JM - Marco António
14 mensagens
|Página 1 de 1
Julgo que a tradução mais adequada para 'pennant' é bandeirola, e não pendão, pelas razões que anteriormente apontei.
De qualquer das formas, bandeiras ou bandeirolas são paragens muito curtas numa tendência bem definida que depois é retomada de forma rápida e inequívoca.
Ora, a meu ver na JMT não havia tendência bem definida (o título tinha acabado de sair de uma lateralização de quase dois meses junto à resistência dos 10E), e a paragem ou consolidação não foi curta (em termos relativos), pois durou 3 semanas. Consequentemente, a retoma da tendência anterior não está a ser rápida nem inequívoca. Houve quase como que um 'esquecimento' por parte do mercado da anterior tendência. A partir daqui, e como já disse, estamos num movimento novo não relacionável com o anterior como pressupõe a existência de uma bandeirola.
O máximo que se poderá considerar haver aqui é um triângulo (muito disfarçado), mas a projecção destes não tem nada a ver com a das bandeiras ou bandeirolas. É, isso sim, idêntica à de um rectângulo.
Mais ainda, as bandeiras e bandeirolas são sintomáticas de movimentos rápidos do mercado. É isto que se está a passar na JMT?
Não estou a dizer que a JMT está tecnicamente mal, embora esteja sobrecomprada e as velas dos últimos dias não sejam famosas.
Aquilo que critico é estar-se à espera de ser atingido o objectivo de um padrão que não existiu. Nos próximos dias ela até pode chegar aos 11,xxE, mas isso não pode ser justificado tecnicamente pela existência de uma bandeirola.
De qualquer das formas, bandeiras ou bandeirolas são paragens muito curtas numa tendência bem definida que depois é retomada de forma rápida e inequívoca.
Ora, a meu ver na JMT não havia tendência bem definida (o título tinha acabado de sair de uma lateralização de quase dois meses junto à resistência dos 10E), e a paragem ou consolidação não foi curta (em termos relativos), pois durou 3 semanas. Consequentemente, a retoma da tendência anterior não está a ser rápida nem inequívoca. Houve quase como que um 'esquecimento' por parte do mercado da anterior tendência. A partir daqui, e como já disse, estamos num movimento novo não relacionável com o anterior como pressupõe a existência de uma bandeirola.
O máximo que se poderá considerar haver aqui é um triângulo (muito disfarçado), mas a projecção destes não tem nada a ver com a das bandeiras ou bandeirolas. É, isso sim, idêntica à de um rectângulo.
Mais ainda, as bandeiras e bandeirolas são sintomáticas de movimentos rápidos do mercado. É isto que se está a passar na JMT?
Não estou a dizer que a JMT está tecnicamente mal, embora esteja sobrecomprada e as velas dos últimos dias não sejam famosas.
Aquilo que critico é estar-se à espera de ser atingido o objectivo de um padrão que não existiu. Nos próximos dias ela até pode chegar aos 11,xxE, mas isso não pode ser justificado tecnicamente pela existência de uma bandeirola.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Touro, como toda a gente sabe, o termo «pendão» é utilizado para o Pennant (os brasileiros usam também o termo flámula mas esse termo não é usado por cá) e «bandeira» para a flag.
Os padrões são muito parecidos entre si mas não vou mais uma vez dissecar as diferenças e semelhanças entre uns e outros. Ainda há bem pouco tempo o fiz!...
Os padrões são muito parecidos entre si mas não vou mais uma vez dissecar as diferenças e semelhanças entre uns e outros. Ainda há bem pouco tempo o fiz!...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Touro Escreveu:Marco, tu estás a meter no mesmo saco a falha de padrões que foram perfeitamente identificados por estarem reunidos todos os critérios técnicos de aplicação e, 'supostas' falhas de padrões que eventualmente não existiram por não estarem reunidas as condições de aplicabilidade dos mesmos. São coisas diferentes e têm de ser separadas.
Neste caso estão reunidas todas as condições de aplicabilidade.
O unico argumento que se podería utilizar era o de não ter funcionado em pleno mas esse não tem qualquer valor como argumento para avaliar um caso isolado.
Touro Escreveu:Como oportunamente tive oportunidade de referir, na JMT julgo que nunca poderia ter sido considerada uma bandeira de alta, pois não estavam reunidos os critérios para tal.
Não se trata de uma bandeira de alta, trata-se de um pendão de alta.
E a JMT está a formar possivelmente um segundo na segunda leg (o que ocorre com alguma frequência).
Touro Escreveu:a amplitude (altura) da suposta bandeira é da mesma ordem de grandeza da do mastro. Trata-se de uma bandeira 'rastejante'?
Bem, eu não sei onde estás a tirar as medidas mas o pendão tem menos de metade da amplitude do mastro. Perfeitamente normal!
Touro Escreveu:a consolidação não foi contra a tendência precedente
Nem tem de ser!
A consolidação do pendão é tal e qual deve ser a consolidação de um pendão.
Touro Escreveu:a consolidação durou 15 sessões (3 semanas!), por comparação com um mastro formado por duas sessões.
Mais uma vez, não sei onde estás a tirar as medidas. Eu conto 10 sessões no movimento de alta, ao todo!
E a duração quer do movimento quer da consolidação está dentro dos tempos considerados... ideais!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco, tu estás a meter no mesmo saco a falha de padrões que foram perfeitamente identificados por estarem reunidos todos os critérios técnicos de aplicação e, 'supostas' falhas de padrões que eventualmente não existiram por não estarem reunidas as condições de aplicabilidade dos mesmos. São coisas diferentes e têm de ser separadas.
E quando eu me refiro a tirar lições à posteriori, estou a referir-me naturalmente ao segundo caso, que julgo ser o que está a acontecer na JMT.
Como oportunamente tive oportunidade de referir, na JMT julgo que nunca poderia ter sido considerada uma bandeira de alta, pois não estavam reunidos os critérios para tal.
Se repararmos bem:
a amplitude (altura) da suposta bandeira é da mesma ordem de grandeza da do mastro. Trata-se de uma bandeira 'rastejante'?
a consolidação não foi contra a tendência precedente
a consolidação durou 15 sessões (3 semanas!), por comparação com um mastro formado por duas sessões. O que permite concluir tratar-se de dois movimentos distintos não relacionáveis e por isso fora da filosofia da bandeira, que recordo ser uma pequena pausa no movimento de alta.
Aquilo que defendi, e defendo para já, para a JMT é um rectângulo. Coisa que aliás a JMT há muito já nos habituou. O título tem vindo sistematicamente a negociar em rectângulos.
E quando eu me refiro a tirar lições à posteriori, estou a referir-me naturalmente ao segundo caso, que julgo ser o que está a acontecer na JMT.
Como oportunamente tive oportunidade de referir, na JMT julgo que nunca poderia ter sido considerada uma bandeira de alta, pois não estavam reunidos os critérios para tal.
Se repararmos bem:
Aquilo que defendi, e defendo para já, para a JMT é um rectângulo. Coisa que aliás a JMT há muito já nos habituou. O título tem vindo sistematicamente a negociar em rectângulos.
Cumprimentos,
Touro
Touro
Touro Escreveu:Decidir à posteriori se o padrão existe ou não nunca foi boa política.
Discordo. Serve para vermos se estávamos certos ou errados na altura de o ter considerado. E isso serve para que não venhamos a cometer o mesmo erro no futuro.
No futuro só poderás fazer a mesma análise à posteriori. À priori, nunca sabemos se o padrão vai resultar ou não.
O padrão mais perfeito do mundo pode não resultar, é algo que é de todo o interesse ignorar dado que se trata de uma tremenda falácia decidir à posteriori se o padrão era ou não era... e um erro muito comum também.
Se as condições estão reunidas e o padrão falhou (neste caso nem sabemos se falhou e se falhar será apenas parcialmente pois já fez metade do que tinha a fazer) então ficamos apenas a saber que este foi um dos inevitaveis casos em que o padrão não resultou.
Além do mais é bastante evidente neste caso que estamos perante um pendão de alta (bastante óbvio mesmo). Agora, se ele se vai completar em plenitude ou não, é o risco inerente dos mercados.
Nas últimas semanas identifiquei um punhado de situações destas. Todas resultaram em pleno. Neste caso não está a resultar em pleno (até ao momento).
Vou agora dizer que não é um pendão por isso? E os outros já são porque resultaram?
Além desse tipo de análise à posteriori de nada servir, é uma falácia pois os padrões não funcionam todos, alguns falham mesmo e isso é inevitável!
Não nos serve de absolutamente nada seleccionarmos um conjunto de situações que funcionaram a 100% no passado dizendo que apenas esses eram o padrão xis e que os outros foram idenficações iniciais incorrectas. Esse caminho não leva obviamente a lado nenhum...
Decidir à posteriori se o padrão existe ou não nunca foi boa política.
Discordo. Serve para vermos se estávamos certos ou errados na altura de o ter considerado. E isso serve para que não venhamos a cometer o mesmo erro no futuro.
Cumprimentos,
Touro
Touro
Até porque o padrão já fez a maior parte do que tinha de fazer.
Está na segunda perna, que poderá ainda de qq das formas completar.
Dado que está a fazer uma nova consolidação mais pequena, existe a possibilidade (é algo que ocorre com alguma frequência) a segunda leg vir a ser também ela um pendão de alta mais pequeno.
Está na segunda perna, que poderá ainda de qq das formas completar.
Dado que está a fazer uma nova consolidação mais pequena, existe a possibilidade (é algo que ocorre com alguma frequência) a segunda leg vir a ser também ela um pendão de alta mais pequeno.
- Anexos
-
- JMT-20050210a.png (19.52 KiB) Visualizado 875 vezes
Não, porque haver já houve.
Agora a questão é saber se atinge o target ou não (nem todos os padrões resultam a 100%).
Decidir à posteriori se o padrão existe ou não nunca foi boa política. Para além de não servir de nada dado que não fazem trades à posteriori, por essa ordem de ideias a fiabilidade de qualquer padrãos sería de... 100%!
Agora a questão é saber se atinge o target ou não (nem todos os padrões resultam a 100%).
Decidir à posteriori se o padrão existe ou não nunca foi boa política. Para além de não servir de nada dado que não fazem trades à posteriori, por essa ordem de ideias a fiabilidade de qualquer padrãos sería de... 100%!
MSM, tal como o AA referiu, o target ainda não foi atingido (encontra-se pelos 11.20€) e ainda é passível de ser atingido, claro.
Re: JM - Marco António
MSM Escreveu:Gostaria de saber se pensa que o padrão que tinha referido anteriormente já terminou ou se pensa que ainda não. Julgo que o target não foi atingido mas não tenho a certeza.
Desde já agradeço,
O Target situa-se acima dos 11,20 e diria que esse objectivo mantém-se, por enquanto, absolutamente válido.
Cps
AA
- Registado: 6/11/2002 0:37
JM - Marco António
Gostaria de saber se pensa que o padrão que tinha referido anteriormente já terminou ou se pensa que ainda não. Julgo que o target não foi atingido mas não tenho a certeza.
Desde já agradeço,
Desde já agradeço,
-
MSM
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustobb_69, As_paus , bpcolaco, Burbano, cali010201, Ferreiratrade, JorgeLima73, mjcsreis, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, PMP69, rg7803, SalvaFP, yggy e 217 visitantes