Caldeirão da Bolsa

Algumas questões

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por shell » 10/3/2005 17:55

Olá Alex,

Desde já agradeço a sua opinião. É para mim importante nesta altura, saber onde me "vim meter" e estar a par de todas as possiveis catástrofes financeiras.

De facto, devo confessar, que o tempo que disponibilizei a mim próprio para conhecer um pouco o mercado antes de investir o que quer que fosse foi curtissimo - umas escassas duas semanas.

Contudo a forte motivação e emoção (já li que emoçoes são inimigas dos bons negócios) foi mais forte que eu.

Como o meu investimento é pouquissimo ( o que são 5000 euros? ) não estou assim tão preocupado se perder algum dinheiro na parte inicial - já estou preparado para tal facto inevitavelmente.

Warrants estão fora de hipótese neste momento.
Já defini contudo stop losses bem como stop profits de 5% por titulo respectivamente. Não sei se será o mais adequado, mas era a estratégia que queria seguir.

Um abraço,

Registado: 10/3/2005 11:51

...

por Negocios Mendes » 10/3/2005 16:52

Caro Shell,

pelo que percebi das suas perguntas, comecou já por investir em vez de tentar aprender.
Aconselho-o a informar-se bastante de tudo o que anda a volta dos mercados.
Isto nao basta ter dinheiro e investir.
Se fosse a si, primeiro investigava qual a melhor corretora, com qualidade (seguranca, fiabilidade, rapidez, comissoes mais baixas, etc).

Depois tentava perceber que tipo de investidor é que o senhor é.

É óbvio que a melhor forma de aprender é investindo porque certamente vai perder e poderá leva-lo a aprender alguma coisa... mas muitas vezes o facto de nao investir, é também um modo de ganhar dinheiro.
Por isso aconselho-o que antes de comecar a investir (mesmo a sério), faca investimentos virtuais... Exemplo: "vou comprar 500 accoes PTC a 9,05 porque acho que agora vai subir. Deixa ver o que vai dar isto". Isto leva-lo-ia a 2 perguntas:
1. se comecar a perder, qual o valor maximo que estou disponivel em perder???
2. Se comecar a ganhar, qual o valor onde vou vender???
E fazia isto para uns quantos negocios... ate ter uma maior sensibilidade nos mercados mas...
Vou ser-lhe muito sincero.
Nos mercados o mais importante é ter mais dinheiro ganho do que perdido... mas olhe que ganhar é dificil e perder é bastante fácil.
O erro de muita gente é nao ter Stop-Loss nos negocios. Isto é mesmo muito importante.

Finalmente.... se tem "amor" a esses 5000 Euros que pretende investir, aconselho-o a nao tentar negociar Warrants ou Turbo Warrants. Nao siga o conselho de muita gente que poderá vir dizer que ganhou 100% num dia. Isto é muito bonito, mas nao esqueca que se pode perder 100%.

Cumprimentos,
Alex Tomás
Negocios Mendes

por Ulisses Pereira » 10/3/2005 16:32

Shell,

Vou tentar responder globalmente às tuas questões, dizendo o que eu acho que um investidor não deve fazer, independentemente de investir pouco ou muito capital. As minhas respostas têm por base algumas ideias que levantaste:

:arrow: Investir unicamente à espera que cheguem os dividendos, geralmente não produz bons resultados.

:arrow: Se investires no mercado português, fa´-lo nas acções do PSI20, pois as restantes geralmente têm "spreads" demasiado elevados e muitas vezes quando queres sair enfrentas bastante dificuldades.

:arrow: Investir em acções voláteis (estilo Pararede) ou acções mais estáveis (como a PT ou EDP)? Isso depende muito do perfil de cada investidor. Eu, pessoalmente, priveligio as acções mais líquidas pela facilidade de entrada e saída. Mas o essencial é encontrar acções que, a dado momento, apresentem uma boa relação rentabilidade/risco. Ou seja, penso que o ideal para quem está a dar os primeiros passos é acompanhar todas as acções do PSI20 e ir escolhendo os papéis em função das oportunidades que cada um vai apresentando.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por shell » 10/3/2005 16:18

Obrigado Ulisses,

já agora, gostaria de obter alguns comentários sobre qual deve ser a melhor politica de investimento para um (muito) pequeno investidor disposto a correr um risco médio ? Pequeno falo de investir menos de 5000 Euros.

Deveria esse investidor apostar em penny stocks do tipo PAD (guardando até chegada dos dividendos) ou apostar em pesos pesados PTs com custo muito superior e rendibilidade menor?

É que tenho a sensação que é muito pouco dinheiro (mas é o unico que não preciso nos próximos 2 anos) para se conseguir algum ganho visivel (pois as comissões levam quase o lucro todo).

E por ultimo, deveria esse muito pequeno investidor centrar as atenções num PSI-20 ou no contínuo geral (disposto a correr o mesmo risco em ambos, qual oferecia rentabilidade maior, partindo do presuposto que o investimento é em titulos transaccionados na BVL?)

Obrigado!

por Ulisses Pereira » 10/3/2005 13:32

Olá Shell,

Hoje estou com algumas limitações, mas aqui fica uma breve resposta. Pelo que tenho visto ao londo destes 2 anos e meio, a maioria dos participantes neste fórum fazem "trades" de dias/semanas. Geralmente, a maior parte usa a Análise Técnica na tomada das suas decisões.

Obviamente que estou a falar da maioria porque num conjunto tão vasto de pessoas há as mais variadas estratégias.

Quanto a investir tudo numa acção, penso que é um risco que não se deve corrrer. Basta um grave percalço na acção (uma má notícia pode atirar o título ao charco de um momento para o outro) para a sua carteira ser dizimada.

O Metastock não faz gestão de carteiras. Ele é, por excelência, o programa mais utilizado pelos utilizadores aqui no fórum para elaborarem as suas análises técnicas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Algumas questões

por shell » 10/3/2005 11:59

Viva,

Sou bastante novo no "mercado" e estou a dar agora os primeiros passos, bem como as primeiras perdas :)

Gostava de saber, qual é o "modelo" de investimento mais seguido pelos utilizadores aqui do forum: se o modelo a curto prazo (day trade) se o médio longo prazo (com a filosofia do Warren Buffett de não diversificar o investimento).

Uma outra pergunta era se vale a pena diversificar a carteira digamos em 33% por cada titulo ou apostar tudo apenas numa. Sei que a resposta depende do risco a que cada investidor quer correr, mas apontem para um risco médio!

Uma ultima pergunta: entrei há poucos dias na EDP por ter um grande volume de negócios, mas para inicio não foi grande aposta não é ?

Tenho que passar a ver melhor os indicadores RSI. Que programa usam para gestão da carteira? o metastock?

Obrigado,

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, joao garcao, Minsk, PAULOJOAO e 1043 visitantes