Caldeirão da Bolsa

José Rodrigues dos Santos demite-se da RTP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por homemdoswarrants » 16/11/2004 20:29

RTP no Parlamento

PSD chama administração e José Rodrigues dos Santos




A demissão em bloco da Direcção de Informação na RTP vai ser analisada na Assembleia da República. O PSD entregou hoje um requerimento a pedir a audição parlamentar do conselho de administração da televisão pública e do director de informação demissionário, José Rodrigues dos Santos. No entanto, os sociais-democratas excluem a presença do Governo.






Logo após a notícia da demissão, ontem à tarde, todos os partidos de esquerda exigiram explicações no Parlamento. Também o PSD admitiu a possibilidade de audições e o deputado Luís Campos Ferreira salientou hoje que esta decisão "não se trata de viabilizar requerimentos de outros partidos", mas uma iniciativa própria do partido.

O PSD convocou estas audições, a realizar na subcomissão dos Direitos Fundamentais e da Comunicação Social, com o argumento de que "o país deve ser esclarecido", segundo Campos Ferreira, que é o presidente da subcomissão.

"Estes pedidos de audições não são motivados por qualquer tipo de suspeições", sublinhou, acrescentando que a demissão da direcção de informação da estação pública "parece resultar de desentendimentos administrativos".

Os social-democratas querem também "evitar qualquer tentativa de aproveitamento político" do caso por parte da oposição. "No tempo dos Governos PS, quando a direcção de informação mudava em média de seis em seis meses nunca houve este alarido e este folclore", considerou Campos Ferreira.

Explicações do Governo postas de parte

Por outro lado, o PSD recusa a possibilidade de serem também ouvidos na Assembleia da República membros do Governo, nomeadamente o ministro da Presidência, Morais Sarmento, que tutela a estação pública. "Tutelar a RTP não significa intervir na sua gestão diária", afirmou Luís Campos Ferreira.

A direcção de informação da RTP, liderada por José Rodrigues dos Santos, demitiu-se segunda-feira, sem explicar os motivos da decisão. Segundo a administração da RTP, o pedido de demissão da direcção de informação da televisão pública deveu-se a "uma simples discordância com a nomeação de um correspondente no estrangeiro".

Com Lusa
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
 
Mensagens: 1421
Registado: 5/9/2003 21:18

No meu caso

por Dwer » 16/11/2004 18:27

ficava era preocupado se o hdw tivesse a mesma opinião que eu...

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por JCS » 16/11/2004 18:10

homemdoswarrants Escreveu: Engraçado que Socrates teve direito a maior tempo de antena , quando afinal o congresso era do PSD.



(Já vi que não sou o unico a reparar neste facto nos ultimos meses...). Estava preocupado porque pensava que era só a mim que me parecia que isso acontecia...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por Visitante » 15/11/2004 21:01

Quem é que disse que a PIDE acabou?
Visitante
 

por Fer » 15/11/2004 20:47

passado sabado quando Satana
... foi esquecimento do N ou do S :lol: , pois ele parece mais o último, pelo menos pela forma que governa...

Não percebo pq defende com tanta força o Santana Lopes?? e para o defender não chega dizer "que no tempo do Guterres..."
comparar mau com mau ainda é MAU :!:

Há contestação dentro do PSD (alguns nomes de relevo), na oposição, em N comentadores, na AIP e AEP (hoje)... enfim estamos todos doidos
Fer
 

Há pormenores curiosos...

por u2u » 15/11/2004 20:46

... ainda esta tarde, antes de sair a notícia da demisão, estava a folhear o novo romance do JRSantos (A Filha do Capitão), lançado na semana passada, e achei estranho que na badana, em nota biográfica, o homem fosse apresentado como director de informação, mas com expressões que não colocavam esse cargo no presente (tenho mesmo a impressão que o verbo estava conjugado no passado). E achei isso um bocado estranho. Ou seja, não me admira nada que ele já estivesse no sai não sai e decidiu colocar assim a nota biográfica para que não ficasse desactualizada em tão escassos dias.

Abraços

u2u

P.S. Já agora, não lhe faço nenhum elogio como director de Informação... a tabloidização da RTP é quase tão má como a da TVI...
 
Mensagens: 251
Registado: 4/11/2002 22:17
Localização: Lisboa

por homemdoswarrants » 15/11/2004 20:03

Fazendo bem as contas demitiram-se 6 a 6 mil contos /mes cada , a admnistraçao livrou-se de 36 mil contos mes.
Quando Guterres ganhar , coloca-os la de novo e com contratos melhores.
Basta ver a propaganda que os jornalistas fazem ao ps desde o ultimo congresso deste.
Os jornalistas sao os proprios a fazer censura e a tal ponto que no passado sabado quando Satana fazia comunicaçao ao pais, a rtp pos ele como fundo e como ponto principal um video.
Ora como a publicidade e campanha , deve ser paga , seria bom que os jornalistas pagassem de seu bolso a campanha que andam promovendo ao ps.
Engraçado que Socrates teve direito a maior tempo de antena , quando afinal o congresso era do PSd.
O mais giro é que na falta de argumentos de critica , limitou-se a dizer que esperava mais do primeiro ministro , neste congresso.
Ainda bem que as expectativas estao assim tao elevadas .
No tempo de Guterres nimguem esperava NADA.
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
 
Mensagens: 1421
Registado: 5/9/2003 21:18

E lá vai mais um...

por Dwer » 15/11/2004 19:53

Daqui a pouco na TV é só yes men.
A não ser que o Balsemão os agarre (ao dos Prantos e ao Martelo).

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por marafado » 15/11/2004 19:24

EMPRESAS Publicado 15 Novembro 2004 18:18
Rodrigues dos Santos demite-se da RTP
O director de informação da RTP, José Rodrigues dos Santos, demitiu-se esta tarde, noticiou a SIC Notícias. Com Rodrigues dos Santos, saiu a restante equipa que compõe a direcção de informação da estação pública: Judite de Sousa, Miguel Barroso, Carlos Daniel, Maria José Nunes e Manuel da Costa.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


O director de informação da RTP, José Rodrigues dos Santos, demitiu-se esta tarde, noticiou a SIC Notícias. Com Rodrigues dos Santos, saiu a restante equipa que compõe a direcção de informação da estação pública: Judite de Sousa, Miguel Barroso, Carlos Daniel, Maria José Nunes e Manuel da Costa, que invocaram motivos de solidariedade.

A decisão de José Rodrigues dos Santos foi tomada após uma longa reunião com a administração da RTP, anunciou a SIC Notícias.

A 19 de Outubro deste ano, após rumores de que o director de informação poderia sair da RTP, a administração enviou um comunicado à imprensa afirmando: «A RTP não está a ponderar exonerar José Rodrigues dos Santos», salientando que «nos termos da lei, a nomeação e exoneração dos responsáveis pelos conteúdos do serviço público de televisão são da competência exclusiva do conselho de administração da RTP».

Ouvido pela Alta Autoridade da Comunicação Social (AACS), o director de informação não quis emitir, enquanto jornalista, opiniões sobre se há ou não interferências do Governo na nomeação de directores de empresas públicas.


José Rodrigues dos Santos assumiu a Direcção de Informação da RTP em 2002. Iniciou a carreira como jornalista em 1981, em Macau, na Rádio Macau. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e esteve na BBC, em Londres. Regressou a Portugal em 1990, quando entrou para a RTP. De 1993 a 2001 foi colaborador da CNN.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

José Rodrigues dos Santos demite-se da RTP

por Alfred E. Neuman » 15/11/2004 19:12

Director de informação
José Rodrigues dos Santos demite-se da RTP


PÚBLICO
O director de informação da RTP, José Rodrigues dos Santos, apresentou hoje a sua demissão do cargo.

No dia 18 de Outubro, o deputado socialista Arons de Carvalho entregou na Assembleia da República um requerimento onde pedia esclarecimentos ao Governo quanto à veracidade da notícia avançada no sábado anterior pelo "Expresso", sobre eventuais alterações na direcção de informação da RTP por iniciativa do Governo. O semanário revelou, então, que o "Governo admite mexer na direcção da RTP", e, citando fonte oficial não identificada, adiantava que a continuidade de José Rodrigues dos Santos como director de informação é algo "a avaliar".

Apoiado em fontes da estação, o "Expresso" referia ainda a possibilidade de uma fusão entre a direcção de informação da RTP e a da RDP.

Em declarações ao PÚBLICO, Arons de Carvalho (que foi secretário de Estado para a Comunicação Social de António Guterres) classificou as afirmações reproduzidas pelo "Expresso" como "uma intromissão descarada do poder político em matérias que dizem respeito à empresa e que visam limitar a sua independência". O deputado defendeu que a alegada avalição "é uma pressão intolerável sobre José Rodrigues dos Santos, dando a entender que se ele não se portar bem pode ser substituído".

Perante os factos divulgados pelo "Expresso", Arons de Carvalho elaborou um requerimento onde questiona o ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, quanto à existência de "quaisquer instruções sobre a continuidade ou a interrupção da direcção de informação da RTP" por parte do Governo.

O deputado interpelou ainda o executivo quanto à "salvaguarda da independência da empresa face ao poder político". No requerimento, e de acordo com a legislação em vigor, salientou que "a designação e exoneração dos directores de programas e de informação da RTP são uma competência do Conselho de Administração da empresa, após parecer da Alta Autoridade para a Comunicação Social, e não do Governo."

Questionada sobre as informações publicadas no "Expresso", fonte do gabinete de Morais Sarmento afirmou ao PÚBLICO não ser da competência do ministério fazer comentários sobre as alegadas alterações na direcção da RTP, por ser "um acto de gestão que compete à administração da empresa".

Em comunicado, a administração da RTP frisou a sua "competência exclusiva" na nomeação e exoneração dos responsáveis pelos conteúdos do serviço público e esclareceu que "a situação [alteração da direcção de informação] não se coloca presentemente".

José Rodrigues dos Santos, também contactado pelo PÚBLICO, não comentou a notícia do "Expresso", acrescentando que não tinha conhecimento de qualquer avaliação sobre o seu desempenho como director de informação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 596
Registado: 11/8/2004 10:39


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , cali010201, Carrancho_, darkreflection, m-m, malakas, Masterchief, Nuno V, Phil2014 e 198 visitantes