Caldeirão da Bolsa

Dragon Fly Doji na PAD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quico » 8/2/2005 22:24

Ora bem, um harami costuma ser um indício que o mercado não sabe bem para onde há-de ir. Quando surge após uma tendencia bem definida o "não saber para onde ir" pode-se traduzir numa "necessidade" de mudar de direcção (um bocado o que se tem passado com a JDSU - ver outro tópico).

O dragonfly doji é mais que uma espécie de harami: diz que hove um movimento que indicia que se tocou no fundo - durante a sessão desceu como em sessões anteriores mas algo fez inverter e subiu até fechar ao nível do início da sessão - como num martelo. (em sentido inverso temos o caso do gravestone doji, que deve surgir após subidas também consistentes)

Ora, pelo que foi dito acima, não se pode manifestamente enquadrar a figura de hoje na classe dos martelos/dragonfly doji.

Pode, claro interpretá-la como um Harami no sentido de o mercado estar indeciso, mas...

Se quer a minha opinião, a forma da vela de hoje parece-me favorável a quem espera que este título pelo menos não passe daqui para baixo. Isto porque indicia que hoje foi feita uma purga: o título caíu até as "mãos mais fracas" se assustarem e saltarem fora; no final da sessão voltou a surgir pressão compradora que repôs o título onde estava. Diria que a "qualidade" de quem está agora dentro é melhor do que dantes, uma vez que acredita verdadeiramente nele.

Mas isto é esta humílde opinião a falar. :wink:

Registado: 12/5/2004 19:52

por Waterboy » 8/2/2005 21:39

Obrigado por me teres elucidado quico. Mas pareceu-me um, após a queda de ontem.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.

Registado: 31/12/2004 4:35

Até que enfim que vejo alguém a falar em candlesticks...

por br@instock » 8/2/2005 21:33

Sendo assim, e com o devido respeito deixe-me discordar de si waterboy e concordar com o Quico. Na minha opinião podemos sim identificar um padrão, mas esse na minha opinião é uma Harami Cross.
Sendo assim a Harami cross é um importante sinal de reversão (entenda-se reversão como uma mudança na tendencia actual simplesmente), o que nos diz que a tendencia actual de subida terminou ou seja, a cotação vai estabilizar ou descer, na minha opinião talvez vá ganhar alguma força por volta dos 0,40euros.

Eu sou novo nestes "rabiscos chineses", mas os livros que eu ando a ler é o que dizem.

Esperemos que assim seja e que ganhe força e suba, porque eu tou dentro :mrgreen:

Registado: 30/12/2004 1:06

por Quico » 8/2/2005 21:06

Exemplo de um dragonfly doji:
Anexos
SharpChartv05.ServletDriver.png
SharpChartv05.ServletDriver.png (15.05 KiB) Visualizado 569 vezes

por Quico » 8/2/2005 21:03

... o que não me parece ser o caso!
Anexos
dragonfly-pad.PNG
dragonfly-pad.PNG (23.7 KiB) Visualizado 585 vezes

por Quico » 8/2/2005 21:00

Caro Waterboy:

Não me parece que se trate de um dragonfly dojy. O dragonfly dojy é um caso especial de um matelo, e como tal, para que seja identificado implica que surja na sequência de uma queda continuada.
Anexos
dragonfly.PNG
dragonfly.PNG (2.42 KiB) Visualizado 589 vezes

Dragon Fly Doji na PAD

por Waterboy » 8/2/2005 20:38

A PAD hoje fez um dragon fly doji.
Ora bem, após um longo "downtrend",uma candle preta ou num suporte, um dragon fly doji pode assinalar um fundo. Se estivermos em presença de um futuro fundo, há motivos para optimismo.
O Tempo o dirá...
PS Se alguém postar um gráfico onde se veja o dragon... agradeço.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.

Registado: 31/12/2004 4:35

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, Bing [Bot], bpcolaco, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, joingue, latbal, m-m, macau5m, malakas, MR32, nov, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, SerCyc e 187 visitantes