Bem Haja- Expressão da Beira para agradecer!
8 mensagens
|Página 1 de 1
Mulherzinha,
foi esta a expressão que um meu amigo teve para com uma senhora e cliente que já conhecia há muitos anos.
Numa aldeola perto de Aveiro, comentou a senhora ao vendedor que o negócio ía mal e pior ainda é que o seu marido estava doente, para além de ter uma filha no hospital vitima de acidente...
O meu amigo respondeu "oh mulherzinha, também tudo lhe acontece"...
Foi esta frase que provocou a senhora. Clientes que jogavam cartas na taberna numa mesa ao lado, tentaram e conseguiram agredir o vendedor. Chamaram a GNR e foi transportado até ao quartel.
Pois só aí, é que o vendedor tomou conhecimento que naquela terra a palavra "mulherzinha" era como um insulto dos mais graves.
Justificou o vendedor que a intenção não era ser mal educado mas sim consolar um pouco a senhora.
Teve de pedir desculpas novamente à senhora, mas acompanhado com as autoridades... mesmo assim, perdeu a cliente.
Foi só um episódio que achei por bem partilhar.
Bem hajam todos, incluindo a "mulherzinha".
P.S. Não quero "ofender" ninguém, até porque sou do distrito de Aveiro,eheheh.
Numa aldeola perto de Aveiro, comentou a senhora ao vendedor que o negócio ía mal e pior ainda é que o seu marido estava doente, para além de ter uma filha no hospital vitima de acidente...
O meu amigo respondeu "oh mulherzinha, também tudo lhe acontece"...
Foi esta frase que provocou a senhora. Clientes que jogavam cartas na taberna numa mesa ao lado, tentaram e conseguiram agredir o vendedor. Chamaram a GNR e foi transportado até ao quartel.
Pois só aí, é que o vendedor tomou conhecimento que naquela terra a palavra "mulherzinha" era como um insulto dos mais graves.
Justificou o vendedor que a intenção não era ser mal educado mas sim consolar um pouco a senhora.
Teve de pedir desculpas novamente à senhora, mas acompanhado com as autoridades... mesmo assim, perdeu a cliente.
Foi só um episódio que achei por bem partilhar.
Bem hajam todos, incluindo a "mulherzinha".
P.S. Não quero "ofender" ninguém, até porque sou do distrito de Aveiro,eheheh.
mfn
"O meu chefe e eu nunca temos conflitos. Ele segue o seu caminho e eu sigo o dele."
"O meu chefe e eu nunca temos conflitos. Ele segue o seu caminho e eu sigo o dele."
Eu se calhar por ...
...influência da familia do meu Pái uso frequentemente essa expressão.
O curioso é alguns colegas meus de trabalho "gozarem" com tal expressão.
Por isso me chamou mais a atenção este post.
BEM HAJA !
O curioso é alguns colegas meus de trabalho "gozarem" com tal expressão.
Por isso me chamou mais a atenção este post.
BEM HAJA !
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
comentário
Já tinha referido...................
Caros
Já agora.....porque não uma referência ao "bem haja"?....Que no dizer de H Saraiva...revela uma atitude menos subserviente e mais nobre...a minha avó era assim que agradecia....mas eu dou razão à doutora da gramática quando se refere ao género a respeitar pela expressão adjectivante.
cumps.
Caros
Já agora.....porque não uma referência ao "bem haja"?....Que no dizer de H Saraiva...revela uma atitude menos subserviente e mais nobre...a minha avó era assim que agradecia....mas eu dou razão à doutora da gramática quando se refere ao género a respeitar pela expressão adjectivante.
cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Sou ...
... nado e criado no Estoril, filho de pais beirões e a tal, sempre me habituaram. Mantenho em determinadas ocasiões, como forma de agradecimento ... o meu "Bem-Haja"!!!!!
É tipicamente português e ao contrario de "obrigado", expressa um tremendo manifesto de gratidão!
É lindo!!!!
Já agora. Bem-hajam todos
É tipicamente português e ao contrario de "obrigado", expressa um tremendo manifesto de gratidão!
É lindo!!!!
Já agora. Bem-hajam todos
Bem hajam !!!
Então Bem hajam os dois pela ideia que aqui deixaram.
Cumps.
Cumps.
Tiger
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
Bem Haja- Expressão da Beira para agradecer!
Na Beira, em geral, e Beira Alta, em particular, a expressão Bem Haja é utilizada como forma de agradecimento por uma grande parte da poupulação, especiamente a mais idosa. Este expressão deveria ser preservada na memória colectiva, pelo que se recomenda o seu usso por parte das gerações mais novas, também!
Assim deixamos de ter o problema do "Obrigado", "Obrigada" :-)
Assim deixamos de ter o problema do "Obrigado", "Obrigada" :-)
-
Marco
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Albertomr , cali010201, Google [Bot], hugob0ss, icemetal, joao garcao, malakas, maturidade, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc, Shift72, Simplório, TheKuby, trilhos2006, yggy e 189 visitantes