Help: Gráficos do Dollar em 87 ?
10 mensagens
|Página 1 de 1
D1as,
Encaixa-se bem, pois o exemplo dado é interessante para um mercado que necessite de capitais externos, como o Brasil. Já os Asiáticos, aprenderam com a crise, constituindo brutais reservas de divisa forte.
No caso dos EUA, isso não poderia acontecer, pois trata-se do país, cuja divisa é aceite como moeda de referência.
Portanto, uma fuga de capital não é tão grave, pois está lá a capacidade de gerar liquidez numa divisa procurada.
E que não deixou de o ser só porque perdeu valor. Um dia voltará a ganhar o que perdeu. É cíclico.
Abraço
dj
Encaixa-se bem, pois o exemplo dado é interessante para um mercado que necessite de capitais externos, como o Brasil. Já os Asiáticos, aprenderam com a crise, constituindo brutais reservas de divisa forte.
No caso dos EUA, isso não poderia acontecer, pois trata-se do país, cuja divisa é aceite como moeda de referência.
Portanto, uma fuga de capital não é tão grave, pois está lá a capacidade de gerar liquidez numa divisa procurada.
E que não deixou de o ser só porque perdeu valor. Um dia voltará a ganhar o que perdeu. É cíclico.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
D1as Escreveu:Marco,
Crash, por definição, é um grande movimento num só dia. Neste caso concreto, foi 22% de descida em 6 horas.
D1as, isso não está correcto.
Um crahs pode demorar vários dias (normalmente demora mesmo vários dias) e nalguns casos chega a ter várias fases (o crash de 29 por exemplo, teve várias fases e arrastou-se por várias semanas, embora as pessoas se refiram em particular ao que se passou em Outubro de 29 ao longo de várias sessões, por exemplo).
O de 87 nem é o melhor exemplo para um crash pois foi um crash atípico dado que foi induzido em grande medida por software como é hoje sobejamente conhecido. O valor record atingido para queda de um só dia (que é de 87, um crash que no seu global é muito discreto quando comparado com o de 29) foi fruto de vendas realizadas informaticamente e os sistemas sofreram diversas melhorías para evitar que isso voltasse a ocorrer.
Alguns sites com definições de crash:
http://www.investopedia.com/terms/c/crash.asp
A major decline in a financial market.
Crashes are substantial and lingering. To be considered a crash, the market decline must be evidenced as a 20% drop in an index's total value.
http://www.investorwords.com/1190/crash.html
A precipitous drop in market prices or economic conditions.
http://dict.die.net/crash/
3: a sudden large decline of business or the prices of stocks (especially one that causes additional failures)
http://onlinedictionary.datasegment.com/word/crash
2. Ruin; failure; sudden breaking down, as of a business house or a commercial enterprise; as, the stock market crash of 1929.
Neste último site encontra-se ainda a descrição do Wall Street Jornal do Crash de 29:
The last week of October 1929 remains forever imprinted in the American memory. It was, of course, the week of the Great Crash, the stock market collapse that signaled the collapse of the world economy and the Great Depression of the 1930s. From an all-time high of 381 in early September 1929, the Dow Jones Industrial Average drifted down to a level of 326 on October 22, then, in a series of traumatic selling waves, to 230 in the course of the following six trading days. The stock market's drop was far from over; it continued its sickening slide for nearly three more years, reaching an ultimate low of 41 in July 1932. But it was that last week of October 1929 that burned itself into the American consciousness. After a decade of unprecedented boom and prosperity, there suddenly was panic, fear, a yawning gap in the American fabric. The party was over. --Wall street Journal, October 28, 1977.
Um crash não é um movimento de um só dia nem é normal que dure só um dia.
D1as Escreveu:O que eu estava a querer saber era o efeito imediato que o crash provocou na evolução do Dollar; e esse efeito imediato foi de valorização.
Exacto, houve um efeito imediato e temporário de subida. Mas foi não só discreto como de muito curta duração. Ainda durante a continuação do crash, o Dolar voltou a cair e a fazer novos mínimos.
E chamo a atenção para especificidade do crash de 87 e que pode justificar esse efeito temporário: o crash de 87 deveu-se em grande parte a ordens que não foram propriamente dadas pelos investidores. Elas era geradas automaticamente pelos sistemas da altura e quase sem as pessoas se aperceberem.
De facto, veio a descobrir-se mais tarde que os sistemas tinham diversas falhas e que tinham de ser modificados pois uma queda um pouco maior nos mercados podería induzir um crash como aquele. Desde então os sistemas foram alterados.
Sublinho isto porque poderá estar (poderá, não quer dizer que esteja necessariamente) relacionado com esse efeito no Dolar.
Talvez valesse a pena estudar outros crashs para ver se o efeito se repete. Se se repetir então é uma questão de fundo e comum a todos os crashs.
D1as Escreveu:Mas é verdade que depois continuou a cair (wall street) e posteriormente o dollar perdeu força tendo atingido valores inferiores... mas o que procurava era mesmo só o efeito imediato.
Pois, tudo bem. E para quem estiver muito alavancado esse efeito imediato é importantíssimo.
De qualquer das formas gostaría de dizer que um crash mede-se mais pelos seus efeitos a prazo do que propriamente pelo efeito imediato.
O crash de 29 não teve as sessões de mais forte queda (o record é de 87) mas este último crahs é considerado um mini-crash quando comparado com o de 29. Passado 3 anos os mercados ainda não tinha recuperado do clima de depressão que se iniciou naquele «trágico» mês de Outubro de 29...
Por outro lado, achei importante assinalar a queda acelerada após o início do crahs pois discutias uma questão de coerencia: que o crash soa a fraqueza e que sería de esperar uma desvalorização.
Ora, a fraqueza não se mede no imediato e de facto o crash veio trazer uma desvalorização ao dollar.
Por outro lado acrescento que o mercado cambial tem uma enorme inercia: é practicamente impossível que o dollar caísse 20% num ou dois dias. Para uma desvalorização dessas (bastante significativa e já considerando um movimento rapido) é necessário uma, duas ou mais semanas.
D1as Escreveu:Não te faz confusão descer 22% em 6 horas e o dollar fortalecer durante esse periodo? De que será?
Não faço ideia...
Bem, confusão não me faz. Mas acho um efeito curioso.
Agora, confusão não me faz. Estamos fartos de ver situações semelhantes como por exemplo o crude a subir fortemente numa sessão e os mercados também a subirem ou o crude a cair fortemente e os mercados não dispararem para cima como sería de esperar.
O mercado tende normalmente a desafiar a logica.
A razão para essa subida, confesso que também não faço ideia, mas lá que deverá haver uma, haverá.
D1as Escreveu:Abraço
Abraço.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Olá Dj
Sabes, para mim faz sentido o que escreveste. Tudo. Parece-me natural...
Parece-me ter sido o que aconteceu dado que só uma força tão poderosa como seja a força de fazer dinheiro voltar pra casa (tipo o que está a acontecer ao PSI20 apartir do momento em que os US começaram a cair este ano) provocaria uma valorização do dollar mesmo os US estando a sentir um crash....
No entanto, temos estes "2 cêntimos" acrescentados pelo Prémio Nobel de Economia, o Stiglitz, que tem acompanhado a conversa:
Os fluxos de capitais são pró-cíclicos, ou seja, os capitais saem de um país em recessão precisamente quando o país mais precisa deles e afluem durante os períodos de expansão, aumentando as pressões inflacionistas.
Como é que a gente vai encaixar isto no que disseste (e que tb me parece ter sido o que aconteceu)?
É que um crash não me parece nada uma expansão e o que vimos foi inflow...
Bom, mas em termos de médio prazo, bate certo (apesar de neste caso ser atribuido à liquidez garantida pelo FED)
Enfim...
Abraço
Sabes, para mim faz sentido o que escreveste. Tudo. Parece-me natural...
Parece-me ter sido o que aconteceu dado que só uma força tão poderosa como seja a força de fazer dinheiro voltar pra casa (tipo o que está a acontecer ao PSI20 apartir do momento em que os US começaram a cair este ano) provocaria uma valorização do dollar mesmo os US estando a sentir um crash....
No entanto, temos estes "2 cêntimos" acrescentados pelo Prémio Nobel de Economia, o Stiglitz, que tem acompanhado a conversa:
Como é que a gente vai encaixar isto no que disseste (e que tb me parece ter sido o que aconteceu)?
É que um crash não me parece nada uma expansão e o que vimos foi inflow...
Bom, mas em termos de médio prazo, bate certo (apesar de neste caso ser atribuido à liquidez garantida pelo FED)
Enfim...
Abraço
Olá, amigos !!
Valeu a velha máxima. Em tempos de crise, o dinheiro volta para casa.
Na realidade, o USD havia caído entre 1985 e 1987, contribuindo para o clima que originou o "crash".
Nessas horas da queda em Wall Street, valeu o fecho de posições americanas nos outros mercados, trazendo dólares de volta para a América. Mas isso foi um primeiro impulso.
O que contou foi a declaração de Greenspan garantido a liquidez ao sistema. O mercado salvou-se, mas o USD haveria de perder valor.
Portanto, a reacção de pânico inicial nem sempre é a que a maioria de nós espera.
Abraço
dj
Valeu a velha máxima. Em tempos de crise, o dinheiro volta para casa.
Na realidade, o USD havia caído entre 1985 e 1987, contribuindo para o clima que originou o "crash".
Nessas horas da queda em Wall Street, valeu o fecho de posições americanas nos outros mercados, trazendo dólares de volta para a América. Mas isso foi um primeiro impulso.
O que contou foi a declaração de Greenspan garantido a liquidez ao sistema. O mercado salvou-se, mas o USD haveria de perder valor.
Portanto, a reacção de pânico inicial nem sempre é a que a maioria de nós espera.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Marco,
Crash, por definição, é um grande movimento num só dia. Neste caso concreto, foi 22% de descida em 6 horas.
O que eu estava a querer saber era o efeito imediato que o crash provocou na evolução do Dollar; e esse efeito imediato foi de valorização.
Mas é verdade que depois continuou a cair (wall street) e posteriormente o dollar perdeu força tendo atingido valores inferiores... mas o que procurava era mesmo só o efeito imediato.
Não te faz confusão descer 22% em 6 horas e o dollar fortalecer durante esse periodo? De que será?
Não faço ideia...
Abraço
O que eu estava a querer saber era o efeito imediato que o crash provocou na evolução do Dollar; e esse efeito imediato foi de valorização.
Mas é verdade que depois continuou a cair (wall street) e posteriormente o dollar perdeu força tendo atingido valores inferiores... mas o que procurava era mesmo só o efeito imediato.
Não te faz confusão descer 22% em 6 horas e o dollar fortalecer durante esse periodo? De que será?
Não faço ideia...
Abraço
D1as, o crash durou vários dias e no fim do crash, por esses gráficos, o Dolar estava mais abaixo do que no principio (isto é, contas feitas, durante o crash o dolar desvalorizou).
Teve uma valorização numa fase inicial mas foi temporária e ainda durante o crash fez novos mínimos relativos.
Por outro lado acresce ainda que a também prazo o crash afectou o dolar pois após o crash a tendência de queda do dolar foi mais forte do que era antes do crash.
Isto com base no que se vê nesses gráficos, claro.
Teve uma valorização numa fase inicial mas foi temporária e ainda durante o crash fez novos mínimos relativos.
Por outro lado acresce ainda que a também prazo o crash afectou o dolar pois após o crash a tendência de queda do dolar foi mais forte do que era antes do crash.
Isto com base no que se vê nesses gráficos, claro.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já descobri um boneco.
Não sei porquê, até nem estou muito surpreendido, o que não significa que faça algum sentido!
O efeito imediato do crash, foi o de uma valorização do Dollar!
Puro Money Flow?
Se houvesse um crash amanhã, como será que se comportaria o Dollar?
É que se por um lado, temos a tal "regra" que quedas em Wall Street significam Dollar forte, (e pelo efeito de um crash, pelos vistos, provoca um money inflow se tomarmos por exemplo o crash de 87), por outro lado, um crash soa sempre a fraqueza, logo seria de se pensar que o Dollar desvalorizava...
Enfim, fica a questão
Não sei porquê, até nem estou muito surpreendido, o que não significa que faça algum sentido!
O efeito imediato do crash, foi o de uma valorização do Dollar!
Se houvesse um crash amanhã, como será que se comportaria o Dollar?
É que se por um lado, temos a tal "regra" que quedas em Wall Street significam Dollar forte, (e pelo efeito de um crash, pelos vistos, provoca um money inflow se tomarmos por exemplo o crash de 87), por outro lado, um crash soa sempre a fraqueza, logo seria de se pensar que o Dollar desvalorizava...
Enfim, fica a questão
- Anexos
-
- 87.JPG (61.3 KiB) Visualizado 576 vezes
Vamos por partes
Eu? Eu só pedi uns bonecos de quase 20 anos de idade...
Não me digas que uma pessoa não pode ser curiosa...
Aqui vai uma quote: "Markets never change"...
Se assim fosse, o Livermore não teria ganho uma pipa no crash de 29.
Não sei. Não tenho nenhuma bola de cristal! Tenho de arranjar uma, um dia destes
Anonymous Escreveu:Parece que estás a adivinhar qualquer coisa má!
Eu? Eu só pedi uns bonecos de quase 20 anos de idade...
Não me digas que uma pessoa não pode ser curiosa...
Anonymous Escreveu:As situações são diferentes das de 1987 não podes extrapolar isso para a situação presente.
Aqui vai uma quote: "Markets never change"...
Anonymous Escreveu:Os crashs acontecem quando ninguém os espera.
Se assim fosse, o Livermore não teria ganho uma pipa no crash de 29.
Anonymous Escreveu:Passado o fim do m~es vamos ter grandes subidas
Não sei. Não tenho nenhuma bola de cristal! Tenho de arranjar uma, um dia destes
Help: Gráficos do Dollar em 87 ?
Alguém tem um gráfico do Dollar contra o Marco ou contra a Libra de 1987?
Ou mesmo do Dollar Index, só de 1987?
Estou curioso para saber como se portou o Dollar quando aconteceu o crash, portanto, se alguém puder ajudar, fico agradecido!
Abraço
Ou mesmo do Dollar Index, só de 1987?
Estou curioso para saber como se portou o Dollar quando aconteceu o crash, portanto, se alguém puder ajudar, fico agradecido!
Abraço
10 mensagens
|Página 1 de 1