Caldeirão da Bolsa

duvidas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mvbb » 1/1/2005 21:00

Essas empresas foram colocadas em bolsa para, como referiu no seu primeiro post, se financiarem mas também para os seus accionistas ganharem dinheiro com a sua dispersão em bolsa pois costumam ser colocadas a um preço significativamente superior ao seu valor real.
A sua manutenção na bolsa permite que valorizem a um ritmo a que dificilmente valorizariam caso não estivessem cotadas em bolsa. A sua reduzida liquidez não impede a sua negociação, apenas a dificulta. As small caps, que tem uma pequena liquidez, superaram o desempenho da medium e big caps em 2004, proporcionando uma boa rentabilidade aos seus accionistas. Contudo, quando caem, caem também mais do que as blue chip e a sua reduzida liquidez facilita a manipulação da sua cotação.

Registado: 15/2/2004 21:20

duvidas

por ignorant » 1/1/2005 20:42

Obrigado MVBB.

Compreendi a lição, mas fas-me confusão como na nossa bolsa existem empresas com um numero muito reduzido de acções disponiveis, tipo sonae industria, sumolis e outras, qual a vantagem (desvantagem) de as manter em bolsa??
ignorant

Re: duvidas

por mvbb » 1/1/2005 20:06

ignorant Escreveu:Se a cotação está baixa ou alta.

A cotação da acção de uma empresa cotada em bolsa determina o valor de cada acção e, portanto, o valor da empresa. Quanto maior a cotação, maior o valor de mercado da empresa. Quanto mais baixa a cotação de uma empresa mais ela está vulnerável a uma aquisição hostil através de uma OPA. E, caso a empresa tenha acções próprias, a valorização dessas acções resulta em ganhos.

Se tem ou não liquidez.

Quanto maior a liquidez de um título, melhor para a sua negociação pois a diferença entre a melhor oferta de compra e a melhor de venda tende a diminuir e os grandes investidores (particulares ou institucionais), que investem quantias significativas, podem mais fácil e eficientemente investir nesse papel.

Tem custos (beneficios) diretos por estar na bolsa?

Não tem custos significativos (não sei se paga qualquer montante por negociar num determinado mercado à entidade que o administra). Os benefícios são facilitar as transacções de partes do capital da empresa e permitir definir espeficamente o seu preço num determinado momento através da cotação das suas acções nesse momento (contudo, os investidores instiucionais realizam frequentemente negócios considerando um preço por acção diferente da sua cotação).

Espero ter ajudado.

Cumps.

Registado: 15/2/2004 21:20

duvidas

por ignorant » 1/1/2005 18:55

Caros amigos, como tenho muitas duvidas sobre estes assuntos, solicito que alguem me elucide sobre algumas questões.

Sei que as empresas vão pra bolsa para se financiarem, e para alem disso que mais vantagens (desvantagens)tem nas seguintes condições:

Se a cotação está baixa ou alta.

Se tem ou não liquidez.

Tem custos (beneficios) diretos por estar na bolsa?

Obrigado desde já.
ignorant

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 122 visitantes