Caldeirão da Bolsa

Grécia - Novabank(grupo BCP) lucros um ano antes do previsto

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Grécia - Novabank(grupo BCP) lucros um ano antes do previsto

por JCS » 13/1/2005 16:36

Banco do BCP na Grécia consegue lucros um ano antes do previsto

"O NovaBank, subsidiária do BCP na Grécia, obteve um resultado positivo em 1,7 milhões de euros, em 2004, em base IAS e excluindo ajustamentos em impostos diferidos.

Números que, segundo o BCP, representam «um progresso significativo face ao exercício anterior, deixando antever um aumento sustentado da rentabilidade da instituição para 2005», referem.

O NovaBank atingiu ainda resultados operacionais positivos, no 4º trimestre de 2004, de 25 mil euros, fruto, segundo a instituição liderada por Jardim Gonçalves, «do rápido crescimento da actividade e melhoria da rendibilidade de exploração, antecipando o break-even em mais de um ano».

Para além dos resultados operacionais positivos, os lucros obtidos incluem ainda mais valias «decorrentes da alienação da Intertrust (11,2 milhões de euros). Na sequência de redução da taxa de imposto sobre os lucros ocorrida na Grécia, registou-se um ajustamento em impostos diferidos de menos 15,2 milhões de euros», adiantam.

«Em apenas 4 anos, o NovaBank conquistou mais de 281.000 clientes, tendo alcançado recursos totais de clientes de 1,7 mil milhões de euros e uma carteira de crédito de 1,4 mil milhões de euros, prosseguindo uma estratégia enfocada na Banca de Retalho, em PME e em Private Banking», acrescenta o mesmo comunicado.

Em 2004, o Banco conseguiu, entre outros, a contratação de 310 milhões de euros em novo crédito hipotecário, um crescimento anual de 50%, com uma quota superior a 4% na produção nova, bem como em crédito automóvel, com uma carteira de 133 milhões de euros.

A margem financeira cresceu 32,6% e as comissões líquidas 27,8%. Resultados que foram acompanhados por uma redução em 6,8% dos custos de transformação de que resultou um significativo aumento da rendibilidade operacional.

Abertura de sucursais em 2005 para ROE de 14% em 2006

Assim, as perspectivas do NovaBank para 2005 e anos seguintes são «bastante positivas, baseadas na expectativa de crescimento dos proveitos bancários e na criação de valor por geração de resultados».

Segundo a instituição financeira, o plano de desenvolvimento da actividade para 2005 inclui a abertura selectiva de algumas novas sucursais para suportar o crescimento do negócio, estimando-se uma rendibilidade de capitais próprios (ROE) de 14% em 2006. "



Imagem




Será no futuro um grupo económico europeu. 8-)


Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

Quem está ligado: