Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bitcoin - A Moeda do Futuro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 29/7/2022 19:11

DeFi Worked Great

Pantera blockchain letter
https://panteracapital.com/blockchain-letter/defi-worked-great/
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 26/7/2022 21:20

Oh! Quando um cão tem pulgas... não bastava a desconfiança na coisa agora ainda vem a Coinbase estragar o resto:
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... sos-tokens :shock:

Isto aqui é uma grande carga de trabalhos para a empresa. A ser verdade é gravíssimo. :?
 
Mensagens: 9750
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 24/7/2022 12:51

Poderá a Bitcoin aproximar-se de 30 mil? Olhando para o gráfico diria que sim, embora saibamos que isso se deve -não a valor- mas a quem tem a mão. Sim, quem tem a mão parece poder ter força para a fazer aproximar de 30. E aí estarão os ursos a fazer o inevitável: outra vez pazada forte nos touros. Mesmo que venha o da Tesla dizer que compra e que vende, tudo isso é lana caprina, perto de 30 os ursos atiram-se de novo ao salmão. Cá estaremos para assistir ao modo como os apanham com as garras. :shock:
O valor do ouro resulta da escassez da oferta face à forte procura, no caso das cripto foi isso que as levou ao céu. Isso acabou, a desconfiança generalizou-se e mesmo quem compra a 20 despacha a 30, na boa! :?
 
Mensagens: 9750
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 20/7/2022 23:00

ricardmag Escreveu:Ainda bem que não queres saber, mais um sinal de que estou certo no que disse. (...) Debate esse que acabou por não o ser porque não houve respostas, talvez porque estava certo no que disse.

O problema não é o que tu achas ou deixas de achar e o que entendes que merece ou não ter resposta.

O que eu li foi uma mão cheia de nada e uns insultos muito mal disfarçados. E cito:

ricardmag Escreveu:O valor de um ativo está quase sempre desazado do seu valor intrínseco, quando tem. O que não é o caso da bitcoin, para mim é evidente que não tem.

Portanto, as personagens que vêm para aqui dizer que uma coisa que não tem valor intrínseco não vale nada, das duas uma, ou não entende nada disto ou é desonesto intelectualmente.




ricardmag Escreveu:E fico por aqui porque isto não leva a lado nenhum

É bom que leve pois a tua agressividade é recorrente, não apenas neste tópico e não é a primeira vez que és chamado à atenção.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38468
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 20/7/2022 22:46

Ainda bem que não queres saber, mais um sinal de que estou certo no que disse.
A única frase que era relativa ao teu debate era a imediatamente a seguir á citação.

Depois se reparares tem um paragrafo, que concordo que não ficou claro que era para o outro debate.
Debate esse que acabou por não o ser porque não houve respostas, talvez porque estava certo no que disse.

E fico por aqui porque isto não leva a lado nenhum
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 20/7/2022 22:20

ricardmag Escreveu:O debate que comecei não era sobre se o ouro tem ou não valor intrinseco, para mim é claro que não tem.
Ou se tem algum é uma infima parte do valor a que é negociado.
O debate foi desviado depois de eu dar o exemplo do ouro.
O debate era sobre a relação entre valor intrinseco e investimento/especulação.
A minha resposta que defines como agressiva não era para o teu debate.


Eu não quero saber do debate que tu começaste.

Eu intervim acerca de um ponto que tu colocaste em específico. Foste tu mesmo quem trouxe hoje o tema do ouro e o seu valor intrinseco. Se para ti é claro que não tem, isso não justifica vires super agressivo praticamente insultar os outros interlocutores. Deixas o teu achismo, eu deixo o meu e podemos ficar todos amigos...

Se não era para o "meu" debate, porque é que citas o meu post. Deixa-te disso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38468
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 20/7/2022 22:09

Carrancho, na tua frase inicial só estás a reiterar o que eu disse, por outras palavras. Não creio que estejamos a tentar expressar coisas diferentes. O que eu estou a dizer, depois, é que se tirarmos as componentes não práticas (e assumindo que o preço baixaria) imagino que a procura aumentaria para os outras finalidades também (ie, passava a ser utilizado ainda em mais coisas). Não faço ideia ao certo para que valores iria convergir (talvez usando outros metais mais ou menos equiparáveis seja possivel ter uma ideia).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38468
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 20/7/2022 22:04

O debate que comecei não era sobre se o ouro tem ou não valor intrinseco, para mim é claro que não tem.
Ou se tem algum é uma infima parte do valor a que é negociado.
O debate foi desviado depois de eu dar o exemplo do ouro.
O debate era sobre a relação entre valor intrinseco e investimento/especulação.
A minha resposta que defines como agressiva não era para o teu debate.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Carrancho_ » 20/7/2022 21:55

MarcoAntonio Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:As utilizações práticas do ouro são muito recentes, não porque não tivesse características que permitissem o seu uso mas porque o Homem sempre o valorizou ao ponto de ser incomportável o seu uso prático.

(...)

Não tenho qualquer dúvida que se retirarmos o valor intrínseco (aplicabilidade prática) ao Ouro ele ficaria a valer praticamente o mesmo, já se lhe retirarmos o investimento/especulação/valorização Histórica que o Homem lhe atribui, ele valeria apenas uma pequena parcela do que hoje vale.

Como ele é "bastante caro" comparando com outros metais, isso acaba por limitar a sua própria utilização para outros fins. Se lhe tirassemos a componente de investimento (e a de joalharia), presumivelmente a procura subia para as outras aplicações. Não faço ideia quanto valeria (isso talvez seja estimável comparando com outros metais de aplicabilidade/utilidade semelhante).


Isso acontece precisamente porque o valor do Ouro é especulativo. Se lhe retirarmos o valor intrínseco ele fica a valer o mesmo, se lhe tirarmos o valor especulativo, não sei quanto valeria mas era certamente muiiito menos.

Essa é uma das razões porque valorizo a AT em relação à AF. Em particular em trades de curto/médio prazo a AF é a meu ver ineficaz. A AF é como um relógio sem pilha, só está certa duas vezes, uma no bull outra no bear market.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1227
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 20/7/2022 21:27

ricardmag Escreveu:Existe mais que uma definição de valor intrínseco ?

Sim, diferentes fontes definem valor intrínseco de forma diferente (para além da definição ser utilizada em áreas diferentes). De uma forma geral e no que diz respeito aos mercados, é entendido como sendo o (verdadeiro) valor do activo, segundo métricas ditas objectivas, independente (e distinto) do seu valor de mercado (isto é, quanto as pessoas estão a pagar pelo activo).

A própria definição de valor intrínseco não é pacífica. Afinal, como é que se mede o valor dito verdadeiro ou objectivo do que quer que seja; daí a minha observação de que no, no limite, podemos sempre alegar que nada tem valor intrínseco; o valor é sempre atribuido de acordo com uma métrica (ou standard) qualquer e um racional qualquer, mas que pode sempre ser disputado por outro alguém.


ricardmag Escreveu:O valor de um ativo está quase sempre desazado do seu valor intrínseco, quando tem. O que não é o caso da bitcoin, para mim é evidente que não tem.

Não acrescentaste absolutamente nada de relevo aos últimos posts do debate (que eram sobre o ouro).


ricardmag Escreveu:Portanto, as personagens que vêm para aqui dizer que uma coisa que não tem valor intrínseco não vale nada, das duas uma, ou não entende nada disto ou é desonesto intelectualmente.

É extraordinário como alguém, depois de ter dito coisa nenhuma de relevo no contexto dos últimos posts, consegue ser tão agressivo. Baixa lá agressividade. Se por outro lado quiseres participar num debate sereno, és bem-vindo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38468
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 20/7/2022 20:55

MarcoAntonio Escreveu:Bom, depende do que definimos como valor intrínseco.


Existe mais que uma definição de valor intrínseco ?

O valor de um ativo está quase sempre desazado do seu valor intrínseco, quando tem. O que não é o caso da bitcoin, para mim é evidente que não tem.
Portanto, as personagens que vêm para aqui dizer que uma coisa que não tem valor intrínseco não vale nada, das duas uma, ou não entende nada disto ou é desonesto intelectualmente.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 20/7/2022 20:42

Carrancho_ Escreveu:As utilizações práticas do ouro são muito recentes, não porque não tivesse características que permitissem o seu uso mas porque o Homem sempre o valorizou ao ponto de ser incomportável o seu uso prático.

(...)

Não tenho qualquer dúvida que se retirarmos o valor intrínseco (aplicabilidade prática) ao Ouro ele ficaria a valer praticamente o mesmo, já se lhe retirarmos o investimento/especulação/valorização Histórica que o Homem lhe atribui, ele valeria apenas uma pequena parcela do que hoje vale.

Como ele é "bastante caro" comparando com outros metais, isso acaba por limitar a sua própria utilização para outros fins. Se lhe tirassemos a componente de investimento (e a de joalharia), presumivelmente a procura subia para as outras aplicações. Não faço ideia quanto valeria (isso talvez seja estimável comparando com outros metais de aplicabilidade/utilidade semelhante).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38468
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Carrancho_ » 20/7/2022 19:53

MarcoAntonio Escreveu:Bom, depende do que definimos como valor intrínseco.

Na minha óptica, tem valor intrínseco (ainda que este possa não coincidir com o valor de mercado) pela simples razão que tem uma ampla gama de aplicações devido às suas características/propriedades (maleabilidade, resistência à corrusão, conductividade, etc). A título de exemplo, a generalidade dos telemóveis contêm ouro, na ordem dos miligramas por dispositivo, para além de outras aplicações e não é posto lá por capricho. Isto é, ele serve para alguma coisa e é utilizado/procurado para várias aplicações práticas, logo, na minha óptica, tem valor intrínseco (se o ouro não tem valor intrínseco, então nada tem valor intrínseco; e eu até sou capaz de concordar com isso também, depende é do que consideramos valor intrínseco e no limite podemos sempre dizer que nada tem valor intrínseco).

Isto, como é óbvio e sabido, representa apenas uma parcela do ouro extraído. Grande parte é utilizado para investimento/especulação e também em joalharia (que podemos dizer que é meramente decorativa). O meu ponto é, essencialmente, que mesmo que tiremos isso tudo, o ouro continua a ter procura e aplicação prática por razões bem diferentes.


Tenho 8 gr de ouro 99,9% em pó que retirei eu mesmo de telemoveis, computadores e placas de circuitos integrados apenas por mera curiosidade. Também se retira prata, platina e paládio além de outros metais mais pobres. O Ouro é usado nos contatos electrónicos devido à sua propriedade de não oxidar sendo usado por norma um banho de ouro de 14 quilates. Em placas de circuitos militares e Telecom mais antigas tem melhor ouro.
O processo é bastante interessante mas perigoso pois envolve ácidos muito fortes, muriático, nítrico e água régia que geram no processo fumos tóxicos mortais.

As utilizações práticas do ouro são muito recentes, não porque não tivesse características que permitissem o seu uso mas porque o Homem sempre o valorizou ao ponto de ser incomportável o seu uso prático. O Ouro sempre valeu principalmente por brilhar e não oxidar, é por isso um investimento de refúgio por ser seguro que não perde nunca todo o seu valor.

Não tenho qualquer dúvida que se retirarmos o valor intrínseco (aplicabilidade prática) ao Ouro ele ficaria a valer praticamente o mesmo, já se lhe retirarmos o investimento/especulação/valorização Histórica que o Homem lhe atribui, ele valeria apenas uma pequena parcela do que hoje vale.

Nem a raridade justifica o valor que o Homem atribui ao ouro já que é um metal bastante comum na Natureza.
Anexos
1.jpg
1.jpg (148.61 KiB) Visualizado 10907 vezes
2.jpg
2.jpg (98.1 KiB) Visualizado 10907 vezes
3.jpg
3.jpg (140.04 KiB) Visualizado 10907 vezes
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1227
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 20/7/2022 18:55

Subiram muito e tentam passar resistências, mas ainda estão muito perigosas. E a Pata tem razão, o problema destas coisas é mesmo de fundamentais, o valor intrínseco é lana caprina, só com muito boa vontade! Quando ainda por cima se sabe que alguns Países querem sair do dolar mas criar a sua moeda e não usar alguma destas. Pode ser que esta subida seja uma santa, mas também pode ser, como diz o futebolista: uma faca de dois legumes. :shock:
 
Mensagens: 9750
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 20/7/2022 18:27

Bom, depende do que definimos como valor intrínseco.

Na minha óptica, tem valor intrínseco (ainda que este possa não coincidir com o valor de mercado) pela simples razão que tem uma ampla gama de aplicações devido às suas características/propriedades (maleabilidade, resistência à corrusão, conductividade, etc). A título de exemplo, a generalidade dos telemóveis contêm ouro, na ordem dos miligramas por dispositivo, para além de outras aplicações e não é posto lá por capricho. Isto é, ele serve para alguma coisa e é utilizado/procurado para várias aplicações práticas, logo, na minha óptica, tem valor intrínseco (se o ouro não tem valor intrínseco, então nada tem valor intrínseco; e eu até sou capaz de concordar com isso também, depende é do que consideramos valor intrínseco e no limite podemos sempre dizer que nada tem valor intrínseco).

Isto, como é óbvio e sabido, representa apenas uma parcela do ouro extraído. Grande parte é utilizado para investimento/especulação e também em joalharia (que podemos dizer que é meramente decorativa). O meu ponto é, essencialmente, que mesmo que tiremos isso tudo, o ouro continua a ter procura e aplicação prática por razões bem diferentes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38468
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 20/7/2022 17:46

A questão do valor intrínseco são outros 500. Um ativo não deixa de ser especulativo por ter ou não ter valor intrínseco. Não é uma condição necessária.
O ouro não tem valor intrínseco e não deixa de ser especulativo, tal como os ativos digitais, grosso modo, são ativos que se regem pela procura/oferta. Também há quem defenda que as divisas não têm valor intrínseco, e em grande parte concordo. Joias também não têm
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Pata-Hari » 20/7/2022 13:47

O valor de um activo pode ser especulativo. Mas uns têm valor intrínseco e outros nem por isso. Convém começar por fazer essa destrinça.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 20/7/2022 13:10

O artigo é fraco e até enganador e concordo que ativos digitais são especulação, mas o que não é especulação ?
Diz ai algum ativo que não seja especulação ... :wall:

Já desde abril que não se via o preço acima da média de 50 dias

BTCUSD_2022-07-20_12-50-52.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Bar38 » 20/7/2022 12:56

Bar38 Escreveu:Bem neste momento encontra-se em cima dos anteriores máximos de 2018 que poderá servir suporte de preço e dar lugar a algum ressalto até interessante para quem gosta de negociar este lixo tóxico


E siga a festa....provavelmente para já até por volta dos 28000...enfim...a malta vai-se divertindo...

Imagem
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por NirSup » 20/7/2022 11:27

DvdIsi Escreveu:...no final a soma do bolo é sempre a mesma, ou seja, zero.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Apenas gostaria de acrescentar que isso é verdade nos jogos finitos. Mas já não será assim nos jogos infinitos (Win-Win Game). Os apostadores nos esquemas Ponzi também acreditam que o jogo nunca acabará. Até um dia.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por DvdIsi » 20/7/2022 11:18

Marco Martins Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/criptoativos/detalhe/mais-de-metade-dos-portugueses-quer-investir-em-cripto

Gosto destes títulos que parecem surgidos de filmes de ficção...!!! Primeiro começam com metade dos portugueses, depois referem os investidores de retalho... só falta continuarem a filtrar, depois por idade, por sexo, por altura, etc... :)


O título começa logo mal quando dizem investir em cripto. Em cripto não se investe, especula-se...no final a soma do bolo é sempre a mesma, ou seja, zero.
 
Mensagens: 9
Registado: 29/11/2007 3:00
Localização: Queluz de baixo

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Marco Martins » 20/7/2022 9:42

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/criptoativos/detalhe/mais-de-metade-dos-portugueses-quer-investir-em-cripto

Gosto destes títulos que parecem surgidos de filmes de ficção...!!! Primeiro começam com metade dos portugueses, depois referem os investidores de retalho... só falta continuarem a filtrar, depois por idade, por sexo, por altura, etc... :)
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 16/7/2022 22:58

Vejo que se desenham esboços para uma possível recuperação. Não será em flecha, mas... já há uma ideia da inclinação da subida e da velocidade. Boa sorte para os que ficaram hirtos e firmes!
 
Mensagens: 9750
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Marco Martins » 14/7/2022 17:43

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/plataforma-de-criptomoedas-celsius-network-declara-falencia

Num comunicado divulgado na quarta-feira, a Celsius disse ter ativos e dívidas cujo valor variam entre mil milhões de dólares (mil milhões de euros) e 10 mil milhões de dólares (10 mil milhões de euros), devido à alta volatilidade das criptomoedas.


Com estas falências a tendência será haver uma maior regulação e garantias das cryptos... presumo que o mesmo aconteceu com a banca ao longo dos tempos....
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 12/7/2022 17:42

De rir ...

Crypto Hater Peter Schiff Would Accept Bitcoin as Payment for His Troubled Bank

Famous cryptocurrency critic Peter Schiff answered in the affirmative when asked if he would sell his troubled Euro Pacific Bank for Bitcoin. Despite his dislike of cryptocurrencies, if such a deal were approved by the regulator, he would agree to it, Schiff said. The economist argued his position with the fact that it is important for him, first and foremost, to protect the bank's clients.

ps-t.png
ps-t.png (32.56 KiB) Visualizado 10874 vezes

https://u.today/crypto-hater-peter-schiff-would-accept-bitcoin-as-payment-for-his-troubled-bank
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Andre vez, Bing [Bot], Mmmartins, PAULOJOAO, Tx9262 e 393 visitantes