Caldeirão da Bolsa

OT - Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 12/9/2025 0:26

BearManBull Escreveu:
Bem quem diz Ibzia diz Baleares. Só por causa das coisas Menorca até é bastante mais cara do que Ibiza.


Ela está a dançar dentro do barco, não numa discoteca ou num restaurante fora dele. Não vejo qual é o problema.
Além disso, são vários barcos, 44 no total, e não é por uma ativista ter feito disso uma festa que os outros também fizeram

Existem outras imagens com a mesma pessoa que também dizem ser em Ibiza, mas são em Barcelona
https://www.rtve.es/noticias/20250908/n ... hatgpt.com
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Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 11/9/2025 23:00

Activistas de la flotilla pro-Gaza que van rumbo a Israel celebran una fiesta en una cala de Menorca

Bem quem diz Ibzia diz Baleares. Só por causa das coisas Menorca até é bastante mais cara do que Ibiza.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 11/9/2025 22:41

Carrancho_ Escreveu:3- A flotilha não passou em Ibiza, as supostas imagens em Ibiza são na verdade em Barcelona.


1- É indiferente ser Ibiza ou Barcelona rebaldia á mesma.

2- Quem te diz que as tuas fontes sao fidedignas? Porque o governo aprova é isso?
Editado pela última vez por BearManBull em 12/9/2025 14:30, num total de 1 vez.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 11/9/2025 22:40

Carrancho_ Escreveu:O dinheiro de onde vem se acham que é relevante pois investiguem, para mim é indiferente desde que não venha dos meus impostos que espero que também não seja gasto a investigar de onde veio esse financiamento. Quem estiver curioso que vá atrás.


Muito destas propgandas lixo sao financidas por Russia e China oiutras por movimentos rultra/adicais denttro da propria UE...
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Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 11/9/2025 22:28

Carrancho_ Escreveu:4- O que não falta são evidências que suportem que os crimes que Israel está a levar a cabo em Gaza,


Onde?

Nao vi nada. Há baixas de civis obviamente, há casos de algumas atrocidades pomntuais. É uma uma guerra é normal.

Nao há genocidio, nem nunca houve, nem Gaza (pelo Hamas) tinha razao nenhuma para iniciar estar guerra. O que eles queriam era acabar com Israel mas nao têm sorte.

Ali se vais fazer perguntas arriscas a comer um balazio nos dentes. Mas prontos vais a Israel e é recebido com um sorriso e e super bem tratado, vais a Gaza e com sorte ficas lá de refém. Perspectivas....
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Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 11/9/2025 22:25

Carrancho_ Escreveu: Algo muito típico no futebol, se acusam o clube deles de ter cometido um crime a defesa é dizer que os outros cometeram um crime pior, enfim.


Meu clube desde quando?

Nem sequer voto... Além disso tenho tópicos dedicados ao liberalismo, algo que absollutamente nenhum do lixo politico portugues defende minimamente.

Mas aqui a preocupaçao é o Chega. Cassete riscada do a culpa é o do Chega... Sempre que abrem a boca aqui é contra Chega mais nada. O resto está tudo bem. (advogados do diabo).
Editado pela última vez por BearManBull em 11/9/2025 22:31, num total de 1 vez.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por Carrancho_ » 11/9/2025 20:44

BearManBull Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:https://www.youtube.com/shorts/17MknxJ1RAg

Tem toda a razão, isto é mesmo ridículo e estúpido. :oh:


https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ulti ... 422b&ei=75


Para ti é normal é que umas avariadas da cabeça vao passar férias a Ibiza com dinheiro que ninguém sabe de onde vem a promover o genocidio em Israel sem qualquer facto ou evidencia que suorte o que dizem.

Mas isso já nao tens capaccidade de criticar porque tudo que seja das facçoes fofinhas do socialismo ultra progressista esta tudo bem. 8-)


1- Vai lá citar onde é que me viste dizer que apoiava esta flotilha?

Mais uma vez estás a inventar e acusar os outros de coisas que não existem. Já toda a gente aqui sabe que se alguém não está alinhado com o teu pensamento (se é que se pode chamar assim) é porque é socialista e nazi.

2- Se alguém pratica aqui o que acusas os outros de fazer és tu. Já te disse isto aqui n vezes, mas também já sei que não mudas, é o que é. Não há nada mais popularucho, mais venda de banha da cobra... que pegar num assunto e atirar as criticas para outro lado, sem condenar ou defender o ponto em questão. Algo muito típico no futebol, se acusam o clube deles de ter cometido um crime a defesa é dizer que os outros cometeram um crime pior, enfim.

3- A flotilha não passou em Ibiza, as supostas imagens em Ibiza são na verdade em Barcelona. Devias ter mais cuidado com as tuas fontes, acho que o algoritmo tem influência significativa no teu pensamento. O dinheiro de onde vem se acham que é relevante pois investiguem, para mim é indiferente desde que não venha dos meus impostos que espero que também não seja gasto a investigar de onde veio esse financiamento. Quem estiver curioso que vá atrás.

Por constatar um facto não estou a defender a flotilha, apenas a verdade. Acho esta flotilha ridícula, sem sentido e sem resultados práticos que a justifiquem. Se era para fazer chegar ajuda humanitária a Gaza iam de cargueiro. No entanto acho que são livres de fazer isto, não acho que tenham o direito de envolver nessa ação nenhum estado, é da inteira responsabilidade deles.

4- O que não falta são evidências que suportem que os crimes que Israel está a levar a cabo em Gaza, nem vale a pena enumerá-los pois são uma enormidade. Apoiei o direito de Israel responder, ir atrás do Hamas e critiquei alguns movimentos pró-palestina, aqui neste mesmo fórum e na maioria ligados ao BE, mas também no estrangeiro, como situações em que deficientes mentais aplaudiam o ataque terrorista hediondo de 07 de outubro. Agora também sei reconhecer que ultrapassaram muito o direito que tinham, estão a cometer crimes atrás de crimes e a cometer atos de terrorismo ao nível do Hamas.


Aqui o ridículo Ventura e Chega, se não achas grave que uma cambada de imbecis que votam no parlamento o nosso destino o façam sem saber o que estão a fazer, devias ponderar melhor.

Aliás, também já o referi n vezes aqui, o BE e Chega têm mais que os une que o que os separa. Partidos anti-democráticos e ultra demagógicos.
Um abraço,

Carrancho
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 11/9/2025 20:04

BearManBull Escreveu:
Para ti é normal é que umas avariadas da cabeça vao passar férias a Ibiza com dinheiro que ninguém sabe de onde vem a promover o genocidio em Israel sem qualquer facto ou evidencia que suorte o que dizem.

Mas isso já nao tens capaccidade de criticar porque tudo que seja das facçoes fofinhas do socialismo ultra progressista esta tudo bem. 8-)


O Carrancho não é do BE, e a ligação da Mariana Mortágua às festas em Ibiza ou aos vídeos é falsa. Não são de agora
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Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 11/9/2025 20:00

Carrancho_ Escreveu:https://www.youtube.com/shorts/17MknxJ1RAg

Tem toda a razão, isto é mesmo ridículo e estúpido. :oh:


https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ulti ... 422b&ei=75


Para ti é normal é que umas avariadas da cabeça vao passar férias a Ibiza com dinheiro que ninguém sabe de onde vem a promover o genocidio em Israel sem qualquer facto ou evidencia que suorte o que dizem.

Mas isso já nao tens capaccidade de criticar porque tudo que seja das facçoes fofinhas do socialismo ultra progressista esta tudo bem. 8-)
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 11/9/2025 19:38

Carrancho_ Escreveu:https://www.youtube.com/shorts/17MknxJ1RAg

Tem toda a razão, isto é mesmo ridículo e estúpido. :oh:


https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ulti ... 422b&ei=75


O Chega e o Ventura só dizem coisas falsas. Ele não pediu desculpa e acrescentou que o Marcelo já tinha feito mais de 1500 viagens ao estrangeiro, e voltou a ser corrigido, porque foram 165. No entanto, a muita gente que vota nele nem lhes interessa se ele é um grande aldrabão. E também muita gente agora só usa as redes sociais, e já não lê notícias. Vêem as notícias pelo Facebook dele
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Re: OT - Políticas para Portugal

por Carrancho_ » 11/9/2025 11:08

Um abraço,

Carrancho
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 9/9/2025 20:07

Chumbada a moção de censura do Chega a Carlos Moedas

O documento foi votado esta terça-feira entre os 75 deputados municipais e recebeu os votos contra do PSD, Iniciativa Liberal, MPT, Aliança e CDS. PS, Bloco de Esquerda, Livre, PCP e PAN abstiveram-se. Só o Chega votou a favor.

https://www.rtp.pt/noticias/politica/ch ... s_n1682394
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Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 8/9/2025 22:21



Mas o dia não se fez melhor
Mas o sujo não se quis limpar,


...

Como se eu não fosse olhar!
Enfeitou as ruas para cobrir
Terra seca de não semear
Deram-me água turva de beber


...

A revolta não se fez vontade
Braços novos sem educação
Sangue velho chora de saudade!


...

Esta corda não nos sai das mãos
Esta lama não nos sai do chão
Esta venda não deixa alcançar.




Uma musica genial do Tom York portugues.

Ao contrario do Bettencourt eu nao esperei nem espero nada.

Portugal é um beco sem saída e este tópico é uma prova viva.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 8/9/2025 14:20

Understanding the Requirements of the New EN-81 Standards with Respect to Speed Monitoring, Speed Reducing and Prevention or Stop Devices

Clause 5.6.7.3
“The means shall be capable of performing as required without any assistance from any lift component that, during normal operation, controls the speed or retardation, stops the car or keeps it stopped, unless there is built-in redundancy and correct operation is self-monitored.”

https://liftescalatorlibrary.org/paper_ ... hatgpt.com

cláusula 5.6.7.3 da NP EN 81-20:2017 (adotada em Portugal pelo Termo de Homologação n.º 246/2017) estabelece que:

“O meio deve ser capaz de executar a sua função sem qualquer assistência de qualquer componente do elevador que, durante a operação normal, controle a velocidade ou desacelere, pare a cabina ou a mantenha parada, a menos que exista redundância incorporada e a operação correta seja auto-monitorizada.”

Link oficial NP EN 81-20:2017 (IPQ):
https://www.ipq.pt/normas-nacionais
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 8/9/2025 12:26

djovarius Escreveu:
A ser verdade, têm de rolar cabeças... isto é muito bonito, muito típico, muito turístico, mas não deixa de ser um transporte público de elevada utilização.

Em memória das vitimas, acabem com estes ascensores... :oops:
Na Calçada da Glória ficava bem um esquema típo teleférico, moderno, mas com cabines a imitar o ascensor que existia, muito melhor (devido à visibilidade do interior para o exterior) para aquilo que os turistas querem... fazer lives e stories e videos....


É verdade que a norma europeia exige redundância, e que a ausência de redundância foi confirmada no relatório preliminar do acidente: "Desta forma, não constitui um sistema redundante à falha dessa ligação" .

Vou confirmar melhor o que foi transposto da normal europeia para a lei portuguesa e já coloco aqui...
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Re: OT - Políticas para Portugal

por djovarius » 8/9/2025 10:20

previsor Escreveu:

O Elevador da Glória cumpre a norma europeia EN 81-20/50?

Não, do ponto de vista estritamente técnico, o Elevador da Glória não cumpre a norma europeia EN 81-20/50.

1. O que a norma exige
• Sistema de segurança redundante: freios ou mecanismos que possam parar a cabina mesmo se o cabo principal falhar.
• Cabos múltiplos ou freios independentes para garantir que a falha de um componente não cause queda.

2. Situação do Elevador da Glória
• Depende do cabo de ligação entre cabinas para o equilíbrio das massas.
• Os freios pneumático e manual não têm capacidade de parar as cabinas de forma independente do cabo, logo não constituem redundância real.
• Portanto, não atende à exigência de redundância da EN 81.


A ser verdade, têm de rolar cabeças... isto é muito bonito, muito típico, muito turístico, mas não deixa de ser um transporte público de elevada utilização.

Em memória das vitimas, acabem com estes ascensores... :oops:
Na Calçada da Glória ficava bem um esquema típo teleférico, moderno, mas com cabines a imitar o ascensor que existia, muito melhor (devido à visibilidade do interior para o exterior) para aquilo que os turistas querem... fazer lives e stories e videos....
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por Opcard » 8/9/2025 9:18

Mal pagos afinal tive muita sorte na vida em não ser deputado l

Penso que só aceitaria um lugar em Itália n€18.700 brutos mensais e tudo somado são 605 deputados entre senado è parlamento , penso que com tantos deve dar pouco trabalho .
 
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 7/9/2025 22:57

O Pacheco de Amorim, como vice-presidente da assembleia da republica, recebe 4 185,70 € brutos/mês de remuneração base mais 1 046,27 € brutos/mês de despesas de representação, totalizando 5 231,97 € brutos/mês, acrescidos dos subsídios de férias e de Natal (5 231,97 € cada), do subsídio de refeição de 21,00 €/dia útil (~441 € brutos/mês) e das ajudas de custo em deslocações oficiais (~69,19 €/dia em Portugal e 100–180 €/dia no estrangeiro). Tem ainda carro oficial com motorista, gabinete próprio, secretário/a, apoio administrativo e técnico, bem como todas as regalias normais de um deputado.

E este é o trabalho que faz na assembleia da república nas poucas vezes que é chamado:
https://www.facebook.com/share/v/14Qi78 ... tid=wwXIfr
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 7/9/2025 14:52

Depois de 1963, quando aconteceu o acidente na Nazaré, também devido ao cabo, fizeram-se melhorias de segurança, mas agora verificou-se que o problema da ausência de redundância no sistema de travagem, caso o cabo falhasse, manteve-se. Acho que isto é grave até porque estes elevadores deram bastante dinheiro à Carris.

Ainda não disseram se foi um problema de manutenção/ inspeção ou se foi fadiga do cabo por serem demasiadas viagens diárias no limite da capacidade, ou ambas as coisas, mas tendo em conta que não havia problema na outra extremidade do cabo talvez possa ter havido um problema de manutenção/ inspeção.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por caldeirum » 7/9/2025 14:11

O que aconteceu com esse elétrico é aquilo que acontece um pouco pelo país.

Tudo está bem, tudo está dentro das regras, as manutenções são fantásticas até acontecer um acidente. Aí descobrimos a realidade.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 7/9/2025 10:52

Acho que agora que já se sabe que não há um sistema de travagem que seja efetivamente redundante, devia ser dito que os elevadores do mesmo género que foram suspensos não vão voltar a funcionar até que seja adaptado um sistema de travagem que seja efetivamente redundante.

Isto devia ter sido testado antes, mas foi preciso que acontecesse o acidente para se descobrir, e não encontrei registo de ninguém que tivesse dito antes que não havia um sistema de redundância de travagem que funcionasse sem o cabo.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 6/9/2025 22:08


O Elevador da Glória cumpre a norma europeia EN 81-20/50?

Não, do ponto de vista estritamente técnico, o Elevador da Glória não cumpre a norma europeia EN 81-20/50.

1. O que a norma exige
• Sistema de segurança redundante: freios ou mecanismos que possam parar a cabina mesmo se o cabo principal falhar.
• Cabos múltiplos ou freios independentes para garantir que a falha de um componente não cause queda.

2. Situação do Elevador da Glória
• Depende do cabo de ligação entre cabinas para o equilíbrio das massas.
• Os freios pneumático e manual não têm capacidade de parar as cabinas de forma independente do cabo, logo não constituem redundância real.
• Portanto, não atende à exigência de redundância da EN 81.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 6/9/2025 21:01

Do estudo feito aos destroços no local, foi de imediato constatado que o cabo que unia as duas cabinas cedeu
no seu ponto de fixação dentro do trambolho superior da cabina n.º 1 (aquela que iniciou a viagem no cimo da
Calçada da Glória). O restante cabo, o volante de inversão e as polias onde este desenvolve o seu trajeto
encontravam-se lubrificadas e sem anomalias aparentes. O cabo no trambolho superior da cabina n.º 2 encontrava-se também sem anomalias aparentes.

O cabo utilizado é do tipo 6x36SW-CF U 1960 ZZ L3 CRM, constituído por seis cordões de 36 arames de aço com
alma em fibra, com um diâmetro total nominal de 32 mm e uma carga de rotura aproximada da ordem de 662 kN
(aproximadamente 68 ton), sendo este tipo de cabo usado neste ascensor há cerca de seis anos.

Tem fixada uma vida útil de 600 dias para este uso e aquele existente no momento do acidente havia sido
instalado há 337 dias, tendo ainda uma vida útil de 263 dias até à sua substituição. É considerado pela entidade
operadora do sistema que a vida útil definida para o cabo tem um coeficiente de segurança significativo

Segundo as evidências observadas até ao momento, o plano de manutenção previsto estava em dia e na manhã
do dia do acidente havia sido realizada a inspeção visual programada, a qual não detetou qualquer anomalia no
cabo e nos sistemas de frenagem dos veículos. A zona onde o cabo se separou não é passível de visualização sem
desmontagem.

... as evidências indicam que o freio pneumático e também o freio manual
foram rapidamente aplicados pelo guarda-freio da cabina n.º 1, mas que na configuração existente os freios não
têm a capacidade suficiente para imobilizar as cabinas em movimento sem estas terem as suas massas em vazio
mutuamente equilibradas através do cabo de ligação. Desta forma, não constitui um sistema redundante à falha
dessa ligação.
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 6/9/2025 20:10

Relatório aponta falha no cabo como causa do acidente do Elevador da Glória

O primeiro relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) confirma que o acidente do Elevador da Glória ocorreu devido à cedência do cabo que ligava as duas cabinas.

https://24noticias.sapo.pt/atualidade/a ... g_rewarded
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Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 6/9/2025 17:17

Presidente da Carris pediu a demissão na noite do acidente. Carlos Moedas não aceitou
Pedro Bogas pôs o lugar à disposição na quarta-feira, pouco depois do acidente do Elevador da Glória, mas o presidente da Câmara de Lisboa não aceitou o pedido de demissão e pediu a abertura de um inquérito. A notícia foi avançada pela CNN Portugal.
https://observador.pt/liveblogs/elevado ... rilamento/

Foi Carlos Moedas quem decidiu externalizar a manutenção dos equipamentos da Carris?

O QUE ESTÁ EM CAUSA?
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a ser acusado nas redes sociais de entregar a manutenção dos elevadores da Carris ao privado. Na realidade, a prática começou em 2006, com contratos a serem celebrados com privados e a Carris ainda sob gestão do Governo.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/fo ... da-carris/
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