Caldeirão da Bolsa

Uma locomotiva parada

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A PT e o monopólio

por Martins » 26/11/2004 0:50

Telefónico Escreveu:Sinceramente acho que a PT tem que se "pôr a pau" com um "monstro" chamado sonae.com . :mrgreen:
É que monopolizar uma linha telefónica desencadeia uma concorrência mais forte, e o cidadão comum não gosta que lhe esvaziem os bolsos todos os meses...., principalmente quando o serviço que lhe oferecem tem pouco "value for money".... :roll:

Não me parece que seja essa concorrência que vá mexer com a cotação da pt.
Desagregação do lacete local só em 3 ou 4 cidades deste país.(continua a não existir concorrência infelizmente ).
Esse novo produto (treta) da optimus (home),já em tempos na altura a telecel lançou um produto do género e não obteve grande sucesso.Esse produto não é mais do que um tèlémovel com carregamentos obrigatórios que nós conheçemos e que quase todos os portugueses já têm.
E pt não é só voz na rede fixa tem muito mais areas de negócio e com possibilidades maior crescimento.
Continuo a acreditar na subida da pt.

Registado: 11/9/2003 23:37

A PT e o monopólio

por Telefónico » 25/11/2004 17:45

Sinceramente acho que a PT tem que se "pôr a pau" com um "monstro" chamado sonae.com . :mrgreen:
É que monopolizar uma linha telefónica desencadeia uma concorrência mais forte, e o cidadão comum não gosta que lhe esvaziem os bolsos todos os meses...., principalmente quando o serviço que lhe oferecem tem pouco "value for money".... :roll:
Telefónico

por Ulisses Pereira » 25/11/2004 14:59

Sim, é perfeitamente possível. Aliás, se ela conseguir quebrar a linha de tendência descendente que desenhei no gráfico parece-me um cenário com grandes probabilidades de se verificar.

No entanto, volto a frisar que uma quebra da zona de suporte entre 8,8 e 8,9 euros deixaria a PT bastante fragilizada.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

para o Exmo Sr. Ulisses Pereira

por Paulo Costa » 25/11/2004 14:51

Exmo Sr, antes de mais quero da~-lhe os parabens pela forma como responde, seja a quem for, depois gosto das suas analises, mas o que lhe queria perguntar é se havera possibilidade de a curto prazo a PT ir outra vez aos 9,27, eu nao tenho o historico de cotações mas ao que me parece em outubro quando ele teve aquela subida ela partiu de valores baixos, como esta hoje nao foi? sera possivel que o faça outra vez? porque ela subiu na altura? corriga-me se estou enganado e responda ao que poder, obrigadão
Paulo Costa

por Ulisses Pereira » 25/11/2004 13:51

Exactamente, Surfer: era 9,45 que queria referir. Vou corrigir no post inicial para não induzir ninguém em erro.

Um abraço e obrigado,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Uma locomotiva parada

por Xpto - Lux » 25/11/2004 13:50

Surfer Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu: É esse o sonho dos touros.

Alguém dabe quando acaba o plano de recompra de acções?
Xpto - Lux

por Ulisses Pereira » 25/11/2004 13:49

Caro Paulo, dada a enorme "barracada" dos "price targets" nos últimos 4 anos, penso que todos olham com desconfianças para estas previsões. As minhas críticas em relação à maioria dos "price targets" são duas:

:arrow: A esmagadora maioria deles (eu diria mais de 95%) são superiores ao preço da acção no momento da previsão. Ou seja, as recomendações são quase sempre de compra, mesmo durante o "bear market" que fez cair a maior parte das acções 90%!

:arrow: Estas análises são de natureza fundamental, como tal, o movimento do preço da acção não deveria influenciar o preço alvo. O que acontece na maioria dos casos é vermos muitos "price targets" serem revistos simplesmente porque já foi ultrapassado ou se tornou demasiado distante...

Ou seja, a mim não me dizem nada os "price targets" que são lançados pelas casas de investimentos. Mas eu costumo dizer que são como o horóscopo: Não acredito mas leio sempre :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Uma locomotiva parada

por Surfer » 25/11/2004 13:39

Ulisses Pereira Escreveu:Contudo, a zona que considero fulcral na PT situa-se entre os 8,4/8,45 euros. Se a PT vier a quebrar esta importante resistência, um forte sinal de compra será gerado e altos voos se abrem à acção. É esse o sonho dos touros.

Não será antes 9,4/9,45?!....Não eram estes valores que pretendias referir?! :)

P.S. - A PTC parece-me bem tecnicamente muito provavelmente já para o curto prazo!

Abraço Ulisses
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

e o que acham dos prices targets para final 04

por Paulo Costa » 25/11/2004 13:37

eu vejo a pt parada, mas os price targets p.ex do bcp sao de 10,35, o que me leva a crer que ela vai disparar a qualquer momento, o que voces acham relativamente aos prices targets elevados ou talvez nao?
Paulo Costa

por TRSM » 25/11/2004 13:20

São^apenas experiências que ando a visualizar e a testar.

abraço Ulisses
Anexos
ptc1.png
ptc1.png (13.24 KiB) Visualizado 909 vezes
ptc2.png
ptc2.png (12.77 KiB) Visualizado 911 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

Uma locomotiva parada

por Ulisses Pereira » 25/11/2004 13:14

Ao contrário dos principais índices mundiais, o PSI20 tem estado muito pouco volátil, retirando muito interesse à Bolsa portuguesa. A esta apatia do principal índice da nossa praça, não devemos dissociar a estranha monotonia em que tem estado mergulhada a Portugal Telecom.

Os leitores habituais deste espaço de opinião sabem que considero a PT como a locomotiva do nosso mercado. Ela costuma antecipar os movimentos da nossa Bolsa, arrastando com o seu movimento os outros papéis da praça portuguesa. A sua forte liquidez, peso no índice e exposição mediática, costumam fazer dela uma acção muito interessante para os investidores.

A verdade é que, nos últimos dois meses, a PT tem sido de uma monotonia confrangedora e quando varia 2% já é um feito, algo que habitualmente era um movimento normal na acção. Naturalmente, com tão pouca volatilidade, o volume também tem sido baixo, o que me deixa muito curioso para tentar saber qual o movimento da acção quando o volume aumentar.

Tentando olhar para a situação técnica de longo prazo, concluo que o aspecto positivo se mantém. O “Bull Market” da PT iniciou-se em Outubro de 2002, altura em que a acção fez o mínimo de 4,39. Até Março deste ano, a acção teve uma trajectória ascendente inequívoca que a fez valorizar-se mais de 100%. Contudo, desde aí a PT tem lateralizado, consolidando os fortes ganhos anteriores. Mantenho o meu optimismo de longo prazo em relação à PT e só uma quebra dos 8 euros, me fará mudar de ideias.

Em termos de curto prazo, a zona entre os 8,8 e os 8,9 que funcionou durante o Verão como resistência da PT, provou agora servir de suporte à acção, sustentando as suas quedas. Nesta altura, a acção está praticamente colada à linha de tendência descendente de curto prazo que tem marcado o ritmo de quedas da acção no último mês. Era importante uma ruptura desta linha para libertar a PT para subidas mais consistentes.

Contudo, a zona que considero fulcral na PT situa-se entre os 9,4/9,45 euros. Se a PT vier a quebrar esta importante resistência, um forte sinal de compra será gerado e altos voos se abrem à acção. É esse o sonho dos touros.

Não são só os accionistas da PT que estão ansiosos pelo arranque da acção. Os accionistas das outras empresas cotadas na Bolsa portuguesa também o devem estar, pois quando a locomotiva arranca, geralmente leva atrelada uma série de papéis.

Ulisses
Anexos
forum-pt1.gif
forum-pt1.gif (15.93 KiB) Visualizado 937 vezes
forum-pt3.GIF
forum-pt3.GIF (20.88 KiB) Visualizado 934 vezes
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 25/11/2004 13:52, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, macau5m, Mmmartins, Phil2014 e 102 visitantes