Finalmente o sinal da retracção
16 mensagens
|Página 1 de 1
nunofaustino Escreveu:(mais um) negócio positivo
Obrigado Nuno, mas para mim que só me interessa tendências mais ou menos duradouras, ganhar 1% num trade sabe a muito pouco, não sou daytrader, por isso achei melhro sair ...
Quem esteve no activo na sessão de hoje nos EUA ? Se esteve curto, lixou-se se estava longo deve ter fechado com o susto da primeira parte da sessão ! Que grande sessão ! Que bela sessão para estar fora ... pior que roleta Russa ... irra !
Terá sido a sessão de hoje um sinal positivo ou negativo ? Quem arrisca ?
Na minha opinião foi um sinal positivo porque a subida foi tão rápida que nem deu tempo para consolidar, o que me dá ideia que após pequeno recuro deverá voltar à carga ascendente.
Mas valerá a pena entrar longo ? Eu acho que não porque se por um lado estamos a retrair da queda de março, por outro lado a retracção está a fazer-se sob forma rectangulo ascendente, o que leva a crer que nos limites inverte, mas será que podemos considerar este rectângulo válido e negociar com base nele ? Eu tenho as minhas dúvidas daí que vou continuar fora a ver estes movimentos loucos, a oportunidade irá aparecer mais cedo ou mais tarde
Abraço
- Anexos
-
- Sem título.GIF (32.77 KiB) Visualizado 757 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Hoje fechei a posição longa, não por achar que a retracção ainda poderia ser maior, mas sim porque acho que o mercado está a lateralizar muito e hoje quebrou a LT no gráfico de 10 minutos.
Até pode acontecer que a retracção vá mais longe (o mai sprovavel) mas neste momento devido ao facto de estar muito ocupado em tremos profissionais e não posso acompanhar de perto eventuais reviravoltas, prefiro sair e não arriscar, saio enquanto estou a ganhar e como eço semrpe o risco quando entro no mercado, neste momento acho que não vale o risco de ficar longo.
Talvez possa reentrar longo caso sinta que o mercado ainda vá retrair mais, caso contrário aguardo nova tentativa à LT de médio/longo prazo onde como se sabe pelos meus comentários anteriores aguardo quebra e queda prolongada, pode não ser já, como pode ser, portanto estar fora é a melhor opção neste momento
O mercado anda muito monótono a lateralizar, por isso é que tenho comentado pouco e provavelmente porque se vê menos comentários de outros usuários por aqui, isto é bom sinal, é sinal que muitos devem estar de fora o que revela sensatez porque o mercado não está propicio para grandes riscos, e eu sempre disse e repito que o maior inimigo do investidor é um mercado lateral, com o sobe e desce e o investidor menos experiente a tentar andar atrás do mercado é capaz de ve-lo a "limpar" os seu capital com bastante facilidade, em tempos eu também aprendi a lição ...
Abraço, logo que veja algo diferente venho cá, para já "out" e vou trabalhar que tenho muito que fazer ...
Até pode acontecer que a retracção vá mais longe (o mai sprovavel) mas neste momento devido ao facto de estar muito ocupado em tremos profissionais e não posso acompanhar de perto eventuais reviravoltas, prefiro sair e não arriscar, saio enquanto estou a ganhar e como eço semrpe o risco quando entro no mercado, neste momento acho que não vale o risco de ficar longo.
Talvez possa reentrar longo caso sinta que o mercado ainda vá retrair mais, caso contrário aguardo nova tentativa à LT de médio/longo prazo onde como se sabe pelos meus comentários anteriores aguardo quebra e queda prolongada, pode não ser já, como pode ser, portanto estar fora é a melhor opção neste momento
O mercado anda muito monótono a lateralizar, por isso é que tenho comentado pouco e provavelmente porque se vê menos comentários de outros usuários por aqui, isto é bom sinal, é sinal que muitos devem estar de fora o que revela sensatez porque o mercado não está propicio para grandes riscos, e eu sempre disse e repito que o maior inimigo do investidor é um mercado lateral, com o sobe e desce e o investidor menos experiente a tentar andar atrás do mercado é capaz de ve-lo a "limpar" os seu capital com bastante facilidade, em tempos eu também aprendi a lição ...
Abraço, logo que veja algo diferente venho cá, para já "out" e vou trabalhar que tenho muito que fazer ...
- Anexos
-
- Caldeirão.GIF (39.45 KiB) Visualizado 885 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Re: Nax
jarc Escreveu:Então vamos lá ver se percebo. Estás confiante numa reacção à linha de longo prazo, mas achas que é uma questão de pouco tempo e será quebrada?
Sim é o que sempre tenho dito e presumo que me tenho explicado de forma mais ou menos explícita.
O que eu sempre disse e pelo histórico do que digo (é questão de consultar) é que conto com a tal quebra da LT de longo prazo, MAS, a acontecer esse facto (o mercado é que manda) apenas conto com novo minimo em relação ao ano passado (2004), ou seja um minimo abaixo dos 1060.7 no caso do SPX, também admito ter uma ideia mais negativa do que isso, MAS para já apenas quero assumir apenas que estimo novo minimo (ou pelo menos valor igual) em relação ao minimo de 2004.
Com base em quê ? ... eu já dei pequena explicação no Nasdaq em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight= , mas é loógico que há algo mais que depende do meu "know-how" adquirido ao longo dos anos que é intransmissível
Outra coisa, posso estar redondamente enganado mas felizmente as coisas têm me corrido como planeado, para tal basta ir à pesquisa no caldeirão procurar pelo meu nome e ver tópicos desde agosto do ano passado em que poucos diriam que o mercado iria disparar, neste momento um erro seria apenas uma pequena "mancha" no curriculo que fala por si, mas vamos aguardar.
Para já estou longo e espero voltar a entrar curto após finalização da retracção, e como sempre, uma coisa é negociar no curtissimo prazo, outra coisa é alargar um pouco os horizontes para ir tendo uma ideia afim preparar o próximo caminho.
Abraço
FP
- Anexos
-
- semanal.GIF (24.04 KiB) Visualizado 1032 vezes
Bom dia,
Hoje vim aqui só dizer que apesar da forte queda de ontem, continuo a manter a minha confiança na retracção e não fechei a minha posição longa (fiquei com lucro o anulado após entrada no dia 30), é nestas alturas que devemos saber o que andamos a fazer e ter confiança no que nos baseamos para entrar em determinada posição, neste momento eu tenho plena confiança.
Hoje anexo o gráfico do Nasdaq para não estar a maçar com o SPX e andar sempre a repetir o mesmo, já agora aproveito para relembrar a forte resist~encia na zona dos 2100.
Bom fim de semana.
FP
Hoje vim aqui só dizer que apesar da forte queda de ontem, continuo a manter a minha confiança na retracção e não fechei a minha posição longa (fiquei com lucro o anulado após entrada no dia 30), é nestas alturas que devemos saber o que andamos a fazer e ter confiança no que nos baseamos para entrar em determinada posição, neste momento eu tenho plena confiança.
Hoje anexo o gráfico do Nasdaq para não estar a maçar com o SPX e andar sempre a repetir o mesmo, já agora aproveito para relembrar a forte resist~encia na zona dos 2100.
Bom fim de semana.
FP
- Anexos
-
- Caldeirão.GIF (35.22 KiB) Visualizado 1114 vezes
JB05HAWKEYE Escreveu:Então quando é que publica a sua carteira de novo?
Um amigo meu disse-me que aqui há uns tempos via sempre os titulos que costumava comprar. Aceita a sugestão?Ajude os principiantes como eu...Obrigado
Isso foi há mais de 3 anos, hoje praticamente só invisto em QQQQ, de vez em quando em futuros YM (Dow Jones) ou ES (S&P) e não estou nada arrependido, tenho liquidez, menor volatidade, mais segurança e apenas tenho de seguir o mercado em vez de me preocupar com noticias, resultados, dividendos, etc. é muito mais relaxante investir num produto que se relacione mais ou menos de forma directa com o mercado, querer ganhar muito de uma vez (investindo em tech/small caps) é um tremendo erro (já o fiz), diminuir o stress e risco é muito importante para a nossa qualidade de vida, e por conseqência passamos a ser mais serenos e seguros nos nossas decisões, investir passa a ser um acto descontraído.
Cumprimentos,
FP
alex01 Escreveu:fproenca, utilizas mais algum time-frame para confirmar as tuas entradas ? Ou ves somente o de 60 minutos.
Uso sempre gráficos de dois tempos 60 minutos e diário de vez em quando vejo o semanal só para ter ideia. As entradas, tal como quase todos os meus tópicos ao longo dos tempos mostram claramente que é por LT's no gráfico de 60 minutos, embora as vezes use o de 10 minutos para antecipar entrada embora o risco seja maior.
alex01 Escreveu:Acredito que o rumo do mercado no curto-prazo será determinado amanhã pelos numeros do emprego nos USA, portanto é dificil prever a retracção do mercado.
Para já eu penso numa breve subida dos mercados mas continuo com a mesma ideia de que de uma forma geral este ano deverá ser mau para os Bull's, ou seja, mesmo com pequenas subidas intercalares eu estou mais convicto em quedas maiores que as subidas, embora numa análise de longo prazo possa dar uma perspectiva de lateralização, mas isso ainda é consequencia dos violentos movimentos que se fizeram sentir entre 1999 e 2002.
Cumprimentos
FP
Re: Retracção
Alvo Escreveu:Essa retracção de que fala, qual prevê que seja a sua duração? Uma semana, um mês...?
Cumps.
Falar em provável retracção já é de si um risco da minha parte porque os mercados é que mandam, eu apenas concluo mediante o que vou vendo, agora previsionar uma data é tarefa quase impossível`
Por exemplo, logo após os dia 23 data que escrevi o tópico sobre possivel retracção, eu esperava desde logo o seu inicio, no entanto o que aconteceu após o dia 23 até metade da sessão do dia 30 foi apenas lateralização, e só ontem é que começou dar primeiros sinais efectivos da retracção, a sessão de hoje tal como esperava está apenas a "aliviar" um pouco a forte subida de ontem e presumo que finalmente retome a asccenção, isto quer dizer que na prática os mercados andaram uma semana sem alterar nada, daí que as datas são semrpe muito relativas.
Já agora, norma as retracções fazem-se em 50% da escala de Fibonacci que atribui ao SXP mais ou menos o valor de 1197, mas as normas existem para serem quebradas portanto o melhor é deixar andar e ir controlando com LT's
Aproveito para dizer que tenho escolhido o SPX em detrimento do Composite como fazia, em virtude de o SPX estar a compotar-se muito melhor técnicamente do que o Composite, além de que o volume médio é superior aquele indice, por outro lado devido a falências e correcções técnicas penso que as Empresas tecnológicas começaram a perder liderança dos mercados quando comparado com há 5 anos por exemplo e o SPX abarca um leque de Empresas mais sólidas, e para já tenho tido sinais mais fiáveis neste indice.
Cumprimentos
FP
fproenca, utilizas mais algum time-frame para confirmar as tuas entradas ? Ou ves somente o de 60 minutos.
Acredito que o rumo do mercado no curto-prazo será determinado amanhã pelos numeros do emprego nos USA, portanto é dificil prever a retracção do mercado.
Acredito que o rumo do mercado no curto-prazo será determinado amanhã pelos numeros do emprego nos USA, portanto é dificil prever a retracção do mercado.
Alex
- Registado: 31/7/2003 17:41
Sim, até porque o mais lógico é depois da forte subida de ontem hoje e amanhã haver um pouco de contenção dos mercados ou mesmo pequena correcção, mas a ideia que eu quis transmitir e a justificar minha entrada longa no mercado ontem, é a pensar num periodo um pouco mais alargado, por isso uso muito o gráfico de 60 minutos para programar os meus trades num prazo que pode ir mais ou menos de 3 dias a uma ou duas semanas dependendo da amplitude do ciclo que se estiver a formar o que para o qual uso as benditas LT's.
Cumprimentos
FP
Cumprimentos
FP
Finalmente o sinal da retracção
No dia 24/03 eu escrevo o tópico "Deve estar na altura de pequena retracção" o que me fez fechar os curtos, tenho estado a aguardar pela retracção desde essa data, e apesar da lateralização com sessões fechos positivos e negativos com percentagens acima do normal só para baralhar o investidor ontem finalmente tive sinal efectivo dela, ou seja, entrei longo e irei permanecer até durar esta provavel tendência, tendo a consciência que à partica é apenas correcção da queda e que provavelmente irá durar pouco tempo, e sem esquecer que a tendência de curto prazo continua a ser de queda o que é muito importante !
Cumprimentos
Fernando Proença
Últimos tópicos relacionados:
Cumprimentos
Fernando Proença
Últimos tópicos relacionados:
"Deve estar na altura de pequena retracção" em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=
"Mercados presos por um fio vermelho" em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=
- Anexos
-
- Caldeirão.GIF (52.85 KiB) Visualizado 1821 vezes
16 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Eduardo R., eurowire.financeiro, fatura.pt, fosgass2020, Google Adsense [Bot], Goya777, jprgodinho, LCRLCR, malakas, Manchini888, Mavericks7, Minsk, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, Opcard33, PAULOJOAO, Pedro1974, SerCyc, Shimazaki_2 e 164 visitantes