Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por J.f.vieira » 27/10/2025 16:39

Registado: 29/11/2007 3:59

por VALHALLA » 27/10/2025 15:24

Galp prevê contribuição plena do projeto Bacalhau em 2027

A Galp prevê que o projeto Bacalhau, no pré-sal brasileiro, atinja o seu ritmo pleno de produção em 2027, com cerca de 40 mil barris diários, o que poderá gerar cerca de 400 milhões de euros por ano em fluxo de caixa operacional.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/galp-preve-contribuicao-plena-do-projeto-bacalhau-em-2027
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...

Registado: 19/2/2006 23:45

por J.f.vieira » 27/10/2025 9:10

https://www.google.com/amp/s/amp.expres ... s-cc58f3f2

A Galp voltou a surpreender. O Expresso confirma um lucro recorde de 973 milhões de euros até setembro, mais 9% que no ano passado. Só no 3º trimestre, o lucro ajustado foi de 407 milhões, um salto de 53% face a 2024.
O EBITDA trimestral chegou aos 911 milhões (+11%), sustentado por uma margem de refinação sólida (cerca de 9,5 USD/barril) e produção upstream de 115 mil barris/dia, acima das previsões. A empresa também aumentou o investimento para cerca de 700 milhões, com foco em projetos de baixo carbono — sinal de que está a acelerar a transição energética.
A dívida líquida está controlada (menos de 1x EBITDA), o que dá espaço para manter dividendos e investir.
Na prática, parece-me que a Galp está a viver uma fase muito equilibrada: gera caixa, tem margens altas e ainda consegue financiar o futuro. Claro que há riscos (preço do Brent, volatilidade nas margens e custos), mas este trimestre reforça claramente a solidez da empresa.
Na minha opinião, foi um resultado muito forte e sustentável — não apenas um pico pontual. Se o 4º trimestre vier no mesmo ritmo, é provável vermos revisões em alta nas estimativas e possivelmente um dividendo mais generoso em 2026.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 27/10/2025 8:36

por J.f.vieira » 26/10/2025 17:50

JR63 Escreveu:A GALP no Brasil tem 20% no Bacalhau ou seja 40 mil barris +- dos 200 mil diários, que significa uma entrada de cerca de 400 milhões euros em cash anuais para as contas.
Agora gostava de saber quanto vale 40% da venda da participação da GALP na Namibia. Há por aí alguém que possa partilhar algum conhecimento de valor?
Eu diria que se o investimento da GALP no Bacalhau foi de 2 mil milhões para 20%, para mim será um valor equivalente, ou seja 40% na Namíbia poderá a GALP encaixar 4 mil milhões ?
E com os 60% que lhe sobra dessa participação podemos na próxima década esperar um encaixe anual comparativo ao Bacalhau no Brasil ?
3 x 40 mil barris = 120 mil barris ou 3 x 400 milhões = 1.200 milhões ao ano ?
Vejamos nestas contas de mercearia, a GALP certamente duplicará de valor a longo prazo a 4 -6 anos.
Haverá certamente outras opiniões.
Cumprimentos

................... ..................... ...................

JR63, a Galp tem 80% do Mopane; vender 40% deixa-a com 40%.
O campo pode produzir até 211k boe/d, mas só gerará cash relevante depois de um CAPEX pesado.
É um projeto transformador, e vender parte faz sentido para gerir risco.
Os 100% de Mopane fala se em 20 mil milhões ou mais...

https://worldoil.com/news/2024/5/21/exx ... hatgpt.com

J.f.vieira

por J.f.vieira » 26/10/2025 16:59

Eduardo R. Escreveu:Eu estou investido na Galp e acredito nos >20€ em 12 a 18 meses. No entanto, tenho expetativa de aumentar a posição a um preço significativamente mais baixo que o atual brevemente. Tens a OPEC a falar em aumentar produção, uma potencial desaceleração económica nos US (ex-AI), desvalorização do dólar após novos cortes das taxas do FED, e uma provável resolução do conflito na Ucrânia. Nos últimos dias o Brent subiu sobretudo devido às notícias sobre a Índia deixar de comprar petróleo russo, mas antes disso a trajetória no Brent (e Galp) era de queda.

.................. ........................ ....................

Eduardo R.,

Respeito a tua análise, mas discordo em vários pontos. A OPEC pode falar muito, mas raramente aumenta produção de forma significativa — sabe que um barril demasiado barato não serve os seus próprios interesses. A narrativa da desaceleração global também me parece exagerada; a procura energética continua firme, sobretudo na Ásia.
A Galp está hoje muito mais forte e diversificada do que há alguns anos, e o mercado ainda não está a refletir isso totalmente no preço. Prefiro posicionar-me antes do consenso, não quando já todos perceberam o potencial. É aí que se fazem os bons investimentos.
Warren Buffett, Uma de suas frases mais conhecidas, “seja cauteloso quando os outros estiverem com apetite e tenha apetite quando os outros estiverem cautelosos”.

J.f.vieira

por JR63 » 26/10/2025 14:06

A GALP no Brasil tem 20% no Bacalhau ou seja 40 mil barris +- dos 200 mil diários, que significa uma entrada de cerca de 400 milhões euros em cash anuais para as contas.
Agora gostava de saber quanto vale 40% da venda da participação da GALP na Namibia. Há por aí alguém que possa partilhar algum conhecimento de valor?
Eu diria que se o investimento da GALP no Bacalhau foi de 2 mil milhões para 20%, para mim será um valor equivalente, ou seja 40% na Namíbia poderá a GALP encaixar 4 mil milhões ?
E com os 60% que lhe sobra dessa participação podemos na próxima década esperar um encaixe anual comparativo ao Bacalhau no Brasil ?
3 x 40 mil barris = 120 mil barris ou 3 x 400 milhões = 1.200 milhões ao ano ?
Vejamos nestas contas de mercearia, a GALP certamente duplicará de valor a longo prazo a 4 -6 anos.
Haverá certamente outras opiniões.
Cumprimentos

Registado: 11/4/2024 22:14

por Eduardo R. » 26/10/2025 10:11

Eu estou investido na Galp e acredito nos >20€ em 12 a 18 meses. No entanto, tenho expetativa de aumentar a posição a um preço significativamente mais baixo que o atual brevemente. Tens a OPEC a falar em aumentar produção, uma potencial desaceleração económica nos US (ex-AI), desvalorização do dólar após novos cortes das taxas do FED, e uma provável resolução do conflito na Ucrânia. Nos últimos dias o Brent subiu sobretudo devido às notícias sobre a Índia deixar de comprar petróleo russo, mas antes disso a trajetória no Brent (e Galp) era de queda.

Registado: 29/3/2022 14:04

por J.f.vieira » 25/10/2025 17:55

Eduardo R. Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:
Eduardo R. Escreveu:Não têm saído grandes noticias sobre a Galp, e tu fazes 20 posts consecutivos que são basicamente múltiplas iterações da mesma ideia. Sim, já toda a gente está consciente do impacto do Bacalhau, da decisão iminente sobre Mopane, que existirá transição para o hidrogénio, etc. Mas até que saiam desenvolvimentos novos, não existe razão para a Galp ter uma performance diferente da Total, Shell, etc.

.............. ................. .............. ..............

Percebo perfeitamente o teu ponto, e até concordo que, neste momento, não há grandes novidades factuais sobre a Galp. Mas o mercado não se move apenas com notícias — move-se também com perceções, expectativas e reavaliações de valor.
Os meus posts têm precisamente esse objetivo: acompanhar a evolução da Galp numa perspetiva de médio e longo prazo, e não apenas reagir a “news flow”. Mesmo que não haja comunicados novos, há dinâmicas que continuam a evoluir — desde a consolidação dos projetos, à estratégia de capital, ao posicionamento da empresa face às grandes europeias.
A Galp não é nem a Total nem a Shell. Está numa fase de transformação mais profunda, com uma escala diferente, e isso abre espaço para desempenhos relativos distintos. Não espero fogos de artifício, mas acredito que o valor está lá — e que a consistência, mesmo sem novidades semanais, é o que faz a diferença a médio prazo.
E claro, tomo a nota sobre a repetição — tentarei ser mais sintético nas próximas intervenções. Mas a minha intenção é apenas partilhar a visão e manter o tópico vivo, num fórum onde por vezes a participação é escassa.

J.f.vieira

De acordo. Mas é por estar de acordo que é preciso esperar para ver o que acontece. A comparação entre Galp e as restantes tem a ver com a correlação com o Brent. Até novas notícias, nada muda.

................ ............................... ..................

Eduardo R.,

Compreendo o teu ponto de vista, e tens razão quando dizes que, por agora, é preciso esperar por novos desenvolvimentos. Mas, pessoalmente, gosto de antecipar os movimentos e não entrar “a meio” ou depois de a valorização já ter acontecido.
É essa a diferença entre reagir às notícias e tentar posicionar-se antes delas. A Galp, neste momento, está numa fase em que o mercado ainda não está a precificar totalmente o impacto futuro dos seus projetos — e é precisamente nessas alturas que, a meu ver, surgem as melhores oportunidades.
Não espero subidas imediatas, que até podem acontecer, mas acredito que, a médio prazo, quem estiver posicionado antes das confirmações poderá colher os melhores frutos.

J.f.vieira

por Eduardo R. » 25/10/2025 17:02

J.f.vieira Escreveu:
Eduardo R. Escreveu:Não têm saído grandes noticias sobre a Galp, e tu fazes 20 posts consecutivos que são basicamente múltiplas iterações da mesma ideia. Sim, já toda a gente está consciente do impacto do Bacalhau, da decisão iminente sobre Mopane, que existirá transição para o hidrogénio, etc. Mas até que saiam desenvolvimentos novos, não existe razão para a Galp ter uma performance diferente da Total, Shell, etc.

Percebo perfeitamente o teu ponto, e até concordo que, neste momento, não há grandes novidades factuais sobre a Galp. Mas o mercado não se move apenas com notícias — move-se também com perceções, expectativas e reavaliações de valor.
Os meus posts têm precisamente esse objetivo: acompanhar a evolução da Galp numa perspetiva de médio e longo prazo, e não apenas reagir a “news flow”. Mesmo que não haja comunicados novos, há dinâmicas que continuam a evoluir — desde a consolidação dos projetos, à estratégia de capital, ao posicionamento da empresa face às grandes europeias.
A Galp não é nem a Total nem a Shell. Está numa fase de transformação mais profunda, com uma escala diferente, e isso abre espaço para desempenhos relativos distintos. Não espero fogos de artifício, mas acredito que o valor está lá — e que a consistência, mesmo sem novidades semanais, é o que faz a diferença a médio prazo.
E claro, tomo a nota sobre a repetição — tentarei ser mais sintético nas próximas intervenções. Mas a minha intenção é apenas partilhar a visão e manter o tópico vivo, num fórum onde por vezes a participação é escassa.

J.f.vieira

De acordo. Mas é por estar de acordo que é preciso esperar para ver o que acontece. A comparação entre Galp e as restantes tem a ver com a correlação com o Brent. Até novas notícias, nada muda.

por J.f.vieira » 25/10/2025 13:11

JR63 Escreveu:A GALP está melhor posicionada do que estava há dez anos atrás.
Produz, refina, investiga novos produtos, outras cadeias de distribuição.
Vende produto final para todo o mundo.
Pode o consumo de gasolina e gasóleo aumentar para níveis em que o barril aumente consideravelmente, talvez não. Mas aqui conta as margens de refinação que aumentam, mesmo sem aumentar o preço por barril, como foi o caso da Galp.
Ninguém sabe quando a guerra acabar o que seguirá, mas temos uma certeza a seguir a uma paz a economia cresce.
A reconstrução da Ucrânia que vai demorar uma geração (25 anos), a reconstrução de Gaza.
As infraestruturas em toda a Europa.
Nos EUA faltam infraestruturas como pontes, comboios de alta velocidade. No futuro em tempos de paz há muito para fazer e não vai ser com eletricidade que se vão fazer essas obras.

................... ................. .....................

JR63,
Excelente visão — concordo plenamente com a tua leitura. A Galp está, de facto, muito mais bem posicionada do que há uma década. A empresa amadureceu, diversificou-se e aprendeu a operar com disciplina financeira e foco estratégico. Hoje, não é apenas uma petrolífera tradicional, é uma empresa integrada de energia, com capacidade de gerar valor tanto na produção como na refinação e na distribuição.
É verdade que o crescimento do consumo pode já não ser explosivo, mas as margens de refinação e a gestão eficiente continuam a sustentar bons resultados. E como referes, em períodos de reconstrução e expansão económica — como o que virá inevitavelmente após as atuais crises — a procura por energia, combustíveis e derivados continuará forte.
A transição energética vai avançar, mas de forma gradual. E, enquanto isso, empresas como a Galp, que têm a inteligência de equilibrar o presente e preparar o futuro, sairão reforçadas.

Boa análise, JR63 — subscrevo inteiramente.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 25/10/2025 12:43

[quote="NirSup"]Capri c'est fini....
Foi bom enquanto durou, mas acabou a festa, pá!

Há quem afirme que o pico do consumo de petróleo e combustíveis fósseis na Europa ocorreu em 2022 e que já entramos numa fase de declínio. E que o pico mundial do consumo de petróleo irá ocorrer, seguramente, antes de 2030.
A crise do setor segue dentro de momentos.
É inelutácel, é inevitável, por mais trampices que o Trampas tire da cartola (a última foram as sanções às duas maiores petrolíferas russas, quando começa a haver sinais claros de um excedente de petróleo no mundo).
Há sinais por todo o lado — uns claros, outros subtis — mas prefere-se o conforto da negação.

.................... ................. ...................

Respeito essa visão, mas não partilho do mesmo pessimismo.
A ideia de que o pico do consumo de petróleo já aconteceu tem sido repetida há mais de uma década — e, na prática, o consumo global continua a subir. Pode estar a estabilizar na Europa, sim, mas o resto do mundo (sobretudo Ásia, África e América do Sul) ainda está a crescer rapidamente. A transição energética é um processo real, mas está longe de ser linear ou rápida.
Além disso, o petróleo não é apenas combustível. É base para fertilizantes, plásticos, produtos químicos, transporte marítimo e aviação — setores para os quais as alternativas ainda não estão maduras. O mundo moderno continua estruturalmente dependente do crude.
Quanto à Galp, vejo uma empresa que se adaptou bem: manteve disciplina financeira, reforçou a sua posição em ativos estratégicos como Mopane e Bacalhau, e está a construir uma base sólida para o futuro. Não é uma companhia “presa ao passado”, é uma que está a preparar a próxima fase da energia.

Por isso, “Capri c’est fini”? Talvez para quem olha só para a Europa. Para mim, a festa ainda não acabou — apenas mudou de palco e a Galp ainda agora começou a tocar a próxima música.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 25/10/2025 12:18

J.f.vieira Escreveu:

J.f.vieira

............................. .................................

Eu não estou à espera que a Galp suba 300% ou 500%, nem vivo de ilusões. O que espero é que continue a gerar lucros consistentes, a pagar um bom dividendo e, a médio prazo, consiga dobrar o seu valor em bolsa. É uma perspetiva realista, não especulativa.

J.f.vieira

por JR63 » 25/10/2025 12:15

A GALP está melhor posicionada do que estava há dez anos atrás.
Produz, refina, investiga novos produtos, outras cadeias de distribuição.
Vende produto final para todo o mundo.
Pode o consumo de gasolina e gasóleo aumentar para níveis em que o barril aumente consideravelmente, talvez não. Mas aqui conta as margens de refinação que aumentam, mesmo sem aumentar o preço por barril, como foi o caso da Galp.
Ninguém sabe quando a guerra acabar o que seguirá, mas temos uma certeza a seguir a uma paz a economia cresce.
A reconstrução da Ucrânia que vai demorar uma geração (25 anos), a reconstrução de Gaza.
As infraestruturas em toda a Europa.
Nos EUA faltam infraestruturas como pontes, comboios de alta velocidade. No futuro em tempos de paz há muito para fazer e não vai ser com eletricidade que se vão fazer essas obras.

Registado: 11/4/2024 22:14

por J.f.vieira » 25/10/2025 12:14

J.f.vieira

por NirSup » 25/10/2025 8:00

Capri c'est fini....
Foi bom enquanto durou, mas acabou a festa, pá!

Há quem afirme que o pico do consumo de petróleo e combustíveis fósseis na Europa ocorreu em 2022 e que já entramos numa fase de declínio. E que o pico mundial do consumo de petróleo irá ocorrer, seguramente, antes de 2030.
A crise do setor segue dentro de momentos.
É inelutácel, é inevitável, por mais trampices que o Trampas tire da cartola (a última foram as sanções às duas maiores petrolíferas russas, quando começa a haver sinais claros de um excedente de petróleo no mundo).
Há sinais por todo o lado — uns claros, outros subtis — mas prefere-se o conforto da negação.

Evolução da cotação da Galp, desde 2007.
Palavras para quê?
Screenshot_2025-10-25-07-29-37-283_com.android.chrome-edit.jpg

By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Eduardo R. » 25/10/2025 7:06

Não têm saído grandes noticias sobre a Galp, e tu fazes 20 posts consecutivos que são basicamente múltiplas iterações da mesma ideia. Sim, já toda a gente está consciente do impacto do Bacalhau, da decisão iminente sobre Mopane, que existirá transição para o hidrogénio, etc. Mas até que saiam desenvolvimentos novos, não existe razão para a Galp ter uma performance diferente da Total, Shell, etc.

por J.f.vieira » 24/10/2025 17:41

Caros foristas,

Tenho vindo a partilhar aqui as minhas análises sobre a Galp, destacando oportunidades estratégicas, como o projeto Mopane na Namíbia e o campo Bacalhau no Brasil, assim como a solidez da empresa e o seu papel na segurança energética europeia. No entanto, noto que a participação e a troca de opiniões de outros membros têm sido muito limitadas.
Acredito que o debate e a partilha de ideias são essenciais para todos aprendermos e enriquecermos as nossas decisões de investimento. Sem essa interação, torna-se difícil manter a motivação para continuar a contribuir.
Por isso, até que haja mais participação e diálogo da comunidade, irei suspender temporariamente as minhas publicações sobre a Galp e outros temas. Espero que, no futuro, possamos retomar um debate mais ativo e proveitoso.

Obrigado a quem tem acompanhado e partilhado.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 24/10/2025 14:35

Nos últimos anos, Warren Buffett — através da Berkshire Hathaway — tem reforçado fortemente a sua presença no setor do petróleo e gás, contrariando a tendência dominante de muitos investidores institucionais que migraram para as “energias verdes”.
A Berkshire detém hoje cerca de 28,8% da Occidental Petroleum (OXY), uma das maiores petrolíferas norte-americanas, e tem autorização para subir até 50% se decidir exercer essa opção. Além disso, Buffett possui warrants que lhe permitem comprar ainda mais ações a um preço fixado (~US$ 59,6), o que representa uma aposta estratégica de longo prazo.
Paralelamente, a Berkshire mantém uma participação relevante na Chevron (CVX), de cerca de 6% a 7% do capital total — um
investimento que ronda os US$ 17 mil milhões.
O que chama atenção é que Buffett não está apenas a apostar na extração de petróleo em si. A Berkshire também mostrou interesse no segmento petroquímico, avaliando a aquisição da OxyChem, unidade química da Occidental, num acordo de cerca de US$ 9,7 mil milhões.
Isto sinaliza uma visão mais ampla: o petróleo não é apenas combustível — é matéria-prima essencial para produtos químicos, plásticos, fertilizantes e milhares de aplicações industriais. Mesmo num mundo em transição energética, a procura por petroquímicos tende a crescer com o aumento do consumo global.
Buffett tem repetido, nas entrelinhas, uma mensagem simples:
“Enquanto o mundo precisar de energia e produtos derivados, as empresas eficientes e bem geridas neste setor continuarão a gerar valor.”
Aposta estrutural, não especulativa: Buffett vê petróleo e petroquímica como negócios resilientes a longo prazo.
Complementaridade: a combinação de extração (OXY, Chevron) com transformação química (OxyChem) cria uma cadeia de valor mais sólida.
Contracorrente: enquanto muitos investidores fugiram do setor fóssil, Buffett reforçou a posição — e beneficiou da recuperação das cotações e dos dividendos
robustos.
Se o maior investidor do mundo continua a ver valor no petróleo, talvez o “fim do petróleo” esteja mais distante do que se pensa.
As participações de Buffett mostram que ele não vê o petróleo como um ativo “em declínio”, mas sim como um pilar industrial que se transforma — agora com foco não apenas na energia, mas também nos produtos petroquímicos e industriais.
É uma visão que combina realismo económico com visão de longo prazo, e que muitos analistas começam a reconhecer como uma das apostas mais estratégicas da última década.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 24/10/2025 14:34

por J.f.vieira » 24/10/2025 12:53

por J.f.vieira » 23/10/2025 9:38

Galp: uma peça chave para a segurança energética europeia
O cenário atual não é apenas conjuntural — é estrutural.
A Europa precisa de garantir o seu abastecimento energético sem depender de Moscovo, e as alternativas estáveis e confiáveis são limitadas.
É aqui que a Galp se destaca.
Com o projeto Mopane na Namíbia, reservas significativas, gestão disciplinada e balanço sólido, a empresa reúne as condições para fornecer uma parte da energia segura e estratégica à Europa.
Se o Ocidente não pode comprar à Rússia, vai precisar de fornecedores confiáveis — e a Galp tem potencial para ocupar uma parte de esse espaço.
É pequena o suficiente para estar subavaliada, mas grande o bastante para ser uma solução real no curto e médio prazo.
Num mundo em que a segurança energética voltou ao topo das prioridades,
a Galp pode tornar-se um ativo estratégico europeu indispensável.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 22/10/2025 16:11

por J.f.vieira » 22/10/2025 10:27

NirSup Escreveu:Aviso à Navegação
Quem te avisa teu amigo é. A História não se repete mas podemos e devemos retirar dela ensinamentos do passado.
Em 2020, o Brent (referência europeia do petróleo) caiu para cerca de 20 dólares por barril.
E o WTI (referência norte-americana) chegou mesmo, num dia histórico — 20 de abril de 2020 — a valores negativos (-37 dólares/barril) devido à falta total de capacidade de armazenamento nos EUA.

Screenshot_2025-10-22-02-37-11-220_com.facebook.katana-edit.jpg

By Nirvana

.................. ...................... ....................

Caro NirSup,

Concordo contigo que 2020 foi um ano extraordinário e atípico — o colapso do preço do petróleo nessa altura esteve ligado a um evento extremo: a pandemia. A procura global evaporou-se, os tanques ficaram cheios e até vimos o WTI a cotar negativo. Foi um lembrete poderoso de que o mercado energético pode ser brutalmente volátil.
Mas o contexto actual é bem diferente.
Hoje, o que estamos a viver é quase o oposto:
há desconfiança geopolítica generalizada — guerras regionais, tensão entre grandes potências, e uma percepção crescente de que a defesa nacional e a segurança energética voltaram ao topo das prioridades. Cada país quer garantir autonomia, reservas estratégicas e fontes seguras de abastecimento. Isso reforça a procura por energia “de garantia” — petróleo, gás natural e nuclear — mesmo com a transição em curso.
Além disso, há um novo factor estrutural:
a Inteligência Artificial e a digitalização massiva estão a gerar uma procura energética explosiva. Os data centers, a computação em nuvem e o treino de modelos de IA precisam de energia constante e fiável, não apenas intermitente. E isso muda o equilíbrio — o mundo precisa de mais energia agora, não apenas de energia “verde” daqui a 20 anos.
É por isso que investidores de longo prazo como o Warren Buffett estão a reforçar posições em empresas petroquímicas e de energia
tradicional (Exxon, Occidental, Chevron). Ele não está a negar a transição — está a reconhecer que, durante essa transição, quem tiver activos de produção eficientes e bem localizados vai continuar a gerar margens muito fortes.
A Galp encaixa-se perfeitamente nesse perfil:
tem um projecto transformacional (Mopane) com potencial enorme,
uma estrutura financeira sólida e baixa dívida,
e uma estratégia híbrida — usa o cash flow do petróleo e gás para financiar renováveis e biocombustíveis.
Assim, embora 2020 nos tenha lembrado o risco extremo, 2025 e os próximos anos estão a mostrar o regresso da energia como activo estratégico.
Por isso, continuo a preferir concentração com convicção — enquanto o cenário macro e os fundamentos sustentarem a tese.

J.f.vieira

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Dragon56, Ferreiratrade, iniciado1, LionHeart, navaldoc, OffTheRecord e 165 visitantes