Caldeirão da Bolsa

Um breve comentário sobre o momento do nosso mercado...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 31/1/2005 18:41

Claríssimo....Caro Triunviratista

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por MarcoAntonio » 31/1/2005 18:16

Com os mercados internacionais a facilitarem a vida ao PSI, este continua no seu ritmo bastante interessante.

Aspectos interessantes da sessão de hoje são o facto de mais dois importantes papéis terem rompido resistências e realizado novos máximos relativos: a PTC e o BCP.

O PSI20 tem agora pela frente uma zona de resistência bastante importante (os 8000-8200pts) mas ainda assim considero o seu comportamento bastante interessante e vejo, pela força que demonstra, possibilidades de prosseguir a caminhada, assim os mercados internacionais o permitam.
Anexos
PSI-20050131a.png
PSI-20050131a.png (11.39 KiB) Visualizado 710 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 28/1/2005 16:13

MA

agradecia um update ao seu gráfico da PTM e se possivel ao da SAG

obrigadissimo
Visitante

Re: Um breve comentário sobre o momento do nosso mercado...

por MarcoAntonio » 28/1/2005 16:08

MarcoAntonio Escreveu:Porém, ontem e hoje os mercado começam a mostrar alguma capacidade para estancar a correcção e nalguns casos recuperam mesmo. Como resposta, o PSI que começava a debilitar tem hoje uma excelente sessão.
...

Depois da sessão de ontem com uma pequena correcção repete-se precisamente o mesmo cenário.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por cmgm » 27/1/2005 0:35

MarcoAntonio Escreveu:Nem sequer o desfasamento é exacto: já tenho assistido a situações em que o PSI demora uma ou duas semanas a responder e já chegou em alguns casos a demorar perto de dois meses a responder.

É exactamente que nesse contexto possa dar a ideia de se encontrar em contraciclo.
Jesus saves. Moses invest.

Registado: 20/10/2004 12:16

por zé povinho » 27/1/2005 0:32

no meu post anterior, esqueci de referir que além de ter fechado algumas posições, hoje reforcei na JMT, por me parecer estar com todas as condições reunidas para ir atacar a próxima resistência a 11,00.

e mantive abertas posições na COF, BPI e SAG por me parecer que são das que melhor podem aproveitar o bom momento actual.

Registado: 4/11/2002 23:38

por MarcoAntonio » 27/1/2005 0:24

Touro Escreveu:A ideia com que tinha ficado é que vocês defendiam um desfasamento entre o PSI e os outros índices internacionais. Acredito que falar em contraciclo possa ser exagerado.

Desfasamento, sim. Contraciclo não (o desfasamento pode levar a que haja uma contraciclo durante alguns periodos de tempo, mas por vezes pode nem chegar a existir um contraciclo: por exemplos, os mercados internacionais subirem e nosso mercado lateralizar durante algum tempo e só subir algum tempo depois).

Contra-ciclo (correlação negativa) é algo bastante diferente.

Touro Escreveu:Mas à luz da teoria do desfasamento, se quiserem, e uma vez que os índices internacionais (estou a referir-me, por exemplo, ao NASDAQ) andaram a corrigir desde o ínicio do ano, não era de prever uma correcção no nosso índice mesmo com os índices estrangeiros a subir? Onde está o desfasamento? Será que vai fazer o 'by-pass' a esta correcção?

Exacto. O desfasamento refere-se a movimentos de médio e longo-prazo.

Se formos analisar os movimentos numa perspectiva de curto prazo constatamos que o PSI tem tendência a suavizar ou mesmo a eliminar alguns movimentos.

Não podemos imaginar este desfasamento (que não é uma teoria, é uma constatação práctica) como ver o PSI como uma réplica dos outros índices com um atraso fixo.

Nem sequer o desfasamento é exacto: já tenho assistido a situações em que o PSI demora uma ou duas semanas a responder e já chegou em alguns casos a demorar perto de dois meses a responder.

Isto são constatações, teorias é o que se poderá elaborar para justificar estas ocorrências (por exemplo, a teoria de que isto acontece porque o nosso mercado é um mercado periférico).

Touro Escreveu:Já agora, contraciclo não é mais que um desfasamento de 180º.

De que ciclo?

Os ciclos nos mercados não são exactos. Um contraciclo nos mercados é uma correlação negativa, quando um sobe o outro desce (ou seja, um gráfico tenderá a ser o outro invertido) e isto passar-se-á em todos os planos temporais quanto mais exacto for o contra-ciclo (a correlação negativa).

De qualquer das formas aquilo de que eu falo tem muito pouco que ver com um contra-ciclo (a maior parte do tempo nem existe qualquer contra-ciclo).

Touro Escreveu:Julgo que na altura que se discutiu esta questão até se chegou a definir o período do desfasamento.

Sim, os valores típicos são aqueles que falei acima (e são variáveis). Basta pegares num gráfico e analisares.
Imagem

Administrador Fórum

por Touro » 26/1/2005 23:55

A ideia com que tinha ficado é que vocês defendiam um desfasamento entre o PSI e os outros índices internacionais. Acredito que falar em contraciclo possa ser exagerado.

Mas à luz da teoria do desfasamento, se quiserem, e uma vez que os índices internacionais (estou a referir-me, por exemplo, ao NASDAQ) andaram a corrigir desde o ínicio do ano, não era de prever uma correcção no nosso índice mesmo com os índices estrangeiros a subir? Onde está o desfasamento? Será que vai fazer o 'by-pass' a esta correcção?

Já agora, contraciclo não é mais que um desfasamento de 180º. Julgo que na altura que se discutiu esta questão até se chegou a definir o período do desfasamento.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por MarcoAntonio » 26/1/2005 23:30

Touro Escreveu:
Marco, vejo aqui uma aparente contradição relativamente à teoria de o nosso mercado andar em contraciclo com o estrangeiro, defendida salvo erro por ti ou pelo Ulisses aqui há uns dias atrás. Se não foste tu que defendeste essa teoria peço as minhas desculpas.

Desculpo-te, naturalmente.

Não, não defenid nenhuma teoria de contraciclo.

O que defendi, defendo e continuo a defender (é por demais evidente e começa a ser reconhecido por muita gente), o nosso mercado tende a responder por atraso aos grandes movimentos dos mercados internacionais.

Por exemplo, se os mercados internacionais continuarem esta correcção, não tarda e é inevitável que o nosso mercado inverta para baixa (mais uma vez, como quase sempre, com atraso!).

Daí a necessidade que os mercados internacionais estanquem ou voltem para cima.

Agora, teorias de contraciclo (que é uma coisa francamente diferente) nunca defendi.

Até porque o nosso mercado é um mercado seguidor, por excelencia. Lento a reagir, mas seguidor...
Imagem

Administrador Fórum

por Touro » 26/1/2005 23:27

Se os mercados internacionais voltarem rapidamente às subidas ou pelo menos estancarem uma correcção que começava a ser algo violenta, teremos um futuro próximo risonho no PSI.

Marco, vejo aqui uma aparente contradição relativamente à teoria de o nosso mercado andar em contraciclo com o estrangeiro, defendida salvo erro por ti ou pelo Ulisses aqui há uns dias atrás. Se não foste tu que defendeste essa teoria peço as minhas desculpas.

Abraço.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por marafado » 26/1/2005 19:53

Marco:

Muito obrigado pelas excelentes análises :wink: .

Como lembrava o Desempregado1 no seu excelente texto: Cut the loses, and let the profits run...

Actualmente procuro só ter dinheiro onde vejo os lucros correm.

Por isso e porque não tenho dinheiro para tudo, vendi a PT multimédia (que até me deu algum dinheirinho) a semana passada e agora é só Sonaes, enquanto os lucros correrem...sem me pôr a advinhar quebras e suportes mas muito atento ao que se vai desenrolando.

Mais uma vez obrigado Marco e o meu respeito pelas opiniões do Zé Povinho e do Presa35.

Somos de facto livres de utilizar o nosso dinheiro ... espero que no fim fiquemos todos satisfeitos com a sua aplicação.

Um abraço

Registado: 5/10/2004 16:59

por MarcoAntonio » 26/1/2005 19:48

Os papéis são aqueles de que tenho falado nos meus updates. De um modo geral concordo com os que referiste (a Cofina não acompanho).

A PTC ainda tem uma importante batalha para vencer, mas se a vencer ficará com excelentes perspectivas de curto/médio-prazo (ou porque não, mesmo para longo-prazo embora isso já dependa muito dos mercados em geral).

Entretanto outros papéis poderão dar o sinal e o interesse «rodar» para eles. Hoje são esses, amanhão poderão ser outros, isso só o acompanhamento futuro nos poderá ajudar a detectar.

O que eu quis sublinhar é o facto do nosso mercado ainda demonstrar vontade e condições para subida (aliado ao facto de diversos papéis se encontrarem em boas situações técnicas). A mim parece-me que bastará os mercados internacionais portarem-se minimamente bem que por cá teremos razões para sorrir...
Imagem

Administrador Fórum

por tiopatinhas » 26/1/2005 19:41

Marco, isto já subiu tanto :lol: E eu quase sempre de fora que até assusta :|
Mas, fico a pensar quais os papeis que acha que estão em excelente aspecto técnico para esse assalto :|
Eu ainda vejo:

Semapa
J Martins
Sonae
Claro a Cofina

e sinceramente a Pt mas... já sabe quanto a esta só entro depois dos 9,45 esta certa apatia... Prevejo lá para Fevereiro / Março a sua subida a pensar em Abril e Maio :)
Concorda?
Um abraço
tiopatinhas

por Presa36 » 26/1/2005 19:22

Comecei a fechar ontem, e hoje concluí, em praticamente todos os títulos abertos. (Um nadinha cedo demais, mas prefiro jogar na certa).

Fica só a EDP, talvez para o novo governo me preparar o fecho. A ver vamos...

Agora vou ver (relaxado) o que acontece nos próximos dias.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por zé povinho » 26/1/2005 18:07

acutela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém :wink:

comecei hoje a aliviar e a fechar as posições abertas porque me parece que alguns títulos, independentemente da situação técnica, estão muito esticados.

o que aconteceu no fecho da BRI dá um bocado a ideia daquilo a que me refiro.

fico à espera de algumas correcções para os próximos dias

Registado: 4/11/2002 23:38

Um breve comentário sobre o momento do nosso mercado...

por MarcoAntonio » 26/1/2005 17:59

O nosso PSI20 teve um excelente início de ano, recuperando em grande medida como já aqui muitas vezes comentei o tempo perdido durante a ponta final de 2004 em que os mercados internacionais evoluíam com bastante vigor ao passo que o nosso mercado se manteve bastante adormecido.

Em 2005 inverteram-se os papéis e foi a vez do PSI20, quando os restantes mercados se encontravam a corrigir, de derreter a performance dos restantes índices.

Entretanto e porque a correcção nos restantes mercados já se fazía sentir de forma relativamente severa, o PSI começava a esmorecer nas últimas sessões.

Porém, ontem e hoje os mercado começam a mostrar alguma capacidade para estancar a correcção e nalguns casos recuperam mesmo. Como resposta, o PSI que começava a debilitar tem hoje uma excelente sessão.

Isto vem demonstrar que o nosso mercado ainda tem força para mais subidas. Está no entanto dependente dos restantes mercados pois não poderá evoluir positivamente durante muito tempo à rebelía dos restantes índices.

Se os mercados internacionais voltarem rapidamente às subidas ou pelo menos estancarem uma correcção que começava a ser algo violenta, teremos um futuro próximo risonho no PSI.

São diversos os papéis aliás que se encontram em boa situação técnica para tal...
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado: