Caldeirão da Bolsa

Ulisses ou Marco ....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 20/1/2005 15:58

Ainda sobre este ponto, já houve quem defendesse que este comportamento é típico de mercados mais periféricos. Não sei se é esse o caso pois não acompanho mais índices com as características do PSI mas se alguém quiser investigar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 20/1/2005 15:56

Bem, eu estou farto de a identificar algures entre 15 dias e 2 meses (é variável).

E sim, é aproveitável, como já tenho defendido por várias vezes e como se tem depois constatado à posteriori.

Sempre que os mercados lá por fora os mercados arranquem num movimento consistente e durável e o nosso mercado por cá tarde em responder, é aproveitar pois mais cedo ou mais tarde o nosso mercado acaba por responder e por norma, até por recuperar o tempo perdido.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Touro » 20/1/2005 15:51

Marco António, sobre o PSI, Escreveu:Demora mais tempo a responder e a começar a subir mas depois, quando os restantes mercados entram em correcção o PSI é igualmente lento a responder.

Se assim é, não poderia ser melhor. É aproveitar o desfasamento. Alguém é capaz de identificar a diferença de fase?
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por MarcoAntonio » 20/1/2005 15:23

Xanax,

todos os índices (S&P, Nasdaq e DAX) acabaram após uma longa fase de lateralização/correcção (que durou a maior parte de 2004) por realizar novos máximos e nessa perspectiva de médio/longo-prazo a minha opinião é ainda bullish.

No entanto os mercados não podem ir sempre no mesmo sentido, o percurso é sempre relativamente errático.

Por isso vejo a actual correcção como isso mesmo, uma correcção de curto-prazo.

Para já não vejo motivos para grandes preocupações até porque os índices encontram-se ainda acima dos valores que até há uns meses atrás eram as suas importantes resistências.

Relativamente ao nosso PSI e como é seu apanágio está a demonstrar mais uma vez aquilo que eu tantas vezes sublinho: a sua tendência para andar desfasado (atrasado) relativamente aos restantes índices. Demora mais tempo a responder e a começar a subir mas depois, quando os restantes mercados entram em correcção o PSI é igualmente lento a responder.

Normalmente os investidores lamentam-se muito do PSI, que não responde quando os outros estão a subir mas esquecem-se frequentemente que depois o PSI tende a recuperar o tempo perdido ou a compensá-lo não caindo quando os outros caiam ou caindo significativamente menos.

No final o PSI acaba por percorrer um caminho mais ou menos semelhante mas tipicamente descompassado dos restantes índices...
Imagem

Administrador Fórum

Obrigado Ulisses .....

por Xanax » 20/1/2005 15:13

lol
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

Obrigado

por Fernando dos Aidos » 20/1/2005 14:54

Obrigado, Ulisses.

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Ulisses Pereira » 20/1/2005 14:53

Fernando, em termos de volume embora não sendo perfeito, não inviabiliziaria o padrão. Em termos de preço, parece um H&S invertido bastante certinho. Contudo, eu não acredito em H&S com anos de formação, por isso sou céptico ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

HS invertido?

por Fernando dos Aidos » 20/1/2005 14:39

Do gigantesco (desde 2001).

Abraço

Fernando dos Aidos

por Touro » 20/1/2005 14:37

Ulisses, o FT não se referia a essa LT de curto-prazo no PSI. Mas a uma suposta têndência iniciada em Março de 2003.

Eu pessoalmente, como invisto no curto/médio-prazo, não dou muita relevância a essa tendências que têm pontos de contacto separados por anos.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Ulisses Pereira » 20/1/2005 14:08

Estás a falar de um hipotético gigantesco H&S invertido de vários anos ou apenas de um hipotético H&S invertido formado em 2004?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

HS invertido?

por Fernando dos Aidos » 20/1/2005 14:02

Uma pergunta, Ulisses: consideras a possibilidade de um HS invertido no PSI20 com a "neckline" nos 8.000 (1º gráfico que aprsentaste, embora o semanal seja talvez mais claro)?

Que conclusão se tira dos volumes (faltam volumes em alguns dias da minha BD)?

Abraço

Fernando dos Aidos

por Ulisses Pereira » 20/1/2005 13:37

Olá FT ;)

Ainda bem que colocaste esta resposta pois deu para ver que tinha colocado o gráfico errado do PSI! Não é que o outro estivesse mal, mas era este que queria colocar. Neste tem a tal LT que falas...

Em relação ao Nasdaq, não sei porquê mas nunca confiei muito nessa LT que falas. A razão pela qual não a considerei fiável não te sei explicar.. é daquelas coisas que os nossos olhos rejeitam. ;) Mas, de qualquer das formas, essa tal LT de que falas já foi quebrada, não é?

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (28.94 KiB) Visualizado 766 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 20/1/2005 13:30

Olá Ulisses!

Em ambos os gráficos que mostraste, e numa visão muito rápida (o tempo não me permite mais, apesar de estar muito longe de Portugal não estou de férias...) parece-me possível traçar LTA's desde os respectivos mínimos: Agosto de 2004 no Nasdaq e Março de 2003 no PSI20. Eu utilizaria escalas logarítmicas (não vou reiniciar a discussão...) mas mesmo assim creio que seria possível colocá-las lá.

Alguma razão para não o fazeres?

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Ulisses Pereira » 20/1/2005 13:09

Xanax, eu mantenho a mesma opinião sobre o Nasdaq e o PSI, por exemplo. Ou seja, o alvo deste movimento do PSI são os 8000 pontos, estando quase a a alcançá-lo e à medida que se aproxima do alvo para este movimento, em termos de curto prazo vou refreando o meu optimismo. Deixo o link para comentário mais detalhado.

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Em termos do Nasdaq, apesar do meu optimismo de longo prazo, em relação ao curto/médio prazo, só penso estarem criadas boas condições para uma entrada longa na ruptura da resistência entre 2150/2180 pontos ou após uma correcção um pouco mais pronunciada.

Mas podes ver a análise mais detalhada em:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Aqui ficam os gráficos actualizados, apenas para completar aquelas análises que permanecem inalteradas.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-nasdaq.GIF
forum-nasdaq.GIF (26.08 KiB) Visualizado 820 vezes
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (32.87 KiB) Visualizado 815 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ulisses ou Marco ....

por Xanax » 20/1/2005 12:22

1º de tudo muito bom dia a ambos.
Então !!!
Muito que fazer ?????
Tenho estado atento ao que aqui se escreve e aos mercados em geral. Parece-me que os mercados lá fora estão a acusar algum desgaste, ou seja, gostaria de saber qual é a vossa opinião sobre o assunto e se possível coadjuvada com uma AT dos principais indices. Agradecia a disponibilidade.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BOMBA99, Google Adsense [Bot], Investor Tuga, latbal, LCRLCR, m-m, malakas, Minsk, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, PMP69, SerCyc, Shimazaki_2, Tosta mista, yggy e 220 visitantes