Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - uma semana para a história ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 15/11/2004 1:46

Olá, Mike, estive ausente, portanto só agora respondo.

Mas ainda vou a tempo. A partir de agora, sempre que o EUR estiver em alta, junto dos, ou em novos máximos, todas as reuniões vão causar nervos, devido ao discurso desfavorável às subidas do EUR.
Mas isso é um paliativo, não uma solução para as mesmas.

Muito mais interessante, será a reunião do chamado G-20, no próximo fim de semana. Aí teremos mais visibilidade sobre a questão cambial, pois saberemos como os Bancos Centrais vão lidar com a questão. Resta saber se os mercados não tentarão agora fazer subir o USD para esvaziar a questão cambial nessa reunião.

Os operadores são manhosos e já o fizeram antes de reuniões do género.

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

ecofin

por jportela » 13/11/2004 13:28

Ola Boa Tarde

Na segunda ha uma reuniao da ecofin, poderá influenciar alguma coisa no euro?

Obrigado

Mike

Registado: 19/10/2003 0:19

por djovarius » 12/11/2004 20:12

É verdade !!
Penso que já sabemos o que os traders querem. Vender mais e mais dólares.
Não estão a ser levados a sério os avisos dos responsáveis europeus e japoneses, por que há a noção de que a América quer mesmo resolver a questão do défice por via da queda do USD.
Na prática, isto não será bem assim. Mas o mercado vai levando o foco para essa questão, portanto nada há a fazer.
Vamos ter um fecho semanal em linha com o da semana passada, mas até poderá ser uns pips acima, em 1.30 !!

Os próximos dois / três meses são tradicionalmente bull no EUR/USD. Se assim for, poderemos ter ainda valores mais altos do que os actuais.
Daqui a uma semana há uma reunião dos G-20 !! O tema Forex promete ser polémico.
Como compatibilizar a necessidade de crescimento da Europa com a necessidade de correcção do défice externo norte-americano ??

Um abraço e excelente fds p/ todos(as)

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Dark » 12/11/2004 20:11

Pois é Stratega,

Quando pensamos que está a entrar o fim de semana, o cross reserva-nos o Grand Final !

Pelo andar da carruagem vamos fechar a semana muito perto dos 1.30 !!

A EMA 250 (gráfico horário) segurou a cotação e desde aí já lá vão mais de 100 pips ! :wink:

O mercado está sempre a surpreender-nos !

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por Stratega » 12/11/2004 19:27

Ele há com cada uma... :|

Eu a pensar q já ia de fim de semana logo depois de almoço e o rapazolas prega uma destas partidas... Começa a mexer e bem :!: :!: :!:

Para aquele lado q ñ seria assim de esperar muito... :roll: tendo em conta q os resultados até foram jeitosinhos pros cowboys...

Aquele Bush é mesmo malandro! Anda com uma vontade de deitar o dólar pro fundo do poço... :?

2 testes a 1.2980, uma retracção até 1.2957 e de novo incursão aos 1.2880... Este valor está a dar alguma luta. :roll:
Anexos
12112004.PNG
12112004.PNG (35.65 KiB) Visualizado 972 vezes
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por djovarius » 12/11/2004 15:44

Parece que os dados são razoáveis:
Vendas a retalho s/ autos a subirem bem e a Confiança do Consumidor acima de 93 !!

Para já, o EUR/USD a reagir em baixa ligeira, com o suporte de 1.2880 a poder ser desafiado.
O grande interesse deste final de semana será certamente saber-se se a mesma fecha em baixa em relação à anterior.

Aguardemos, pois o dia melhor de negócios foi mesmo a última quarta-feira. Todavia, o mercado ainda sugere um viés de alta, com as quedas a servirem para mais posições longas no par.

Um abraço, até mais

djovarius

por djovarius » 12/11/2004 13:34

É por isso que nada digo de manhã cedo e menos ainda faço.
O mais usual são movimentos a partir do nosso meio-dia, ou seja, manhã cedo em NY, antecipando dados.

De resto, o EUR/USD recuperou mesmo pouco terreno, mas recuperou...

O mercado continua a não dar importância ao fraco desempenho da UE, mas sim ao duplo défice dos EUA.
Enquanto assim for, nada a fazer. E mesmo uma retracção será curta em tempo e em amplitude, se realmente ocorrer.

Vamos ver como serão os dados de hoje...

jinhos

dj

por Stratega » 12/11/2004 12:25

Obrigada por referires esse padrão DJ, vou tar atenta a isso. (Tinha-me passado completamente ao lado :roll: , falta de calo, falta de calo...)

dia hora NY dados esperado / anterior

11/12 14:00 US Minutes of Sep 21st FOMC Meeting
11/12 13:00 US Fed Gov Olson Speaks
11/12 10:00 US Sep Business Inventories 0.5% 0.7%
11/12 09:45 US Nov Univ of Michigan Cons. Sent. - prelim 93.0 91.7
11/12 08:30 US Oct Retail Sales 0.1% 1.5%
11/12 08:30 US Oct Retail Sales ex autos 0.5% 0.6
%

Escusadito seja dizer q os dados q interessam são os da America... :roll:

E eu q ñ fui tomar o pequeno almoço por causa destes... :
11/12 05:00 E-12 Q3 GDP - prelim 0.4% 0.5%

Ñ se mexeu nem um milimetro... Pronto, ok, tou a ser injusta... O Eur subiu 4 pips :roll:

Até à hora de almoço... (já repararam q é sempre nas nossas horas de refeição??? :? )

Beijinhos aos meninos

por djovarius » 11/11/2004 22:25

Pois é, Strat !! Os máximos desde meados de 1996 !!

Mas agora, durante uns tempos, vou acalmar a perspectiva bull. Nos próximos dias veremos se o mercado inverte o viés de alta. Pelo menos, deve ficar mais neutro, senão de ligeira baixa.
Hoje mesmo, o mercado vai fechar junto aos níveis dos últimos dias. A diferença é a falta de volatilidade.
Amanhã é dia de dados importantes da zona Euro e depois, teremos também alguns relevantes dos EUA (ver tabela).

Será bom para verificarmos a postura do mercado.

Recordo que o EUR/USD subiu 7 semanas, o que o devolve ao padrão bull de longo prazo, em que as subidas dão-se em 7 semanas, seguindo-se uma correcção de duas semanas, retomando-se depois a tendência ascendente, mais 3 a 7 semanas.
Vamos ficar atentos ao padrão.

Até amanhã

dj

por Stratega » 11/11/2004 21:09

Por acaso foi uma excelente semana pra tradar. Valeu por semana e meia, eheheheh. Podem vir mais assim q eu ñ me importo.
:wink: :wink: :wink: :wink:
Máximos do ano, máximos desde 1995 (corrige-me DJ, se estou errada), máximos do euro escritural, etc...

Hoje como é feriado, isto teve mas foi dia pra tratar doutros assuntos... O Eur/usd teve uma variação relativamente pequena e pouco atrativa pra quem encheu ontem os olhos.

Deixo o gráfico até agora (20:00) correndo o risco (ou não :roll: ) de se manter no mesmo range até logo às 24:00.
Talvez durante as próximas horas desça um bocado, lentamente. Tecnicamente (como diz o DJ :wink: ) é para aí q aponta. (slow stoch e bollinger bands).

Amanhã deve ser dia quente.

E agora à paparoca...

Até logo

Beijinhos aos meninos
Anexos
11112004.PNG
11112004.PNG (42.72 KiB) Visualizado 1166 vezes

por djovarius » 11/11/2004 20:49

Lol... não sei quem és visitante, mas até já ficou para a história.

Por dois segundos o EUR/USD bateu 1.3002 e foi o suficiente para noticiários na Radio abrirem com tal notícia !! Para não falar na TV...
Bem, a semana ainda não acabou, por isso não digo nada.

Hoje o dia está mais para Wally do que para o Forex.
Estamos a estudar o mercado :)

Um abraço

djovarius

por Visitante » 11/11/2004 18:21

Semana que vai ficar para a história?

Só se for pelo dia onde menos pessoas colocaram mensagens neste tema....Desde do 12h45m.

Estou a brincar...mas não resisti.

Um abraço
Visitante

por djovarius » 11/11/2004 13:45

Ora viva, nada como um feriado em alguns países, para diminuir o volume de negócios.
Nos EUA, as Bolsas abrem, mas a renda fixa tirou o dia.
No Forex, pares como o nosso EUR/USD acabam por conhecer menos movimento.
A retracção é ainda pequena, sobretudo se tivermos em conta que a economia Alemã não cresce e que o carry trade cambial EUA - EUR12 está agora anulado, pois ambos têm o mesmo nível de juros. Há quem diga que os EUA não vão parar de subir e que se o EUR se valorizar mais, o BCE acabará por descer os juros.
Com a Alemanha a crescer 0.1% não seria de admirar. Outros países da moeda única estão a crescer claramente abaixo de 1% dando a sensação de crise.

O EUR/USD está suportado em 1.2840 e 1.28, havendo dúvidas sobre quedas maiores, como um teste a 1.2775 e 1.2750 - continuamos à espera da diminuição do sentimento bull generalizado.
Tecnicamente, o estocástico lento e o MACD já vão dando sinais de queda...

Um abraço

djovarius

por djovarius » 11/11/2004 2:30

Boa noite, ou já Bom dia, como quiserem !!

De facto, não sei o que dizer deste dia em que se fez um higher-high, mas também foi o 3º dia de quedas, ao fecho simbólico da sessão.
Poderá ter sido um topo de curto prazo e inclino-me ainda para uma certa calmaria, que seria útil, para tirar os Bancos Centrais do foco, eliminar o exagero de posições longas e acabar com as referências na TV.

Para isso, nada melhor do que uns dias bons na canal 1.25 - 1.30, embora este mínimo possa ser um pouquinho acima.

Um abraço

djovarius

por semprefrio » 10/11/2004 23:52

Boa noite a todos. :)

Stratega, depois dos dois valores chave terem sido batidos, 1.2840 em fecho e 1.2927 em máximo, parece-me que uma correcção forte antes de novos vôos é cada vez menos provável. Na minha opinião, é ainda possível uma pequena retracção aos 1.2800, o topo actual do tal canal :wink:, no máximo aos 1.2700. Mais do que isso, neste momento, parece-me muito difícil.

Não me surpreenderia um fecho de semana forte, acima dos 1.3000.

Cumprimentos a todos,
semprefrio

P.S. Até ao final de Janeiro terei menos oportunidades de participar, embora não deixe de dar um saltinho aqui sempre que puder.

Registado: 31/12/2003 21:12

por Stratega » 10/11/2004 22:58

Olá!

Deve ter estado um belo dia de sol para alguém algures numa praia... 8-)

É ele, é o dia esperado há muito...

Uma grande defesa das tais opções NT acima de 1.30.
(Com defesas destas deve jogar no Campeão, :wink: :P )

A noite foi longa, mas a espera valeu bem a pena :)
Muito movimento, muita mexida e muita oportunidade para quem faz daytrading. :wink:

De toda maneira, uma boa retracção já era bem vinda.

Semprefrio, q tal mais uma visita ao canal? :wink:

Beijinhos aos meninos e à menina
Anexos
suporte no canal.PNG
Suporte no canal ascendente, gráf diário
suporte no canal.PNG (27.67 KiB) Visualizado 1407 vezes
O dia.PNG
Gráfico a 30 mn
O dia.PNG (31.38 KiB) Visualizado 1411 vezes

por djovarius » 10/11/2004 20:26

O Forex ainda não sabe o que fazer destas notícias do FED, mas pelo menos o USD não está com nenhuma força adicional.

Penso que é bom esperar pelo fecho de hoje e tb do fim da semana para se saber onde vamos.

Se houver correcção altista do USD, não deverá ser por muito tempo, já que a política monetária dos EUA ainda vai continuar em modo de expansão.

Abraço

dj

por Flying Turtle » 10/11/2004 17:55

Uma coisa é certa: A vela de hoje do EURUSD diário faz com que as velas dos dois últimos dias percam significado relativo, ao terem sido transformadas em "inside bars". Em termos de swing, isto dá força ao actual movimento de alta, intacto desde o dia 3 - mas "afasta" o stop loss para o último ponto de inversão, nos 1,2656.

Pena o trabalho não me permitir acompanhar o mercado mais de perto, a sessão de hoje está interessantíssima!

Umabraço
FT
Anexos
EURUSD 20041110 FT d.GIF
EURUSD diário
EURUSD 20041110 FT d.GIF (4.96 KiB) Visualizado 1537 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por djovarius » 10/11/2004 17:37

Bem, não era esse tipo de correcção que eu pensava. Acredito que hoje poderá ser um dia de inversão, mas se fechar mesmo abaixo de 1.29 - ainda há muito para mexer.

O meu cenário ainda é de consolidação, agora entre 1.25 e 1.30 com ataque a máximos a partir de Dezembro.

Historicamente, esta é uma época desfavorável ao USD, mas quando ouço noticiários de radio e TV a falarem de novos máximos no EUR, desconfio que ele pode cair até que todos se esqueçam dele, como foi já aconteceu com o petróleo que deverá acalmar antes de novas subidas.
De toda a maneira, no meio de algumas divisas que perdem agora face ao USD, temos duas excepções, o EUR e o CHF, que vão aguentando, à espera do FED.

Eu já estou fora do pip trading, agora quero trade de posição, pelo que uma retracção destas é muito bem vinda.

Um abraço

dj

por Antunes » 10/11/2004 16:48

djovarius Escreveu:
...

A realidade é uma: mais cedo ou mais tarde, virão novos máximos neste par, resta saber se antes ou depois de uma correcção, a qual poderia começar hoje, se o par fechasse abaixo de 1.29 !!

...

dj

Os turbo puts a 1.3 já rebentaram... :shock:

Resta saber qual será a dimensão e, implicitamente, a duração dessa correcção também! Eu aponto para uma correcção de uns 4 a 8 meses... :mrgreen:

Registado: 4/12/2002 11:16

EUR/USD

por Razao_Pura » 10/11/2004 16:13

Correcção fortísima em pouco minutos.
Dj, mercado interessante todo o dia.
Em meia dúzia de horas foi facílimo fazer 200 pips, 100 a subir e mais de 100 a descer até agora.
Bons Trades.
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por djovarius » 10/11/2004 14:53

As barreiras das opções em 1.30 revelaram-se demasiado fortes para este mercado. Até quando ??
Parece haver bastantes defesas entre 1.30 e 1.3050 mas para lá destes valores, já não deverá haver muito a assinalar, por enquanto.

O EUR/USD ainda recuou até 1.294x onde há interesse comprador. Para mim, o mercado volta a ter interesse a partir das 19 horas... com o FED no jogo.

A realidade é uma: mais cedo ou mais tarde, virão novos máximos neste par, resta saber se antes ou depois de uma correcção, a qual poderia começar hoje, se o par fechasse abaixo de 1.29 !!

Até lá, tudo está muito "bull" !!

Um abraço

dj

por djovarius » 10/11/2004 14:33

Momentos importantes - pela primeira vez 1.30 no EUR/USD após défice comercial de US$ 51 bi contra os esperados 54 bi.
De toda a maneira, ainda é um défice brutal que aponta para quase 6% ratio défice/PIB !!

Em 1.30, o par foi rejeitado e desceu agora para 1.2980, e agora há que esperar pelo fim da tarde.

Abraço

dj

Desculpem a intromissão mas...

por BonVivant » 10/11/2004 13:50

O Ouro está a mostrar o caminho !!! Presumo que os 1.30 serão hoje fortemente testados e que o mercado já está a descontar dados menos favoráveis.

Cumprimentos

Registado: 10/11/2002 23:04

por djovarius » 10/11/2004 12:57

Boa tarde a todos !!
Finalmente temos mercado. Mas hoje teria de ser assim, com a divulgação do défice comercial nos EUA e depois a reunião do FED que deverá subir os juros para 2% ao ano.
O EUR/USD teve dois dias de ligeiras quedas após a fulgurante sexta-feira, mas nunca quebrou o suporte de 1.2880 - o que diz bem da fraqueza do USD, ou melhor, do "momentum" do mercado.

Hoje, nova alta do EUR, anulando as perdas dos dias.
O mercado está já a descontar números desfavoráveis.
Resta saber se haverá um ataque sério a 1.30 ou um duplo topo. Dias bem interessantes, até ao final da semana.

Um abraço, até já

djovarius

Próximo

Quem está ligado: