Caldeirão da Bolsa

Vossa gestão destes titulos como teria sido?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cuidado....com eles....

por avis » 5/3/2005 18:25

Caro Jas , não se exponha muito , veja se cuida do seu
figado e fuja ... se puder. Estou impressionado .
Depois desta destreza a fintar o jogo defensivo dos consideradíssimos adversários..... a marcar penalidades de cabeça.. tudo isto a fabricar dinheiro......vai ser perseguido...vai..vai ... TCHIMMM... à sua....saúde .
avis

por valves » 5/3/2005 18:05

Boas Thomas Hobbes vamos lá aqui fazer uma carteira á ISG :wink:

Até ao final do ano

Longo - PAD
Longo - Alstom
Longo - MCLD
Longo - CNTX
Longo - JDSU

Até ao verão

Curto - reditus
Longo - Alstom
Curto - ASTM
Longo - APLL.OB
Longo - SCOR

Vamos lá ver se o Thomas este ano em vez de uma leva 2 namoradas de férias com ele ...

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Caro JAS

por Thomas Hobbes » 4/3/2005 22:09

Em primeiro lugar peço desculpa pelos erros ortográficos do meu post original.

Em segundo quero agradecer ao JAS pelo seu excelente exercicio, e paciência pela investigação que efectuou.

Quanto aos meus 8016,40 de lucros acumulados muito obrigado, estão muito bem guardados e vão servir para Eu dar de entarda a um carro virtual.

Quanto às comissões e ao seu sbsidio de Natal, devo dizer que já lhe paguei caro JAS (não tenho fama de caloteiro) mas como os ganhos foram virtuais, o pagamento das comissões e dos seus subsídios também foram virtuais ou será que não deu por isso :wink:

No entanto caro JAS estou disponível para lhe oferecer uma petiscada real com umas boas imperiais e tudo a que tem direito se estiver interessado e se for ao seu gosto, pela enorme simpatia e humor que demonstrou à minha questão.... :mrgreen: Basta que me envie uma Mensagem privada para alinhar os promenores. :)
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

Fantástico Jas

por zemen » 4/3/2005 20:12

Fantástico Jas

A tua contribuição aqui para o caldeirão tem sido fantástica, a colocação e actualização da tua carteira, juntamente com os respectivos comentários e agora esta brincadeira para um investimento de 5000euros entre outros comentários. Sem comentários, simplesmente fantástico.
Obrigado por tudo especialmente nas opinioes da JMT.(também já me fez ganhar uns trocos)

P.S.- Alem do Sub. de Natal, não te esqueças de descontar alguma coisa para a Seg. Social :lol: :lol: :lol:
zemen

por zé povinho » 4/3/2005 17:59

só agora li a "gestão" que o JAS fez da carteira

e pelo meio nem precisou de investir em coisas como a RED

esta gestão fez-me lembrar uns textos que por aqui apareciam dum certo Jim de Xangai. :)

alguém sabe o que lhe aconteceu :wink:

Registado: 4/11/2002 23:38

Re

por JAS » 4/3/2005 17:37

scpnuno Escreveu:Só discordo de si nos 12.5 - para mim o JM tem que ir aos 12.33 (comprei a 9.33, é mais facil fazer as contas).

Eu não falei em 12,50.
Acho que falei em 12,00 mas é apenas ponto de passagem e não de paragem...

Julgo que 12,50 é uma resistência do antigamente de um título que também se chamava JMT e que investia no Brasil... Actualmente investem na Polónia e é mais rentavel.

Bom fim de semana,

JAS
P.S. - Só te faltam 0,86.

Registado: 5/11/2002 0:05

por scpnuno » 4/3/2005 15:46

Caro JAS

Em 1º lugar, a minha admiração por este exercicio académico / matemático que o levou a pesquisar titulos e enquadramentos históricos como o 11 Março.
Em 2º lugar (e só está em 2º por respeito ao facto de estarmos num forum de bolsa) os meus parabens pelo seu excelente sentido de humor. Só o colega para conseguir enquadrar transacções com idas de férias, almoços e cervejolas. Fantástico. Conseguiu melhorar em muito o meu humor num dia em que a unida coisa que me deixa bem disposta quando olho para a minha carteira é a JM - o que me leva ao 3º ponto, visto que pelo seu acompanhamento da JM e sou uma leitora assidua dos seus posts. Só discordo de si nos 12.5 - para mim o JM tem que ir aos 12.33 (comprei a 9.33, é mais facil fazer as contas). Bem haja e, se me permite, um abraço de uma admiradora - Bom fim de semana

Registado: 6/11/2004 17:26

Desafio para Thomas Hobbes.

por Visitante » 4/3/2005 15:33

Façamos ao contrario.
Diga cinco titulos que compraria com 5.000 Euros hoje.
Daqui a um ano fariamos as contas à rentabilidade.
Não diga que assim não vale.

Cumprimentos e bons negócios.
Visitante

por desempregado1 » 4/3/2005 14:05

Fantástico Jas,

apesar de este exercicio não ter grande interesse á posteriori, como tu bem disseste, a marca JAS está bem patente num texto cheio de humor, mas também de conhecimento dos mercados.

Abraço,

Alex

Registado: 9/6/2004 21:06

re

por JAS » 4/3/2005 13:52

A posteriori o que pedes é um simples exercício matemático e bastaria comparar os gráficos para escolher os títulos que mais subiram para obter uma rentabilidade muito superior à que tiveste.
Isso poderia ser feito ao mês, semana ou, num caso extremo e muito trabalhoso, fazendo contas ao dia incluindo máximos e mínimos do intraday.

Não me parece que pretendas que alguém faça isso sem justificar o motivo das entradas e das saídas...
Mas a posteriori também é possível arranjar mil e um motivos para as justificar.

Chegar a um valor de rentabilidade óptima poderá ser fácil para quem tiver um sistema mecânico qualquer e tiver a base de dados. Poderá testar os títulos individualmente, aumentará as quantidades dos mais rentáveis, reduzirá a zero os menos rentáveis, etc, etc, e depois de algumas tentativas, dar-te-á um valor que certamente será muito superior à tua rentabilidade.

Para quem não usa sistemas mecânicos andar a fazer isso por mero desporto dá uma trabalheira.
Mas eu aceito o desafio por puro divertimento embora só goste de 1 dos 5 títulos que escolheste...

Gestão da Carteira do Thomas Hobbes
Investido nas funções de gestor da Carteira deste simpático cliente a minha primeira decisão, mesmo antes de olhar para os gráficos, foi vender a CPR no dia 05 de Fevereiro e logo na abertura pois ela não interessa nem ao menino Jesus.
A Carteira passou a ter apenas a opção de 4 títulos o que me facilitará o trabalho...

No dia 05 de Fevereiro também vendi mais 3 títulos (ao preço de abertura) e meti todo o capital na PAD.
Expliquei ao cliente que a PAD anda em campanha promocional para atrair patos e há que aproveitar.
A Carteira passou a ter apenas 16.980 acções da PAD a um preço médio de 0,2915.

Até ao dia 10 de Março nem olhei mais para a bolsa.
Nesse dia tive que madrugar pois a PAD já andava a ameaçar estoirar e a bolinha de cristal tinha-me informado que ia haver um atentado no dia seguinte.
Vendi PAD logo na abertura a 0,59.

A Carteira passou a ter um capital de 10.022 euros e uma rentabilidade de 100%.
Como estava proibido de reinvestir os lucros tive que telefonar ao cliente para ele levantar um lucro de 5.022 euros.
O Sr.Hobbes foi arejar os lucros partindo de férias nessa mesma noite muito satisfeito e sem preocupações dado que não tinha qualquer investimento na bolsa.
Destino Maldivas e sem fazer escala em Madrid porque era perigoso...

Regressou em meados de Maio e telefonou-me insistindo em novos investimentos.
Consultei primeiro a bolinha de cristal e depois, para disfarçar, imprimi os gráficos, tracei por lá algumas linhas com régua e esquadro, a várias cores, e convenci-o muito facilmente que a PTC estava a fazer um lindo fundo e que iria inverter.
No dia 17 ele lá se convenceu e autorizou-me a meter a massa toda na mesma acção.
No dia 18 comprei 610 acções da PTC, na abertura, a 8,17 euros.
Deixei logo ordem de venda a 9,00, com prazo de 1 mês, para não ter muito trabalho.
O cliente é um tipo com sorte...Mesmo no último dia consegue-se vender!
O cliente meteu no bolso mais 506,30 e a Carteira volta aos 5000 de capital.

Como os lucros são pequenos, e ainda não está muito calor, o cliente não pode ir outra vez de férias e insiste em mais investimentos.
Não encontro nada de jeito, mas perante tanta insistência, meto tudo na PTI, por causa da OPA, e compro no dia 19 Jun, na abertura, 3370 acções a 1,48.
Bem me parecia que era dinheiro empatado. Só se conseguem vender no dia 09 JUL a 1,55. Um lucro de 235,90.
Não foi muito, mas foi o que se arranjou em tempos de crise.

Agora é que não encontrava mesmo nada para investir...
Entre as várias hipóteses “de depósitos à ordem” pareceu-me que a melhor hipótese seria a CPR, já que o cliente gosta dos cimentos, e esta é defensiva.
A Carteira fica com 1230 a 4,04.
No dia 15 de Julho, contra todas as minhas expectativas, a CPR chega a 4,20 e eu considero que já é muito razoável como rentabilidade daquela "espécie de depósito à ordem".
Vendo no fecho a 4,18 com 172,20 de lucro.

Mando o cliente de férias pois está calor.
Não vai para longe, porque os lucros são curtos, e come fast-food porque é mais em conta.

Em Agosto aparece-me esbaforido, pois andou a ler o Caldeirão, e diz-me que vai por lá uma grande discussão.
Contou-me que uma tal Consciência, mulher de abundante pêlo nas pernas, andava a chatear o desgraçado do JAS, o do bigode, por este achar que tínhamos chegado a um fundo.

Pelo sim, pelo não, olhei para os gráficos e não vi subida nenhuma. 1-0 para a Consciência, pensei eu, mas o cliente veio com aquela do “quem não arrisca não petisca” e insistiu em investir em qualquer coisa e já.

Achei muito arriscado e achei melhor diversificar.
Na abertura do dia 16 comprei 3000 acções da SON a 0,83 e 300 acções da PTC a 8,17.
Aconselhei o cliente a rezar o terço todas as noites e a pedir a todos os santinhos que a mulher peluda estivesse enganada.

E estava...
Parece que os santos ouviram as preces do Sr. Thomas e a rentabilidade dos 2 trades cresce a olhos vistos durante o mês de Setembro.

Entrado em Outubro comecei a ver a PTC a fraquejar e a achar que não iria conseguir ultrapassar a resistência.
Meti uma ordem de venda um bocadinho abaixo, nos 9,25, e ela concretiza-se a 06 de Outubro.
Sempre foram 324 euros de lucro e o Sr.Thomas ficou muito satisfeito.
Até me convidou para tomar uma cervejinha com ele à hora do almoço.

Ao fim de algumas cervejas, já um bocado toldado, achei que o melhor era nem olhar para gráficos e que dava menos trabalho meter os 2510 euros que restavam, depois do cliente limpar os lucros, também na SON.
Comprei no fecho dessa mesma sessão mais 2600 acções a 0,93.

Até ao final do ano nem pensei mais no assunto.
No dia 31 de Dezembro enviei o mapa de resultados anuais ao cliente.
A SON cotava a 1,07 e a Carteira tinha atingido 7344 euros de lucro ou seja 147%.
Mandei-lhe a factura das minhas comissões e um pedido de subsídio de Natal.

Também era altura para pensar em reformular a Carteira para 2005.
Com aquela lista de 5 títulos estava amarrado a uma PTI que já tinha saído do PSI, uma CPR que não mexia há que tempos, e a PAD havia-me sido proibida pelo médico pois um negócio daqueles só se faz de 10 em 10 anos...
Restava-me a PTC e a SON como hipóteses.
Tentei convencer o cliente a mudar de títulos mas ele nem quis ouvir.
Sendo assim achei que o melhor era nem mexer na Carteira que continuou só com a SON.

O mês de Janeiro estava a acabar, as eleições aproximavam-se e o cliente andava mal disposto com as sondagens.
No dia 01 FEV, no fecho, fechei-lhe a carteira vendendo a SON a 1,19.

Desde aí o cliente tem o Capital de 5000 euros e ainda 8016,40 de lucros acumulados.
Meti-lhe a massa em lugar seguro.
Ele ainda não me pagou as comissões nem o subsídio de Natal...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Vossa gestão destes titulos como teria sido?

por Thomas Hobbes » 4/3/2005 0:36

no dia 6 de Fev de 2004 adquiri o seguinte carteira com 5000 Euros

300 acções da Cimpor a 4.20
200 PT a 8.66
250 Portucel a 1.41
1000 da SON a 0.88
2500 PAD a 0.30

Gostaria de saber se fossem voces a gerir esta carteira durante um ano, quanto é que tinha gerado,
partindo dos seguintes prussopostos:
1 - os ganhos não sáo reinvestidos
2 - Não pode haver aquisição de titulos diferentes
3 - pode haver transferencia de quantidades entre titulos
4 - o capital investido nunca pode exceder os 5000 Euros

isto é apenas uma curiosidade minha para poder compara com o resultado que tive. :wink:

Um abraço a todos e obrigado
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1006 visitantes