Caldeirão da Bolsa

Off topic - Comissões BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Penso que não é bem assim.....mas se for

por artista_ » 20/3/2005 16:50

Alexandre7ias Escreveu:...situações e empresas existe uma norma cada vez mais usual QUEM NÂO RECLAMA NÂO MAMA. Bons negocios

Sim Alexandre isso é verdade, mas quem faz "depósitos quase tosdos os dias" tem com certeza mecanismos de pressão que outros clientes não têm...

Já agora, não estão em causa juros (isso nunca me cobraram) mas sim uma comissão de descoberto!! e já chegámos à conclusão que dinheiro fica sempre disponível, o problema é que só "é nosso" no dia útilo seguinte!!! :(

cps

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Dica

por artista_ » 20/3/2005 16:45

vmrs Escreveu:...mas se estiveres alerta eles ficam a xuxar no dedo, se a tua conta fizer um descoberto durante o mês, (tens que estar atento às datas valor) só tens que fazer uma transferência de todo o saldo no ultimo dia util do mês para outra conta, antes das 15H. mas tem de ser até ao centimo, caso contrário tiram como comissão o que deixares mesmo que sejam 50 centimos. Como uma comissão de descoberto não pode gerar por si um descoberto essa comissão só entra uma vez, há dinheiro, cobram, não há dinheiro, não cobram.

Sim senhor, aqui temos algo de muito interessante, sempre pensei que se não tivesse lá o valor da comissão eles me voltariam a cobrar a comissão no mês seguinte!!!! :wink: :wink: se é como dizes já os tinha deixado a xuxar no dedo duas ou três vezes... :lol: :lol: :lol:

Acho que vou "arranjar" um descoberto só para experimentar o teu estratagema... vamos lá ver se não me dou mal!?

1 abraço

Penso que não é bem assim.....mas se for

por alexandre7ias » 20/3/2005 6:11

Sou utilizador de uma conta no BCP, e quase todos os dias(Uteis) faço depositos, sempre que os faço confirmo se ficam disponiveis no saldo, e tenho sempre a informação que sim, no entanto no dia que não seja, da mesma forma que faço o deposito tambem fecho a conta de imediato. Em relação ao facto de cobrarem juros quando a conta fica a descoberto, se isso acontece a alguns sugiro que liguem para o banco e digam que vão deixar de utilizar os cartões de credito e estão mesmo a pensar fechar a conta, e podem ter a certeza que a mesma e restituida. Aprendi a pouco tempo que em todo o tipo de situações e empresas existe uma norma cada vez mais usual QUEM NÂO RECLAMA NÂO MAMA. Bons negocios
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Dica

por vmrs » 20/3/2005 1:55

Já usei o Provedor do cliente, por mail e por telefone, existe uma primeira linha de atendimento que ouve a queixa e dá-me a impressão que ela só avança para uma segunda se o assunto fôr algo que possa comprometer o próprio banco, ficando portanto a sensação de que existe mais para se proteger a si própria do que para proteger o cliente. As comissões de descoberto é um grande negócio para o Millennium, que usa e abusa dessa situação mas se estiveres alerta eles ficam a xuxar no dedo, se a tua conta fizer um descoberto durante o mês, (tens que estar atento às datas valor) só tens que fazer uma transferência de todo o saldo no ultimo dia util do mês para outra conta, antes das 15H. mas tem de ser até ao centimo, caso contrário tiram como comissão o que deixares mesmo que sejam 50 centimos. Como uma comissão de descoberto não pode gerar por si um descoberto essa comissão só entra uma vez, há dinheiro, cobram, não há dinheiro, não cobram.

Registado: 22/7/2003 15:47

por artista_ » 18/3/2005 20:07

subi este tópico só para deixar aqui uma conclusão para quem mantiver interesse neste assunto...

Troquei alguns mails com alguém do Banco de Portugal e parece que as comissões que o Millennium cobra não são ilegais, já que esse tipo de taxas é da responsabilidade de cada instituição financeira! No entanto aconselharam-me a fazer uma exposição ao banco mostrando o meu descontentamento sobretudo tendo em conta que os outros bancos têm procedimentos diferentes e menos penalizadores...

Já antes dos mails que enviei para o BP tinha utilizado pela primeira vez o serviço "provedor do cliente" apresentando uma exposição do género da que me foi aconselhada no BP, até hoje ainda não tive qualquer resposta, e já lá vai mais de 1 mês...

Já alguém usou este "provedor do Cliente"?

Bom fim-de-semana para todos

Re: Mais uma do millenium!

por artista_ » 13/2/2005 13:55

maya Escreveu: Hoje, Sabado, (fim de semana) já tinha sido tirado todo o cash disponível na conta, e a data que aparece no recibo do multibanco desse dia (como sendo a da saida do valor correspondente à prestação é a de segunda... (notem que a data do recibo multibanco é de sabado!)

Bem essa situação para mim já é novidade, penso que nunca me sucedeu, se não se tratou de um erro qualquer estamos mal...

Ainda me lembra dos tempos em que era cliente do Banco7, belos tempos... :lol: :lol: :lol:

Re: Mais uma do millenium!

por artista_ » 13/2/2005 13:46

maya Escreveu:Não tenho a certeza se foi aplicada multa, (foi um familiar e eu so estive presente quando o cartão multibanco começou a stressar! Tendo visto o recibo multibanco etc.)

A referida comissão só é aplicada na "viragem" do mês... não sei se é de propósito, pois quem como eu utiliza a net para aceder ás contas, nem dá por isso pois o dinheiro é retirado no final do mês e a partir daí, se fizermos uma consulta normal aos movimentos, já não nos aparece a cobrança dessa comissão que já pertence ao mês anterior!! para a vermos temos de consultar o extrato que enviam (pouca gente o faz, eu tb não) ou alterar as datas de pesquisa de movimentos...

cps

Mais uma do millenium!

por maya » 12/2/2005 21:51

A prestação vencia segunda (ou terça-feira)... (depois do fim de semana!)

Hoje, Sabado, (fim de semana) já tinha sido tirado todo o cash disponível na conta, e a data que aparece no recibo do multibanco desse dia (como sendo a da saida do valor correspondente à prestação é a de segunda... (notem que a data do recibo multibanco é de sabado!)

Entretanto claro que a conta ficou a zeros, com saldo negativo, e multibanco inutilizado esse fim de semana!

Não tenho a certeza se foi aplicada multa, (foi um familiar e eu so estive presente quando o cartão multibanco começou a stressar! Tendo visto o recibo multibanco etc.)

Estive quase para fazer uma queixa ao Banco de Portugal! (e à Deco).

Não se admite!
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

por artista_ » 12/2/2005 20:44

Guest Escreveu: Quanto à cobrança de juros/comissão de descoberto é evidente que, nesta situação, também não concordo mas penso que não é isso que está em discussão....

Também é isso que está em discussão...

Relativamente aos depósitos em ATM é claro que o dinheiro não poderia ficar logo disponível, não era preciso dar-me exemplos (você até parece que está um pouco chateado com isto?!!! não é preciso, só estamos a conversar! :) ) eu mesmo os referi nessa situação, julgava que tinha feito depósitos no balcão mas talvez não, e ainda ssim não tenho a certeza mas é lógico que assim tenha sido...

valves Escreveu:Pelos vistos no dia em que depositamos o nosso dinheirinho na nossa conta não é nosso pois apesar de estar disponivel se o utilizarmos temos que pagar uma taxa de descoberto bancario

Pois no primeiro dia é deles, e no segundo, terceiro e quarto, se for Sábado, Domingo ou feriado também!!!
e mesmo que seja apenas 1 euro de descoberto levas com 7,5 euros de comissão :cry: :cry: :cry:

Imagina que tens 300 euros na conta mas nesse dia tens de pagar ao banco uma prestação de um crédito de 301 euros, até podes depositar 1 milhão de euros em numerário que eles vão-te cobrar a comissão... pior a mesma situação mas a prestação só cai dois dias depois só que é uma sexta-feira e o dia da prestação cair é Domingo, levas logo com os 7,5!!!! :x :x :x :x

1 abraço

por valves » 12/2/2005 19:56

[b]É apenas normal que um depósito feito ao balcão em dinheiro fique imediatamente disponível, inclusivamente nas ATM. Se algum banco não o faz isso deveria ser motivo de protesto enérgico e formal - afinal de quem é o dinheiro? -

Pelos vistos no dia em que depositamos o nosso dinheirinho na nossa conta não é nosso pois apesar de estar disponivel se o utilizarmos temos que pagar uma taxa de descoberto bancario sendo que a amortização desse emprestimo se dará no dia em que ocorre o saldo valor :

Exemplo

Eu deposito em Cash 1000 Euros se por qualquer motivo precisar de fazer nesse mesmo dia um pagamento de 500 Euros no dia em que ocorrer o saldo valor já só é creditado na conta os 500 Euros que eu não utilizei descontado os juro de descoberto bancario sobre um dinheiro que afinal no dia de deposito o banco não o considerou como meu enfim um rouco

Assim é facil ser banqueiro são os chamados banqueiros das comissões bancárias é por isso que eles se podem dar ao luxo de ter milhares de pessoas que não justificam aquilo que ganham ao mês inclusive administradores

Cumpts

Vasco

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Guest » 12/2/2005 19:55

Caro Artista,
Vou voltar à questão embora tenha prometido não intervir mais neste tópico.
Efectivamente, depositos em ATM, embora o saldo seja afectado, o mesmo não fica disponivel sem o fecho contabilistico da referida máquina. Aí ir-se-á verificar se a quantia indicada como deposito está correcta e então far-se-á a disponibilização. Imagine que um fulano qualquer chegava à ATM, indicava como deposito 1.000 euros e não os punha lá....percebe???? nesse caso, como disse só com a supervisão da ATM se disponibiliza o saldo na conta do cliente.
Quanto à cobrança de juros/comissão de descoberto é evidente que, nesta situação, também não concordo mas penso que não é isso que está em discussão....

Amigo JAS, para si também tenho qualquer coisa a dizer.
Se o amigo fez deposito de valores (cheques BCP) é claro que o saldo lhe fica logo disponivel porque assim como é feito o deposito é automaticamente lançado o cheque na conta do seu sacador (mesma instituição/Grupo)
Já isso não se verificaria se, mesmo sendo o cheque da mesma Instituição/Grupo, o mesmo não tivesse provisão...
Com cheques de outras Instituições, claro,há que dar tempo de o cheque ir à compensação efectuar-se a cobrança/ou devolução (caso de falta de provisão)
Abraços.
Guest

por MrRoyalFlush_CALD » 12/2/2005 19:41

Boas para todos.
Efectivamente posso garantir que se for efectuado um depósito em numerário directamente no caixa, o valor fica IMEDIATAMENTE DISPONÍVEL, assumindo, no entanto, a data do dia útil imediatamente seguinte. Ou seja se depositar numerário no caixa, pode, no minuto seguinte, ir a uma qualquer ATM e levantar um qualquer valor do depósito que fez anteriormente, pagando no entanto no final do mês uma comissão de descoberto no valor de 7,50€.
Outra situação diferente é se o depósito for efectuado numa ATM. Neste caso o valor apenas fica disponivel após conferência do valor (como é óbvio). Em termos práticos se for efectuado um depósito numa ATM às 18 horas de sexta-feira, mesmo que este seja de numerário, e como o Banco está encerrado ao fim de semana, esse depósito só será confirmado na segunda-feira, pelo que o valor só ficará disponível nesse dia.
É assim que funciona e não há margem para dúvidas.
Cumps para todos
Royal Flush ... Alguém tem mais alto?

Registado: 12/2/2005 19:15

Re: Re

por Flying Turtle » 12/2/2005 19:30

artista Escreveu:Estive a pensar melhor e talvez tenha feito alguma confusão em relação à disponibilidade, sinceramente já não me consigo lembrar ao certo...a questão prende-se com o facto de fazer quase sempre depósitos em caixas ATM e talvez daí decorra o facto de o dinheiro não ficar imediactamente disponível??!

Sim artista, nesse caso é absolutamente natural a disponibilidade só se verificar no dia útil seguinte, referi isso mais acima :wink:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Re: Re

por artista_ » 12/2/2005 18:54

Estive a pensar melhor e talvez tenha feito alguma confusão em relação à disponibilidade, sinceramente já não me consigo lembrar ao certo...a questão prende-se com o facto de fazer quase sempre depósitos em caixas ATM e talvez daí decorra o facto de o dinheiro não ficar imediactamente disponível??!

Quanto à comissão não tenho dúvidas estive a consultar os movimentos da conta e já la tenho mais que uma comissão de descoberto!!! os pagamentos de água, electricidade, etc já estão todos a ir para a CGD...

bom fds para todos

Re

por JAS » 12/2/2005 18:06

Não acho que o grupo BCP tenha alguma coisa de diferente dos outros bancos...

Uma coisa é saldo disponível outra coisa é saldo contabilístico.

Se o saldo disponível estiver positivo, e ele é alterado de imediato com qualquer depósito em numerário ou cheque do grupo BCP, o saldo pode ser logo movimentado.
Neste caso se o saldo contabilístico ainda estiver negativo são cobrados juros.

Ainda ontem fiz um depósito de cheques BCP no AB7, sem ter dado qualquer indicação ao caixa, e quando cheguei a casa já estavam no disponível.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por artista_ » 12/2/2005 17:00

Flying Turtle Escreveu:Peço desculpa a alguns dos anteriores participantes mas parece-me que continuam a confundir data de disponibilidade com data valor. É apenas normal que um depósito feito ao balcão em dinheiro fique imediatamente disponível, inclusivamente nas ATM. Se algum banco não o faz isso deveria ser motivo de protesto enérgico e formal - afinal de quem é o dinheiro? - Mas isso não quer dizer que a data valor do depósito não seja a do dia útil seguinte, caso em que, existindo disponibilidade imediata, não deixa de poder ocorrer um descoberto contabilístico, eventualmente originador de comissão e/ou juro de descoberto.

Ora a discussão deve centrar-se na data valor e não na dada de disponibilidade, acho que é aqui que de facto está o problema. Eu continuo a dizer que estou convicto de que o AB7 considera data valor no próprio dia nas situações que anteriormente indiquei. Mas aceito que possam ter mudado essa regra recentemente porque, como também já disse, já há muito que não faço um depósito em numerário ao balcão.

Um abraço
FT

FT, parece-me que já não há nenhuma confusão, é um facto que actualmente (à quatro anos atrás não era assim de certeza) o BCP não disponibiliza no próprio dia o dinheiro depositado em numerário... quanto à data valor também é certo que o BCP considera o dia útil seguinte e cobra uma "comissão de descoberto" de 7,5 euros sempre que na data valor o saldo fique negativo...

Quem está bem ou mal não sei mas a CGD não cobra esta comissão porque se assim fosse já várias vezes ma teria cobrado. Ainda ontem, sexta-feira, fiz um depósito em numerário e no mesmo dia utilizei grande parte desse dinheiro para fazer uma transferência e pagamentos, se fosse no BCP, nem me teriam deixado utilizar o dinheiro e cobrariam-me a referida comissão se entretanto caísse algum pagamento, (mesmo que o saldo valor fique negativo eles pagam-me tudo o que cair na conta, seja despesas de água, luz, prestações de créditos, ou mesmo cheques, não me deixam é levantar ou fazer pagamentos ou transferências com esse cash)!

Resumindo são dois os problemas, primeiro é o da disponibilidade imediacta de depósitos em numerário, que no BCP é para esquecer, e depois é o da comissão que pelos vistos só o BCP cobra, pelo menos a CGD não cobra!!!

Re: BPI

por xiko » 12/2/2005 16:44

RSuave Escreveu:Tenho conta no BPI e ainda hoje fiz um depósito em numerário.
Posso confirmar que a mesma quantia ficou de imediato disponível. Isto porque o depósito foi em dinheiro.

Cptos
mas ve que ei com data valor do dia util seguinte...abre os olhos....data valor pra pagares as tais ,broas,
xiko

por Flying Turtle » 12/2/2005 11:34

Peço desculpa a alguns dos anteriores participantes mas parece-me que continuam a confundir data de disponibilidade com data valor. É apenas normal que um depósito feito ao balcão em dinheiro fique imediatamente disponível, inclusivamente nas ATM. Se algum banco não o faz isso deveria ser motivo de protesto enérgico e formal - afinal de quem é o dinheiro? - Mas isso não quer dizer que a data valor do depósito não seja a do dia útil seguinte, caso em que, existindo disponibilidade imediata, não deixa de poder ocorrer um descoberto contabilístico, eventualmente originador de comissão e/ou juro de descoberto.

Ora a discussão deve centrar-se na data valor e não na dada de disponibilidade, acho que é aqui que de facto está o problema. Eu continuo a dizer que estou convicto de que o AB7 considera data valor no próprio dia nas situações que anteriormente indiquei. Mas aceito que possam ter mudado essa regra recentemente porque, como também já disse, já há muito que não faço um depósito em numerário ao balcão.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

no BES a data valor é sempre D+1

por Garfield » 12/2/2005 1:24

olá a todos,

posso confirmar por experiencia propria que no BES mesmo tratando se de depositos em numerario ao balcão e mesmo sendo antes do almoço ( pormenor por vezes tido em conta em algumas agencias ) é sempre atribuida uma data valor do dia UTIL seguinte.

Ora com base nisto acontece-me o mesmo que ao "artista", ou seja, se eu fizer um deposito na sexta de manha em numerario e nao tiver saldo na conta bem posso passar o fim de semana em casa porque só na segunda feira vou ter saldo para poder pagar despesas ou levantar dinheiro.

Dizem que sao as regras do Banco de Portugal, até podem ser mas aproveito para deixar aqui expressa a minha discordancia com elas.

Abraço

Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por scpnuno » 12/2/2005 1:06

Bem, com o Millennium aconteceu-me o ridiculo de fazer um deposito de manhã em numerário, de tarde não fizeram um pagamento por insuficiencia de saldo. Perante o meu protesto (devo confessar que foi bastante ruidoso, até me aparecer o gerente) a alegação foi que eu tinha feito o deposito noutra agencia. A 2 kms de distancia. Se o dinheiro tivesse vindo a pé, tinha tido tempo de chegar. O tal gerente acabou por reconhecer o erro, e enviou um pedido de desculpa/esclarecimento á entidade a quem tinham recusado o pagamento. Felizmente, não era nada grave, tipo finanças. Mas aconteceu. Na CGD, o crédito é imediato.

Registado: 6/11/2004 17:26

BPI

por RSuave » 12/2/2005 0:28

Tenho conta no BPI e ainda hoje fiz um depósito em numerário.
Posso confirmar que a mesma quantia ficou de imediato disponível. Isto porque o depósito foi em dinheiro.

Cptos
RSuave

Pois é devem ter-se alterado

por TraderAT » 11/2/2005 20:44

:? Infelizmente para nós clientes parece realmente que alteraram...sou também cliente do BCP, e posso realmente aqui confirmar aquilo que o Artista disse:
Se fizer um depósito em numerário num determinado dia, só poderá dispor desse mesmo capital, para uma tranferência por exemplo, no dia D+1. Estou obviamente a referir-me a dias uteis.

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Guest » 11/2/2005 20:38

Não discuto. O artista trabalha com eles há 12 anos lá saberá como o tratam....
Quero apenas esclarecer 2 coisas:
-Quando referi "dia seguinte" evidentemente estava a referir-me a dia útil.
-A outra coisa que quero esclarecer é que trabalhei num banco do Grupo BCP durante 30 anos (trinta) e sempre foi como eu disse. Estou reformado há 4 anos, possivelmente as coisas alteraram....
Abraço
Guest

por artista_ » 11/2/2005 20:24

Guest Escreveu:Amigo artista,
Não confundamos.....
Uma coisa é saldo disponivel
Outra coisa é data valor
Se o meu amigo depositar hoje em cash, o saldo fica disponivel na sua conta quer para transfª. ou levantamentos em ATM o que já não acontece se depositar valores que esses só ficam disponivel depois do prazo considerado para boa cobrança....
Isso, como disse não invalida que qq deposito em cash ou VC's leve a data-valor do dia seguinte.
Isto quer dizer que só "conta" a partir do dia seguinte. Qualquer levantamento no próprio dita é considerado descoberto e sujeito às referidas taxas.
Como Pedras11 bem disse, são normas do BP
Abraço.

Desculpe mas está enganado... se eu não tiver dinheiro na conta e fizer hoje um depósito em numerário no Millennium só na segunda feira é que posso usar esse mesmo dinheiro para fazer uma transferência, um levantamento em ATM ou mesmo um pagamento qualquer!!!! isto posso-lhe garantir que é o que actualmente acontece no Millennium BCP! não quer dizer que tenha sido sempre assim, eu já lá tenho conta há mais de 12 anos e isto é recente mas que na minha conta é assim isso tenho a certeza...

Além disso a data valor que eles consideram não é a do "dia seguinte", é a do "dia útil seguinte"...

Quanto ás normas do banco de portugal, reafirmo, se é realmente assim, parece-me "roubo" ao consumidor (e parece-me lógico que seja o mais pequeno que tem tendênica a cair mais neste tipo de situações)...se eu lá meto cash hoje porque é que só deve contar amanhã???!!!

cps

por Guest » 11/2/2005 20:00

Amigo artista,
Não confundamos.....
Uma coisa é saldo disponivel
Outra coisa é data valor
Se o meu amigo depositar hoje em cash, o saldo fica disponivel na sua conta quer para transfª. ou levantamentos em ATM o que já não acontece se depositar valores que esses só ficam disponivel depois do prazo considerado para boa cobrança....
Isso, como disse não invalida que qq deposito em cash ou VC's leve a data-valor do dia seguinte.
Isto quer dizer que só "conta" a partir do dia seguinte. Qualquer levantamento no próprio dita é considerado descoberto e sujeito às referidas taxas.
Como Pedras11 bem disse, são normas do BP
Abraço.
Guest

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Candelstick, Google [Bot], Goya777, Hawk66, malakas, Mavericks7, Mr.Warrior, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, SalvaFP, SerCyc, smog63, tami, trilhos2006, Xacal, yggy, zulu404 e 976 visitantes