal umas médias móveis? Secalhar são um melhor indicador do que este método de P&F de longo prazo..

Cumps

Registado: 11/5/2003 12:11

por Humilde » 9/4/2005 0:07

Meu caro Amigo
Eu agradeço a sua opinião e, concerteza,outros tamb
em.È uma opinião fundamentada com a qual, desde já à algum tempo,eu partilho totalmente.E depois não devemos esquecer o peso da história.
Cumprimentos
Humilde
No mercado não podemos mijar contra o vento.Famoso livro GANHAR EM BOLSA da autoria do Dr.BRAGA DE MATOS

Registado: 27/12/2004 18:53

por JN » 8/4/2005 23:59

Como deve ser interpretado o gráfico Bullish Percent

Como se pode ver no desenho acima, o gráfico Bullish Percent divide-se em 3 zonas:

Baixo Risco: Até aos 30%, zona (verde) em que a grande parte das empresas estão sobrevendidas e onde se deve iniciar as posições compradoras.

Médio Risco: dos 30% aos 70% onde apenas se devem comprar as empresas menos voláteis dos sectores mais conservadores.

Alto Risco: acima dos 70%, zona (vermelha) onde não devem ser tomadas posições compradoras.

Isto lido em sentido de subida, para o sentido de descida é precisamente o inverso.
Um abraço
JN

P&F - BULLISH % 2005_4_2

por JN » 8/4/2005 23:41

8/4/2005 - O USA Bullis % continua em queda (coluna de "O") tendo descido esta semana mais 2 pontos, de 50 para 48, o que indica um ligeiro aumento da pressão vendedora nos mercados Americanos.

Conclusão:O mercado continua a sua tendencia descendente e não se aconselham tomadas de posições compradoras em geral.

ATENÇÃO: não quero influenciar as suas decisões de compra ou venda. Pretendo apenas dar a minha opinião e divulgar a minha forma de analisar os mercados.
Anexos
USA b% 8_4_2005.PNG
USA b% 8_4_2005.PNG (44.75 KiB) Visualizado 829 vezes
Um abraço
JN