Caldeirão da Bolsa

Análise fundamental / Análise técnica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 22/11/2004 0:14

A análise fundamental só muito dificilmente e raramente se aplica ao mercado todo (em bolhas ou pânicos, talvez), e certamente não para movimentos de poucos % em poucos dias.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

Análise fundamental / Análise técnica

por jarc » 21/11/2004 15:25

É um lugar-comum dizer-se que a análise fundamental pode enganar porque as pessoas que a fazem podem mentir e que os gráficos não enganam. Provavelmente muitos investidores foram enganados a semana que findou pela força que os mercados revelaram a ultrapassar as resistências. Acredito que sim, mas se a decisão fosse tomada com base, não só na análise técnica, menos teriam sido enganados. Vejamos:
Existiu alguma alteração fundamental para a ecónomia mundial?
É claro que sim: O petróleo inverteu a tendência!
Existem fundamentais para que esta tendência se mantenha forte?
Talvez não! As advertências recentes ao Irão e à Coreia do Norte talvez confirmem o que tinha considerado possível: À administração Bush não convém que o petróleo descambe.
Existem outras preocupações que possam animar o espírito bear?
Existe a valorização das moedas face ao dólar que pode não ser preocupante até certos limites, mas que para lá pode caminhar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2320
Registado: 23/7/2003 16:05
Localização: Sul


Quem está ligado: