Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Programa de Compensação do Novo Banco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Flav » 26/11/2020 13:22

Aqui junto com o texto do Eco acrescento uma ou duas notas.

Julgo que o BE já habituou muitos portugueses a uma certa irresponsabilidade orçamental, com propostas que colocam em causa o equilibrio das contas públicas e como diz repetidamente a Mortágua tem de se ir buscar dinheiro onde ele existe, básicamente aos impostos de quem desconta (trabalho ou rendas) para alimentar certos cdevaneios eleitorais e populistas.

Agora ver o PSD associado repetidamente a algumas propostas relevantes com associações contra natura na Assembleia já começa a ser exagerado para um partido que gostaria de ser alternagtiva e cumprir os acordos do Estado. Num habia nexixidade.


Golpe de teatro no Parlamento lança confusão no Novo Banco
• Pedro Sousa Carvalho
• 7:03
João Leão acusa PSD de “completa irresponsabilidade”. Governo poderá ser obrigado a apresentar um Orçamento Retificativo para evitar que o Estado entre em incumprimento no contrato do Novo Banco.
João Leão, das Finanças, António Ramalho do Novo Banco e Máximo dos Santos do Fundo de Resolução.
Amaior surpresa da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 estava guardada para o final. Às 23h27 de ontem, a proposta 379C do Bloco de Esquerda vai a votos com uma previsão de chumbo praticamente garantido. Mas eis que afinal o PSD, num inesperado golpe de teatro, vota ao lado dos bloquistas e aprova a proposta que impede que o Fundo de Resolução possa injetar mais dinheiro no Novo Banco.
A proposta do Bloco de Esquerda propunha a diminuir “o valor da autorização de despesa total do Fundo de Resolução por eliminação da despesa prevista com Ativos Financeiros. Isto é, é retirada a autorização para a transferência de 476.608.819 euros para o Novo Banco”.
Esta proposta foi viabilizada com uma coligação negativa na Assembleia da República que juntou PSD, BE, PCP e PAN. O CDS absteve-se e o PS, o Chega e a Iniciativa Liberal votaram contra. Os social-democratas até agora nunca tinham dado qualquer indicação de ir votar ao lado do Bloco, até porque isso criaria um problema de difícil resolução no setor financeiro.
“Esta proposta do BE que aprovada com os os votos do PSD representa a quebra de um compromisso assumido pelo Estado português, a quebra de um contrato e que acaba por ser, dos nosso ponto de vista, uma bomba atómica na confiança no sistema financeiro”, disse o vice-presidente da bancada parlamenta do PS, à Antena 1. “Sabemos que isto foi feito com total irresponsabilidade e cobardia por parte do PSD“, acusou João Paulo Correia.
João Leão estupefacto
Ao ECO, fonte oficial do Ministério das Finanças diz que João Leão e a sua equipa estão “estupefactos com a posição do PSD, de completa irresponsabilidade e de falta de sentido de Estado e de defesa dos interesses país”.
O Estado, através do Fundo de Resolução, tem um contrato assinado com o Novo Banco e com a Lone Star que prevê a possibilidade de se injetarem até 3,89 mil milhões na instituição financeira, à medida que o banco liderado por António Ramalho for reconhecendo perdas com a venda de uma carteira de ativos tóxicos herdados do BES.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Ulisses Pereira » 26/11/2020 13:01

Marco, integração como? O Novo Banco não é do Estado...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Marco Martins » 26/11/2020 10:39

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/parlamento-anula-transferencia-de-476-milhoes-do-fundo-de-resolucao-para-novo-banco

Parece que estamos a chegar a um ponto muito complicado para este governo!!
Sem maioria governativa e à pega com os seus aliados BE e PCP, será complicado manter o rumo mesmo que seja apenas de manutenção!!!

O mesmo problema poderá acontecer com a TAP, pelo que o futuro do país me parece um pouco incerto, tendo em conta que os fundos de apoio ainda não foram aprovados!

Qual seria o melhor cenário para o NB?
- Resolução está fora de contexto (digo eu.... mas também tinha pensado o mesmo no Banif onde o estado era o maior accionista!!)
- Integração na CGD (esta talvez fosse a melhor solução, mas implicaria alguns despedimentos)!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Racas » 15/7/2020 2:06

coelho88 Escreveu:Ja ha também um grupo no facebook para juntar os lesados com esta alteração unilateral do NOvoBanco

https://www.facebook.com/groups/281897486461977/



Obrigado coelho88
Vinha hoje aqui informar que criei esse grupo.
Adiram, pode ser que todos juntos, consigamos alguma coisa!
O grupo tem como objectivo: reunir o maior numero de pessoas, toda a informação que se conseguir obter, desde as diferentes FIN's (dos diferentes anos), legislação, minutas, respostas obtidas das diferentes entidades, apresentar queixa conjunta... etc

https://www.facebook.com/groups/281897486461977/

Até já!
 
Mensagens: 3
Registado: 9/7/2020 18:37

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por coelho88 » 10/7/2020 15:18

Ja ha também um grupo no facebook para juntar os lesados com esta alteração unilateral do NOvoBanco

https://www.facebook.com/groups/281897486461977/
 
Mensagens: 3
Registado: 25/10/2018 0:14

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Jarbas83 » 10/7/2020 11:38

Existe aqui, neste link. Já são 30 no grupo.
https://forms.gle/LeY3zH17tfxYHFvz8
 
Mensagens: 44
Registado: 25/9/2017 16:58

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Racas » 9/7/2020 18:38

Boa tarde a todos. Mais alguém obteve respostas?
Existem alternativas ao que já está a ser feito?
Existe algum grupo criado para esta situação?
Desde já agradeço a quem me possa responder.
Cumprimentos.
 
Mensagens: 3
Registado: 9/7/2020 18:37

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Jarbas83 » 9/7/2020 6:34

Bem, respondendo à minha própria questão acima, encontrei nos comentários de um artigo sobre este assunto no blog Contas Poupança um link para o pessoal lesado se inscrever para uma ação coletiva contra o NB....
 
Mensagens: 44
Registado: 25/9/2017 16:58

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Jarbas83 » 9/7/2020 6:17

Ouvi falar de um grupo (talvez no face ou assim, não sei) onde o pessoal se está a juntar para apresentar uma reclamação concertada para reclamar, talvez via judicial, não sei. Conhecem? Queria alinhar...
 
Mensagens: 44
Registado: 25/9/2017 16:58

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Primvs » 26/6/2020 18:35

Esse argumento é uma caixa de Pandora. Se tiver provimento, quer dizer que todos os contratos de CH com spread de 0.2 e 0.3 e 0.4 e 0.5 podem ser alterados.
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por coelho88 » 26/6/2020 18:27

Resposta do NovoBanco a minha reclamação:

"Exmo. Senhor,

Temos presente a exposição apresentada por V. Exa., acerca do assunto em epígrafe, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Antes de mais, gostaríamos de esclarecer que o contrato se mantém, tal como celebrado, no que respeita às quantias atualmente em depósito, uma vez que a medida aplicada apenas afeta as novas entregas.

Nesse sentido, V. Exa. continuará a auferir a remuneração do depósito (incluindo juros e bonificações) sobre esta quantia, ficando, assim, protegidos os seus interesses económicos sobre as poupanças já realizadas até ao final do prazo do contrato.

A medida aplicada resulta do art.º 437º do Código Civil, que se sobrepõe ao contrato, em razão de uma alteração das circunstâncias anormal ocorrida no mercado de taxas de juros e cujos factos podem ser confirmados junto dos dados e informações disponibilizadas pelas Autoridades Estatísticas Nacionais e Europeias e em demais informações tornadas públicas nos meios de comunicação social e que, em suma, se traduziu na existência de várias crises com impacto nos mercados financeiros, nas intervenções do BCE para salvar a dívida pública dos vários países da zona euro, na evolução dos equilíbrios entre as regiões económicas a nível mundial, que fizeram com que as taxas de juro de referência na zona euro tenham baixado anormalmente, desde 2015 até a atualidade, para níveis próximos de zero, numa queda contínua, e sem previsão de alteração nos próximos anos.

A modificação ocorrida nas taxas de referência no mercado foi manifestamente anormal, não só pelos valores extremamente baixos, mas também pela cessação de uma verdadeira flutuação, que foi substituída por uma manipulação que força o seu valor em baixa.

Não se trata, pois, de uma modificação do contrato efetuada com base numa cláusula do próprio contrato, antes resultando da aplicação de um regime de base legal o qual se sobrepõe ao contrato, e que tem como finalidade obter um equilíbrio equitativo entre as partes.


No que diz respeito ao prazo de comunicação e, conforme referido acima, uma vez que não se trata de uma situação em que, nos termos do contrato, seja conferido ao NOVO BANCO o direito de modificar por sua iniciativa as condições contratuais, antes se tratando de uma atuação fundamentada no citado artigo 437º do Código Civil, não é exigido qualquer pré-aviso.


Esperando ter esclarecido as dúvidas de V. Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos, subscrevendo-nos com elevada consideração.

Atentamente,"

O que diz o artigo 437º do Código Civil:

Artigo 437.º
(Condições de admissibilidade)

1. Se as circunstâncias em que as partes fundaram a decisão de contratar tiverem sofrido uma alteração anormal, tem a parte lesada direito à resolução do contrato, ou à modificação dele segundo juízos de equidade, desde que a exigência das obrigações por ela assumidas afecte gravemente os princípios da boa fé e não esteja coberta pelos riscos próprios do contrato.
2. Requerida a resolução, a parte contrária pode opor-se ao pedido, declarando aceitar a modificação do contrato nos termos do número anterior.

Esta resposta já era de esperar... Agora quero ver qual a posição do Banco de Portugal que também já tem a minha reclamação. Como vivemos num pais das bananas e de compadrio o mais provavel é que o Banco de Portugal venha só dizer amém...
 
Mensagens: 3
Registado: 25/10/2018 0:14

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Bar38 » 22/6/2020 16:54

Marco Martins Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/novo-banco-em-espanha-deve-ser-vendido-por-menos-de-100-milhoes?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Do dinheiro todo que o estado já colocou no NB, quanto foi parar a Espanha?

Nesta altura, que o estado já tanto injectou, faz sentido vender o NB ou faria mais sentido ser a Caixa a ficar com ele?

Outra coisa que me faz confusão é o estado estar a criar um banco de Fomento de raíz, quando poderia aproveitar a Caixa, para ter esta componente, mas este ponto poderá ser discutido noutro forum...


O NB foi entregue ao fundo para fazerem estes o que os outros, os governos, o anterior e principalmente este encostado as extremas esquerdas não teem capacidade de fazer por uma questão ideológica, assim sendo fica a factura para os contribuintes e os créditos para os outros. Mais coisa menos coisa temos que encarar isto como um pagamento de serviços feito ao estado incompetente....
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Marco Martins » 22/6/2020 14:49

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/novo-banco-em-espanha-deve-ser-vendido-por-menos-de-100-milhoes?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Do dinheiro todo que o estado já colocou no NB, quanto foi parar a Espanha?

Nesta altura, que o estado já tanto injectou, faz sentido vender o NB ou faria mais sentido ser a Caixa a ficar com ele?

Outra coisa que me faz confusão é o estado estar a criar um banco de Fomento de raíz, quando poderia aproveitar a Caixa, para ter esta componente, mas este ponto poderá ser discutido noutro forum...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por silvapf » 19/6/2020 13:51

Podem efetuar reclamação via https://www.livroreclamacoes.pt e ai escolhem o Novo Banco como Fornecedor do Serviço e o Banco de Portugal como Entidade Reguladora. Desta forma é garantido que a reclamação chega ao Banco de Portugal.
Partilho o texto da reclamação que já realizei junto de ambas as entidades.

Boa tarde,
A Conta Poupança Programada (Conta Poupança Dez) que tenho contratualizada desde Maio de 2013 com o Novo Banco (Conta à Ordem nº: xxxxxxxxxxx, contrato: xxxxxxxxxx) prevê a possibilidade de realizar reforços de capital com as seguintes condições:

Reforços:
- São permitidos, a qualquer momento.
- É obrigatória a definição de um plano de entregas mensais, sendo possível a alteração da data e montante de entrega a qualquer momento, desde que respeitados os montantes mínimos e máximos estabelecidos.
- A taxa de juro a aplicar será a que estiver em vigor para o DP, sendo que os juros produzidos pelos reforços ao longo do prazo serão calculados à taxa proporcional em vigor no contrato para aquele período.
- Montante mínimo para entrega/reforço (mensal): EUR 10,00.
- Montante máximo para entrega/reforço (mensal): EUR 2.000,00.
- Montante máximo para entrega/reforço (anual): EUR 24.000,00.

No passado dia 15 de junho, recebi um email a indicar que deixariam “de aceitar novas entregas programadas e/ou pontuais neste Depósito a Prazo a partir do próximo dia 16 de junho de 2020”.

Desconheço por completo qual a base legal que permite ao Banco realizar esta alteração unilateral de contrato num espaço de 24h e considero a mesma inadmissível.
Tal não está especificado na FIN pelo que só posso considerar esta posição como ilegal.

Exijo que as condições contratualizadas sejam repostas e honradas, cumprindo na integra as condições contratuais do produto vinculadas e em vigor desde Maio de 2013.

Exijo também conhecer a totalidade do detalhe da fórmula de cálculo dos juros pagos até a data.
Pretendo conferir a veracidade dos juros já pagos ao longo do contrato com a inclusão de todos os reforços efectuados.

Informo também que está reclamação será entregue junto do Banco de Portugal.
 
Mensagens: 1
Registado: 19/6/2020 13:37

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por jjoaom » 19/6/2020 1:00

Nos últimos dias surgiram várias reclamações sobre este assunto no site portaldaqueixa.

https://portaldaqueixa.com/brands/novo-banco
 
Mensagens: 1
Registado: 19/6/2020 0:56

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por zekinha » 16/6/2020 22:59

Link de reclamação no Banco de Portugal.

https://clientebancario.bportugal.pt/fo ... eclamacao#

Edit: Só para informação, consegui efectuar um reforço através da APP... A ver se vem devolvido...
 
Mensagens: 10
Registado: 29/11/2007 14:35
Localização: Portimao

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por caganixo7 » 16/6/2020 18:27

A330-300 Escreveu:
mais_um Escreveu:
caganixo7 Escreveu:A reclamação que estão a apresentar no banco é no livro de reclamações? Também tenho conta constituída no início de 2013... Que belo rombo! E agora criam-me um problema porque n sei o que fazer com o que poupo.



https://www.novobanco.pt/SITE/cms.aspx? ... eclamacoes


Mantém em liquidez para pagar os impostos que aí vem para sustentar um banco que paga taxas que não existem e outros monos.


Taxas que não existem? As taxas existem tal como os contratos, e os contratos são para cumprir, caso contrário temos a selva!
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por Dc team » 16/6/2020 14:27

Recebi ontem por carta. No meu caso só vence em 2024 mas com juros menores aos vossos.
Também irei reclamar junto do banco e do banco de Portugal.
Se alguém tiver uma minuta realmente seria útil.
 
Mensagens: 32
Registado: 10/7/2018 15:11

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por JoaoMiranda23 » 16/6/2020 11:33

Alguém pode fornecer uma espécie de uma minuta para apresentar a reclamação no NB e no BdP?
 
Mensagens: 3
Registado: 15/6/2020 21:22

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por A330-300 » 16/6/2020 10:19

mais_um Escreveu:
caganixo7 Escreveu:A reclamação que estão a apresentar no banco é no livro de reclamações? Também tenho conta constituída no início de 2013... Que belo rombo! E agora criam-me um problema porque n sei o que fazer com o que poupo.



https://www.novobanco.pt/SITE/cms.aspx? ... eclamacoes


Mantém em liquidez para pagar os impostos que aí vem para sustentar um banco que paga taxas que não existem e outros monos.
 
Mensagens: 1503
Registado: 30/1/2005 12:51
Localização: Lx

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por mais_um » 16/6/2020 8:52

caganixo7 Escreveu:A reclamação que estão a apresentar no banco é no livro de reclamações? Também tenho conta constituída no início de 2013... Que belo rombo! E agora criam-me um problema porque n sei o que fazer com o que poupo.



https://www.novobanco.pt/SITE/cms.aspx? ... eclamacoes
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por caganixo7 » 16/6/2020 8:27

A reclamação que estão a apresentar no banco é no livro de reclamações? Também tenho conta constituída no início de 2013... Que belo rombo! E agora criam-me um problema porque n sei o que fazer com o que poupo.
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por PauloGomes36 » 15/6/2020 23:59

Está FIN é correspondente às minhas aplicações. Cada um terá de procurar a sua correspondente.

As minhas foram constituídas no final de 2013 e vigoram até final de 2023.

São mais de 5.000€ "limpos", mas nem que fossem 1.000€, avançaria com ação de qualquer forma.

Simplesmente não posso aceitar isto.
 
Mensagens: 2
Registado: 15/6/2020 23:05

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por mais_um » 15/6/2020 23:51

PauloGomes36 Escreveu:Boa noite.

A FIN da aplicação pode ser encontrada no site: observar . pt / FINs / dp302.pdf



Essa FIN tem a bonificação de 0,15 pelas entregas programadas, é mais recente. No meu caso a bonificação é de 0,25.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Programa de Compensação do Novo Banco

por mais_um » 15/6/2020 23:44

Na minha opinião considerando o que ´e o Novo Banco e quem são os seus donos, eles não estão muito preocupados com a imagem, eles querem que o banco comece a dar lucro e depois vendê-lo, pelo meio a marca desaparece.

Ando às turras com eles desde Janeiro e eles pura e simplesmente ignoraram-me porque sabem que apesar das limitações que estão a colocar nós não vamos fechar as contas até ao fim do prazo porque não se encontra DP com taxas entre os 4, 5 e os 5%, por isso é que ele se dão ao luxo de fazer o que estão a fazer. Mas também já lhes disse que no dia a seguir ao DP terminar fecho a conta e nunca mais ouvem falar de mim.

É importante reclamar, no banco e no BdP, hoje em dia é fácil (online) , perde-se 15 minutos e está feito. Mas só um tribunal é que pode obrigá-los, eventualmente pode-se pensar numa acção colectiva mas confesso que por +/- 1000€ não sei se justifica eu dar-me a esse trabalho.

Eu tenho a FIN de 2011, princípios de 2012.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Garfield, Google [Bot], hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 121 visitantes