Caldeirão da Bolsa

Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Investimento

por jarc » 6/3/2005 16:54

A opinião expressa confirma a expressão popular: "Se todos gostassem da mesma cor, que seria do amarelo?"

Há pois sempre várias formas de olhar para o mesmo negócios. Para sermos rigorosos teriamos de afinar conceitos. O primeiro está relacionado com higiene: "banho" que é isso de banho?
Depois teriamos de perceber que há sempre a possibilidade de ter uma mini-hídrica na herdade do alentejo. Convinha por isso perceber onde cada um compra a electrcidade.

Agora a sério. Nos 3000 está incluida a manutenção (a história da manutenção inviabilizou um acordo entre os vendedores em Portugal e o anterior governo, foi pena). A manutenção é simple e barata.

Num negócio o dinheiro não é tudo. Melhor dito, prefiro ter menos dinheiro se tiver mais comodidade.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Pata-Hari » 6/3/2005 13:47

3000 mil euros para poder ter, na melhor das hipoteses, 2 banhos por dia? em consumo de elecricidade um banho não passará os 25 centimos. Dois banhos por dia, são 0.5 euro por dia - estimativa por cima. Ou seja, um investimento de 3000 euros leva cerca de 17 anos a pagar-se partindo do principio que nunca terei que fazer nenhuma reparação ou manutenção no aparelho. Não me parece um negócio assim tão interessante. Pensei que esse género de paineis gerasse muito mais energia... :(
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

investimento

por jarc » 6/3/2005 12:21

Fermc, o sistema existe e a lógica de funcionamento é essa que referiste, existe inclusivamente para arrefecimento do ar, no entanto não tive oportunidade de falar com alguém que por esse sistema tivesse optado. Mas é mais uma opção.

Inergia solar

por ferrmc_CALD » 6/3/2005 1:14

Pois eu já há vários anos que tenho em casa um painel solar que até aquece a água durante a noite, inclusivamente nestes dias de muito frio. Cá em casa somos três pessoas, tenho um depósito de 200 litros que dá para todos tomar banho.
Não sei bem explicar o funcionamento, mas é mais ou menos assim:
O painel solar está no telhado, voltado para Sul, embora possa estar noutro local qualquer que tb resulta, mas quanto mais Sol apanhar, mais depressa aquece a água.
Nas águas furtadas está o depósito, e junto a este, está um compressor que tem um gás (não sei dizer qual é).
Segundo me deu a entender o técnico que instalou o equipamento, funciona ao contrário dos frigoríficos, isto é, enquanto o frigorífico faz frio, extraindo o calor, o compressor no painel faz o inverso.
Só no fim de 10 anos é que comecei a ter alguns problemas com fuga de gás, e mais tarde pareceu-me que o técnico que me vinha fazer as reparações, me andava a explorar. Felizmente já arranjei outro que me parece ser mais honesto. Vamos ver se tenho sorte.
No entanto quando se dão estas avarias, tenho sempre a possibilidade de ligar no mesmo depósito o aquecimento eléctrico, até ser reparada a avaria.
Cumprimentos a todos e BFS.
Ferreira

Registado: 16/8/2003 20:23

Energia renovável

por jarc » 5/3/2005 22:31

Vou falar do que conheço por experiência própria e por partilha com amigos com iguais opções ou até diferentes.
Para água quente é genial (eu vivo no Sul)um dia de Sol no Inverno dá para dois banhos à vontade. Há paineis de várias marcas e de vários preços. A minha opção tem garantia de 10 anos e é uma gama intermédia da Sollart. A gama mais alta (de elevado rendimento) nos meses de Verão pode ter o inconveniente de fazer disparar as válvulas de segurança continuadamente. É importante para já deixar a pré instalação (se vai construir). Convém deixar todas as opções para (caso não haja Sol) poder ter água quente a gás ou a electricidade.
O aspecto estético também é importante, daí a necessidade de pensar onde vai colocar os paineis (a orientação deve ser de modo a garantir o maior tempo de exposição possível).
Pode tb optar por deixar pré instalação para aquecimento. Aqui suponho que ainda não compensa, no entanto, pode informar-se melhor. Tenho conhecimento de opção a gasóleo com caldeira e parece que deixa a desejar pelo preço e não só. Aqui a minha opção ainda vai para um combinado de ar condicionado (a marca é importante pois há aparelhos de baixo preço que consomem uma exorbitância de energia)e aquecimento a óleo de baixo consumo (LVI-MEB)- São paineis -fabricados na Alemanha- com várias medidas (de acordo com a área a aquecer)e baixo consumo.
Não sei se ajuda, mas espero que sim.
Não esqueça que o melhor investimento no que diz respeito ao conforto (clima) está na qualidade de construção. Entre as peredes duplas a Cortiça (já há muito tempo vendi a Cor :lol: ) tem-se revelado uma boa opção e não é muito mais caro (há paineis de várias espessuras). Para além dos materiais a aplicação dos mesmos tb conta.
Bom investimento

por Barra » 5/3/2005 20:04

Estou tentado a fazer o mesmo, na minha futura casa.

Que conselhos me dá?

Registado: 19/10/2004 19:26

Investimento

por jarc » 5/3/2005 18:56

Há uns meses investi em energia solar e, como tinha algumas dúvidas decidi testar antes de aconselhar. Neste momento posso dizer-vos que tanto um como outro investimento se revelaram uma boa aposta.

Preços - Carregador de pilhas - 17 euros

Paineis de energia solar (com instalação) - 3000 euros
Anexos
picture221.jpg
picture221.jpg (23.47 KiB) Visualizado 739 vezes
picture222.jpg
picture222.jpg (19.39 KiB) Visualizado 736 vezes
picture224.jpg
picture224.jpg (18.85 KiB) Visualizado 731 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1006 visitantes