Noticias de 10 de Março de 2005
Lucro da InterContinental Hotels sobe 27%
10-3-2005 11:15
O maior grupo de hotelaria do mundo anunciou que o resultado líquido antes de impostos subiu para 309 milhões de libras durante o exercício de 2004, em linha com as previsões dos analistas, as quais apontavam para valores compreendidos entre os 305 e 316 milhões de libras.
A InterContinental, que gere cadeias hoteleiras como a Holiday Inn, adiantou ainda que vendeu 73 hotéis sediados no Reino Unido a um consórcio de compradores de empreendimentos de hotelaria por mil milhões de euros, ficando, no entanto, com a gestão dos mesmos.
BolsaPt.com
Lucros do Carrefour caem 15% e falham previsões
10-3-2005 10:20
Os lucros do Carrefour caíram inesperadamente no quarto trimestre, depois da redução dos preços não ter conseguido evitar a perda de quota de mercado em França.
A empresa saiu do Japão e do México para se focar no mercado francês. Em 2004 os resultados líquidos decresceram cerca de 15%.
A Carrefour registou uma queda dos lucros de 14,86% em 2004 para os 1,38 mil milhões de euros, o que compara com os 1,62 mil milhões registados em período em homólogo. As vendas cresceram 3,9% no período em análise para um total de 76,6 mil milhões de euros.
O Carrefour tenciona estender a redução de preços com o objectivo de atrair clientes, para combater a concorrência.
BolsaPt.com
PT espera luz verde para explorar Lusomundo Happy
10-3-2005 10:40
A PT Conteúdos apresentou uma candidatura ao Instituto da Comunicação Social para explorar o canal temático de cobertura nacional e de acesso condicionado, denominado Lusomundo Happy.
O processo, em instrução no ICS, já obteve o parecer positivo da Autoridade Nacional de Comunicações e aguarda o parecer de concessão da autorização da Alta Autoridade para a Comunicação Social, esclareceu, ao Jornal de Negócios, Rui Mota, director de comunicação do ICS.
BolsaPt.com
Portugueses suportam das mais baixas cargas fiscais
10-3-2005 9:40
Portugal é dos países da OCDE onde os trabalhadores suportam menos encargos sobre os rendimentos do trabalho.
Segundo o Diário Económico, um estudo da OCDE ontem divulgado e denominado «Taxing wages», mostra que, em 2004, a soma da taxa de IRS com os descontos para a segurança social pagas por um solteiro com um salário equivalente ao rendimento médio de um trabalhador de um sector transformador ascendia a 16,6% contra a média da OCDE que é de 25%.
Caso se trate de um casal com dois filhos, ode os dois elementos recebem o equivalente a 100% e a 67% do salário médio, respectivamente, o conjunto dos encargos pesam 13,5% no rendimento bruto.
O estudo revela ainda que a carga fiscal tem vindo a diminuir progressivamente em Portugal e que as famílias com filhos contribuem menos do que os restantes agregados.
BolsaPt.com
Novo Governo: Equipa da Economia já está completa
10-3-2005 9:20
A equipa de secretários de Estado do Ministério da Economia e Inovação, tutelado por Manuel Pinho, já está formada, segundo noticia o Jornal de Negócios.
Para a indústria vai Castro Guerra, que foi presidente do IAPMEI e da IPE nos governos de Guterres. Com a pasta do comércio e serviços ficará Fernando Serrasqueiro, eleito deputado por Castelo Branco e um dos mais próximos de Sócrates. Para a secretaria de Estado do Turismo irá Bernardo Trindade.
Margarida Figueiredo, que é embaixadora de Portugal na Polónia, deverá ser a próxima responsável pelos Assuntos Europeus.
BolsaPt.com
Bruxelas chumba descida do IVA nas fraldas
10-3-2005 8:45
A comissão Europeia continua intransigente em relação à sua posição de que a aplicação de uma taxa de IVA reduzida de 5% sobre as fraldas para bebés é ilegal.
Conforme noticia o Jornal de Negócios, em resposta a questões colocadas pelo eurodeputado do Partido Popular, Ribeiro e Castro, László Kovács, comissário responsável pela fiscalidade, reafirmou que, «uma vez que o Anexo H [da directiva comunitária do IVA] não menciona fraldas para bebés, a taxa do IVA correcta aplicável a esses bens é, consequentemente, a taxa normal», ou seja, 19% em Portugal.
BolsaPt.com
Noticias de 10 de Março de 2005
Lucros da Sonae SGPS sobem 68%
10-3-2005 8:30
Os resultados líquidos da Sonae SGPS ascenderam a 192 milhões de euros em 2004, um valor que ficou em linha com as estimativas mais elevadas dos analistas e que representa um crescimento de 68% face ao registado em 2003.
A empresa vai propor o pagamento de um dividendo de 2 cêntimos por acção, num total de 37 milhões de euros.
Em 2003 a empresa de Belmiro de Azevedo apurou lucros de 114 milhões de euros. Uma sondagem da Reuters a cinco analistas previa que a Sonae teria registado lucros líquidos consolidados entre 148 e 208 milhões de euros em 2004, com o ponto médio das estimativas nos 178,5 milhões de euros.
No ano passado o volume de negócios consolidado atingiu 6,634 mil milhões de euros, um crescimento de 6% face ao registado em 2003, com a Sonae a assinalar que «todos os sectores aumentaram o seu contributo para o volume de negócios».
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 996 visitantes