Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Presidenciais - Off Topic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Presidenciais - Off Topic

por PIKAS » 5/1/2021 17:14

Flav Escreveu:Discordo dos pontos que o Pikas refere...
Temos que concordar que continuamos a discordar e isso é salutar.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Presidenciais - Off Topic

por Flav » 5/1/2021 13:22

Para uma breve resposta ao Pikas e outros foristas começo com dois pontos prévios:
1) Já dei no essencial a minha opinião, mas normalmente acrescento algo complementar em resposta a foristas com os quais poderia trocar civilizadamente opiniões, se estivessem interessados, num eventual almoço do Caldeirão, que nos próximos tempos de Covid julgo ser impossível de realizar;
2) não pretendo convencer ninguém a votar neste ou naquele candidato, mas julgo que a generalidade dos foristas do Caldeirão já tem idade suficiente para saber em quem votar e porquê. se tiver em conta o que é importante para o país.

Discordo dos pontos que o Pikas refere onde o Prof Marcelo esteve menos bem. A meu ver não poderia (nem deveria) fazer muito mais. Não é bombeiro, nem polícia do SEF, ....e as suas funções como Presidente são bem mais importantes e estão muto para lá disso. E podem e têem sido desempenhadas sem necessidade de murros na mesa, lol.
E também discordo da habitual (demasiado até) proposta de alguns políticos ( também demasiados), que por tudo e por nada (qualquer asneira de um funcionário das centenas de instituições que cada ministro tutela) pedem logo de imediato a demissão de um ministro. Já é bastante difícil captar o interesse pelo serviço da causa pública de peessoas competentes e impolutas, que mais dificil seria andar sistematicamente a mudar de ministros, que até podem estar a fazer um bom trabalho no geral. Como diria o meu avô, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

E vão votar e votem bem.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Presidenciais - Off Topic

por Opcard » 4/1/2021 20:38

Não conheço ninguém que balance entre Mayan e Ventura porque tal é quase impossível , mas já entre Ferreira e Ventura conheço o que até é lógico em França todo o eleitorado comunista está hoje no partido de Le Pen .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Presidenciais - Off Topic

por PIKAS » 4/1/2021 20:10

Flav Escreveu:Para mim nunca foi tão fácil saber em quem votar nas eleições presidenciais. É óbvio que o Prof Marcelo é o melhor candidato. Um dos mais ilustres professores da Faculdade de Direito de Lisboa, com profundos conhecimentos de tudo o que é necessário saber um PR. Para além disso grande conhecedor da realidade sócioo económica e do sistema político do país- É um Presidente que dá prestígio a Portugal.

Eu também pensei assim há 5 anos atrás e, por isso, votei nele mas com o passar do tempo vi que me tinha enganado.
Só 3 ou 4 exemplos mas muitos mais há:

- A região de Pedrogão ardeu e o homem não saía de lá nem falava de outra coisa. Começou a ver-se que aquilo era um lamaçal de irregularidades e de corrupção, saiu de fininho e nunca mais o ouvimos falar nisso, quanto mais ir novamente até lá.
- Um ( será só um? ) ser humano foi morto pelo SEF e o Marcelo disse alguma coisa? Nada. Pelo meio apresentou condolências a meio mundo, indignou-se com isto e aquilo, mas em maio, junho e julho já a imprensa referia que algo de muito grave aconteceu no aeroporto e ele nada dizia, assobiava.
- Sabemos agora que o governo português mentiu descaradamente num texto oficial enviado para a UE. São muitas mentiras no mesmo texto, é gravíssimo e ele já disse alguma coisa sobre isto? Nada.
- Há pouco tempo um grupo de cidadãos ameaçou a GNR com vingança. Com medo, passaram a fechar os quartéis e a usar colete balístico, dando assim corpo á maior ameaça ao estado de direito democrático que ocorreu de há muito tempo para cá. O PR é o garante do estado e disse alguma coisa? Nada. Mas se a Cristina Ferreira ou a Fátima Lopes saem do programa preferido das velhinhas lá está o telefonema do Marcelo. Dali vem muita hipocrisia.

Quanto a mim, Marcelo é completamente egocêntrico, só pensa no seu umbigo, no que pode ganhar em cada caso e coragem política é zero. Como isto está, para mim, o país não precisa só de beijinhos às velhinhas e selfies a rodos. O país também precisa de alguém que dê um valente murro na mesa e puxe ostensivamente as orelhas ao Costa perante o desvario do Cabrita, da justiça, da saúde, de Tancos, dos incêndios e por aí a fora para que toda essa tristeza não se repita. Mas ele não dará, é seguro que não o fez nem o vai fazer.
Mas também que é certo que o Marcelo vai ganhar, para mal dos nossos pecados.
Eu tenho um pequeno problema: Não sei em quem votar mas gostaria de votar em alguém porque quero votar, tenho esse direito, e dele não abdico.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Presidenciais - Off Topic

por JohnyRobaz » 4/1/2021 19:37

Sendo a IL o partido que mais me entusiasma actualmente (finalmente verdadeiros liberais a aparecerem na política portuguesa), fico triste por não conseguir achar o Mayan um candidato suficientemente forte. De qualquer forma, um presidente deve ser alguém com carisma, com decência institucional e com conhecimento constitucional e força política suficiente para se fazer valer em situações de caos político. Para além disto, e não menos importante, deve ser alguém respeitado pelo maior número de portugueses possível, pois a sua missão última é garantir a união dos portugueses em torno dos valores republicanos e nacionais. Programas políticos de governação não vão estar a votos nestas presidenciais, pelo que provavelmente o Mayan não levará o meu voto.

PS - Não compreendo como consigo ainda ver pessoas que se identificam tanto com a IL como com o Chega, quando são partidos antagónicos. Mas enfim...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Presidenciais - Off Topic

por gatogato » 4/1/2021 19:18

mensagem retirada pelo próprio
 
Mensagens: 137
Registado: 28/5/2016 8:36

Re: Presidenciais - Off Topic

por Flav » 4/1/2021 18:42

Aqui fico de alguma forma surpreendido com a opinião de um ou outro forista que tenho em boa conta (por exemplo o PIKAS).Parece-me que pretendem ligar o complicómetro, lol.
Para mim nunca foi tão fácil saber em quem votar nas eleições presidenciais. É óbvio que o Prof Marcelo é o melhor candidato. Um dos mais ilustres professores da Faculdade de Direito de Lisboa, com profundos conhecimentos de tudo o que é necessário saber um PR. Para além disso grande conhecedor da realidade sócioo económica e do sistema político do país- É um Presidente que dá prestígio a Portugal.
Infelizmente os outros candidatos, com exceção da Dra. Ana Gomes, são apenas e no essencial para marcar as posições dos seus partidos e tentam fixar ou mesmo expandir o seu eleitorado. Depois arranjam alguns temas faz dce conta para dar alguma animação à campanha eleitoral, lol.
No caso do Ventura do Chega, para além de fixar o seu eleitorado da ultra-direita ...contrinui significativamente para a erosão do eleitorado do PSD e do CDS, tornando cada vez mais difícil uma alternativa de governo da direita democrática e confiável
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Presidenciais - Off Topic

por Opcard » 4/1/2021 17:32

Algo que nunca percebi em Portugal caso único na Europa, e não é debatido

O público tem um sistema privado de saúde , o privado tem um sistema público de saúde .

Outro aspecto há diferença entre sectores na Europa , , mas nunca entre público e privado estou a falar da carga horário ,os portugueses são uns cordeiros .( em França foi 35 para todos )

Conhecendo bem muitos dos países europeus não acredito que fosse possível 35 para uns e 40 para outros haveria guerra , aqui MRS foi incompetente .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Presidenciais - Off Topic

por 5640533 » 4/1/2021 17:21

Votei no Marcelo com gosto. Pela primeira vez, em muitos anos, não votei no mal menor. Só que... a desilusão é grande. Primeiro, aparece por tudo e por nada na TV, fala de tudo e muitas vezes não diz nada. António Costa pode sempre contar com o apoio do Marcelo. Até enjoa. Deu cabo do SNS quando promulgou a semana de 35 horas. Não disse nada e promulgou o ordenado mínimo nacional maior para a FP do que para o setor privado. Com o tabu de não saber se se vai candidatar não enganou ninguém. Só ficou ridículo. E para quem tinha dúvidas se se candidatava ou não, agora, luta com unhas e dentes em entrevistas e debates. Na entrevista na SIC foi miserável. Eu no Marcelo não voto mais.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 4/1/2021 16:55

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/emergencia-renovada-por-uma-semana-fim-de-semana-das-eleicoes-sera-especial

Porque razão, não poêm as mesmas restrições que pôem a todo o comércio aos fins de semana?
Fechavam as urnas às 13h para verem a estupidez de ver toda a gente a ir votar de manhã, que foi o que aconteceu com o comércio!!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por F63 » 4/1/2021 15:08

PIKAS, completamente de acordo.
Acresce que convém que nestas presidenciais se comece a por já em sentido os que nada fazem nem querem fazer para que esse sistema mude.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Presidenciais - Off Topic

por PIKAS » 4/1/2021 14:56

F63 Escreveu:Ele ainda tem pouca força porque está sozinho no parlamento. Diria que talvêz fosse desaconselhável ele ser governo ou presidente da república, porque não sabemos no que se poderia revelar, mas seria muito aconselhável dar-lhe mais força para melhor incomodar quem pensa que é o dono disto tudo e faz, juntamente com amigos e compadres, impunemente o que lhe aprouver.
O problema é que o nosso sistema político está cada vez mais polarizado; há a esquerda e há direita, seja lá o que for isso de esquerda e direita que pouco ou nada já tem a ver com o que resultou da revolução francesa.
O centro e a direita aglutinava-se em volta do PSD que se apelida de social-democrata ( não é porque social democrata é o PS ) e o CDS apanhava tudo à direita do PSD.
O facto é que esse CDS está a morrer de forma acelerada, perto de ter novamente representação de táxi e a direita que apanhava está a rever-se no Chega.
Por isso, para a alternativa de governo à esquerda ( ao social-democrata PS, ao estalinista PC e ao extremista bloco ) está um PSD de Rio que não é sim nem é não e está o extremista Chega. O CDS já não conta.
Se a direita tiver mais votos em eleições, o governo futuro terá incontornavelmente que contar com o Chega, seja com coligação e com ministérios ( a Administração Interna é deles e certamente farão muito melhor que o Cabrita, façam o que fizerem ) ou com acordo parlamentar e aí o governo vai ter que executar medidas que o Chega propõe. Aliás já aconteceu assim nos Açores e aqui no continente será igual.
Não há saída, o proximo governo de Portugal será PS com a ajuda da esquerda ou PSD com o Chega a impor-se.
Pessoalmente não irei votar neles mas não diabolizo o Chega.
Para mim não é o fim do mundo se tiverem uma representação parlamentar considerável. Aliás, até acho salutar porque chegou a altura de moderar um pouco a bandalheira que por aí vai. Depois vamos ter que tratar dos excessos, mas...
Como exemplo vejo que o Costa diz que não há um problema com os ciganos, mas o que é facto é que os quartéis de bombeiros no alentejo são arrombados e os bombeiros tem que fugir, o roubo é indiscrimado e sabe-se quem são os autores mas deixa andar, cidadãos indefesos são agredidos por dá cá aquela palha, um criminoso reage à GNR na margem sul, é morto depois de ferir policias e os quartéis da GNR são fechados e os polícias passam a usar colete balístico com medo de vingança.
Desde quando o estado de direito democrático tem medo dos seus cidadãos?
Isto para além de uma festa de casamento no alentejo em pandemia que continuou e ninguém lá foi por fim enquanto a GNR e a PSP se entretinham a discutir quem deveria fazer a escolta a vacinas e... e... não é só com esta comunidade.
Assiste razão ao Chega em muito daquilo que diz nestas questões e os partidos do regime ignoram-nas. Daí que o Chega assume-as, fala e cresce... Se os partidos do regime assumissem estes assuntos como sérios, o Chega esvaziava-se. Não assumem, empurram com a barriga e depois dá que o Chega estará no próximo governo.
A juntar a isto temos um presidente ( que vai ser reeleito ) que é.. é... é... poucochinho. Acha que os problemas se resolvem com beijinhos, abraços e selfies. Se, perante estes problemas, desse um murro na mesa isto até mudaria mas para dar esse murro pode aleijar a mão e ele é de estufa.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Presidenciais - Off Topic

por Opcard » 4/1/2021 14:34

Venturas ou outros nada vão mudar apenas ganham a sua vida .

Hoje o poder não está verdadeiramente no voto tudo está balizado, há um caminho muito estreito de onde ninguém pode sair há vários tribunais nacionais e europeus a vencer nenhuma medida fora dos parâmetros passa .

Li 2 artigos de personalidades ligadas ao direito constitucional que explicam que a malta mais radical é desonesta porque sabe que nem uma medida do seu programa pode aplicar

Estamos mais numa república de juizes que de políticos. Sempre dormi bem vendo os populistas de esquerda ou direita .


Há uma extraordinária entrevista do passado dia 15 de Dezembro ex-secretário-geral do Conselho Constitucional descreve os obstáculos jurídicos Jean-Éric Schoettl, é agora Conselheiro Honorário de Estado francês .
Destaco:

“É desonesto propor medidas insustentáveis ​​face aos constrangimentos constitucionais ou decorrentes dos tratados europeus , se não se está decidido a questioná-los, dizendo-o de forma clara e antecipada.
Para as autoridades , a alternativa é de fato a seguinte: ficar dentro dos limites do Estado de Direito, conforme atualmente
definido por textos de valor superior e pela jurisprudência dos supremos tribunais nacionais e europeus (nós temos nada menos que cinco: o Conselho Constitucional, o Conselho de Estado, o Tribunal de Cassação, o Tribunal de Justiça da União Europeia, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Presidenciais - Off Topic

por F63 » 4/1/2021 13:06

Goste-se ou não do Ventura, é sem dúvida importante existir alguém com força suficiente para alertar sem medo sobre muitos problemas existentes e que foram sendo institucionalizados para interesse de alguns.
Ele ainda tem pouca força porque está sozinho no parlamento. Diria que talvêz fosse desaconselhável ele ser governo ou presidente da república, porque não sabemos no que se poderia revelar, mas seria muito aconselhável dar-lhe mais força para melhor incomodar quem pensa que é o dono disto tudo e faz, juntamente com amigos e compadres, impunemente o que lhe aprouver.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Presidenciais - Off Topic

por Opcard » 4/1/2021 12:20

Quando se fala de onde vem o dinheiro é do nós todos com mais de 5% é negócio é rentável , até porque as despesas são quase sempre aceites sem ver a quem foram pagas
Agora até será mais rentável :( da última campanha presidencial )

“ Está fácil de ver que o novo Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, pode ficar com mais de metade desse bolo – 1,67 milhões de euros, a que se somam os referidos 227 mil para um total de 1,9 milhões de euros. Recorde-se que Marcelo previa receber 90 mil euros de subvenção, pelo que poderá encaixa um valor muitas vezes superior.

Marisa Matias pode receber, no total, 552 mil euros, bem acima dos 309 mil orçamentados. O próprio Sampaio da Nóvoa sai a ganhar – pode vir a receber 961 mil euros, mais de 160 mil euros acima do que tinha orçamentado (798 mil euros).
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 4/1/2021 12:13

Olá. Não sou militante de nenhum partido, mas custa-me olhar para os governantes das últimas décadas, e raros têm sido os casos onde aparecem políticos com uma visão daquilo que querem fazer!
Não é preciso aparecerem com soluções de "vacas a voar" nem reinventarem a roda, mas é preciso terem uma noção do caminho que vão seguir e dos problemas que terão pelo caminho até chegar aquilo em que acreditam!
Chegar ao governo e aumentar impostos e salários e acreditar que tudo vai melhorar apenas porque estamos seguros por uma europa unida, para mim é algo muito volátil que de um momento para o outro muda completamente!
Também não é preciso chegar ao governo e tentar cortar tudo o que sejam despesas!
Mas é necessário, chegar ao governo e ter uma visão como aqueles que chegam a um clube, ou a uma empresa e entendem o que está mal e o que será necessário mudar para se ser campeão ou pelo menos ser capaz de lutar pelos lugares de topo.
É isso que sinto que nos falta na política.
O Marcelo é sério e genuíno, mas acho que lhe falta um pulso forte com uma orientação estratégica do que quer... embora o seu perfil seja bom para quem está a governar...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por DonkInvest » 4/1/2021 11:15

ZeNovato Escreveu:Normalmente não escrevo no fórum. Sobre mercados pouco tenho a dizer e a acrescentar porque todos vocês sabem muito mais que eu.
Sobre politica acho que é discutir sobre futebol. Todos os que falam acham que têm razão e parece que muitas vezes não se chega a lado nenhum. Não é uma critica, é só a minha opinião pelo que vou vendo no meu dia a dia quando o tema é esse.
Perguntam vocês.... Então porque te dás ao trabalho de vir aqui escrever neste tópico? É simples e passo a explicar.
Tenho 33 anos, casado e um filhote de 2 anos. Estudei até ter um Mestrado (se bem que nunca o usei) no entanto segui por outra área numa empresa constituída por mim e pelo meu pai onde somos os dois sócios e trabalhadores (com dois empregados) e como empresa familiar (uma das tais micro,nano,pico empresas) considero-nos bastante vulneráveis às decisões dos nossos políticos (sejam elas boas ou más). A minha mulher, que como já disse noutro tópico é enfermeira. Portanto, considero a minha família dentro talvez da classe média baixa por definição.
Mas que raio tem isto a ver com as Presidenciais?
Para não me chamarem nomes e tirarem conclusões precipitadas sobre mim decidi fazer esta introdução e acrescento que a última vez que votei foi no Sócrates. Desde essa altura nunca mais me dirigi às urnas fosse para o que fosse pois sinto que só sirvo para pagar impostos e mais nada. Para mim isto é um facto porque, quando o meu pai precisou de consultas de ortopedia esperou mais de um ano (por várias vezes) acabando por ter de ir ao privado tratar do assunto pagando milhares de euros para resolver o problema. Quando eu precisei de consultas no hospital esperei mais de um ano ao ponto de quando me ligaram já nem me lembrava do que se tratava e mais uma vez recorri aos privados. Precisei de uma creche para o pequeno as vagas não existiam e a lista de espera como me mostraram eram ridículas . O meu funcionário mal nasceu a criança dele foi logo dar o nome dela para reservar lugar. Mais uma vez recorri aos privados. Para terminar, tentamos poupar e investir o máximo pois precisamos destes rendimentos extras e parece que ainda por cima nos querem vir ao bolso de novo....
Poderia dizer mais mas acho que já perceberam a ideia.
Tenho vergonha de o dizer e aqui como ninguém me conhece e o comentário é anónimo, revejo me cada vez mais em dois partidos. São eles IL e Chega. Chamem lhes os nomes que quiserem mas a verdade é que o que eles vão dizendo para mim faz sentido mas a cada dia que passa vejo a comunicação a malhar-lhes em cima mais e mais (principalmente ao chega). Ontem o debate do Ventura e do João ferreira e dos comentários serviu apenas para uma coisa no meu entender.... Deu para perceber o medo que existe do crescimento destes partidos que não pertencem ao sistema. Parece que na próxima semana a SIC vai fazer uma reportagem sobre o partido de André Ventura e das suas ligações obscuras e maliciosas. Estou curioso para ver mas é interessante que só se fala dele enquanto os outros também têm podres à já muitos anos e ninguém fala deles. Para além do timing perfeito.
A continuar assim não vou votar!!! A nossa classe politica é medíocre (para não dizer pior) e não vejo mudança nem candidatos á altura. Tenho pena pelo meu Pais onde estou a tentar criar um filho e gostava de lhe dar um bom futuro mas nem do meu consigo tratar e os políticos não me ajudam.
Termino dizendo que, impostos não é apenas aquilo que pagamos/recebemos de IRS todos os anos. Eu até recebo mas se for analisar tudo, o recorrer aos privados na saúde e na educação, constitui um aumento de impostos na ordem das centenas de euros por mês.


Boas, ante demais a declaração de interesses (sou militante da IL)

Percebendo o fascínio que Ventura traz, vou tentar explicar o porque de ser uma opção que é uma pedrada no charco, mas as suas soluções não funcionam:
1. Fala em combater os poderosos e depois consegue arranjar montantes exorbitantes para fazer campanhas e ninguém sabe bem donde vem esse dinheiro;
2. Tenta apelar a um sentimento de pátria portuguesa, que nos leva a fechar sobre nós mesmos e ostracizar o exterior (quer investimento como pessoas de fora) e como vimos nos últimos tempos só abrindo ao exterior é que Portugal pode crescer;
3. Está ligado a nível europeu a movimentos como o da Le Pen que tendem a tentar controlar a vida das pessoas em vez de as deixar ser livres (acredita que para mts dos seus seguidores o facto de seres um investidor faz de ti um explorador).
4. é idolatrado principalmente por pessoas que querem voltar a um mundo que já não existe, pessoas que nunca se saberão adaptar ao mundo digital em que vivemos e mts saudosistas da Lei e Ordem que personagens como Salazar transparecem.

Posto isto e tentando não maçar muito, acho que o nosso futuro se passar por aí é mais do mesmo! O candidato Presidencial da IL não é nenhum mago da comunicação, mas representa mt do que precisamos enquanto país: abertura ao exterior, menos Estado a atrapalhar a economia e liberdade para cada um ser o que quer ser (assumindo a contra moeda dessas liberdade que é a responsabilidade).
 
Mensagens: 69
Registado: 19/9/2018 14:45

Re: Presidenciais - Off Topic

por Opcard » 3/1/2021 14:54

No mundo democrático tirando o presidente francês ( e mesmo este com a passagem do mandato de 7 para 5 anos facto que levou a impotência dos 3 últimos presidentes da V República ) todos os outros presidentes ou Reis tem poderes muitos limitados .

Sigo por curiosidade sem mais , vou dormir tranquilo ganhe Ventura ou Ferreira ,mas como no futebol todos sabemos quem vai ganhar .

Já agora lembro que os mercados seguem o seu caminho , recordo todos os artigos sobre o fim do mundo com o Brexit , com Trump com o COVID ...afinal isto não mata engorda .


Obs: Nao falo do presidente dos USA que ainda é um país democrático porque manda e não manda é complexo , um pobre juiz pode anular uma sua decisão e depois cada estado é livre de fazer o quer .

PS O que vi não foram debates de candidatos à presidência mas sim de um lugar executivo no poder , como não cabe ao presidente governar não deve indicar soluções , o Ventura , Ferreira ou Mariza não estão nesta campanha como candidatos à presidência mas sim a vender os méritos dos seus partidos .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Presidenciais - Off Topic

por rg7803 » 3/1/2021 14:10

O problema que identifico no André Ventura não é tanto no que diz ou para onde aponta o dedo. Identificar problemas na sociedade portuguesa é relativamente simples, pois são inúmeros. Outros partidos (arco da governação) não o fazem tão directamente como Ventura pois sabem que muitas vezes estiveram na génese desses mesmos problemas...

Ventura sendo muito prolífero no "apontar o dedo" é pouco mais do que inútil na parte da definição de soluções, como seria de esperar. Tirando os comentários ou verborreias com frases feitas, que soam bem ao leitor médio do Correio da Manhã, assuntos tipo "fardas para os polícias", "corte de abonos às minorias complicadas", etc .... Ventura tem tanta ideia de como resolver os problemas crónicos do país (falta competitividade, diversificação do tecido económico, burocracia, dívida pública) como o palhaço batatinha.

André Ventura leu os mesmos "manuais subversivos" que outros candidatos a representantes de democracias musculadas leram 60 ou 70 anos atrás, e que muitos caciques sul americanos leram em tempos mais recentes. Por vezes até penso que seria bom ter acesso ao poder e a uma pasta relevante, integrado numa qualquer governo (coligação), para que todos pudessem ver o óbvio: o rei (como na maiorias destas situações) vai nu.
Editado pela última vez por rg7803 em 4/1/2021 11:31, num total de 1 vez.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Presidenciais - Off Topic

por ZeNovato » 3/1/2021 10:20

Nirsup,

Vou pegar no ventura por ser o mais falado na comunicação social.
Considerado fascista, racista, xenófobo, etc e no entanto, disputa o 3.ªº lugar como força politica com o BE. O que pergunto é se quem vota nele é de facto assim? Eu revejo me em muuuuiiiita coisa do que ele diz e não me considero xenófobo nem racista nem fascista (que nem sei que raio é isso e nem me dou ao trabalho de googlar).
Os 4 partidos mais conhecidos parece que criaram uma bolha.
Vou tentar ser responsável e apesar de concordar com o que diz na sua maioria o Ventura, não vou às urnas. Mas não voto pelo simples facto de ter receio de que a outra solução poder ser pior do que aquilo que já temos.
A minha mulher diz "não tendo um país perfeito, não estamos mal". Tendo a concordar mas ela é funcionária publica :lol:
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Presidenciais - Off Topic

por NirSup » 3/1/2021 9:15

FALEM BEM OU MAL DE MIM, MAS FALEM, PORRA!


A primeira vez que ouvi na televisão o André Ventura disse para o meu filho:
QUEM É ESTE GAJO? PORRA, ESTE GAJO VAI LONGE!
Pode gostar-se ou não das ideias dele (e eu pessoalmente não gosto de muitas ideias dele) mas é alguém fora do sistema e contra o sistema. Diz verdades que quem está no sistema e beneficia do sistema teme ouvir. Porque têm medo da mudança.
A corrupção existente, actualmente, na sociedade portuguesa, a todos os níveis, repito, a todos os níveis, é assustadora. E alguém tem de atirar uma pedra ao charco e gritar bem alto: o COSTA, oops, o REI VAI NU!
André Ventura, não irei votar em Ti, mas acredita que
FALEM BEM OU MAL DE MIM, MAS FALEM, PORRA!
funciona.
No fim, quem lucra és tu.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Presidenciais - Off Topic

por ZeNovato » 3/1/2021 8:00

Normalmente não escrevo no fórum. Sobre mercados pouco tenho a dizer e a acrescentar porque todos vocês sabem muito mais que eu.
Sobre politica acho que é discutir sobre futebol. Todos os que falam acham que têm razão e parece que muitas vezes não se chega a lado nenhum. Não é uma critica, é só a minha opinião pelo que vou vendo no meu dia a dia quando o tema é esse.
Perguntam vocês.... Então porque te dás ao trabalho de vir aqui escrever neste tópico? É simples e passo a explicar.
Tenho 33 anos, casado e um filhote de 2 anos. Estudei até ter um Mestrado (se bem que nunca o usei) no entanto segui por outra área numa empresa constituída por mim e pelo meu pai onde somos os dois sócios e trabalhadores (com dois empregados) e como empresa familiar (uma das tais micro,nano,pico empresas) considero-nos bastante vulneráveis às decisões dos nossos políticos (sejam elas boas ou más). A minha mulher, que como já disse noutro tópico é enfermeira. Portanto, considero a minha família dentro talvez da classe média baixa por definição.
Mas que raio tem isto a ver com as Presidenciais?
Para não me chamarem nomes e tirarem conclusões precipitadas sobre mim decidi fazer esta introdução e acrescento que a última vez que votei foi no Sócrates. Desde essa altura nunca mais me dirigi às urnas fosse para o que fosse pois sinto que só sirvo para pagar impostos e mais nada. Para mim isto é um facto porque, quando o meu pai precisou de consultas de ortopedia esperou mais de um ano (por várias vezes) acabando por ter de ir ao privado tratar do assunto pagando milhares de euros para resolver o problema. Quando eu precisei de consultas no hospital esperei mais de um ano ao ponto de quando me ligaram já nem me lembrava do que se tratava e mais uma vez recorri aos privados. Precisei de uma creche para o pequeno as vagas não existiam e a lista de espera como me mostraram eram ridículas . O meu funcionário mal nasceu a criança dele foi logo dar o nome dela para reservar lugar. Mais uma vez recorri aos privados. Para terminar, tentamos poupar e investir o máximo pois precisamos destes rendimentos extras e parece que ainda por cima nos querem vir ao bolso de novo....
Poderia dizer mais mas acho que já perceberam a ideia.
Tenho vergonha de o dizer e aqui como ninguém me conhece e o comentário é anónimo, revejo me cada vez mais em dois partidos. São eles IL e Chega. Chamem lhes os nomes que quiserem mas a verdade é que o que eles vão dizendo para mim faz sentido mas a cada dia que passa vejo a comunicação a malhar-lhes em cima mais e mais (principalmente ao chega). Ontem o debate do Ventura e do João ferreira e dos comentários serviu apenas para uma coisa no meu entender.... Deu para perceber o medo que existe do crescimento destes partidos que não pertencem ao sistema. Parece que na próxima semana a SIC vai fazer uma reportagem sobre o partido de André Ventura e das suas ligações obscuras e maliciosas. Estou curioso para ver mas é interessante que só se fala dele enquanto os outros também têm podres à já muitos anos e ninguém fala deles. Para além do timing perfeito.
A continuar assim não vou votar!!! A nossa classe politica é medíocre (para não dizer pior) e não vejo mudança nem candidatos á altura. Tenho pena pelo meu Pais onde estou a tentar criar um filho e gostava de lhe dar um bom futuro mas nem do meu consigo tratar e os políticos não me ajudam.
Termino dizendo que, impostos não é apenas aquilo que pagamos/recebemos de IRS todos os anos. Eu até recebo mas se for analisar tudo, o recorrer aos privados na saúde e na educação, constitui um aumento de impostos na ordem das centenas de euros por mês.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Presidenciais - Off Topic

por MarcoAntonio » 15/12/2020 16:52

Eu não vou entrar na discussão dos candidatos, mas há uma coisa que me deixa completamente perplexo: desde quando a falta de carisma é um perigo? O carisma pode ser perigoso, basicamente é um dos principais factores para os cultos de personalidade e razão da devoção cega, acrítica. Mas, a falta de carisma perigosa?
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Presidenciais - Off Topic

por forza algarve » 15/12/2020 14:33

Ana Gomes é um Perigo pela sua. Incompetência éle falta de carisma.

André Ventura é um Perigo porque é
a ala Ultra liberal entrando no país pela mão do nacionalismo.
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 15/12/2020 13:38

http://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/presidenciais-ana-gomes-acusa-marcelo-de-ser-%e2%80%9co-grande-desestabilizador%e2%80%9d-do-sistema-pol%c3%adtico/ar-BB1bW5of?OCID=IE11FRENTP

Até gosto de algumas intervenções da Ana Gomes.... mas noutras, acho que fica muito a desejar!!! É uma completa contradição, onde tanto quer dizer que se penaliza a ela mesma!!!

Então por ela, acabava-se com o Chega!!! Mas ao fazer isso, não estaria ela também a ser racista e xenofoba, tentando ser ditadora?
Estamos num estado de direito, e devemos garantir os direitos e o respeito uns pelos outros, mas um estado de direito também dá ao povo a liberdade de querer ser mais conservador ou mais liberal!!
Se olharmos para a nossa história, vamos perceber que todos fomos racistas, pois só assim é que conseguimos fazer opaís que hoje temos... expulsando e conquistando as terras aos árabes e espanhóis...
Podemos dizer que vivemos tempos diferentes!!! Mas serão assim tão diferentes? Deixamos de estar ameaçados por outras culturas???

Não sou apoiante do Chega nem do PC, mas acho que cada um tem o seu direito a se manisfestar pelos seus ideiais.

A AG fala do Marcelo se encostar e retirar o tapete ao governo!! Então e a AG como seria? Iria calar-se sobre tudo o que falou contra o governo, ou iria sempre tirar o tapete ao governo?? Se calhar é por isso que o PS não lhe dá apoio!! :)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado: