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Caldeirão da Bolsa

OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 7/12/2020 16:52

Boas,

Eis mais um exemplo do que o prof. Mauldin (tenho um tópico sobre isso) chamava de "crony capitalism", o verdadeiro "reset" que faz falta é o de acabar com isso para que os bilionários não fiquem com tudo e os outros com nada.
Não é assim que os mercados livres trabalham, pelo menos, como conhecemos e estudamos. Hoje, o risco zero paga quase zero (vide depósitos bancários), antes ainda se podia optar entre poupar e investir, assumindo a responsabilidade por tais atos, pois havia mercado para todas as situações.

Repare-se o que acontece aqui: com a nacionalização parcial e as ajudas, as "bonds" que pagavam na emissão acima de 4% (seriam consideradas "junk" em qualquer ponto da zona EUR), passaram a ser de risco quase nulo, apesar de pagarem bem. Espantoso, não?

Os "krredorrres" da empresa podem rir-se da situação, pois de repente ficaram com um fiador que é o contribuinte português.
Ora, eu não me lembro de assinar um contrato para ser fiador de ninguém. Vocês assinaram?

Era disto que eu falaria se fosse deputado. :shock:

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por mais_um » 7/12/2020 15:02

Ulisses,

Depois do que se passou no BES e agora bastante recentemente com a votação do OE no que diz respeito ao Novo Banco, já não digo nada.

Não meto um € nas obrigações da TAP.
Como não sai do bolso dos deputados o impacto das suas decisões, penso que vai haver politiqueira até ao ultimo segundo dessa votação na AR (a acontecer).

Um abraço
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Ulisses Pereira » 7/12/2020 13:23

Marco Martins, isso não vai acontecer porque ninguém vai querer ficar com o ónus político disso. Mas sim, também as obrigações têm risco, como se viu noutros casos.

Abraço,
Ulisses
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 7/12/2020 10:23

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/plano-da-tap-vai-ser-votado-no-parlamento-com-chumbo-acaba-a-tap-diz-marques-mendes

Em que situação poderão ficar as obrigações da TAP (dado que o investimento é algo que pode implicar a perda do investimento)?
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 3/12/2020 10:31

djovarius Escreveu:A grande questão é mais simples do que parece.

Se uma empresa não ganha $$$$ nos tempos bons, como é que vai ter capitais próprios positivos para os tempos maus?
Mais: como se pode comparar esta empresa a outras congéneres, se esta já precisava de dinheiro antes da crise enquanto outras só precisaram de ajuda por causa da crise??
No outro dia falei da Deutsche Lufthansa (que absorveu a Belga, a Austríaca, etc...) e da necessidade de ajuda. Essa ajuda só apareceu porque a empresa é viável no futuro como era no passado. Além da ajuda estatal (que implicou o Estado entrar no capital, mesmo temporariamente), há também financiamentos no mercado de "junk bonds" com um juro "horroroso" de pouco mais de 3% ao ano. A TAP emitia dívida acima disso e toda a gente assobiava para o lado?
Só agora fazem as mudanças necessárias. Pelos vistos a covid-19 serve para muita coisa que ninguém tinha coragem ou queria fazer…

A nossa companhia de bandeira… se queriam ser poderosos no mercado, porque nunca arranjaram parceiros?
Veja-se como a British se aliou à Iberia, como a KLM se aliou à Air France? Veja-se a Lufthansa, enfim, porque não entrar nas fusões e aquisições????
A Alitalia vai mudar de nome, sabiam? Ah, pois é. Até o nome está queimado.

Agora, é manifs e talvez até greves, com muita gente a ser confrontada com esta perplexidade de demissões e reduções de salário e tudo o que temos lido na imprensa.

Tudo coisas desnecessárias que só acontecem pela mesma razão de sempre: quando uma empresa se mostra inviável tal como está, não há solução que não seja a de promover mudanças de fundo. Tudo o que seja adiar as soluções, só causa mais problemas. Foi o que aconteceu.

Isto é válido também para aquilo que chamam "estratégico" ou "estatal", etc... é que o capital é como o porco preto alentejano. O coitado do animal muda de nome e é chamado de porco ibérico assim que é vendido e passa a fronteira. :twisted:

O capital é igual: não quer saber se a empresa é "estratégica" ou "fundamental" ou "estatal". O capital simplesmente perde-se se a empresa der prejuízo.

Abraço

dj


É a realidade!!
E o maior problema é que todos vêm isso e ninguém faz nada! Não existe nenhum orgão que controle as contas e investimentos do estado?!?!
A TAP teve intervenção do estado sob justificação de que os depedimentos seriam um problema para o país e para a SS, mas no entando depois da injecção de capital, os despedimentos e cortes vão na mesma acontecer!!!
Seria interessante, saber quantos funcionários em outsorcing que estavam a trabalhar para a TAP, já foram embora!
São estes investimentos não estratégicos (pois existem muitas outras companhias a fazer o mesmo) que nos condenam (Portugal) à cauda da Europa onde depois somos vistos como o povo que só quer sol e festas, independentemente de trabalhar muitas horas!!!
A aposta na formação em gestão de finanças e investimentos, deveria ser uma prioridade para o país, pois aparentemente (tirando algumas excepções) temos muitos problemas!!!
Basta ver a nossa gestão, pelo dinheiro que se vão gastar nas luzes de Natal (que foram iguais ou maiores ao ano passado), quando as festas e ajuntamentos estão proibidos!!!
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 2/12/2020 21:35

djovarius Escreveu:Tudo coisas desnecessárias que só acontecem pela mesma razão de sempre: quando uma empresa se mostra inviável tal como está, não há solução que não seja a de promover mudanças de fundo. Tudo o que seja adiar as soluções, só causa mais problemas. Foi o que aconteceu.

Por isso é que o governo anterior decidiu privatizar a TAP para não se injectar mais dinheiro público nela.

No entanto, os "Não TAP os olhos" & Cia., conseguiram que o governo actual a renacionalizasse. Como se vê essa opção política vai outra vez custar milhões aos contribuintes directamente com o dinheiro injectado na empresa e em apoios sociais a milhares de novos desempregados.

Entretanto, os "Não TAP os olhos" & Cia. por onde andam agora :-k
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 2/12/2020 20:53

A grande questão é mais simples do que parece.

Se uma empresa não ganha $$$$ nos tempos bons, como é que vai ter capitais próprios positivos para os tempos maus?
Mais: como se pode comparar esta empresa a outras congéneres, se esta já precisava de dinheiro antes da crise enquanto outras só precisaram de ajuda por causa da crise??
No outro dia falei da Deutsche Lufthansa (que absorveu a Belga, a Austríaca, etc...) e da necessidade de ajuda. Essa ajuda só apareceu porque a empresa é viável no futuro como era no passado. Além da ajuda estatal (que implicou o Estado entrar no capital, mesmo temporariamente), há também financiamentos no mercado de "junk bonds" com um juro "horroroso" de pouco mais de 3% ao ano. A TAP emitia dívida acima disso e toda a gente assobiava para o lado?
Só agora fazem as mudanças necessárias. Pelos vistos a covid-19 serve para muita coisa que ninguém tinha coragem ou queria fazer…

A nossa companhia de bandeira… se queriam ser poderosos no mercado, porque nunca arranjaram parceiros?
Veja-se como a British se aliou à Iberia, como a KLM se aliou à Air France? Veja-se a Lufthansa, enfim, porque não entrar nas fusões e aquisições????
A Alitalia vai mudar de nome, sabiam? Ah, pois é. Até o nome está queimado.

Agora, é manifs e talvez até greves, com muita gente a ser confrontada com esta perplexidade de demissões e reduções de salário e tudo o que temos lido na imprensa.

Tudo coisas desnecessárias que só acontecem pela mesma razão de sempre: quando uma empresa se mostra inviável tal como está, não há solução que não seja a de promover mudanças de fundo. Tudo o que seja adiar as soluções, só causa mais problemas. Foi o que aconteceu.

Isto é válido também para aquilo que chamam "estratégico" ou "estatal", etc... é que o capital é como o porco preto alentejano. O coitado do animal muda de nome e é chamado de porco ibérico assim que é vendido e passa a fronteira. :twisted:

O capital é igual: não quer saber se a empresa é "estratégica" ou "fundamental" ou "estatal". O capital simplesmente perde-se se a empresa der prejuízo.

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por nunoand99 » 1/12/2020 19:07

djovarius Escreveu:Entretanto, nove meses de 2020 e prejuízos de 700 milhões.
Eu esperava mais, mas se calhar vamos a 1 bi no fim do ano. :wall:


Pois olha DJ,

Eu acho um buraco enorme, e se chega a 1BI até ao fim do ano, é completamente louco.

Isso parece-me, em termos proporcionais, e visto em termos de tráfego, muito, muito superior ao que se passa lá fora.

A confirmar-se esse BI, isso é quase 10% de TODA a ajuda que Portugal vai receber no ambito do plano de recuperação Europeu Pós COVID, aquilo a que o pessoal chama a bazuca. Só a cobertura do prejuizo deste ano!!!

Lá vai o dinheiro para os habituais, os negócios que não são sustentaveis. Ajudas para sustentar o insustentavel.

Como habitual em Portugal, em vez de se apoiar o que é produtivo e estrutural (e a TAP até pode ser considerada estrutural), vai-se canalizar o dinheiro a tentar aguentar o que não é estrutural, não é sustentavel, e que muitas vezes até está relacionado com emprego não qualificado.

Alguém ganha muito dinheiro com a TAP, mas nunca é a TAP!

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 1/12/2020 18:32

Eu expliquei-me mal,

A empresa de voos "low cost" a criar seria para vender / privatizar, não tendo nada a ver com a TAP que também poderia ser privatizada (a sério) um dia quando tal fosse possível. Na verdade, até o nome devia acabar.
Eu sei, eu sei, para muitos isto é um crime de lesa-pátria, já se dizia o mesmo nos tempos da extinção da Companhia Nacional de Navegação.

Não haveria mais sinergias entre o longo e o médio curso, pois isso trouxe prejuízos.

A operação com destinos em África e no Brasil já se provou ser lucrativa, mas isso já se sabia, enquanto a operação na Europa é um quase um desastre.

Temos de deixar de pensar na TAP tal como existe agora e no passado e pensar num futuro de endividamento permanente.

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 30/11/2020 19:56

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/tap-sindicato-do-pessoal-de-voo-pede-audiencias-urgentes-com-partidos

Quanto será que os trabalhadores da TAP que possuem 5% da empresa terão de pagar ou perder em toda a reforma da empresa?
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 30/11/2020 19:15

O que vale é que também no caso da TAP existe a direita que a esquerda gosta :twisted:

https://oinsurgente.org/2020/11/30/a-di ... rda-gosta/

E será que os despedimentos também vão afectar as mulheres dos dirigentes socialistas, ou são apenas para os outros :lol:

Também não deixa de ser comovente saber que presidente do CA da ANA é quem vai negociar através do seu escritório de advocacia, o despedimento colectivo na empresa a que ele preside :-"
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por pedrofpais_goog » 30/11/2020 19:05

djovarius Escreveu:Entretanto, nove meses de 2020 e prejuízos de 700 milhões.
Eu esperava mais, mas se calhar vamos a 1 bi no fim do ano. :wall:

Se não for uma grande reestruturação, os próximos anos cheiram a novo NB, embora por motivos totalmente diferentes.
O problema é o que quem paga é sempre o Zé pagante.

Aquela empresa poderia ter dado azo a duas. Uma TAP mais "atlântica", mais reduzida, com Brasil, África e EUA (costa leste) e outra coisa, 100% privada, mais europeia, mais "low-cost", mais parecida com o modelo Eurowings da Lufthansa. Esta seria 100% privada, a TAP poderia ser progressivamente privatizada e levada para a Bolsa. Mas alguém acredita que o Governo vai por aí !?

Abraço

dj



Essa divisão de TAP longo curso vs TAP me´dio curso não é muito fácil. Precisas de ter rotas de médio curso a alimentar o longo curso e isso significa teres rotas com horários coordenados minimamente o que não se faz facilmente com empresas separadas mesmo numa lógica de aliança.

Além disso é discutível se haveriam interessados numa TAP me´dio curso. A "chicha" está no longo curso. O médio curso não tem grande sustentabilidade por si só.
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 30/11/2020 18:24

Entretanto, nove meses de 2020 e prejuízos de 700 milhões.
Eu esperava mais, mas se calhar vamos a 1 bi no fim do ano. :wall:

Se não for uma grande reestruturação, os próximos anos cheiram a novo NB, embora por motivos totalmente diferentes.
O problema é o que quem paga é sempre o Zé pagante.

Aquela empresa poderia ter dado azo a duas. Uma TAP mais "atlântica", mais reduzida, com Brasil, África e EUA (costa leste) e outra coisa, 100% privada, mais europeia, mais "low-cost", mais parecida com o modelo Eurowings da Lufthansa. Esta seria 100% privada, a TAP poderia ser progressivamente privatizada e levada para a Bolsa. Mas alguém acredita que o Governo vai por aí !?

Abraço

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por nunoand99 » 27/11/2020 22:15

Boas,´

Já que a conversa aqui ia em corridas de cuecas, deixem-me dizer o seguinte.

Andei na TAP recentemente e achei a tripulação muito pior do que já vi no passado.

As hospedeiras da TAP penso que chegaram, em tempos, a ser eleitas as mais giras do mundo inteiro.

Pois eu então aconselhava o seguinte para aumento do EBIDTA.

Hospedeiras mais giras e table dance com can can na classe executiva.

Á moda da EMIRATES! :wink:

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P.S. E preços á EMIRATES. Serviço diferenciado com preço upa upa. Isto de querer ser bandeira nacional e depois andar a concorrer com LOW COST não dá bom resultado em termos de vendas. E do lado dos custos, é o que sabemos!
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 27/11/2020 21:36

Artista Romeno Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Nem de propósito: https://tvi24.iol.pt/geral/30-11-2020/p ... dl3bWbQJ1E

eu só não entendo com tanta gente a sair como é que a redução de frota é tão curta! na verdade a tap deixar deixar muito do longo curso, pois esses sao os avioes mais caros com mais tripulação..... :-k

Eu acho que não são os aviões mais caros. A tripulação dos aviões está definida por lei ( que mais não é que a transposição das regras mandatórias da IATA ) e aplica-se ao longo e ao médio curso. E o principio é simples: tem tripulações de cabine maiores porque transportam muito mais passageiros ( o 320 fica-se pelos 175 passageiros e o 330neo pelos quase 300 ). Os heavy são os que passam menos horas no chão e normalmente voam com ocupações jeitosas, ou pelo menos voavam antes da pandemia e quando isto acabar lá voltarão. As tarifas também são jeitosas na maior parte dos destinos e é aqui que os preços pagos na executiva dão dinheiro a sério, acho eu.
O que se diz nos corredores é que a frota ficará entre os 70 e 75 aviões já com os express, e que os 19 330neo ficarão todos e dos outros sete 330 ficarão apenas três.
Há que contar que durante a pandemia tem sido feito o phase-out de bastantes aviões e em termos de tripulações tudo o que era contrato com prazo já foi.
Quanto à operação o corte no médio curso é bem grande e é por aí que o corte de pessoal tripulante e navegante representa números com peso.
Acho que querem tornar o 321LR no game changer da frota já opera com tripulações do médio e tem range para fazer muitos dos voos do longo ( os mais curtos e médios do longo ) e o conforto dos passageiros é muito bom, apesar de ser de corredor único. Para além disso são todos novos e da nova geração ( um deles está em Lisboa há mais de 2 meses e ainda não viu um único passageiro ) e isso representa mais eficiência e menos custos.
O que está a acontecer teria que acontecer, só é pena é que tenham sido as circunstâncias da pandemia a ditar a revolução que teria que ser feita e que ninguém queria fazer. E se a fizessem noutras circunstâncias, possivelmente teria sido financeiramente bem mais barata e muito mais barata em custos sociais.
Vamos ver o que os sindicatos vão fazer, vamos ver se a TAP não irá, uma vez mais, ser o palco das lutas partidárias, de direitas e de esquerdas, de operários e capital e... e... e...
Cumprimentos,
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Artista Romeno » 27/11/2020 20:37

Pata-Hari Escreveu:Nem de propósito: https://tvi24.iol.pt/geral/30-11-2020/p ... dl3bWbQJ1E

eu só não entendo com tanta gente a sair como é que a redução de frota é tão curta! na verdade a tap deixar deixar muito do longo curso, pois esses sao os avioes mais caros com mais tripulação..... :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 27/11/2020 20:14

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 27/11/2020 15:29

Ainda não tinha lido isto:

https://eco.sapo.pt/2020/11/26/plano-de ... uneracoes/

Aguardemos os próximos capítulos.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por pedrofpais_goog » 27/11/2020 13:53

Pata-Hari Escreveu:Bem, se o parlamento agora se revolta contra os pagamentos ao fundo de resolução do novo banco, veremos se se vai precaver com a tap...


Claro que não vai. Os fundos NB são para os "porcos banqueiros capitalistas". Os fundos TAP são para uma "empresa publica estratégica".

Só um ou dois fazem barulho e pouco mais
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 26/11/2020 14:39

Bem, se o parlamento agora se revolta contra os pagamentos ao fundo de resolução do novo banco, veremos se se vai precaver com a tap...
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Sacanitajose » 26/11/2020 10:39

Bom dia !
Penso que, as Obrigações irão pagar juros !
Quando eu estava, naquela " Guerra" ! Havia um excesso de Pessoal, nos Escritórios ! :mrgreen:
A ponto de, O pessoal Trabalhador, ter sido transferido para uma SPdH (assitência :wall: ao Trafego Aereo) ! Ficaram TAP Escritórios; Pessoal de Ar/Voo; e Manutenção ! :-k
Agora se, não há passageiros(haverá Carga) ?! Claro os Aviões, não voam vazios !
Penso que esses Capitais, serão exclusivamente, para " Pagar Vencimentos !?) :-k
:pray: pelos meus Colegas e continuadores do. SPdH
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por nunoand99 » 26/11/2020 0:40

Pata-Hari Escreveu:Nuno, nunca tiveste dúvidas, pois não?


Não, pelo menos mais 500 milhões, não.

Para 500 milhões numero certo, já é mais dificil de fazer as contas.

E eu que já me estava a ver nu pelo aeroporto, os 3 em grande estilo eheheh
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Artista Romeno » 25/11/2020 23:39

djovarius Escreveu:Não, não estamos.

Olha o que eu escrevi a 13 de Outubro: "Oh, Patinha, achas que isto fica por aqui?
Prometo ir correr de cuecas no terminal do Aeroporto de Faro se a TAP, além desses 500 não precisar de outros 500 milhões"

Pelos vistos, agora falam em 4.000 milhões, não é verdade ?? Lá se foi a corrida de cuecas !!!

A sério: a UE fecha os olhos às despesas por causa da crise atual. Os mercados também, o BCE é o garante.

Mas não se pense que isto vai ser só chegar aqui e jogar €€€€€ a empresas de viabilidade, no mínimo, duvidosa. Não vejo condições sociais e políticas para tal, além de tudo o que já se sabe.
Aconselho o recém editado livro de Sérgio Palma Brito sobre a TAP. Muito bom.

Abraço, boa noite pessoal

dj

Se calhar ate os 4 bi podias apostar !
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 25/11/2020 10:52

djovarius Escreveu:Se isto for verdade, vai haver barulho nas ruas...


A estimativa de que a TAP poderá precisar de 4 mil milhões de euros para avançar com o processo de reestruturação em curso, e tornar-se viável, chegou ontem pela boca do presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Henrique Louro Martins, em entrevista à RTP 3. Reconhecendo que o valor é elevado, Louro Martins recusa porém a comparação com o Novo Banco.

Deverá ser injetado até ao final deste ano na TAP os 1,2 mil milhões de capital que o Estado português está autorizado a fazer entrar na companhia, que está a voar a 30% da sua atividade de 2019, por causa da pandemia.
Henrique Louro Martins voltou a sublinhar ontem que o sindicato dos tripulantes está disponível para negociar uma redução salarial limitada no tempo, desde que esta abranja todos os trabalhadores de forma equitativa.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai ser recebido pelo ministro das Infraestruturas no próximo dia 2 de dezembro. O governante vai encontrar-se com todos os sindicatos da TAP a partir de 1 de dezembro, conforme já noticiou o Expresso. Henrique Louro Martins tem defendido que tem de ser Pedro Nuno Santos a liderar as negociações, porque é a única voz com autoridade para o fazer.

"Não podemos aceitar que este processo de reestruturação nos seja apresentado como um facto consumado, sem antes serem ouvidas as estruturas representativas dos trabalhadores, nomeadamente o SNPVAC, disse ao já ao Expresso Henrique Louro Martins.

Para os tripulantes de cabine, diz o sindicato, a reestruturação iniciou-se em março, com a não renovação dos contratos a termo. A estrutura sindical adianta que já foram afetados mais de 600 tripulantes. Até ao final de março de 2021, data do último contrato em fase de renovação, terão saído da companhia cerca de 1.000 tripulantes.

Os tripulantes de cabine têm sob forte pressão. Com o lay-off e a redução de horário, o SNPVAC estima que os trabalhadores que representa podem vir a perder este ano em média cerca de cinco salários, disse o presidente do sindicato, Henrique Louro Martins, ao Expresso.


“É intenção do SNPVAC encontrar, com todos os intervenientes neste processo, soluções equilibradas, equitativas e que assegurem a manutenção dos postos de trabalho e a continuidade da nossa companhia”, garante o sindicato, apelando “ao sentido de união de todos os tripulantes de cabine neste momento único”.


Eu já me cheirava a novo NB :wall: :wall: :wall:

Abraço

dj


Barulho nas ruas por parte de quem?
Pelo povo? Não acredito... o povo gosta de circo, e enquanto tiver pão, continua calado!!!
A TAP se precisar de 4000milhões, vai receber uma parte do estado e outra de bancos que terão o estado como financiador e garante.
O povo para se manifestar, teria de sentir um impacto... mas o povo do norte do sul não sentirão nenhum impacto nos serviços da TAP, dado que são mínimos... o povo do centro, terá na mesma os serviços da TAP... pelo que apenas todos pagaremos mais impostos diluídos no meio de outros tantos...
Mas uma TAP com menos funcionários, menos voos, mais aviões novos e uma maior dívida, num país com uma população sem crescer, e com uma situação onde os voos ainda levantam medos (e assim contnuarão pelo menos nos próximos 3 meses)... acho difícil a TAP ter condições de se manter sem ser como o NB com sucessivos apoios.
Para além de que o histórico da TAP no que diz respeito a lucros é reduzido!

Mas certamente isto vai ter de dar uma volta, pois vejo cada vez menos empresas a descontar, e cada vez mais empresas a pedir apoios.... e pela lógica, a balança de repente irá pender para um dos lados...
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 25/11/2020 10:50

Nuno, nunca tiveste dúvidas, pois não?
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