Caldeirão da Bolsa

ActivoBank7 - Alavancagem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Paulolion » 19/1/2005 1:51

Obrigado pela clarificação.

Eu tenho andado a ler um pouco sobre a bolsa, verificando cotações e estou a pensar daqui a algum tempo entrar com algum dinheiro que penso não me vai fazer falta.

Embora saiba que até ganhar experiência deva perder mais do que ganho, é agradavel pensar que posso ter sorte. Penso que os períodos de alta nas bolsas são ciclicos e este ano ou nos próximos 2 deverá existir alguma retoma económica mais visível e quem sabe voltem os tempos de ganhos bem porreiros. É óbvio que ninguém consegue prever tal situação, e que um governo melhor ajudava e que pode acontecer tanta coisa por esse mundo fora que abale a necessária recuperação económica, mas temos estado tão mal nos últimos anos, especialmente desde o 11 de Setembro que acho que é impossível ficar pior, mas é melhor estar calado...

Mais uma vez obrigado.

Registado: 27/12/2004 21:57

por Touro » 18/1/2005 14:15

Claro que depois temos outros exemplos onde negociar sem alavancagem torna-se complicado. Por exemplo, no Forex, onde a variação dos pares em termos percentuais é reduzida, se o investidor não utilizar nenhum tipo de alavancagem torna-se muito pouco atractivo.

Ulisses, mas isto não implica que esteja a correr mais risco. O que a alavancagem lhe permite (se for bem usada, claro) é ter a mesma exposição com um capital investido mais reduzido. É a velha história: se tenho mil euros para investir, uso um produto com alavancagem de 10 investindo 100, e os restantes 900 coloco num depósito a prazo.

Naturalmente que se meter os 1000 no produto alavancado, o caldo pode entornar-se...
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Ulisses Pereira » 18/1/2005 13:37

Paulolion,

Focou a questão essencial: A alavancagem permite potenciar ganhos mas também potencia as perdas e ainda acrescenta as despesas dos juros. Para aqueles que se iniciam nos mercados, costuma ser uma grande tentação, mas pessoalmente só a aconselho para quem tem já uma grande experiência nos mercados e um histórico de resultados com sucesso ao longo dos anos.

No fundo, a aprendizagem de quase todos os investidores em Bolsa faz-se com erros e perdas de dinheiro (mesmo que no início, fruto das boas condições dos mercados, as coisas corram bem. Por isso, mais vale que esse processo de aprendizagem se faça com perdas menores do que com perdas fortes.

Claro que depois temos outros exemplos onde negociar sem alavancagem torna-se complicado. Por exemplo, no Forex, onde a variação dos pares em termos percentuais é reduzida, se o investidor não utilizar nenhum tipo de alavancagem torna-se muito pouco atractivo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Paulolion » 18/1/2005 2:43

Boas, antes de mais obrigado.

Fiquei parcialmente esclarecido. Percebo o objectivo mas como nunca usei não sei bem como funciona, até que ponto é bom ou mau, ou se é mais fácil ou difícil de ganhar dinheiro.

Basicamente parece-me uma forma de aumentar os ganhos sem ter o dinheiro para investir, mas será que os juros pagos compensam?

Alavancagem e Activo banco 7

por Devilxpto » 17/1/2005 1:41

Bom, eu sou cliente a algum tempo, principalmente pela hipótese de alavancagem. Infelizmente ainda não tive oportunidade de a utilizar. Quanto ao site, acho apenas que eles estão muito virados para o mercada nacional, sendo que o Nasdaq e Warrants (o que eu lhe dou) nem sequer se consegue que faça refresh de 20 em 20 segundos (fundamental para acompanhar as ordens pendentes no mercado) tal como na big online, que neste aspecto dispõem de melhores ferramentas.

Quanto a alavancagem, e respondendo desde já à outra questão levantada é a possibilidade de investir mais dinheiro que o disponível na conta, pagando apenas juros (já agora é preciso ter cuidado visto que o activo cobra uma comissão mesmo que não se use o €€€€). Quanto à alavancagem devo dizer que durante dois anos fui cliente da IB, grande correctora internacional, cheio de ferramentas e que me dava alavancagem na altura 2 vezes para investimentos mais do que intraday e 4 vezes para o Day trade, com acesso a quase todos os mercados internacionais. O activo bate tanto a IB como a BIG porque permite alavancagem a longo prazo de 3 vezes (a IB mais do que daytrade só 2 vezes).

Porém, existe um montante minimo de dinheiro que é necessário ter para se ter alavancagem, que não faço a miníma de qual é no caso do activo.

Espero que tenha sido esclarecedor.
To trade or not to trade

Registado: 17/1/2005 1:29

por Paulolion » 17/1/2005 1:03

Boas,

Já agora desculpa lá a ignorância mas como funciona isso da alavancagem?

Exemplos?

ActivoBank7 - Alavancagem

por mvbb » 16/1/2005 2:13

Estou a pensar mudar para o Activobank7 para negociar em acções e investir em fundos de investimento com alavancagem. Alguém que utilize estes serviços me pode dizer se teve/tem problemas? O site pareceu-me lento. Costuma ser assim?

Cumps.

Registado: 15/2/2004 21:20

Quem está ligado: