Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/11/2022 0:03

[quote="THS"]O presidente da Ucrânia disse numa entrevista há já vários meses, acho ao programa "60 Minutes" , sobre a Ucrânia reconhecer a Crimeia como sendo da Russia, que se isso tivesse acontecido nem teria havido guerra, e que isso estava fora de questão.

De certeza que houve negociações antes de haver guerra e que quando a guerra aconteceu ambos já estavam à espera.

Percebo que se queira a paz, mas andar a roubar território é uma coisa que não me faz muito sentido nos dias de hoje. Já não estamos no século 17 e no tempo dos Czars da Russia. Acho que a Ucrânia faz muito bem em não aceitar nada que implica a perda de soberania.

Penso que a determinada altura poderá haver um acordo de cessar fogo, mas duvido que a Ucrânia alguma vez reconheça o território agora ocupado como pertencendo à Russia.[/quo

Vai depender de muita coisa, mas acho que nunca estivemos num impasse como este e que o futuro da Europa é pior ao que alguns viveram em 45.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Marco Martins » 17/11/2022 21:39

Carrancho_ Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Pelas declarações de ontem do seretario da defesa dos usa. as negociações de paz dependenm da Ucrânia e que dificilmente a Ucrania conseguirá ganhar facilmente a Crimeia...
Isto parece um pouco um aceitar de que a paz terá de existir e que a Crimeia ficará para os russos...

Se esse for o custo para a Ucrânia ter da paz e conseguir ter uma proteção maior da Nato e apoios ocidentais para a sua recuperaçãp, então acho que será o melhor caminho para a Ucrânia e para toda a europa...

Estás a falar deste briefing com o General Milley?

Sim é exactamente isso pelo minuto 32 com o general Milley.
Obrigado.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Carrancho_ » 17/11/2022 20:08

Marco Martins Escreveu:Pelas declarações de ontem do seretario da defesa dos usa. as negociações de paz dependenm da Ucrânia e que dificilmente a Ucrania conseguirá ganhar facilmente a Crimeia...
Isto parece um pouco um aceitar de que a paz terá de existir e que a Crimeia ficará para os russos...

Se esse for o custo para a Ucrânia ter da paz e conseguir ter uma proteção maior da Nato e apoios ocidentais para a sua recuperaçãp, então acho que será o melhor caminho para a Ucrânia e para toda a europa...

Estás a falar deste briefing com o General Milley?

Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por Marco Martins » 17/11/2022 19:47

Pelas declarações de ontem do seretario da defesa dos usa. as negociações de paz dependenm da Ucrânia e que dificilmente a Ucrania conseguirá ganhar facilmente a Crimeia...

Registado: 7/4/2007 17:13

por BearManBull » 17/11/2022 18:37

THS Escreveu:A guerra não aconteceu por causa dos oligartas, nem por causa do ocidente, mas sim porque o Putin quer ser um Czar.
https://observador.pt/2022/06/09/putin- ... recuperar/

Será um motivo não há dúvidas mas nunca acreditei que fosse a principal motivação.

Vale a pena ver o contexto apresentado neste vídeo. Claro que pode ter alguma informação menos precisa mas foi do melhor que vi, melhor que qualquer retórica dos medias do sistema.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por PMP69 » 17/11/2022 18:20

THS Escreveu:
PMP69 Escreveu:
A ideia que tenho é que a Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014 e assim ficou. Nem me parece que nessa altura as forças ucranianas tivesses capacidade para dar luta aos russos, nem o Ocidente quis saber.

No Donbass era diferente, não se tratavam de tropas russas, mas sim separatistas, que tinham apoio dos russos e uma boa parte das forças que aí lutavam eram os Batalhões Azov, Donbass, Dniepre1, Aidar ... que depois foram integrados nas forças ucranianas.

Pedro

Sem uma especie de acordo, não vejo como fosse possivel, por exemplo, ter ficado um comandante ucraniano a receber os navios estrangeiros por causa dos paises estrangeiros não reconhecerem a soberania Russa, e o facto é que isso acontece.

E independentemente da força militar, acho que, sem alguma especie de acordo, teria havido sempre alguma resistência, como houve por exemplo no Afeganistão, e não teria havido uma absoluta paz durante tantos anos. Isso é pelo menos a minha opinião. Mas obviamente que tu e outras pessoas podem ter uma opinião diferente.

Não te sei responder, nem qual a percentagem dos habitantes da Crimeia que concordaram com a anexação.

Pedro

por PMP69 » 17/11/2022 17:48

THS Escreveu:
PMP69 Escreveu:
THS Escreveu:Ok, então quero dizer um acordo semelhante ao que aconteceu na Crimeia.

Eu não conheço nenhum acordo em relação à Crimeia, acho que foi e é uma anexação ilegal.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_68/262_da_Assembleia_Geral_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

Pedro

Tambem não conheço e por isso achei que estava incluido no acordo de Minsk, mas de certeza que houve algum acordo (mesmo que não escrito) para a guerra ter parado e para dividirem alguns serviços na Crimeia.

A ideia que tenho é que a Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014 e assim ficou. Nem me parece que nessa altura as forças ucranianas tivesses capacidade para dar luta aos russos, nem o Ocidente quis saber.

No Donbass era diferente, não se tratavam de tropas russas, mas sim separatistas, que tinham apoio dos russos e uma boa parte das forças que aí lutavam eram os Batalhões Azov, Donbass, Dniepre1, Aidar ... que depois foram integrados nas forças ucranianas.

Pedro

por PMP69 » 17/11/2022 17:13

THS Escreveu:Ok, então quero dizer um acordo semelhante ao que aconteceu na Crimeia.

Eu não conheço nenhum acordo em relação à Crimeia, acho que foi e é uma anexação ilegal.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_68/262_da_Assembleia_Geral_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

Pedro

por PMP69 » 17/11/2022 16:58

THS Escreveu:
PMP69 Escreveu:
THS Escreveu:Se houver algum acordo entre a Russia e a Ucrania acredito que seja como foi o acordo de Minsk em relação à Crimeia, em que se aceitou em nome da paz que as terras continuassem ocupadas pela Russia, mas continuando a pertencer à Ucrânia para a maioria dos paises do mundo. A ideia dos ucranianos é que depois do Putin volte tudo ao normal. Mas acho dificil fazer-se algum acordo com o Putin, porque corre-se o risco de daqui a alguns anos o Putin tentar conquistar o resto.

Nenhum dos pontos dos acordos de Minsk 1 ou 2 saiu do papel.

Pedro

O ponto principal era haver paz e isso aconteceu pelo menos na Crimeia.

Na Crimeia russos e ucranianos trabalham um pouco em conjunto. Por exemplo, quem recebe os navios estrangeiros na Crimeira é um comandante Ucraniano, porque os paises estrangeiros não respeitam a soberania da Russia na Crimeia. E existem mais alguns serviços que continuaram a ser da Ucrânia. Os Ucranianos de lá usam os serviços da Ucrania e os russos usam os da Russia.

Nenhum dos pontos saiu do papel.

A anexação da Crimeia dá-se em 18/03/2014, o Minsk 1 em 09/09/2014 e o Minsk 2 em 11/02/2015.

Tirando os franceses, que fizeram alguma pressão, mais ninguém quis saber dos Acordos.

Pedro

por PMP69 » 17/11/2022 16:30

THS Escreveu:Se houver algum acordo entre a Russia e a Ucrania acredito que seja como foi o acordo de Minsk em relação à Crimeia, em que se aceitou em nome da paz que as terras continuassem ocupadas pela Russia, mas continuando a pertencer à Ucrânia para a maioria dos paises do mundo. A ideia dos ucranianos é que depois do Putin volte tudo ao normal. Mas acho dificil fazer-se algum acordo com o Putin, porque corre-se o risco de daqui a alguns anos o Putin tentar conquistar o resto.

Nenhum dos pontos dos acordos de Minsk 1 ou 2 saíu do papel, por culpa de todas as partes.

Minsk 1

1. Cessar-fogo imediato em certas regiões (as que estão sob controle separatista) de Donetsk e Lugansk, e seu estrito cumprimento a partir de 0h (horário de Kiev) do dia 15 de fevereiro de 2015 (20h em Brasília do dia 14)

2. Retirada de todo o armamento pesado da mesma distância por parte de ambos os lados a fim de criar uma zona de segurança de 50 quilômetros para a artilharia de 100 milímetros de calibre ou mais.

No caso das forças governamentais, essa retirada deve começar de suas atuais posições na linha da frente.
No que diz respeito às milícias pró-russas, a referência será a linha de separação estipulada no Memorando de Paz de Minsk do dia 19 de setembro de 2014.

3. A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (Osce) será a encarregada de verificar o cumprimento do cessar-fogo e a retirada do armamento pesado.

4. Início de um diálogo para a convocação de eleições locais nas zonas sob controle rebelde em consonância com a legislação ucraniana e a lei de autogoverno aprovada em 2014, e também sobre o status futuro dessas regiões pró-russas.

5. Anistia geral para todos os participantes do conflito nas regiões de Donetsk e Lugansk.

6. Libertação de todos os reféns e troca de prisioneiros de guerra.

7. Garantir a provisão de ajuda humanitária através de um mecanismo internacional. .

8. Acertar um programa de restabelecimento das relações econômicas entre Ucrânia e essas regiões, incluindo o reatamento dos pagamentos sociais, pensões e de serviços bancários.

9. Restabelecer o pleno controle da fronteira russo-ucraniana na zona de conflito por parte do Estado ucraniano até o final de 2015. Esta medida está condicionada ao cumprimento do ponto 11.

10. Retirada e desarmamento de todas a formações armadas estrangeiras, armamento e também mercenários do território da Ucrânia sob a supervisão da Osce.

11. Reforma constitucional, que deve entrar em vigor antes do final de 2015, para a descentralização da Ucrânia levando em conta as particularidades das zonas rebeldes das regiões de Donetsk e Lugansk.

12. Realização de eleições locais, que deve ser pactuada entre o governo ucraniano e os representantes dessas zonas rebeldes, com supervisão dos observadores da Osce.

13. Criar grupos de trabalho no marco do Grupo de Contato, que integra Kiev, separatistas pró-Rússia e Rússia e Osce como mediadores, para a implementação destas medidas.

Pedro

por PMP69 » 17/11/2022 15:42

PMP69 Escreveu:Já todos chegámos à cozinha e nos cheirou a podre, e nos foi difícil perceber onde estava a cebola podre.

À cerca de 2 meses o Gen. Sergei Surovikin, proferiu uma frase que na altura passou despercebida a todos, e que basicamente dizia que estava preparado para tomar medidas difíceis.

Na semana passada, assistimos a uma encenação, onde este mesmo senhor pede ao ministro da defesa para retirar de Kherson, e por milagre desaparecem 20 a 30 mil homens e respectivos equipamentos, alguns pesados. Penso que foi a primeira retirada em directo na TV e que por milagre correu bem.

https://www.barrons.com/news/russia-says-pulled-back-over-30-000-troops-in-kherson-region-01668177308?tesla=y

Assusta-me o silêncio dos EUA e especialmente do RU, pois espero que não obriguem o povo ucraniano a negociar, algo que não podem ceder.

Para piorar, ouvi os senhores da guerra que estão suportar grande parte do esforço militar, inaltecer o Gen. Sergei Surovikin, que apenas retirou de Kherson, a primeira grande cidade tomada pelos russos e hoje território russo.

O passado mostrou-nos como os EUA traem com facilidade os seus aliados, espero sinceramente que não seja o caso, pois este povo não o merece.

Pedro

À cerca de 1 mês houve uma aproximação entre os EUA e a Rússia, e no dia em que os EUA quiserem os ucranianos são forçados a negociar.

No entanto, o que sair dessas negociações não vai ser cumprido e o povo ucraniano vai sair a perder

Pedro

por MarcoAntonio » 17/11/2022 15:21

Depois do comentário de ontem (Zelensky alegou que a Rússia não tinha feito nenhuma oferta para negociações) a resposta do Kremlin:

Kremlin says it cannot imagine public negotiations with Kyiv

The Kremlin has accused Kyiv of shifting the goalposts regarding possible peace talks today.

Russia's government said it could not imagine engaging in public negotiations and called on Washington to push Kyiv towards diplomacy.

The Kremlin also said today that no Russian officials were considering the use of nuclear weapons.

In a briefing call with reporters, Kremlin spokesman Dmitry Peskov said the US was capable of taking Russia's concerns into account and could encourage Kyiv to return to the negotiating table if it wanted to.

Mr Peskov also said Ukraine had changed its position on whether it even wanted to negotiate with Moscow several times during the course of the nine-month conflict and could not be relied on.

Ou seja, a Rússia está a pedir aos Estados Unidos (na forma de recado público) para os Estados Unidos pressionarem a Ucrânia a negociar. Até pode ser uma jogada de xadrez com não sei quantos lances de profundidade. Mas eu acho que a Rússia nesta altura está bem mais interessada em negociar...

Há poucas semanas atrás achava que não havia condições, agora estou menos convencido disso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por BearManBull » 17/11/2022 13:52

mais_um Escreveu:Seguindo o teu princípio (onde se paga impostos) os Açores e a Madeira não são território português ....

:shock:

https://dre.pt/dre/legislacao-consolida ... 2-73423517
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por PMP69 » 17/11/2022 13:43

por mais_um » 17/11/2022 13:02

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Taiwan é território chinês, no dia em que Taiwan declarar a independência é invadido pela RPC. Está na lei chinesa desde 2005.

Quantos impostos é que os Taiwaneses pagaram nos últimos 50 anos ao fisco da RPC?

Obvio que não é literalmente metade da Ucrânia, mas vai ser a parte que interessa aos russos.

Seguindo o teu princípio (onde se paga impostos) os Açores e a Madeira não são território português .... ou o Pais Basco e Navarra não são Espanha.. :lol: :lol:

Os impostos gerados nas regiões que referi revertem 100% para a região, no caso de Navarra e Pais Basco, estes pagam à administração central um fee para contribuir para as despesas das forças armadas e representação internacional.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Goya777 » 17/11/2022 13:01

Fascinante. Lendo certos users por aqui, ficamos com toda a certeza que a Russia está a ganhar a guerra e que a Ucrania está a ponto de levantar bandeira branca. E que na verdade a Russia está a avançar para trás como movimento estratégico nacional

Registado: 17/7/2014 22:33

por BearManBull » 17/11/2022 12:47

Carrancho_ Escreveu:O que me parece obvio hoje é que o objetivo russo principal passava por tomar o poder na Ucrânia instalando em Kiev um governo fantoche. Tendo fracassado passaram ao objetivo mínimo que além de todo o Luhansk, Donestsk e Crimeia passava por ligar a Rússia à Moldávia retirando o acesso da Ucrânia ao Mar Negro transformando-a num proto-estado sem viabilidade. Também isto fracassou, se hoje Kherson já parece uma miragem para a Rússia então o que dizer de Mykolaiv e Odessa?!

Não sei até que ponto isso teria sido uma boa vitoria para os russos. Já tiveram um governo pro russo que foi derrubado, para eles o terreno que controlam actualmente tem todo o sentido estratégico para controlar o mercado de gás barato para a Europa.

Carrancho_ Escreveu:O tempo está a favor da Ucrânia devido ao apoio internacional de que usufruem, quanto mais passa mais poder negocial à mesa ganham os ucranianos no terreno. Zaporizhzhya está na calha para permitir a reconquista de todo o território de Kherson, os russos parece saber que isso é inevitável e já colocam linhas de defesa à entrada da Crimeia. Se no terreno continuarem a ter sucesso os ucranianos não só garatem o acesso ao Mar Negro como vão manter o acesso ao Mar de Azov.

Na melhor das hipóteses, os russos conseguem um pouco mais do território do Donnbass que aquele que controlavam antes de 24 de fevereiro. Ou seja, no máximo conseguem uma vitória pírrica, e, e...

No futuro tudo pode mudar, mas hoje não é nada obvio o que dizes, bem pelo contrário.

Neste momento tens o mesmo mapa praticamente inalterado nos últimos 2 meses. Pode ser que sim que os Ucranianos deem a volta, mas o preço a pagar sera de terem uma perda humana enorme e claro que os russos podem aumentar a intensidade dos ataques a estruturas civis. Como se viu o Zelensky está a ficar entalado e tem cometido erros graves no discurso. Neste momento a Ucrânia tem de pedir por favor aos russos para poder exportar cerais...

Falta saber como vai terminar mas se a Russia ficar realmente com o território actual é uma vitoria enorme para Putin. Ainda mais que a Russia está a lutar contra a Ucrânia, não estamos a falar de um Afeganistão, nem de um Iraque, com recursos modestos e tendo a Ucrânia toda a inteligencia e suporte logístico da NATO. Para mim é uma derrota vergonhosa para o ocidente, principalmente quando foi o próprio ocidente que financiou os oligarcas que orquestraram a guerra.
Anexos
war_map.JPG
― Leon C. Megginson

por PMP69 » 17/11/2022 12:18

Carrancho_ Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:Nunca referi a palavra deserta, mas sim semi-deserta e não é meramente semântica. ´

Não referiste a palavra deserta e eu com isso. Eu não te citei a ti especificamente nem falei em semi-deserta. Só defendo/justifico e só sou responsável pelas coisas que escrevo. Ora, o meu post veio no seguimento do post do Carrancho que dizia e cito:

Carrancho Escreveu:Não me parece que esteja nem que venha a ficar deserta.

Expressei uma opinião e que mantenho, conforme reiterei em cima (se de hoje a amanhã tb se vier a mostrar que eu afinal estava completamente errado, a vida continua). Nunca foi minha intenção discutir definições de deserta vs semi-deserta nem vou entrar agora em nada disso...

Não vou voltar atrás à procura do que escrevi, mas acho que a vossa discussão é como alguém que está a discutir expetativas de AT para prazos distintos :lol:

O que eu vi não foi só na cidade mas em toda a região de Kherson que havia sido libertada. Em todo o lado havia habitantes a receber as forças ucranianas, obviamente pessoas que lá se mantiveram todo estes meses pois não viriam à frente das forças de reconquista ucranianas.

Tendo em conta os padrões antes de 24 de fevereiro é verdade que a cidade e restante território estavam "desertas" naquele dia.

Tendo em conta que sofreram uma invasão, 8 meses de ocupação russa, um referendo obrigatório fantoche pelo meio, ameaças de bombas sujas e tsunami de 5 metros, lei marcial que foi concluída com a retirada obrigatória dos civis... é verdade que as forças ucranianas encontraram aquele território cheio de civis a recebê-los de braços abertos e lágrimas de felicidade e alívio.

Na minha perspectiva foi com admiração que constatei isto, não contava ver lá absolutamente ninguém.

Provavelmente os "civis" que foram retirados, eram os cerca de 20.000 militares russos que desapareceram. :wink:

Pedro

por PMP69 » 17/11/2022 12:15

Carrancho_ Escreveu:
BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Taiwan é território chinês, no dia em que Taiwan declarar a independência é invadido pela RPC. Está na lei chinesa desde 2005.

Quantos impostos é que os Taiwaneses pagaram nos últimos 50 anos ao fisco da RPC?

Obvio que não é literalmente metade da Ucrânia, mas vai ser a parte que interessa aos russos.

O que me parece obvio hoje é que o objetivo russo principal passava por tomar o poder na Ucrânia instalando em Kiev um governo fantoche. Tendo fracassado passaram ao objetivo mínimo que além de todo o Luhansk, Donestsk e Crimeia passava por ligar a Rússia à Moldávia retirando o acesso da Ucrânia ao Mar Negro transformando-a num proto-estado sem viabilidade. Também isto fracassou, se hoje Kherson já parece uma miragem para a Rússia então o que dizer de Mykolaiv e Odessa?!

O tempo está a favor da Ucrânia devido ao apoio internacional de que usufruem, quanto mais passa mais poder negocial à mesa ganham os ucranianos no terreno. Zaporizhzhya está na calha para permitir a reconquista de todo o território de Kherson, os russos parece saber que isso é inevitável e já colocam linhas de defesa à entrada da Crimeia. Se no terreno continuarem a ter sucesso os ucranianos não só garatem o acesso ao Mar Negro como vão manter o acesso ao Mar de Azov.

Na melhor das hipóteses, os russos conseguem um pouco mais do território do Donnbass que aquele que controlavam antes de 24 de fevereiro. Ou seja, no máximo conseguem uma vitória pírrica, e, e...

No futuro tudo pode mudar, mas hoje não é nada obvio o que dizes, bem pelo contrário.

Concordo com a tua análise, principalmente com o objectivo de tomar Kiev e tudo o resto cair.

Acho que o máximo que a Ucrânia pode aceitar, é perder a Crimeia e aceitar um Donbass autónomo.

No entanto, não acredito numa paz no Donbass, nem na implementação do que for acordado, à semelhança dos acordos Minsk 1 e 2.

Pedro

por Carrancho_ » 17/11/2022 12:11

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:Nunca referi a palavra deserta, mas sim semi-deserta e não é meramente semântica. ´

Não referiste a palavra deserta e eu com isso. Eu não te citei a ti especificamente nem falei em semi-deserta. Só defendo/justifico e só sou responsável pelas coisas que escrevo. Ora, o meu post veio no seguimento do post do Carrancho que dizia e cito:

Carrancho Escreveu:Não me parece que esteja nem que venha a ficar deserta.

Expressei uma opinião e que mantenho, conforme reiterei em cima (se de hoje a amanhã tb se vier a mostrar que eu afinal estava completamente errado, a vida continua). Nunca foi minha intenção discutir definições de deserta vs semi-deserta nem vou entrar agora em nada disso...

Não vou voltar atrás à procura do que escrevi, mas acho que a vossa discussão é como alguém que está a discutir expetativas de AT para prazos distintos :lol:

O que eu vi não foi só na cidade mas em toda a região de Kherson que havia sido libertada. Em todo o lado havia habitantes a receber as forças ucranianas, obviamente pessoas que lá se mantiveram todo estes meses pois não viriam à frente das forças de reconquista ucranianas.

Tendo em conta os padrões antes de 24 de fevereiro é verdade que a cidade e restante território estavam "desertas" naquele dia.

Tendo em conta que sofreram uma invasão, 8 meses de ocupação russa, um referendo obrigatório fantoche pelo meio, ameaças de bombas sujas e tsunami de 5 metros, lei marcial que foi concluída com a retirada obrigatória dos civis... é verdade que as forças ucranianas encontraram aquele território cheio de civis a recebê-los de braços abertos e lágrimas de felicidade e alívio.

Na minha perspectiva foi com admiração que constatei isto, não contava ver lá absolutamente ninguém.
Um abraço,

Carrancho

por Carrancho_ » 17/11/2022 11:44

BearManBull Escreveu:

O que me parece obvio hoje é que o objetivo russo principal passava por tomar o poder na Ucrânia instalando em Kiev um governo fantoche. Tendo fracassado passaram ao objetivo mínimo que além de todo o Luhansk, Donestsk e Crimeia passava por ligar a Rússia à Moldávia retirando o acesso da Ucrânia ao Mar Negro transformando-a num proto-estado sem viabilidade. Também isto fracassou, se hoje Kherson já parece uma miragem para a Rússia então o que dizer de Mykolaiv e Odessa?!

O tempo está a favor da Ucrânia devido ao apoio internacional de que usufruem, quanto mais passa mais poder negocial à mesa ganham os ucranianos no terreno. Zaporizhzhya está na calha para permitir a reconquista de todo o território de Kherson, os russos parece saber que isso é inevitável e já colocam linhas de defesa à entrada da Crimeia. Se no terreno continuarem a ter sucesso os ucranianos não só garatem o acesso ao Mar Negro como vão manter o acesso ao Mar de Azov.

Um abraço,

Carrancho

por BearManBull » 17/11/2022 10:37

― Leon C. Megginson

por PMP69 » 17/11/2022 10:34

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
À dias vi um artigo muito interessante, mas já não me lembro onde, e que basicamente analisava a quantidade de disparos de artilharia de campanha, desde a segunda guerra mundial, e esta guerra apenas era superada pela segunda guerra mundial.

Deixaste aqui esse link, é do site brasileiro manhoso que usas como fonte :D

A artilharia ucraniana, mesmo com uma taxa considerável de cerca de 5 mil disparos por dia, não consegue chegar nem perto da taxa russa. A vantagem da Ucrânia está na precisão.

https://www.forte.jor.br/2022/11/09/art ... a-mundial/

PMP69 Escreveu:Tenho a ideia que não estão a fazer os abastecimentos pela Crimeia, mas sim via Donetsk.

A espinha dorsal dos abastecimentos das forças armadas russas são os comboios e penso que não há nenhuma linha ferrea operacional entre Donetsk e Kherson.

É capaz, mas acredita que prefiro fontes manhosas, pois são mais independentes e difíceis de manipular.

Por norma, desconfio de tudo o que vem dos EUA, pois nunca me vou esquecer que dois dos jornais mais reputados (NYT e WP) publicaram informação falsa com o intuito de manipular a opinião publica americana, e que teve como consequência a invasão de um país, sob um pretexto que todos sabiam que não era verdade.

Mas podemos ir recuando e recordar como foi abafada a investigação do Gary Webb e por aí fora.

Para quem gosta de Operações Especias, no site manhoso :D tem aqui a história das ucranianas.

https://www.forte.jor.br/2022/11/02/operacoes-especiais-na-ucrania-parte-1/

https://www.forte.jor.br/2022/11/03/operacoes-especiais-na-ucrania-parte-2/

https://www.forte.jor.br/2022/11/04/operacoes-especiais-na-ucrania-parte-3/

Existem, foram destruídas pelos ucranianos no início da invasão e depois reconstruídas pelos russos (Ferrovia Dnipro), que fazem a ligação a Kherson e Melitopol, sendo a cidade de Tokmak um importante ponto de logístico para as diferente cidades, daí estar guardada por dois regimentos de fuzileiros navais russos.

Pedro

por mais_um » 17/11/2022 8:39

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Andas a ver muitos filmes de ficção científica... :lol: :lol:

Não vou responder a palhaçadas sem argumentos.

.

BearManBull Escreveu:
"O Presidente russo está praticamente sozinho no mundo, com a sua política", disse Olaf Scholz

No mundo leia-se USA+UE 800M vs 8.000M. Pior porque continua a comprar combustíveis russos.

As forças orientais estão-nos a dar um bailinho da Madeira que nunca se pensou ser possível. Humilhação atras de humilhação, a Ucrânia vai perder metade do território e Taiwan vai eventualmente acabar por ser território chines.

O teu comentário está cheio de argumentos :lol: :lol: :lol:
Erros sim, argumentos zero, como é a norma na maior parte dos teus comentários neste forum.
Queres argumentos, eu vou dar-te e demonstrar mais uma vez os disparates que escreves.
Os russos controlaram no máximo cerca de 20% do território (Agosto) e desde dessa altura têm vindo a perder, tendo em conta o apoio ocidental e o desempenho das forças russas pensar que os ucranianos vão perder metade do território é ficção científica, já percebeste agora?

Taiwan é território chinês, no dia em que Taiwan declarar a independência é invadido pela RPC. Está na lei chinesa desde 2005.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por BearManBull » 17/11/2022 1:42

mais_um Escreveu:Andas a ver muitos filmes de ficção científica... :lol: :lol:

Não vou responder a palhaçadas sem argumentos.

Da minha parte abstenho-me de voltar a comunicar com as tuas intervenções.

Pena não existir um botão de mute.
― Leon C. Megginson

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot], trilhos2006 e 222 visitantes