Sonae compra duas lojas no Brasil e reforça liderança no Sul
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Sonae compra duas lojas no Brasil e reforça liderança no Sul
Sonae compra duas lojas no Brasil e reforça liderança no Sul
A Sonae adquiriu duas lojas do grupo Febernati, na região sul do país, onde já é líder no segmento da distribuição, tendo efectuado um investimento «modesto» entre 15 e 20 milhões de reais (4,5 e 6 milhões de euros), noticiou o «Valor Económico».
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Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
A Sonae adquiriu duas lojas do grupo Febernati, na região sul do país, onde já é líder no segmento da distribuição, tendo efectuado um investimento «modesto» entre 15 e 20 milhões de reais (4,5 e 6 milhões de euros), noticiou o «Valor Económico».
De acordo com o mesmo jornal, o que chama atenção no negócio não é o valor, mas um dos imóveis: a loja de Porto Alegre, que é considerada o melhor ponto comercial da capital da região sul do Brasil.
A rede Zaffari e o francês Carrefour também estavam interessadas nesta aquisição, mas a Sonae tinha uma espécie de «direito de preferência», já que havia adquirido, antes, a loja do Febernati em Imbé, no litoral do Estado do Rio Grande do Sul.
O «Valor Económico», que cita fontes não identificadas mas diz que o negócio foi confirmado pela assessoria de imprensa da Sonae, refere que a loja de Porto Alegre vai reabrir em Setembro com a marca Nacional, uma das que a Sonae detém no mercado brasileiro.
Segundo a mesma fonte, não está ainda claro se a Sonae fez uma aquisição definitiva, ou se apenas alugou a loja em questão, por um período de 10 anos, ficando ainda a Febernati com direito a uma percentagem sobre as vendas.
«Seja aquisição ou aluguer, a loja é estratégica porque o mercado de Porto Alegre é considerado ‘fechado’», escreve o jornal. No mercado gaúcho, a competição fica assim restrita ao Grupo Sonae (com 90 lojas no Rio Grande do Sul), a rede regional Zaffari (20 lojas) e o Carrefour (5). O líder brasileiro Pão de Açúcar só está presente na região do sudeste.
Depois de um período que correram rumores de que a Sonae estaria a planear vender o seu negócio no retalho brasileiro, esta aquisição parece mostrar a aposta da empresa no mercado brasileiro, sobretudo na região Sul do país. Contudo, o «Valor Económico» ainda refere que a empresa poderá vender a sua rede BIG em São Paulo, sendo o Wal-Mart um dos potenciais interessados.
No Brasil desde o final da década de 80, a Sonae Distribuição detém cerca de 150 lojas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O grupo português controla as redes de supermercados Mercadorama, Nacional, Cândia, Maxxi Atacado e BIG.
A Sonae adquiriu duas lojas do grupo Febernati, na região sul do país, onde já é líder no segmento da distribuição, tendo efectuado um investimento «modesto» entre 15 e 20 milhões de reais (4,5 e 6 milhões de euros), noticiou o «Valor Económico».
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Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
A Sonae adquiriu duas lojas do grupo Febernati, na região sul do país, onde já é líder no segmento da distribuição, tendo efectuado um investimento «modesto» entre 15 e 20 milhões de reais (4,5 e 6 milhões de euros), noticiou o «Valor Económico».
De acordo com o mesmo jornal, o que chama atenção no negócio não é o valor, mas um dos imóveis: a loja de Porto Alegre, que é considerada o melhor ponto comercial da capital da região sul do Brasil.
A rede Zaffari e o francês Carrefour também estavam interessadas nesta aquisição, mas a Sonae tinha uma espécie de «direito de preferência», já que havia adquirido, antes, a loja do Febernati em Imbé, no litoral do Estado do Rio Grande do Sul.
O «Valor Económico», que cita fontes não identificadas mas diz que o negócio foi confirmado pela assessoria de imprensa da Sonae, refere que a loja de Porto Alegre vai reabrir em Setembro com a marca Nacional, uma das que a Sonae detém no mercado brasileiro.
Segundo a mesma fonte, não está ainda claro se a Sonae fez uma aquisição definitiva, ou se apenas alugou a loja em questão, por um período de 10 anos, ficando ainda a Febernati com direito a uma percentagem sobre as vendas.
«Seja aquisição ou aluguer, a loja é estratégica porque o mercado de Porto Alegre é considerado ‘fechado’», escreve o jornal. No mercado gaúcho, a competição fica assim restrita ao Grupo Sonae (com 90 lojas no Rio Grande do Sul), a rede regional Zaffari (20 lojas) e o Carrefour (5). O líder brasileiro Pão de Açúcar só está presente na região do sudeste.
Depois de um período que correram rumores de que a Sonae estaria a planear vender o seu negócio no retalho brasileiro, esta aquisição parece mostrar a aposta da empresa no mercado brasileiro, sobretudo na região Sul do país. Contudo, o «Valor Económico» ainda refere que a empresa poderá vender a sua rede BIG em São Paulo, sendo o Wal-Mart um dos potenciais interessados.
No Brasil desde o final da década de 80, a Sonae Distribuição detém cerca de 150 lojas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O grupo português controla as redes de supermercados Mercadorama, Nacional, Cândia, Maxxi Atacado e BIG.
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