Noticias de 16 de Fevereiro de 2005
EUA encerram no vermelho
16-2-2005 20:54
Os mercados norte-americanos encerraram em queda, apesar das acções dos produtores de energia como a Exxon Móbil Corp. terem impulsionado os índices, devido aos valores recordes atingidos pelo petróleo. Esta somou 2,74 por cento.
O presidente da Reserva Federal, Alan Greenspan, revelou que tem confiança na recuperação económica dos EUA e que a instituição vai manter o crescimento moderado das taxas de juro.
Um relatório governamental revelou que a construção de novas habitações subiu 4,7 por cento, enquanto outro demonstrou que a produção industrial se manteve inalterada no mês de Janeiro.
O Dow Jones fechou a cair 0,02 por cento e o Nasdaq a perder 0,09 por cento.
BolsaPt.com
Fabricantes de automóveis penalizam Europa
16-2-2005 17:21
As bolsas europeias encerraram em terreno negativo, com as empresas tecnológicas e as de fabrico de automóveis a penalizarem os índices. As declarações do presidente da Reserva Federal, nas quais disse que as taxas de juro nos EUA ainda podiam ser aumentadas, também pressionaram os mercados.
Deste modo, o Dax quebrou 0,76 por cento; o MIB caiu 0,66 por cento; o Ibex perdeu 0,61 por cento; o CAC deslizou 0,53 por cento; e o FTSE caiu 0,11 por cento.
BolsaPt.com
16-2-2005 17:21
As bolsas europeias encerraram em terreno negativo, com as empresas tecnológicas e as de fabrico de automóveis a penalizarem os índices. As declarações do presidente da Reserva Federal, nas quais disse que as taxas de juro nos EUA ainda podiam ser aumentadas, também pressionaram os mercados.
Deste modo, o Dax quebrou 0,76 por cento; o MIB caiu 0,66 por cento; o Ibex perdeu 0,61 por cento; o CAC deslizou 0,53 por cento; e o FTSE caiu 0,11 por cento.
BolsaPt.com
Lisboa fecha no vermelho
16-2-2005 16:45
O índice de referência nacional fechou a cair, em linha com a Europa. Destaque para a subida da Semapa, que atingiu um novo máximo.
O PSI-20 fechou a perder 0,11% para os 8.072,10 pontos.
O destaque da sessão vai para a Semapa que terminou a sessão a valorizar 2,94% para os 4,90 euros, depois de ter alcançado o máximo de 32 meses nos 4,95 euros. Segundo os analistas, este salto deve-se ao interesse de institucionais na empresa e à subida da sua participada Portucel.
A Media Capital também igualou hoje um máximo nos 5,58 euros.
Nos «pesos-pesados», EDP e BCP fecharam inalterados nos 2,31 e 2,13 euros, respectivamente. A Portugal Telecom desceu 0,42% para os 9,44 euros.
A liderar as quedas esteve a Sonae.com que perdeu 0,70% para os 4,23, seguida pela Cimpor que desvalorizou 0,69%.
Dos vinte títulos que compõem o PSI-20, quatro subiram de cotação, sete desceram e nove terminaram com o mesmo valor de fecho de ontem.
BolsaPt.com
Air France com bilhetes em promoção para 50 destinos a partir de Lisboa e Porto
16-2-2005 19:21
A Air France lançou hoje uma campanha com bilhetes em promoção para 50 destinos em todo mundo, para os voos a partir dos aeroportos de Lisboa e Porto no período da Páscoa. A promoção «Escapada» inclui bilhetes a 300 euros para Nova Iorque e 450 euros para o Rio de Janeiro.
Num comunicado a companhia aérea adiantou que os bilhetes podem ser comprados até 31 de Março, sendo que a promoção contempla 50 destinos em todo o mundo, para vários destinos na Europa, África e Continente Americano.
A empresa assinala que as tarifas estão sujeitas a condições especiais e as taxas não estão incluídas. A promoção contempla os voos com partida até 31 de Março.
BolsaPt.com
Fiat admite colocar Ferrari em Bolsa no âmbito de uma reestruturação
16-2-2005 19:5
A Fiat está a equacionar um plano de reestruturação significativo na sua divisão automóvel, que poderá terminar com a colocação da Ferrari na bolsa de Milão, noticiou hoje o «Financial Times».
A reestruturação da empresa italiana está a ser planeada no âmbito do fim da parceria com a norte-americana General Motors, através do qual a Fiat obteve um encaixe financeiro de 2 mil milhões de dólares.
O plano, que segundo o jornal deverá ser anunciado dentro de dias, inclui a aproximação entre as marcas Alfa Romeo e a Maserati e a vende de parte do capital da Ferrari, através de uma oferta pública inicial. A divisão automóvel do grupo italiano, apesar dos lucros da Alfa Romeo, continua a registar prejuízos.
BolsaPt.com
BHP Billiton duplica lucro em 2004
16-2-2005 17:1
A BHP Billiton obteve uma duplicação do lucro líquido no primeiro semestre do ano fiscal, ou seja de Julho a Dezembro de 2004, para 2,8 milhões de dólares.
A maior empresa mineira do mundo atribui este crescimento à forte procura da China por metais, nomeadamente ferro, tendo absorvido 10 por cento do total das vendas.
A anglo-australiana BHP Billiton pretende investir 10,2 milhões de dólares até 2008 na expansão das sua minas, tendo por objectivo o aumento da produção anual de ferro na Austrália, estimando ultrapassar os 150 milhões de toneladas.
BolsaPt.com
Greenspan admite recuperação da economia
16-2-2005 16:18
O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) revelou hoje no Congresso que a economia está a beneficiar de uma inflação "controlada", mas avisou que, quando existem grandes períodos de estabilidade, geralmente há tendência para as pessoas exagerarem no consumo, o que pode fazer disparar os preços.
Com isto, Alan Greenspan deu a entender que a Fed não deverá alterar a sua política de aumentar moderadamente as taxas de juro, apesar de não ter lhe ter feito nenhuma referência directa.
No entanto, o responsável considera que é "necessário continuar atento" mesmo que reconheça que o conselho da instituição admita que os "principais índices económicos estão estáveis".
BolsaPt.com
Banco de Inglaterra sinaliza manutenção das taxas de juro
16-2-2005 15:59
O Banco de Inglaterra advertiu hoje existirem riscos maiores de que a inflação e a taxa de crescimento da economia britânica fiquem no curto prazo abaixo do previsto, sugerindo que não tem intenção de voltar a subir as taxas de juro nos próximos meses.
«A balança dos riscos caiu um pouco para o lado negativo», lê-se no relatório trimestral sobre a inflação hoje divulgado. Ainda assim, a previsão central da autoridade monetária britânica aponta para que, ao longo deste ano, a taxa anualizada de crescimento não fique em qualquer trimestre aquém de 2,7 por cento, enquanto a inflação tenderá, nos próximos dois anos, a exceder «ligeiramente» o objectivo de 2 por cento.
BolsaPt.com
WeDo Consulting abre escritórios em São Paulo e Düsseldorf
16-2-2005 15:33
A WeDo Consulting abriu dois novos escritórios, em Düsseldorf e São Paulo, «dando continuidade ao seu processo de internacionalização, através da presença em mercados estratégicos ao negócio», informou a empresa em comunicado.
De acordo com a mesma fonte, com a entrada no mercado alemão e o reforço da presença no Brasil, a WeDo Consulting «irá poder dar continuidade à sua estratégia de negócio internacional, tendo como objectivo não só uma maior expansão e presença locais, como a proximidade e contacto com os seus clientes».
A par com Portugal, com escritórios em Lisboa, Porto e Braga, a WeDo Consulting encontra-se presente em Espanha (Madrid), Brasil (Rio de Janeiro e, agora, São Paulo) e Alemanha (com o novo escritório em Düsseldorf).
BolsaPt.com
EUA: Produção industrial estável em Janeiro
16-2-2005 14:53
A produção industrial nos Estados Unidos manteve-se inalterada em Janeiro, contra as expectativas de crescimento de 0,3 por cento dos economistas, devido à queda na procura de energia, divulgou a Reserva Federal norte-americana.
A Reserva Federal norte-americana reviu em baixa o valor do crescimento da produção industrial em Dezembro de 0,8 para 0,7 por cento.
A quota de capacidade das fábricas utilizada caiu de 79,1 por cento para 79 por cento. A produção de energia diminuiu 3 por cento devido às temperaturas acima da média verificadas em Janeiro.
As estimativas de 74 economistas consultados pela Bloomberg apontavam para um crescimento da produção industrial de 0,3 por cento.
BolsaPt.com
Sansung quer aumentar quota de mercado em Portugal
16-2-2005 20:19
A Samsung quer alcançar este ano, em Portugal, uma quota de mercado entre 13 e 14 por cento e vender cerca de 50 mil terminais de terceira geração móvel, revelou hoje o director da fabricante de telemóveis, Jaime Ferreira.
Em declarações à agência Lusa o director-geral da Samsung Portugal acrescentou que a empresa tem como objectivo alcançar o segundo lugar no mercado português de telemóveis em volume de negócios, este ano.
Jaime Ferreira adiantou que a Sambsung espera que os terminais de terceira geração representem 15 a 20 por cento das vendas totais em Portugal, este ano.
BolsaPt.com
IGCP vende 500 milhões de euros de bilhetes do Tesouro
16-2-2005 20:0
O Instituto de Gestão de Crédito Público (IGCP) colocou hoje 500 milhões de euros de Bilhetes do Tesouro (BT) no leilão da emissão que termina a 20 de Maio de 2005.
De acordo com os dados oficiais da instituição que gere a dívida do Estado, a procura de BT foi 4,1 vezes superior à oferta, ultrapassando os 2 mil milhões de euros.
A oferta indicativa de 500 milhões de euros foi colocada à taxa média ponderada de 2,045 por cento.
Desde o início do ano foram efectuados 43 leilões de BT, tendo sido colocados 2,9 mil milhões de euros.
As Obrigações do Tesouro(OT), os certificados de aforro e os BT fazem parte da estratégia de financiamento da dívida pública portuguesa.
BolsaPt.com
Euro 2004 origina valor acrescentado de 440 ME
16-2-2005 19:41
A realização do Euro 2004 produziu um valor acrescentado de 440 milhões de euros, dos quais 140 milhões correspondem ao sector turístico, revelou hoje o responsável pelo estudo sobre o impacto económico do evento em Portugal.
O coordenador do estudo "Avaliação do Impacto Económico do Euro2004", Victor Martins, afirmou que, em termos relativos, o impacto da realização do Campeonato Europeu de Futebol (Euro 2004) é superior aos efeitos da Expo98, apontando para um balanço muito positivo do evento nas suas várias vertentes.
BolsaPt.com
Défice orçamental desce 80% em Janeiro
16-2-2005 18:46
A Direcção-geral do Orçamento (DGO) revelou na noite de terça-feira que o défice orçamental do subsector Estado em Janeiro reduziu-se 80 por cento face ao mesmo mês do ano anterior, para 49,5 milhões de euros.
Este saldo conjuga um excedente de 100,5 milhões de euros no saldo corrente com um défice de 150 milhões de euros no saldo de capital.
A DGO relativiza estes números ao atribuir-lhes "reduzido significado", dadas as "especificidades que normalmente caracterizam o arranque da execução orçamental".
BolsaPt.com
Best disponibiliza fundos da Fidelity
16-2-2005 18:28
O Banco Best passou a disponibilizar, pela primeira vez em Portugal, os fundos da Fidelity, a maior sociedade gestora independente de fundos do mundo, que tem sob gestão 1.090 mil milhões de euros de um universo de 15 milhões de clientes, revelou a instituição.
"Os clientes do Banco Best passam assim a ter acesso a um vasto conjunto de novos fundos, 11 dos quais classificados com cinco estrelas pela agência internacional Morningstar", afirmou o banco em comunicado.
Enquanto entidade vocacionada para a gestão de activos financeiros, o Banco Best tem vindo a alargar de forma continuada a sua oferta de fundos, disponibilizando actualmente aos seus clientes mais de 220 fundos de investimento, de 16 sociedades gestoras nacionais e internacionais
BolsaPt.com
Desemprego sobe no último trimestre de 2004
16-2-2005 18:12
Álvaro Barreto disse hoje que a taxa de desemprego ficou próximo das previsões do Governo, devendo começar a descer a partir do segundo semestre deste ano.
Mediante os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego aumentou para 7,1 por cento no quarto trimestre de 2004, tendo atingido o valor mais elevado dos últimos seis anos.
Em termos de valores anuais, a taxa de desemprego passou de 6,3 por cento em 2003 para 6,7 por cento em 2004.
Para o ministro dos Assuntos Económicos, Álvaro Barreto, esta subida não contraria as previsões do Governo que, no Orçamento de Estado para 2004, estimaram um valor entre os 6,5 por cento e os 6,75 por cento anuais.
BolsaPt.com
Estado assina contrato com Steyr
16-2-2005 15:10
O Ministério da Defesa assinou terça-feira com o grupo Steyr-Daimler-Puch o contrato de fornecimento das novas viaturas blindadas de rodas do Exército e da Marinha, informou hoje à agência Lusa fonte oficial do ministério.
O contrato, assinado pelo director-geral de armamento do Ministério, Fernando Serafino, por delegação do ministro Paulo Portas, estima o fornecimento de 260 VBR 8x8, de 2006 e até 2009, com opção sobre mais 33 viaturas.
O grupo de origem austríaca terá ainda a prestar uma caução de 34 milhões de euros, 10 por cento do valor do contrato, como garantia do cumprimento das obrigações contratuais, nomeadamente características técnicas e os prazos de entrega.
BolsaPt.com
Ericsson Portugal obteve volume de negócios de 150 milhões de euros
16-2-2005 13:45
A Ericsson Portugal obteve, em 2004, um volume de negócios de 150 milhões de euros, o que reflecte um crescimento de 26% face ao ano anterior.
No primeiro semestre de 2004, a empresa tinha realizado um volume de negócios de 75 milhões.
Fátima Raimondi, administradora-delegada da Ericsson Portugal, afirmou que 2004 correu muito bem e o primeiro semestre foi particularmente bom – um momento que normalmente é mais parado que a segunda metade do ano – devido ao Euro 2004.
Em 2004, a empresa em Portugal ainda realizou o maior volume de negócios no segmento móvel, sendo 43% no GSM e 26% no UMTS. Os serviços profissionais representam já 30% do negócio da Ericsson Portugal que pretende reforçar esta componente.
Para 2005, a Ericsson Portugal pretende manter o crescimento de dois dígitos, pretendendo manter o desempenho nas redes móveis e crescer na rede fixa, que tem, nesta fase, um peso residual na actividade em Portugal.
BolsaPt.com
Optimus lança MMS para rede fixa
16-2-2005 13:10
A Optimus, operadora controlada pela Sonaecom, acaba de lançar o serviço de mensagens multimédia (MMS) para a rede fixa.
O envio de cada MMS custa 0,39 euros (com IVA), a qualquer hora, para qualquer destino nacional.
Com o lançamento de MMS da Optimus fica completa a interligação MMS entre a rede fixa da PT Comunicações e todos os operadores móveis nacionais, divulgou a Portugal Telecom.
BolsaPt.com
INE: Emprego nos Serviços cai 0,2%
16-2-2005 12:50
O emprego nos serviços registou uma quebra de 0,2% em Dezembro, quando comparado com igual período do ano anterior, tendo as remunerações pagas e a horas efectivamente trabalhadas aumentado 0,6% e 3,0%, respectivamente.
O emprego nos serviços diminui 0,2% em Dezembro, quando comparado com igual período do ano anterior, «mantendo a variação homóloga observada em Novembro».
A secção de «Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico» «foi a que mais influenciou o comportamento do índice agregado, com uma variação homóloga negativa de 1,6% e um contributo de 0,6 pontos percentuais negativos», explica o INE.
BolsaPt.com
INE: Emprego na Construção e Obras Públicas cai 3,8%
16-2-2005 12:25
O emprego e o volume de trabalho na construção e obras públicas diminuíram 3,8% e 2,7%, respectivamente, em Dezembro de 2004 face ao período homólogo, revelou o INE acrescentando que as remunerações cresceram 0,5%.
O volume de emprego na construção e obras públicas apresentou uma variação homóloga negativa de 3,8% em Dezembro de 2004, «tal como sucedeu ao longo de todo o ano. Relativamente ao mês anterior, o emprego diminuiu 0,5%, «mantendo a tendência negativa» dos últimos sete meses.
O volume de trabalho nas empresas do sector da construção registou uma variação homóloga negativa de 2,7%, uma taxa semelhante à verificada em Novembro (caiu 2,9%). Em relação ao mês anterior o número de horas trabalhadas diminuiu 6,1%, «mantendo a tendência» dos últimos seis meses, explica o comunicado.
BolsaPt.com
INE: Taxa de desemprego subiu para 7,1%
16-2-2005 11:55
Nos últimos três meses de 2004, a taxa de desemprego atingiu 7,1%, o valor mais elevado da actual série, iniciada em 1998. Em termos anuais, a taxa de desemprego passou de 6,3%, em 2003, para 6,7%, em 2004.
O INE anunciou que a taxa de desemprego apurada para o quarto trimestre de 2004 (7,1%) traduz um aumento de 0,6% relativamente ao mesmo período do ano anterior e de 0,3% quando comparada com o trimestre precedente. A média anual de 2004 apresenta um acréscimo de 0,4% face à média obtida para 2003.
A taxa de actividade no quarto trimestre de 2004 foi 52,4%, valor que se manteve relativamente estável face ao trimestre homólogo e anterior. A média anual deste indicador situou-se em 52,2% (52,3% em 2003).
BolsaPt.com
EUA: Construção de novas casas sobe 4,7%
16-2-2005 13:38
A construção de novas casas nos Estados Unidos subiu inesperadamente 4,7%, para um ajuste sazonal de 2,159 milhões, revelou o Departamento do Comércio.
Ete é o valor mais alto de novas construções em cerca de 21 anos. A construção de casas novas para uma só família subiu 2,7% para um recorde de 1,760 milhões, revelou o Governo.
A taxa de Dezembro foi revista em alta para 2,069 milhões contra os 2,004 milhões registados um mês antes. A maioria dos economistas esperaca um decréscimo no mês de Janeiro para os 1,93 milhões.
BolsaPt.com
Wall Street deve abrir «flat»
16-2-2005 13:35
Com os investidores expectantes quanto às declarações do presidente da Reserva Federal no Congresso, onde vai dar indicações do estado da economia norte-americana, espera-se que os principais índices norte-americanos abram sem tendência definida.
BolsaPt.com
Lucro da Coca-cola cresce 30%
16-2-2005 13:25
A maior companhia de refrigerantes do mundo anunciou que o seu resultado líquido nos últimos três meses de 2004 totalizou 1,2 mil milhões de dólares, o que representa um crescimento de 30% face aos 927 milhões de dólares obtidos no ano anterior.
A empresa norte-americana adiantou ainda que as vendas aumentaram 1,6% para os 5,26 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], LionHeart, Mmmartins, Musus, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 216 visitantes