Caldeirão da Bolsa

Variáveis que influenciam no preço das acções.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 18/11/2004 2:07

Excelente triunviratista...excelente....é isso mesmo.....o valor de uma acção...é um terreno semovente e de topografia indeterminada....pois...mas é isso mesmo.
excelente.... desenhas o crédito com que te leio...atentamente.

cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por MarcoAntonio » 17/11/2004 16:56

Já agora, eu não falei de AC's, OPA's, OPV's etc porque são situações pontuais (além de que me parece difícil fazer generalizações nestes casos). Isto é, a cotação não lida no dia-a-dia com esses factores (ocorrem um punhado de vezes na vida de um título).

Mas sim, pontualmente também influenciam a sua cotação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41741
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Visitante » 17/11/2004 16:41

Não querendo fazer ecooooooooooooooo



Bro Escreveu:.......uma empresa num dado dia não movimenta uma anica acção não só porque não há vendedores mas também porque .


Se uma empresa, num determinado dia não movimenta acções, é porque o valor da oferta (vendedores) e o da procura (compradores) dizia eu .....esses valores nunca coincidiram .
O que não quer dizer que não houvesse vendedores e compradores.........

Por ex: Podia haver compradores a 4,99, e vendedores a 5,00


Bro Escreveu:...logo o preço da acção se fosse na abertura da sessão 5 € no final deveria ser 5 € certo.
.

O preço de uma acção (ou melhor dizendo ...... o valor a que aparece cotada), é sempre o valor a que foi feito o ultimo negocio .....seja no próprio dia, no dia anterior ou três anos antes.....

Bro Escreveu:.......Mas se por acaso a empresa subir o seu capital social, o valor das acções subirá tambem proporcionalmente?



....... normalmente o aumento de capital é feito por emissão de novas acções, o que sobe, é o numero de acções no mercado....eventualmente haverá uma maior oferta (numero de acções no mercado) para o mesmo titulo....



Pat
Visitante
 

por MarcoAntonio » 17/11/2004 16:30

Nota: eu não discriminei separadamente as notícias e os rumores mas estão implícitos nos factores que referi, nomeadamente no primeiro, no segundo e no último.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41741
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Variáveis que influenciam no preço das acções.

por MarcoAntonio » 17/11/2004 16:24

Bro Escreveu:Oi pessoal!

A minha duvida é a seguinte: quais são as variáveis ou os factores que influenciam no preço das acções?

Abraços


Os factores que influenciam o preço das acções são aqueles que constituem a realidade do mercado e são muito abrangentes (na realidade quase podemos dizer que tudo afecta o preço das acções)...

Os principais factores são, na minha opinião:

> Comportamento da própria empresa (resultados);

> Expectativas e potencialidades futuras da empresa (isto é, previsão de futuros resultados);

> Economia (ou macro-economia): acaba por influenciar todo o mercado, se está bem até as «más empresas sobem», se está mal até as «boas empresas» são arrastadas;

> Geo-política (e tudo o que isso trás por arrasto): pressões políticas e militares que acabam por ter repercussões económicas (exemplo: petroleo) e que por arrasto influenciam também as cotações;

> Sentimento dos investidores: o nível de confiança (e tb a saúde financeira, leia-se, liquidez) dos investidores tem um forte impacto no preço das cotações; se os investidores estão confiantes (por exemplo em fases de euforia) estão disponíveis para pagar prémios na aquisição da empresa (isto é, pagam mais do que ela vale e até admitem que o estão a fazer); já se atravessam uma fase de desconfiança dificilmente o fazem...

> Análise Técnica: este é um factor que tendo a sub-valorizar (sempre considerei que o peso dos analistas técnicos - isto é - os que passam por cima de todos os aspectos anteriores e se limitam a basear no comportamento técnico, a evolução do preço das acções, é reduzido no global do mercado embora pontualmente se faça notar de forma mais ou menos evidente).

> Tipo de mercado onde se encontra (especulativo, volátil, líquido, emergente, etc) e como se posiciona. Por exemplo, o aumento de liquidez e volatilidade por si só influenciam os preços ligeiramente em alta (a a liquidez e volatilidade são considerados factores positivos pelos investidores, que estão disponíveis para pagar um pouco mais por um título mais líquido e mais volátil e para pagar menos por um título pouco líquido e pouco volátil. Assim, o próprio mediatismo da empresa e a própria forma como a empresa gere a sua presença no mercado (fluxo e gestão de notícias, comunicações ao mercado, etc) pode influenciar a cotação). Tipo, duas empresas exactamente iguais mas uma menos líquida, menos volátil e menos mediática e a outra mais líquida, mais volátil e mais mediática, a segunda tenderá a surgir no mercado melhor cotada...

De uma forma geral são estes factores que influenciam a cotação. Note-se portanto que a mesma empresa com os mesmos resultados acabará por ser avaliada a valores diferentes conforme toda a conjuntura de factores.

Ora, são estes factores que no seu conjunto constituem uma procura e uma oferta e do encontro entre uma e outra se produz o preço das acções.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/11/2004 16:35, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41741
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por bmiguelmf » 17/11/2004 16:18

Obrigado pelas respostas.

Mas então se percebi digamos que uma empresa num dado dia não movimenta uma anica acção não só porque não há vendedores mas também porque não existem vendedores logo o preço da acção se fosse na abertura da sessão 5 € no final deveria ser 5 € certo. Mas se por acaso a empresa subir o seu capital social, o valor das acções subirá tambem proporcionalmente?

Mais uma vez obrigado.
 
Mensagens: 382
Registado: 16/11/2004 22:07
Localização: PORTO

por Ulisses Pereira » 17/11/2004 16:07

Bro, em termos teóricos, uma acção representa uma parte de uma empresa, pelo que o seu valor depende do valor da mesma empresa, sendo influenciada por tudo aquilo que "mexe" com a vida da empresa: bons resultados, novos contratos, etc... bem como por toda a envolvência macro-económica que, naturalmente, acaba por condicionar todas as empresas.

Contudo, na prática, as acções sobem ou descem conforme a lei da procura. A grande questão é saber o que motiva alguém a vender ou a comprar uma acção. Os factores de que falei no primeiro parágrafo, são relevantes, mas há outros inúmeros factores que influenciam a vontade dos investidores. Por exemplo, se hoje eu acordar de manhã com um "feeling" de que a Cofina vai ter um bom desempenho, pegar em 500 mil contos e for comprar Cofina, ela disparará. Algum motivo especial? Não... simplesmente a procura foi muito forte.

No fundo, este exemplo obviamente exagerado apenas serviu para te dizer que na maior parte das vezes os movimentos das acções não se devem a nenhuma razão aparentemente lógica. O segredo, na minha opinião, consiste em tentar perceber as motivações dos investidores para conseguir antecipar os movimentos das acções...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Visitante » 17/11/2004 15:56

A vontade de alguém comprar a um dado valor e a vontade de alguém vender a determinado valor.
Lei da oferta / procura
Visitante
 

Variáveis que influenciam no preço das acções.

por bmiguelmf » 17/11/2004 15:11

Oi pessoal!

A minha duvida é a seguinte: quais são as variáveis ou os factores que influenciam no preço das acções?

Abraços
 
Mensagens: 382
Registado: 16/11/2004 22:07
Localização: PORTO


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Burbano, Google Adsense [Bot], icemetal, jprgodinho, leonel.c.correia, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, PMP69, rg7803, SerCyc e 143 visitantes