Bolha na habitação nos estados unidos
14 mensagens
|Página 1 de 1
I am sure Greenspan and his Monetary Charlatans at the Federalicum Reservicum hope no one will read this essay from Contrary Investor on their housing bubble take, or even believe it. [We certainly know it won't appear on CNBC, aka Bubblevision anytime soon!] With all these companies trading on Wall Street playing in the ABS and MBS markets, the DOW and the S&P 500 are the greatest place on the planet to place your assets if you buy their stock! Right? [Just kidding!] When folks buy GM, folks think they are investing in a company that builds Buicks that run over Bic lighters. Not so! The DOW 30 over 10,500 is an absolute joke, and an insult to intelligence when you look at the house of paper under all of these financial companies that tell folks they make microwaves and Buicks for a living. To the moon, Alice... to theeeeeeeeee mooooooooonnnn! How about DOW 30,000, Alan?
http://www.financialsense.com/editorial ... R0404.html
El secretario del Tesoro de EEUU alerta también del riesgo de crash inmobiliario
Aviso a navegantes en clave de alerta roja. El secretario del Tesoro, John Snow, compareció ante el Senado y alertó de que las compañías que financian las hipotecas, Freddie Mac y Fanni Mae, “amenazan la economía”. Anteayer, Alan Greenspan habló sin tapujos en el Senado del riesgo del tamaño de las agencias hipotecarias estatales. Era la segunda vez en el año que lo hacía.
Ayer, John Snow compareció ante el Comité Bancario del Senado, un día después que lo hiciera en el mismo foro el presidente de la Reserva Federal, para hablar de lo mismo: las agencias “deben limitar el tamaño de sus carteras hipotecarias”; “no deben cargar sólo ellas con toda la financiación de la vivienda”; “el tamaño de su cartera hipotecaria y los actuales tipos de interés amenazan el sistema financiero y la economía”o “sus riesgos, si no son bien gestionados, pueden poner en peligro su solvencia, la estabilidad de otras instituciones financieras y la fortaleza de nuestra economía”.
Snow pidió al Congreso estadounidense que cree un nuevo regulador que controle a las firmas hipotecarias, y que tenga capacidad para reducir su cartera de inversiones e impedir su crecimiento.
El desmedido crecimiento del mercado inmobiliario constituye un riesgo latente en EEUU mayor que el que pueda estar incubándose en la Eurozona, por el modelo de financiación hipotecaria. En España, por ejemplo, los préstamos para la vivienda los conceden las entidades financieras con sus depósitos, recurriendo al mercado interbancario o, cada día más, mediante titulización.
Al otro lado del Atlántico, el modelo es distinto. Ahí, los bancos financian las hipotecas con la liquidez que les otorgan las agencias hipotecarias. Estas, emiten bonos de la más alta calificación crediticia, que está respaldada por el Tesoro de EEUU. Es decir, los inversores internacionales los consideran deuda pública estadounidense.
No en vano, si las subidas de tipos continúan a buen ritmo en EEUU, el riesgo de impago hipotecario puede multiplicarse y desatar un efecto dominó de efectos indescriptibles, ya que el garante final es el Tesoro. Un gestor de fondos comentaba ayer que “una crisis en estas agencias sería una hecatombe”, aunque no la consideraba algo probable a corto plazo, “salvo estafas similares al caso Enron”. Ese riesgo no es extrapolable a España, comentaban la semana pasada expertos de Ahorro Corporación, en la presentación de la mayor emisión de cédulas hipotecarias de España.
A finales del pasado mes de febrero, Alan Greenspan, presidente de la Fed, ya dio un toque de atención más que serio, al advertir de que las agencias hipotecarias estatales debían moderar su cartera de préstamos, o pondrían en problemas al sistema financiero norteamericano de manera “casi inevitable”, tal como recogía El Confidencial.
Los bonos de las agencias hipotecarias no suenan a pie de calle, pero están en cartera de un elevado de fondos de inversión españoles de sesgo conservador, así como en las principales Sicav. Es decir, el ahorrador medio español está invirtiendo en ellos indirectamente.
http://www.elconfidencial.com/mercados/ ... 2005&pass=
Caro djovarius
«Não sei se as bolhas são eternas, pelo menos em relação ao mesmo activo»
Eternas eu penso que elas são. Relativo aos mesmos activos já estamos de acordo...Agora é o petróleo.
No imobiliário elas existem sempre. Mesmo numa grande cidade, os especuladores, encontram sempre um território para o efeito, mesmo que outros locais fiquem com preços iguais por longos períodos de tempo.
«Concordo que a nova lei foi feita para aquele tipo de empresas, mas aqui na zona do Barlavento quase todos os dias abrem agências e o número de licenças Imoppi não pára de crescer... e ainda não os vejo a fechar portas. Há é quem se "transfigure", virando ERA, Remax, etc...»
Quem está a abrir Agencia tem os dias contados. Falta de bom senso...tanto mais que não são as Agencias que vendem os grandes projectos. Aqui na nossa zona está um grande Hotel para venda, um investidor ligado ao futebol queria saber quem era o mediador. Fiz uma pesquisa, trata-se de um escritório de advogados em Faro. Os pequeninos esses vão sair seguramente do barco...
Grande Abraço
R. Martins
«Não sei se as bolhas são eternas, pelo menos em relação ao mesmo activo»
Eternas eu penso que elas são. Relativo aos mesmos activos já estamos de acordo...Agora é o petróleo.
No imobiliário elas existem sempre. Mesmo numa grande cidade, os especuladores, encontram sempre um território para o efeito, mesmo que outros locais fiquem com preços iguais por longos períodos de tempo.
«Concordo que a nova lei foi feita para aquele tipo de empresas, mas aqui na zona do Barlavento quase todos os dias abrem agências e o número de licenças Imoppi não pára de crescer... e ainda não os vejo a fechar portas. Há é quem se "transfigure", virando ERA, Remax, etc...»
Quem está a abrir Agencia tem os dias contados. Falta de bom senso...tanto mais que não são as Agencias que vendem os grandes projectos. Aqui na nossa zona está um grande Hotel para venda, um investidor ligado ao futebol queria saber quem era o mediador. Fiz uma pesquisa, trata-se de um escritório de advogados em Faro. Os pequeninos esses vão sair seguramente do barco...
Grande Abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Viva, amigo R. Martins,
Temos alguns pontos coincidentes e divergentes.
Não sei se as bolhas são eternas, pelo menos em relação ao mesmo activo. Tal como a bolha dos bolbos de túlipas nunca voltou e a das Telecoms não deverá voltar.
No caso do imobiliário, há situações em que o regresso de uma bolha pode levar dezenas de anos.
Aprendi, nos meus tempos de São Paulo, em conversa com um antigo mediador, que após um super boom de mais de 30 anos, aquela cidade já vai com mais de 15 anos de estagnação de preços reais do imobiliário.
Foi o fim da bolha.
Concordo que a nova lei foi feita para aquele tipo de empresas, mas aqui na zona do Barlavento quase todos os dias abrem agências e o número de licenças Imoppi não pára de crescer... e ainda não os vejo a fechar portas. Há é quem se "transfigure", virando ERA, Remax, etc...
De resto, concordo que a qualidade baixou mesmo, sendo que o sonho da vista para o mar, já não passa de uma quimera. Há quem pague milhões...
Quando falo em política monetária, falo de algo verdadeiramente restritivo, não do que se passa na zona Euro, pelo que esse caso, em Itália, não é de admirar.
Política restritiva é quando os juros reais passam de 2 a 3% !!
Em Portugal, a taxa de inflação tem sido superior à taxa de desconto do BCE !!! Bolhas não se combatem assim, antes pelo contrário.
Por exemplo, tenho um colega com um belo terreno, no campo. Pode valer muito, mas se fosse juntinho ao mar, valeria até o que não vale !! Crédito barato, ó maravilha das maravilhas
Grande abraço
dj
Temos alguns pontos coincidentes e divergentes.
Não sei se as bolhas são eternas, pelo menos em relação ao mesmo activo. Tal como a bolha dos bolbos de túlipas nunca voltou e a das Telecoms não deverá voltar.
No caso do imobiliário, há situações em que o regresso de uma bolha pode levar dezenas de anos.
Aprendi, nos meus tempos de São Paulo, em conversa com um antigo mediador, que após um super boom de mais de 30 anos, aquela cidade já vai com mais de 15 anos de estagnação de preços reais do imobiliário.
Foi o fim da bolha.
Concordo que a nova lei foi feita para aquele tipo de empresas, mas aqui na zona do Barlavento quase todos os dias abrem agências e o número de licenças Imoppi não pára de crescer... e ainda não os vejo a fechar portas. Há é quem se "transfigure", virando ERA, Remax, etc...
De resto, concordo que a qualidade baixou mesmo, sendo que o sonho da vista para o mar, já não passa de uma quimera. Há quem pague milhões...
Quando falo em política monetária, falo de algo verdadeiramente restritivo, não do que se passa na zona Euro, pelo que esse caso, em Itália, não é de admirar.
Política restritiva é quando os juros reais passam de 2 a 3% !!
Em Portugal, a taxa de inflação tem sido superior à taxa de desconto do BCE !!! Bolhas não se combatem assim, antes pelo contrário.
Por exemplo, tenho um colega com um belo terreno, no campo. Pode valer muito, mas se fosse juntinho ao mar, valeria até o que não vale !! Crédito barato, ó maravilha das maravilhas
Grande abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
House of Cards? Nahhhhh! -- A House of Paper!
Se gostas de casas muito caras, tb podes tb vir aqui a Houston a um bairro chamado River Oaks...
É o segundo bairro mais caro dos Estados Unidos (penso que o 1º está na zona de sillicon valley) devido À indústria do petróleo e da informática (a compaq era de Houston).
É nessa zona que o presidente bush (pai) tem a caosta dele...
Só para terem uma ideia da monstrosidade das coisas, há uma casa com 7 (sete) cozinhas e com uma despesa mensal de elecricidade superior a 15.000USD (isto à cerca de 2 anos atrás qdo recebi esta informação).
Como eles dizem aqui, "everything is bigger in Texas..."
Um abraço
nunofaustino
É o segundo bairro mais caro dos Estados Unidos (penso que o 1º está na zona de sillicon valley) devido À indústria do petróleo e da informática (a compaq era de Houston).
É nessa zona que o presidente bush (pai) tem a caosta dele...
Só para terem uma ideia da monstrosidade das coisas, há uma casa com 7 (sete) cozinhas e com uma despesa mensal de elecricidade superior a 15.000USD (isto à cerca de 2 anos atrás qdo recebi esta informação).
Como eles dizem aqui, "everything is bigger in Texas..."
Um abraço
nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Imobiliário de Luxo
Caro JCS,
Para os preços que se cá praticam, nem é muito caro. Quando ganhar o EuroMilhões, eu logo compro uma dessas casotas para passar uns fins de semana :-)
Bons negócios,
jepm
JCS Escreveu:Para os apreciadores de imobiliário de qualidade deixo este link:
www.johnmcmonigle.com
Disfrutem...![]()
JCS
Para os preços que se cá praticam, nem é muito caro. Quando ganhar o EuroMilhões, eu logo compro uma dessas casotas para passar uns fins de semana :-)
Bons negócios,
jepm
- Registado: 4/11/2002 22:33
Para os apreciadores de imobiliário de qualidade deixo este link:
www.johnmcmonigle.com
Disfrutem...
JCS
www.johnmcmonigle.com
Disfrutem...
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Bolhas
Ao que parecem os Estados Unidos tendem para a formação de bolhas. Para além do imobiliário há economistas (não poucos) que consideram as acções e o dóllar não propriamente bolhas, mas p'lo menos incrustações.
Essa do imobiliário há tanto se houve que agora (com os juros a subir)é altura ideal para a oferta superar em muito a procura.
Por cá há imobiliário e imobiliário (no que toca a apartamentos no Algarve o balão é impressionante). Há ainda pontualmente uma ou outra compra com interesse no Alentejo (a gestão camarário do PCP tem feito do Alentejo uma reserva cultural já hoje apreciável e cobiçada por estrangeiros), no entanto concordo que genericamente a coisa tende para a bolha, que os fundos imobiliários têm ajudado a insuflar. Aos primeiros sinais de mais juros teremos tb por cá o mercado imabiliário a cair.
Essa do imobiliário há tanto se houve que agora (com os juros a subir)é altura ideal para a oferta superar em muito a procura.
Por cá há imobiliário e imobiliário (no que toca a apartamentos no Algarve o balão é impressionante). Há ainda pontualmente uma ou outra compra com interesse no Alentejo (a gestão camarário do PCP tem feito do Alentejo uma reserva cultural já hoje apreciável e cobiçada por estrangeiros), no entanto concordo que genericamente a coisa tende para a bolha, que os fundos imobiliários têm ajudado a insuflar. Aos primeiros sinais de mais juros teremos tb por cá o mercado imabiliário a cair.
djovarius Escreveu:Afinal, sempre existe uma bolha do imobiliário.
Em Portugal foi antes, agora ainda persiste no Algarve, mas parece estar nas últimas. Nota-se isso bem quando todo o cão e gato quer abrir uma Imobiliária.
Mas essa bolha americana é muito grande, sobretudo nas zonas costeiras, especialmente da California.
Há também bolhas em perigo no Reino Unido, Irlanda e alguns países do Continente. Finalmente, a Austrália já estará no "blow off" uma vez que muitas propriedades vendem-se hoje a menos 20 / 30% do que há pouco tempo atrás.
A duração das ditas "bolhas" pode não ser igual em todos os países, mas depende muito da dinâmica da política monetária !!
Abraço
djovarius
Caro djovarius
«Afinal, sempre existe uma bolha do imobiliário.»
As bolhas imobiliárias, nunca deixam de existir, são eternas. Mesmas as zonas antigas, que parecendo em decadência, acabam por ser revitalizadas e eis pois razão para «bolhar», ou seja especular.
«Em Portugal foi antes, agora ainda persiste no Algarve, mas parece estar nas últimas. Nota-se isso bem quando todo o cão e gato quer abrir uma Imobiliária.»
Eu diria o contrário: todo o cão e gato estão a fechar as portas. Aliás a nova Lei sobre mediação imobiliária foi feita para a Garvetur, Remax e Cª. Em nome da idoneidade comercial, ou seja, para os grandes…Querem lá Doutores e Derivados. Mercado teórico, com sucesso em exemplos de frango com salada verde no Mc’Donald…
«Mas essa bolha americana é muito grande, sobretudo nas zonas costeiras, especialmente da California.»
Exactamente como no Algarve. «Tem algum lote em cima do mar?...» eis pois a pergunta para que já encontrei uma resposta automática no telemóvel: «Não existe…».
Quanto é , seria agradável dizer ao amigo.«Tenho uma casa na praia…». Sonhos do arco da velha…
«Há também bolhas em perigo no Reino Unido, Irlanda e alguns países do Continente. Finalmente, a Austrália já estará no "blow off" uma vez que muitas propriedades vendem-se hoje a menos 20 / 30% do que há pouco tempo atrás.»
Sim os imóveis que foram construídos sem qualidade, puramente a pensarem em ganhar dinheiro o mais rapidamente possível. Os de mercado mais baixo.
As construções de qualidade aumenta isso sim, 20/30% ao ano…
«A duração das ditas "bolhas" pode não ser igual em todos os países, mas depende muito da dinâmica da política monetária !!»
Não necessariamente. Um amigo meu italiano, industrial da cortiça, diz-me que os bancos lhe querem «enfiar» todos os dias empréstimos para comprar casas de luxo, cujas avaliações os próprios Bancos definem por regiões A, B,C, etc. Ou seja, a moeda e a sua evolução não é um factor, tanto mais que os próprios Bancos definem as regiões em «que se deve e não deve…».
Os pobres podem deixar os empréstimos aos filhos, netos, assim que…
Cumprimentos
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Oh colega
A minha irmã acabou de comprar uma casa em Yuma por 150 mil. Ou ela fez mau negocio, ou devia ter avisado primeiro, que tentava eu que ela fizesse negocio consigo. (confesso o meu quase total desconhecimento da geografia dos USA. Nem sei sequer se Yuma e Houston estão um de cada lado do pais). Mas acredite que quando ela me disse o preço e me mandou o projecto da casa, achei barato. Agora perante os preços que mencionou e comparando com Portugal, fico...sem palavras. Um abraço
Pois é Dj... este artigo foi a cconfirmação de que é bastante provável a presença de uma bolha imobiliária nos estados unidos... e que o mercado imobiliário em vários pontos dos estados unidos deverá estar perto de topo (não necessáriamente perto de uma queda)...
Susana... de facto foi pena que o dólar tivesse descido tanto... eu comprei a casa perto do topo do dólar (cerca de 0.92) e, para ver se valia ou não a pena fazer o investimento, fiz as contas aos possíveis lucros (incluíndo a renda que n iria pagar) caso o dólar estivesse no final do ano a 1.25... vamos ver se acerto nesse valor ou nem por isso...
Qto aos lucros da bolsa... eheheh. não são tão grandes como isso...
Beijos e abraços
Nuno
Susana... de facto foi pena que o dólar tivesse descido tanto... eu comprei a casa perto do topo do dólar (cerca de 0.92) e, para ver se valia ou não a pena fazer o investimento, fiz as contas aos possíveis lucros (incluíndo a renda que n iria pagar) caso o dólar estivesse no final do ano a 1.25... vamos ver se acerto nesse valor ou nem por isso...
Qto aos lucros da bolsa... eheheh. não são tão grandes como isso...
Beijos e abraços
Nuno
Afinal, sempre existe uma bolha do imobiliário.
Em Portugal foi antes, agora ainda persiste no Algarve, mas parece estar nas últimas. Nota-se isso bem quando todo o cão e gato quer abrir uma Imobiliária.
Mas essa bolha americana é muito grande, sobretudo nas zonas costeiras, especialmente da California.
Há também bolhas em perigo no Reino Unido, Irlanda e alguns países do Continente. Finalmente, a Austrália já estará no "blow off" uma vez que muitas propriedades vendem-se hoje a menos 20 / 30% do que há pouco tempo atrás.
A duração das ditas "bolhas" pode não ser igual em todos os países, mas depende muito da dinâmica da política monetária !!
Abraço
djovarius
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Olá Nuno!
Tudo bem?
Nomeadamente com os cowboys e as cowgirls?!
Porque com as casas!...
Podia-te ter corrido (ainda) melhor o negócio!
Beijinhos,
Su
P.S. Querias ganhar tanto com as casas como ganhas com a bolsa?!!
Não fosse o dolar desvalorizar e... tinha sido um excelente negócio!
Mas, agora, a falar a sério: adorei ler o teu post!
Nomeadamente com os cowboys e as cowgirls?!
Porque com as casas!...
Podia-te ter corrido (ainda) melhor o negócio!
Beijinhos,
Su
P.S. Querias ganhar tanto com as casas como ganhas com a bolsa?!!
Mas, agora, a falar a sério: adorei ler o teu post!
Bolha na habitação nos estados unidos
Eu tenho uma casa nos estados unidos. Comprei-a em 2002 por 51000USD. Para além de ter feito um bom negócio na altura, desde a compra fiz algumas obras (mudei o chão para madeira, pintei a cozinha, ...) e planeio vender a casa no fim deste ano/início do ano. O valor? Em princípio será entre 85 e 90K.
Um investimento que me n me vai permitir ganhar dinheiro entre a compra e a venda (devido à desvalorização do dólar), mas que me permitiu viver em Houston a custo zero durante 3 anos.
Esta minha experiência traduz é um dos muitos exemplos que vos posso descrever aqui em Houston. No entantro, dada a proximidade de Houston com o México, a presença de várias universidades e do maior centro médico dos estados unidos, bem como de várias empresas (em particular do sector da energia), o mercado imobiliário de Houston é bastante activo e penso que não irá descer muito (terá sim tendência a continuar a subir).
O artigo indicado nesta página (http://story.news.yahoo.com/news?tmpl=s ... inproperty)
traduz uma outra história... a história de jogadores de terra... aquele que tem o mesmo perfil de quem ficou com as acções da enron, da world com e das techs em março de 2000.
Na minha opinião, este é o maior sinal que a bolha no imobiliário aqui nos estados unidos é um facto e que quem possuí propriedades aqui deverá começar a ter em conta que a probabilidade de estarmos perante um topo ou uma zona de muito menor crescimento dos preços será uma realidade a muito curto prazo...
Um abraço
Nunofaustino
Um investimento que me n me vai permitir ganhar dinheiro entre a compra e a venda (devido à desvalorização do dólar), mas que me permitiu viver em Houston a custo zero durante 3 anos.
Esta minha experiência traduz é um dos muitos exemplos que vos posso descrever aqui em Houston. No entantro, dada a proximidade de Houston com o México, a presença de várias universidades e do maior centro médico dos estados unidos, bem como de várias empresas (em particular do sector da energia), o mercado imobiliário de Houston é bastante activo e penso que não irá descer muito (terá sim tendência a continuar a subir).
O artigo indicado nesta página (http://story.news.yahoo.com/news?tmpl=s ... inproperty)
traduz uma outra história... a história de jogadores de terra... aquele que tem o mesmo perfil de quem ficou com as acções da enron, da world com e das techs em março de 2000.
Na minha opinião, este é o maior sinal que a bolha no imobiliário aqui nos estados unidos é um facto e que quem possuí propriedades aqui deverá começar a ter em conta que a probabilidade de estarmos perante um topo ou uma zona de muito menor crescimento dos preços será uma realidade a muito curto prazo...
Um abraço
Nunofaustino
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Ano nimus, Burbano, darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Hawk66, icemetal, jguerreiro.network, jls1, Kooc, latbal, malakas, Manchini888, Mavericks7, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, SA Traffic, Simplório, StockRider!, tami, trend=friend e 162 visitantes