Caldeirão da Bolsa

FOREX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 13/11/2004 2:09

Olá a todos,

Eu sei que no Forex cada corretora é a "counterpart" e por isso cada corretora tem os seus dados.

O que eu não entendo é:

1. Como é que uma grande corretora como a OANDA não disponibiliza os dados aos seus clientes?
Bem, só se uma pessoa considerar o API por $600/mês.

2. Alguem disse numa resposta anterior que usa os gráficos da OANDA? Mas como é que alguem consegue usar aquilo? :-) Claro que podem usar a plataforma da CMS mas sendo os dados diferentes creio que é arriscar usar dados de 5min de corretoras diferentes no FOREX.

Eu concordo que o Forex é um bom mercado mas não é fácil quando se quer ser rigoroso porque é um mercado em que o interesse das corretores se sobrepõe á qualidade dos serviços.

Cheers,
Miguel
Visitante

Stratega...

por O Rei das Ondas » 11/11/2004 22:28

... concordo consigo. Não há melhor mercado que este. Acções, futuros e forex: este foi o meu trajecto e finalmente sinto-me realizado pela resposta obtida à minha técnica "intraday". As várias programadas diáriamente e pacientemente monitorizada, fazem terminar o dia com 100 "pips" em média.
...
R.d.O

Registado: 5/11/2002 12:03

por Stratega » 11/11/2004 21:55

Olá Kopas!

o problema está nos ranges que incluem o spread(e não só).

Há uma panóplia de factores a considerar, e se partires com dados diferentes dos que são negociados as coisas complicam-se.

Se bem te percebi, isso já é uma questão de organização de cada pessoa.
Tenho conta na oanda, trabalho diariamente com os valores da oanda e só a médio/longo prazo uso o Meta pra fazer análise.

Penso q tu trabalhas com a CMS. Eu ñ vou buscar os dados da CMS pra fazer intraday na oanda. Ñ posso, os valores são outros.

Da maneira como o forex está estruturado mundialmente (e plo cariz deste mercado), eu consigo aceitar q existam cotações diferentes num instante, em diferentes corretoras.

Acho no entanto bem mais complicado ter por exemplo o Santander cotado a x no psi e a (x-1) no ibex. E poder comprar lá e vender aqui. :roll:

Esta questão das diferenças de cotação no forex (talvez por falta de experiência minha e pla maneira como encaro o mercado) ñ me dá muito cabo da cabeça... :roll:

Beijinhos aos meninos
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por Kopas » 11/11/2004 19:14

Stratega,

A questão da fiabilidade dos dados é crucial especialmente para quem utiliza sistemas automatizados, as diferenças entre os valores negociados e os utilizados para carregar um sistema por vezes originam discrepâncias brutais entre a simulação versus a realidade, esta situação depende muito tipo de sistema.

Tenta sacar um histórico com um TF de 5m do metatrader, com esses dados consigo criar uma estratégia que me origina teoricamente rendibilidades na ordem dos 3 ou 4 dígitos em meses.....o problema está nos ranges que incluem o spread(e não só).

Há uma panóplia de factores a considerar, e se partires com dados diferentes dos que são negociados as coisas complicam-se.

Registado: 5/11/2002 0:44

por Stratega » 11/11/2004 14:19

Ulisses Pereira Escreveu:Ninguém começa pelo Forex, naturalmente.

Tens a certeza disso?... :roll: Ñ tenhas... :lol:

É tão simplesmente o facto de, pelas suas características muito próprias, não ser possível definir um preço único para todo o mundo. Isto faz, por exemplo, com que duas bases de dados provenientes de dois dos maiores bancos do mundo apresentarem cotações diferentes...

É a verdade. Mas consigo viver com isso...

Beijinho

por Ulisses Pereira » 11/11/2004 14:14

Ninguém começa pelo Forex, naturalmente. Mas conheço vários casos de investidores que saltaram dos futuros para o Forex e regressaram à base por não gostarem do mercado. São mercados diferentes, com características diferentes que agradarão a uns e a outros.

Quanto à questão da alavancagem, hoje em dia com a multiplicidade de instrumentos financeiros existentes, podes alavancar brutalmente praticamente contra qualquer acção ou índice.

Mas acredita também q no forex, ñ é preciso manif's. Basta mudar pra uma corretora q faça melhor preço.

Mas o que eu estou a questionar não é o fazer melhor ou pior preço. É tão simplesmente o facto de, pelas suas características muito próprias, não ser possível definir um preço único para todo o mundo. Isto faz, por exemplo, com que duas bases de dados provenientes de dois dos maiores bancos do mundo apresentarem cotações diferentes...

Beijos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Stratega » 11/11/2004 14:06

Ulisses Pereira Escreveu:Stratega, o Forex tem vantagens, mas também desvantagens. Nada é feito só de coisas boas...
Mais do q evidente Ulisses e, a alavancagem é uma delas. É só mesmo pra quem tem disciplina e nervos de aço (inoxidável :mrgreen: ). (A maior prova das desvantagens é o estado lastimoso da minha demo. Felizmente é a demo. A outra tá boa de saúde...)

E o facto de umas corretoras apresentarem-te alguns números do que o mercado está a fazer e outras apresentarem outros é, na minha opinião, uma desvantagem pois torna o mercado mais confuso e menos claro.

Esta questão penso seja sobre as cotações... Pois... É um mercado especulativo, é o mais volátil. Com centenas de milhares de bancos a transacionar moeda no mundo inteiro, aceito q seja complicado "acertar" numa cotação. :roll:

O q faz confusão às pessoas é q diferentes corretoras apresentem diferentes cotações.

É preciso perceber o esquema das corretoras. Enquanto q em mercados bolsistas os investidores pagam comissões, no forex, existe uma diferença entre o preço de compra e o de venda e é essa a margem das corretoras.

Cada corretora define essa margem. Logo, define o preço de compra e o de venda.
É uma questão de analisar as vantagens e desvantagens de cada corretora.

Se no mercado de acções ou de futuros, tal acontecesse, acho que os "traders" faziam logo uma manif ;)
Acredito. :wink: Mas acredita também q no forex, ñ é preciso manif's. Basta mudar pra uma corretora q faça melhor preço. As outras terão q se mexer se querem clientes. :twisted:

Ainda ñ conheci, nem ouvi falar de alguém q tenha entrado no forex e q depois tenha mudado pra acções.
Já ao contrário... :twisted: :wink:

Beijinhos

por Ulisses Pereira » 11/11/2004 13:07

Stratega, o Forex tem vantagens, mas também desvantagens. Nada é feito só de coisas boas...

E o facto de umas corretoras apresentarem-te alguns números do que o mercado está a fazer e outras apresentarem outros é, na minha opinião, uma desvantagem pois torna o mercado mais confuso e menos claro.

Se no mercado de acções ou de futuros, tal acontecesse, acho que os "traders" faziam logo uma manif ;)

Beijinhos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Stratega » 11/11/2004 9:05

Anonymous Escreveu:Pois este mercado de FOREX é muito giro mas só dá dores de cabeça quando uma pessoa quer ter isto bem organizado...

...ou então paga os $200 mensais da OANDA para o serviço de dados ou os $600 mensais do API.

Para quem vem do mercado das acções e options isto é assustador :-)

É que eu já vi dados do FOREX cada uma mais diferente que o outro...e alguns até muito estranhos.

Mas o q é q entende por dados?... Eu inda ñ percebi... :roll:

Trabalho em forex, exclusivamente e ñ me dá dores de cabeça com organização...

Tenho conta na oanda e na plataforma tenho gráfico diário, 3 horas, 1 hora, 30 minutos, 5 minutos, 1 minuto, 10 segundos e 5 segundos (se ñ me engano).
Tenho 1.8 pips de diferença durante o dia, 2 pips a partir das 21 horas (qd fecham os mercados americanos), 10 pips ao fds (qd ñ se negoceia) e no máximo até 10 pips durante os minutos em q saem notícias.

Todos os dias descarrego o ficheiro q o Dark nos disponibiliza pra trabalhar em Meta.

A oanda disponibiliza um calendário mensal de eventos (q normalmente mexem muito com o forex).

Temos post semanais do Dj onde comentam vários membros do Caldeirão e q têm sido por demais úteis.

Falta de dados, organização? No Forex?... :shock:

Ñ me venham é comparar isto com as acções, pq ñ tem a mais pequena semelhança... :evil:

Quer dizer... tem uma. Mexe dinheiro. Mas mexe muito mais. :mrgreen: Pra aí uns triliões... :twisted: :twisted: :twisted:

por Visitante » 11/11/2004 2:28

Pois este mercado de FOREX é muito giro mas só dá dores de cabeça quando uma pessoa quer ter isto bem organizado...

...ou então paga os $200 mensais da OANDA para o serviço de dados ou os $600 mensais do API.

Para quem vem do mercado das acções e options isto é assustador :-)

É que eu já vi dados do FOREX cada uma mais diferente que o outro...e alguns até muito estranhos.
Visitante

por Kopas » 10/11/2004 1:53

E ainda temos as discrepâncias dos ranges :evil:

Kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

por Dark » 10/11/2004 1:17

Visitante,

Histórico com update diário tem aqui no Caldeirão no forum Forex.

Os dados das corretoras são todos diferentes em termos de Open e Close (nem todas consideram a mesma hora de fecho diário do Forex e isso complica as coisas).

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por Visitante » 10/11/2004 1:11

Bem,

neste momento um histórico com update diário era suficiente. No futuro precisarei de real time.

O problema que eu vejo nos dados do Forex é que as corretoras nao fornecem grande serviço e os dados sao diferentes em cada corretora...isto torna tudo mto complicado, não?

Obg,
Miguel
Visitante

por Dark » 9/11/2004 1:40

27lamps,

Que serviço procura ? Feeder Online ? Gratuito ? Pago ?
Real time ? End of Day ?

Sem este tipo de esclarecimento é difícil responder-lhe.

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

FOREX

por 27lamps » 9/11/2004 1:24

Boa noite,

Alguém me pode sugerir um bom serviço de dados FOREX?

Eu tenho conta na OANDA mas eles não têm dados.
É bastante chato porque no FOREX as cotações diferem entre corretores mas á falta de melhor ando à procura de um bom serviço de dados.

Cheers,
Miguel

Registado: 23/8/2004 12:10