Noticias de 9 de Fevereiro de 2005
EUA fecham em queda
9-2-2005 20:54
Os mercados norte-americanos fecharam em terreno negativo, à medida que a subida da HP falhou em ensombrar os receios sobre um abrandamento do crescimento dos lucros nas empresas. A HP somou 6,90 por cento.
Os títulos das tecnológicas lideraram as descidas, depois da Cisco Systems Inc. ter previsto as vendas mais baixas dos últimos seis trimestres. Esta recuou 3,34 por cento.
O índice dos inventários grossistas subiram 0,4 por cento em Dezembro, anunciou hoje o Departamento do Comércio. Os economistas esperavam uma subida de 0,9 por cento, ficando este valor abaixo das suas previsões.
As seguradoras avançaram durante a sessão. A American International Group Inc. cresceu 2,33 por cento, depois de dizer que o seu lucro de quarto trimester excedeu as estimativas dos economistas, passando para 1,17 dólares por acção.
O Dow Jones fechou a deslizar 0,56 por cento e o Nasdaq a tombar 1,64 por cento.
BolsaPt.com
Rio Tinto penaliza Europa
9-2-2005 17:44
Os principais índices europeus fecharam a sessão em terreno negativo, com os títulos das empresas de mineração a liderarem as perdas, depois do Morgan Stanley ter aconselhado os investidores a não aumentarem as suas posições na Rio Tinto.
De acordo com os analistas, "as acções estão caras. Os mercados atingiram ontem máximos de três anos e os investidores estão a aproveitar para realizarem mais-valias".
Assim, a Rio Tinto caiu 1,4 por cento.
Deste modo, o FTSE deslizou 0,10 por cento; o MIB desceu 0,23 por cento; o CAC recuou 0,28 por cento; o Ibex caiu 0,30 por cento; e o Dax perdeu 0,42 por cento.
BolsaPt.com
Brisa e Pararede levam PSI-20 ao vermelho
9-2-2005 16:45
A Euronext Lisboa cedeu ao sentimento negativo verificado ao longo da manhã nas principais congéneres europeias. O índice PSI20 fechou a perder 0,24% para os 8.069,57 pontos, num dia em que a Impresa e a Media Capital a fixarem novos máximos.
A Impresa bateu novo máximo desde Abril de 2001 nos 6,10 euros, mas acabou por fechar a perder 0,33% para os 6,03 euros. A Media Capital fixou novo máximo histórico nos 5,55 euros e terminou a ganhar 0,55% para os 5,53 euros.
Nos «pesos-pesados», A EDP e o BCP terminaram a sessão inalterados nos 2,29 euros e 2,11 euros, respectivamente. A Portugal Telecom desvalorizou 0,82% para os 9,65 euros.
A Pararede liderou as quedas ao descer 2,38% para os 0,41 euros. Esta descida acaba por ser uma compensação da subida das últimas sessões, valorização essa que assentou, segundo um analista, numa «sobre-valorização das potencialidades do papel».
A Brisa caiu 1,26% para os 7,07 euros.
Nos ganhos o destaque vai para o BPI que valorizou 0,96% para os 3,17%.
Dos vinte títulos que compõem o PSI-20, cinco subiram de cotação, dez desceram e cinco fecharam inalterados.
BolsaPt.com
Alcatel lidera projecto europeu para comunicações no sector dos transportes
9-2-2005 20:8
A Alcatel informou hoje que vai coordenar o projecto europeu de investigação e desenvolvimento MOWGLY (Mobile Wideband Global Link System), que tem por objectivo o fornecimento de comunicações em banda larga ao sector dos transportes.
Este projecto foi lançado a 1 de Janeiro, agrupa 14 parceiros num consórcio internacional e visa o estabelecimento de normas de fornecimento de acessos de comunicações em banda larga aos utilizadores de transportes aéreos, ferroviários e marítimos.
BolsaPt.com
Fujitsu passa para Sharp desenvolvimento e fabrico de ecrãs LCD
9-2-2005 19:20
A Fujitsu fez um acordo com a Sharp para transferir para esta última as actividades de desenvolvimento, fabrico e comercialização de ecrãs planos LCD.
Em comunicado, as multinacionais japonesas afirmam que estão a discutir detalhes sobre a transferência da Fujitsu Display Technologies Corporation (FDTC) e das actividades de desenvolvimento LCD dos laboratórios da Fujitsu para a Sharp, prevendo-se um acordo definitivo para Março.
A Sharp deverá absorver o pessoal da FTDC, da fábrica de Yonago e os investigadores do laboratório Fujitsu que trabalham na investigação e desenvolvimento de produtos LCD, precisa o comunicado.
BolsaPt.com
Carly Fiorina é demitida da HP
9-2-2005 18:44
A Hewlett- Packard resolveu demitir aquela que é considerada uma das mulheres mais poderosas dos EUA, Carly Fiorina, do seu cargo de presidente da empresa, indemnizando-a com 21,1 milhões de dólares.
Mediante uma fonte da empresa, citada pela CNNfn, esta indemnização não inclui as «stock options» atribuídas a Fiorina.
A empresa revelou hoje que Carly Fiorina vai abandonar a presidência executiva da Hewlett- Packard após divergências com a administração. «Enquanto lamento a decisão do Conselho de Administração, devido às divergências que tenho acerca da estratégia da HP, respeito a sua decisão», disse Fiorina num comunicado.
BolsaPt.com
Espanha: economia cresce 2,6% e 2,7% em 2004
9-2-2005 17:4
O Produto Interno bruto (PIB) da Espanha cresceu entre 2,6% e 2,7% em 2004, anunciou hoje o ministro da Economia e das Finanças, Pedro Solbes, acrescentando que este ano o crescimento da economia espanhola deve rondar os 3% «sem dificuldades».
Solbes justificou a expansão da economia de Espanha com o crescimento do emprego e o aumento do investimento empresarial, afirmando que o ano de 2004 acabou «em excelentes condições» e que os indicadores económicos mais recentes «são melhores que os dos meses anteriores».
O responsável pela economia e pelas finanças espanholas adiantou que embora o Instituto Nacional de Estadística (INE) só divulgue os resultados no próximo dia 15, o crescimento económico em 2004 deve rondar os 2,7%, com base nos dados de instituições como o Banco de Espanha, que apontam para um crescimento de 2,7% no quarto trimestre, uma décima acima do registado no ano anterior.
BolsaPt.com
Investidores europeus procuram opurtunidades de negócio na Argélia
9-2-2005 16:2
Diversas delegações empresariais europeias estão na Argélia para identificar oportunidades de negócio e aumentar as suas posições num país prestes a ratificar um acordo de parceria com a União Europeia.
Fonte governamental argelina disse hoje que, desde o Movimento dos patrões franceses, que chegou na terça-feira com 120 empresários, passando pelo Africa Verein (associação alemã de PME) e pelas comitivas britânica e italiana, todos expressaram o interesse em reforçarem as relações económicas com a Argélia.
Do lado argelino há sobretudo o desejo de ultrapassar as meras relações comerciais e transformá-las em Investimento Directo Estrangeiro.
BolsaPt.com
EUA: Inventários grossistas aumentam 0,4% em Dezembro
9-2-2005 15:26
Os inventários dos grossistas nos EUA cresceram 0,4 por cento em Dezembro, uma subida que ficou aquém das expectativas e que se deveu ao aumento de vendas de automóveis, máquinas e equipamentos para computadores.
O aumento fez com que o valor dos «stocks» se situasse nos 328,3 mil milhões de dólares e seguiu-se a um avanço de 1,2 por cento registado em Novembro, disse o Departamento do Comércio em Washington. Os economistas estimavam uma subida de 0,9 por cento. As vendas aumentaram 0,9 por cento no mês em análise, contra 0,8 por cento em Novembro.
Os gastos de consumo nos últimos seis meses de 2004 aumentaram o ritmo mais elevado em quase cinco anos, disse o governo o mês passado. Os ganhos não deixaram que se acumulassem inventários dando espaço aos grossistas para os aumentarem nos próximos meses e para fazerem mais encomendas aos manufactureiros.
BolsaPt.com
Teixeira Duarte ganha contrato de 30 milhões de euros em Espanha
9-2-2005 13:15
A Teixeira Duarte está a expandir-se em Espanha através da Compañia General de Servicios y Construcción (GSC), depois de ter ganho um contrato de 30 milhões de euros, segundo noticiou hoje o «Gaceta de los Negócios».
Conforme noticia o Jornal de Negócios, a construtora nacional adquiriu em Junho de 2003, 64,6% do capital da GSC, uma empresa espanhola que presta serviços na área do ambiente, por um valor total de 5,3 milhões de euros.
O contrato agora adjudicado pela Teixeira Duarte no valor de 30 milhões de euros tem como objectivo a conservação e a manutenção durante 10 anos dos jardins de Algeciras.
A GSC tem como principal actividade o tratamento de resíduos sólidos, urbanos e industriais. Em 2003 facturou 12,6 milhões de euros.
BolsaPt.com
Reino Unido: Produção industrial sobe 0,5% em Dezembro
9-2-2005 13:0
A produção industrial no Reino Unido subiu 0,5% em Dezembro face ao mês anterior, quando registou o primeiro ganho em seis meses.
No conjunto do ano, a produção industrial aumentou 0,3 por cento face a 2003.
A indústria transformadora, que representa cerca de 17% da economia, registou um acréscimo de 1,3 por cento, no ano passado, enquanto a distribuição de água, electricidade e gás subia 2,1 por cento.
BolsaPt.com
Espanha: Governo apresenta défice de 0,8% do PIB
9-2-2005 12:55
Documentos do ministro da Economia espanhol revelam que Espanha obteve um défice de 0,8% do PIB no ano de 2004. Apesar disso, Pedro Solbes afirma acreditar que o real valor do défice do Produto Interno Bruto vai ser inferior a este resultado apresentado nos documentos.
BolsaPt.com
Schering sobe em 13% os resultados de 2004
9-2-2005 12:45
O grupo farmacêutico alemão anunciou que obteve lucro líquido de 500 milhões de euros em 2004, o que representou uma subida de 13% face a 2003. O volume de negócios foi de 4,907 mil milhões de euros, mais 2% em relação ao exercício anterior.
Segundo a Schering, a melhoria dos resultados finais deveu-se principalmente às boas vendas do seu contraceptivo Yasmin.
A empresa farmacêutica espera que a facturação deste medicamento e do seu fármaco contra a esclerose múltipla Betaferon continue a aumentar este ano, prevendo que a facturação do grupo cresça cinco por cento.
BolsaPt.com
Importação de calçado da China sob vigilância
9-2-2005 12:35
O preço médio de exportação do calçado português é de cerca de 15 euros. O espanhol ronda os 13 e o italiano os 17 euros. Já o preço médio dos sapatos importados da China é de 1,80 euros.
Uma disparidade justificada, em parte, pela diferença de qualidade dos produtos, mas que levanta dúvidas sobre a existência de dumping chinês, noticia o Diário de Notícias.
A Comissão Europeia criou um sistema de vigilância para as importações de calçado. A medida surge na sequência da liberalização mundial do comércio e visa, especificamente, monitorizar a entrada de produtos provenientes da China.
BolsaPt.com
Telecomunicações gastam mais 13% por falta de concorrência no sector
1-5-9702 15:42
O presidente da Autoridade da Concorrência revelou hoje que a falta de concorrência efectiva no sector das telecomunicações leva as empresas portuguesas sujeitas à concorrência externa a gastar mais 13 por cento na compra deste tipo de bens e serviços.
Abel Mateus, que falava na abertura de um 'workshop' sobre comunicações na Administração Pública, organizado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento, afirmou que a Autoridade da Concorrência (AC) tem por objectivo reduzir os preços entre 10 a 15 por cento a curto prazo.
BolsaPt.com
Computer Associates anuncia parceria com a Sun MicroSystems em Portugal
9-2-2005 20:46
A Computer Associates (CA) em Portugal informou hoje um acordo de parceria com a Sun MicroSystems para fornecer soluções tecnológicas para o mercado nacional.
Fonte da CA precisou que a parceria foi estabelecida com a unidade de soluções de clientes da Sun e significa uma extensão a Portugal de uma parceria existente há alguns anos entre as duas multinacionais de informática.
O comunicado assinala que o objectivo desta iniciativa é alinhar estratégias e soluções de abordagem do mercado pelas duas empresas, propondo soluções e serviços inovadores que respondam às exigências dos clientes.
BolsaPt.com
Optimus abandona patrocínio de festivais de Verão
9-2-2005 20:29
A Optimus vai abandonar os patrocínios dos três principais festivais portugueses de música de Verão pelos quais foi responsável nos últimos cinco anos, revelou hoje à agência Lusa uma fonte oficial da empresa.
Uma fonte oficial da empresa informou que "a Optimus vai alterar, em 2005, a sua estratégia de patrocínios, depois de, nos últimos cinco anos, ter sido o principal patrocinador dos grandes eventos de música nacionais", explicando que este ciclo cumpriu o seu objectivo de aproximar a marca do segmento mais jovem "junto do qual a Optimus mantém hoje uma liderança absoluta".
BolsaPt.com
Sonaecom pretende entrar no mercado da televisão por cabo
9-2-2005 19:39
A Sonaecom revelou que está a considerar uma oferta de televisão por cabo para fazer concorrência directa à TV Cabo da Portugal Telecom , no âmbito de um projecto 'triple play'.
Isabel Borgas esclareceu à Reuters que apesar de já haver contactos com produtores de conteúdos, nenhuma decisão está tomada, uma vez que se trata de um projecto que envolve um investimento considerável, mas que faz sentido porque completa o serviço global de telecomunicações e multimedia que a Sonaecom quer disponibilizar.
Tino Navarro, líder da MGN Filmes, confirmou, à Reuters, estar a trabalhar para a Sonaecom na oferta de conteúdos a disponibilizar por este serviço que "é concorrente da TV Cabo".
Tanto Isabel Borgas como Tino Navarro admitiram que o serviço possa estar disponível nos clientes, através de subscrição mensal, ainda este ano, se a Sonaecom decidir avançar com o projecto.
BolsaPt.com
Empresários do sector da Construção continuam-se pessimistas
9-2-2005 19:6
A Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas (AECOPS) informou hoje que os empresários do sector mantiveram no início de 2005 as suas perspectivas negativas relativamente à evolução da sua actividade, em particular no sector das Obras Públicas.
De acordo com o boletim estatístico da AECOPS sobre a actividade em Janeiro, faz-se notar que "a apreciação dos responsáveis relativamente à situação financeira das empresas foi, neste primeiro mês do ano, muito negativa, certamente influenciada pelo clima difícil que se atravessa nas obras públicas, onde a avaliação conjuntural foi francamente negativa".
O documento nota ainda que os empresários continuam pessimistas relativamente ao emprego e aos preços no sector, mas as opiniões são menos negativas do que em Janeiro de 2004.
BolsaPt.com
Facturação nos hoteis algarvios aumenta 11,5% em Janeiro
9-2-2005 18:15
As receitas hoteleiras no Algarve cresceram 11,5 por cento em Janeiro, com a taxa média de ocupação por quarto a verificar um acréscimo de 9,8 pontos, para 30,7 por cento, revelou a AHETA, em comunicado.
Quanto a zonas geográficas, Faro, Tavira, Monte Gordo, Portimão e Praia da Rocha verificaram subidas no período em análise, enquanto Vilamoura, Quarteira e Quinta do Lago decresceram.
Em termos de taxas de ocupação a zona de Faro, Tavira e Monte Gordo foi a que apresentou a taxa de ocupação mais alta, com 53,7 por cento, enquanto a mais baixa ocorreu na zona de Lagos e Sagres, com 17,2 por cento, adiantou a AHETA.
As maiores descidas ocorreram em unidades hoteleiras de cinco e quatro estrelas, enquanto as maiores subidas estiveram em hotéis e aparthotéis de quatro estrelas.
BolsaPt.com
Avis Portugal decide renovar frota com 60 ME
9-2-2005 17:59
A Avis Portugal revelou hoje à Lusa que pretende investir cerca de 60 milhões de euros na renovação da frota de veículos ligeiros de passageiros, adquirindo quatro mil viaturas.
Apostando na diversificação dos carros que oferece aos seus clientes, a Avis vai integrar na sua frota marcas como a Chevrolet, Kia, Volvo e BMW, as quais "não vendiam para as empresas rent-a-car", adiantou.
Outra novidade que a Avis Portugal avançou este ano é a aquisição do automóvel híbrido Honda (Civic IMA), equipado com dois motores, um a gasolina e outro eléctrico.
O director-geral da empresa de aluguer de automóveis, Humberto do Carmo, refere que "o grande investimento contratado insere-se na filosofia de manter uma frota sempre nova, moderna e diversificada".
BolsaPt.com
Banco Best lança campanha de transferência de fundos de investimento
9-2-2005 16:22
O Banco Best lançou uma campanha que tem por objectivo aumentar o volume de gestão de activos, ao oferecer retornos de até 1 por cento sobre o valor dos fundos de investimento que sejam transferidos para o Best. «Todos os clientes que transfiram as suas carteiras de outras entidades financeiras para o Banco BEST beneficiam de um retorno adicional que pode ir até 1 por cento sobre o valor total transferido», adianta a companhia num comunicado. O retorno de 1% é pago para a transferência de fundos de acções, baixando até 0,15 por cento no caso de os fundos transferidos serem de tesouraria. Os valores são creditados na conta trimestralmente, com um limite máximo anual de retorno de 1,5 mil euros.
BolsaPt.com
2,5% do capital da Mota-Engil controlados por gestora de fundos americana
9-2-2005 13:45
A Highfields Capital Management, uma gestora de fundos de investimento dos Estados Unidos, anunciou que controla um total de 2,54% do capital da Mota-Engil, em resultado da venda de acções que os accionistas da construtora realizaram.
Num comunicado, que a Mota-Engil publicou na CMVM, a Highfields Capital Management (HCM) diz que a Highfields Capital adquiriu 2.600.00 acções em 2 de Fevereiro, detendo actualmente 4.450.642 acções, consubstanciando uma participação qualificada, correspondentes a 2,17% do capital social e 2,26% dos direitos de voto da Mota Engil.
Para além desta posição, outras duas participadas da HCM controla mais 0,37% do capital da construtora.
BolsaPt.com
Fundação Champalimaud é o sexto maior accionista do Santander
9-2-2005 12:50
A Fundação Sommer Champalimaud, presidida por Leonor Beleza, passou a ser um dos maiores accionistas do Grupo Santander, na sequência da distribuição da herança do empresário António Champalimaud.
A instituição controla 0,4% do banco espanhol, uma vez que, de acordo com o testamento do antigo banqueiro, é herdeira de 24,3% de todos os activos financeiros ou imobiliários.
Analisando a estrutura accionista pública do Santander, a fundação, cuja designação completa é Fundação D. Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud, passou a ser o sexto maior accionista do grupo financeiro.
BolsaPt.com
INE: Emprego na indústria mantém variação negativa
9-2-2005 12:40
Em Dezembro, o emprego na indústria apresentou uma taxa de variação homóloga de -2,9%. As remunerações e as horas trabalhadas registaram igualmente diminuições de 0,6% e 0,5%, respectivamente.
Segundo dados do INE, em termos de emprego na Indústria, as maiores quedas foram registadas nos agrupamentos de 'Bens de Consumo Total' (-2,9%) e de 'Bens Intermédios' (-2,8%).
Face ao mês anterior, o volume de emprego registou uma descida de 0,3%.
Quanto às remunerações na indústria, estas apresentaram uma quebra de 0,6% face ao mês homólogo do ano anterior, tendo a variação positiva (2,1%) do Agrupamento Industrial 'Bens de Consumo Total' (0,9%) sido anulada pelas quebras verificadas nos restantes agrupamentos, com especial destaque para o agrupamento de 'Energia' (-15,1%).
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, bpcolaco, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, joingue, latbal, m-m, macau5m, malakas, MR32, nov, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, SerCyc e 187 visitantes