Caldeirão da Bolsa

Divergências entre DAX/NDX e PSI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Divergências entre DAX/NDX e PSI

por MarcoAntonio » 25/1/2005 3:19

Mário Gomes Escreveu:Hoje ao abrir o Jornal de Negócios reparei numa noticia que para mim já me andava a remoer a cabeça.

e então era assim "Analistas surprendidos com comportamento do PSI-20"

E não será para menos. Embora na notícia fossem referênciados outros factores aquele que mais me deixa pensativo é a divergência do último mês dos indices DAX, NDX e SPX do nosso Indice.

Explicações plausiveis e tranjectórias previsiveis para futuro?

O que a mim me surpreende é que haja ainda quem fique surpreendido.

Em primeiro lugar tivemos este mesmo comportamento no inicio de 2004 (não logo no início mas umas semanas mais à frente em Fevereiro e Março).

Em segundo lugar, já é sabido, pelo menos para os mais atentos (e isto já foi aqui discutido no Caldeirão diversas vezes) que o nosso mercado tem tendência a responder por atraso e recuperar mais tarde o tempo perdido.

Sempre que os mercados lá fora estão a subir e os investidores vêm-se queixar «que é sempre a mesma coisa, o nosso mercado é uma porcaría, os outros sobem e o nosso não» eu chamo sempre a atenção para isto:

:arrow: O nosso mercado é lento a responder mas normalmente acaba por responder;

:arrow: Mais, muitas vezes entretanto os outros já deixaram de subir e é então que o nosso mercado recupera o atraso continuando a subir durante mais algum tempo.

Quando as pessoas fazem aquele comentário eu costumo ainda contrapor que as pessoas destacam muito as sessões em que os outros sobem muito e nós nada mas não dizem nada quando os outros caiem e nós não caímos (e às vezes até subimos).

Eu não estou surpreendido e o que se passou agora é aquilo que eu defendía que provavelmente iría acontecer quando aqui há uns meses atrás alguns se queixavam que os outros mercados subiam à grande e à francesa e nós por cá quase não nos mexiamos.

Cá está, no início de 2005 o nosso mercado a recuperar o tempo perdido como já vai sendo habitual.

Perspectivas para o futuro: bem, se os mercados internacionais não regressarem rapidamente às subidas, o nosso mercado acabará por perder o fulgor e acabará por alinhar com os restantes.

Portanto, dependerá do que acontecer lá por fora. Ou não fosse o nosso índice um índice «seguidor» por excelência.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 25/1/2005 0:45

Creio que a bolsa antecipa as prespectivas futuras
Visitante

resposta

por Barinho » 25/1/2005 0:40

Vê o inicio de 2004 DAX/NASDAQ/PSI e vais ver que a coisa era mais ou menos igual, não vejo o porquê de tanto espanto :!:
Estamos na cauda da corda, daqui a pouco mergulhamos :roll:
Barinho

Divergências entre DAX/NDX e PSI

por Mário Gomes » 24/1/2005 22:42

Hoje ao abrir o Jornal de Negócios reparei numa noticia que para mim já me andava a remoer a cabeça.

e então era assim "Analistas surprendidos com comportamento do PSI-20"

E não será para menos. Embora na notícia fossem referênciados outros factores aquele que mais me deixa pensativo é a divergência do último mês dos indices DAX, NDX e SPX do nosso Indice.

Explicações plausiveis e tranjectórias previsiveis para futuro?
Mário Gomes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmsbarros, Google [Bot], Goya777, Kooc, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, SerCyc, Shimazaki_2, yggy e 186 visitantes