Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Desonestidade Intelectual
Este argumento da falta de competividade do hidrogénio verde (H2) e, por via disso, da falta de competividade das empresas que utilizam gás natural ao migrarem para o H2 é uma falsa e estafada questão. É já era o argumento central do Manifesto contra O Hidrogénio Verde. Portanto, nada de novo. Tema estafado e repetido vezes sem conta. Faltam, claramente, ideias novas aos opositores da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2).
Já foi explicado até à exaustão, repetido e mais do que repetido, que a aposta no H2 tem como propósito exatamente o oposto: aumentar a competividade da indústria portuguesa. E não o contrário.
O Gás Natural vai aumentar de preço. E, se o aumento de preço não ocorrer no fornecedor, aumentará por força da carga fiscal cada vez maior sobre o Gás Natural.
Mas há uma coisa que os opositores do H2 escondem: o Gás Natural vai aumentar de preço por via fiscal não por causa da aposta nacional no H2. Mas por outra razão: por causa do Pacto Ecológico Europeu “Green Deal”. Que é uma aposta da União Europeia e da Comissão Europeia.
Quer haja ou não haja a aposta portuguesa no H2, o Gás Natural vai aumentar de preço por causa da taxa de carbono que incidirá de forma cada vez mais gravosa sobre o Gás Natural. Isso nada tem a ver com a aposta nacional no H2. São ditames comunitários a que Portugual não poderá fugir.
Ora, a aposta no H2 tem precisamente em vista dar aos nossos industriais a liberdade de escolha entre o H2 e do Gás Natural sem perda da sua competitividade.
O Miguel Pinto Luz sabe disto. E o argumento que usa de que o H2 é três vezes mais caro do que o Gás Natural, sabendo bem que dentro de menos de 10 anos os preços de um e de outro (na produção) serão idênticos, está a ser desonesto intelectualmente.
By Nirvana
Para mim é claro que, quer na energia, como noutros sectores, os projetos devem servir fundamentalmente para reduzir custos de produção e, consequentemente, contribuir para a competitividade e o crescimento económico. Porém, a atual estratégia nacional para o hidrogénio não se encaminha neste sentido, muito pelo contrário, refere como justificação económica a substituição das importações de gás natural, pela produção local de hidrogénio verde, com um custo que será, pelo menos, o triplo do custo atual do gás. Isto é, sabemos à partida que o preço da energia para o consumidor final será mais elevado, ou que o contribuinte terá de pagar esta estratégia por via da carga fiscal.
Miguel Pinto Luz.
Este argumento da falta de competividade do hidrogénio verde (H2) e, por via disso, da falta de competividade das empresas que utilizam gás natural ao migrarem para o H2 é uma falsa e estafada questão. É já era o argumento central do Manifesto contra O Hidrogénio Verde. Portanto, nada de novo. Tema estafado e repetido vezes sem conta. Faltam, claramente, ideias novas aos opositores da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2).
Já foi explicado até à exaustão, repetido e mais do que repetido, que a aposta no H2 tem como propósito exatamente o oposto: aumentar a competividade da indústria portuguesa. E não o contrário.
O Gás Natural vai aumentar de preço. E, se o aumento de preço não ocorrer no fornecedor, aumentará por força da carga fiscal cada vez maior sobre o Gás Natural.
Mas há uma coisa que os opositores do H2 escondem: o Gás Natural vai aumentar de preço por via fiscal não por causa da aposta nacional no H2. Mas por outra razão: por causa do Pacto Ecológico Europeu “Green Deal”. Que é uma aposta da União Europeia e da Comissão Europeia.
Quer haja ou não haja a aposta portuguesa no H2, o Gás Natural vai aumentar de preço por causa da taxa de carbono que incidirá de forma cada vez mais gravosa sobre o Gás Natural. Isso nada tem a ver com a aposta nacional no H2. São ditames comunitários a que Portugual não poderá fugir.
Ora, a aposta no H2 tem precisamente em vista dar aos nossos industriais a liberdade de escolha entre o H2 e do Gás Natural sem perda da sua competitividade.
O Miguel Pinto Luz sabe disto. E o argumento que usa de que o H2 é três vezes mais caro do que o Gás Natural, sabendo bem que dentro de menos de 10 anos os preços de um e de outro (na produção) serão idênticos, está a ser desonesto intelectualmente.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
BearManBull Escreveu:O preço do hidrogénio verde
Artigo de Miguel Pinto Luz que apesar de ser um político é formado em engenharia electrotécnica.
Eu também sou mas não é por aí que sei mais ou menos de hidrogénio verde!
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
O preço do hidrogénio verde
Artigo de Miguel Pinto Luz que apesar de ser um político é formado em engenharia electrotécnica.
Não tenho dúvidas, que quem assumir este risco estará daqui a alguns anos numa qualquer comissão de inquérito a responder por rendas excessivas!
Das 74 intenções apresentadas, no montante de 16 mil milhões de euros, o equivalente a 7,5% do PIB português, foram selecionados cerca de 34, numa novela que demonstra o resultado da falta de clareza nos pressupostos de avaliação e o incumprimento das elementares regras do Direito Administrativo. Instalada a dúvida, fica um emaranhado de nomes e empresas importantes para a economia nacional, envolvidas num assunto que merecia mais competência e transparência.
Este contexto vem dar razão aos que, desde o início, consideraram o hidrogénio verde uma “aventura”, com o financiamento através de subsídios públicos de projetos sem rentabilidade, usando tecnologias comercialmente pouco maduras, que voltarão a contribuir para o aumento dos preços no consumidor e onerar os contribuintes.
Para mim é claro que, quer na energia, como noutros sectores, os projetos devem servir fundamentalmente para reduzir custos de produção e, consequentemente, contribuir para a competitividade e o crescimento económico. Porém, a atual estratégia nacional para o hidrogénio não se encaminha neste sentido, muito pelo contrário, refere como justificação económica a substituição das importações de gás natural, pela produção local de hidrogénio verde, com um custo que será, pelo menos, o triplo do custo atual do gás. Isto é, sabemos à partida que o preço da energia para o consumidor final será mais elevado, ou que o contribuinte terá de pagar esta estratégia por via da carga fiscal.
Artigo de Miguel Pinto Luz que apesar de ser um político é formado em engenharia electrotécnica.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
LoneWolf Escreveu:LoneWolf Escreveu:outra empresa ligada ao hidrogénio: Gaussin (euronext paris). Tem vindo a fazer uma boa festa.
I said it first.
GAUSSIN signs an exclusive license agreement with Magna, specialist in mobility technologies, to enter the electric and hydrogen heavy-duty truck market.
With this 20-year license, GAUSSIN can develop, assemble and market large series chassis for new super-light trucks.
GAUSSIN (EURONEXT GROWTH: ALGAU - FR0013495298), a pioneer in clean and intelligent freight transport, announces an agreement with Magna International (NYSE: MGA), a company specializing in mobility technologies. Magna grants GAUSSIN an exclusive worldwide license for its modular, ultralight and versatile chassis intended for electric (BEV) and hydrogen (FCEV) heavy duty trucks. This 20-year agreement brings GAUSSIN to the heavy truck market.
This exclusive agreement strengthens GAUSSIN's clean mobility business and involves the development, assembly and international marketing of new chassis for high-volume super-light electric and / or hydrogen-powered heavy-duty trucks.
Bom dia! Abriu a subir uns 14%. Imaginem q os produtos desenvolvidos se tornam top mundial daqui a poucos anos, vendendo para os USA e China
LW
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Cautela e caldos de galinha não fazem mal a ninguém.
The Motley Fool, 11/24/20 at 12:58PM
I'm honestly not sure why investors in FuelCell Energy and Bloom Energy (or even Ballard for that matter) would think that this is good news for their stocks, however. Seems to me, the fact that Plug Power now has $1.7 billion in cash to play with actually makes it a stronger competitor in this new hydrogen energy sector -- and to make Bloom, FuelCell, and Ballard weaker competitors in comparison.
Whether or not you think Plug stock should be "going up" today (on news that is, when you get right down to it, a whole week stale), I'm pretty sure that shares of Bloom Energy and FuelCell should actually be going down.
The Motley Fool, 11/24/20 at 12:58PM
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
maturidade Escreveu:Boas.
eu sei do que vou falar não pertence a este tópico, mas era para terem uma visão do que eu estou a ter.
Se a vacina der certo, o mercado mais castigado de ações, vai recuperar e vêm.
estou investindo em companhias de aviação(american airline, azul, etc.)
Empresas ligadas ao ramo da exploração de navios de turismo(carnival, Norwegian, etc).
Mas á mais.
abraços
É um bom pensamento, Será que a vacina é assim tão eficaz para as varias mutações do virus que andam por ai? ou será que estamos em cima de muito especulação e dps quando ela chegar cairemos na realidade?
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
What I see as the most notable news today is President-elect Joe Biden selecting former Secretary of State John Kerry as his "climate czar." The fact that a big name like Kerry is going to be tasked with climate change in the Biden administration gives at least a small nod to the industry. It may also mean Biden is eager to rejoin the Paris Agreement, which Kerry was involved in negotiating.
Renewable energy stocks have been on fire over the last few months partly because of their improving economic viability against fossil fuels, but partly because there was speculation that a Biden administration will adopt more friendly policies than President Donald Trump did. Emerging markets like hydrogen -- where Fuel Cell Energy and Ballard Power Systems operate -- and battery storage (Eos' specialty) are going to be businesses where Biden can affect policy without Congressional action through regulators.
Em relação as subidas de ontem. Por acaso não vi essa noticia da china.
Renewable energy stocks have been on fire over the last few months partly because of their improving economic viability against fossil fuels, but partly because there was speculation that a Biden administration will adopt more friendly policies than President Donald Trump did. Emerging markets like hydrogen -- where Fuel Cell Energy and Ballard Power Systems operate -- and battery storage (Eos' specialty) are going to be businesses where Biden can affect policy without Congressional action through regulators.
Em relação as subidas de ontem. Por acaso não vi essa noticia da china.
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Boas.
eu sei do que vou falar não pertence a este tópico, mas era para terem uma visão do que eu estou a ter.
Se a vacina der certo, o mercado mais castigado de ações, vai recuperar e vêm.
estou investindo em companhias de aviação(american airline, azul, etc.)
Empresas ligadas ao ramo da exploração de navios de turismo(carnival, Norwegian, etc).
Mas á mais.
abraços
eu sei do que vou falar não pertence a este tópico, mas era para terem uma visão do que eu estou a ter.
Se a vacina der certo, o mercado mais castigado de ações, vai recuperar e vêm.
estou investindo em companhias de aviação(american airline, azul, etc.)
Empresas ligadas ao ramo da exploração de navios de turismo(carnival, Norwegian, etc).
Mas á mais.
abraços
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Parabéns, os meus sinceros parabéns a quem está ou estava dentro.
Saiu, hoje, uma notícia de que a China ia apostar em força no hidrogénio para os transportes (pesados) de mercadorias (marítimos e rodoviários). E na China é tudo em grande escala. Não sei se a subida tem alguma coisa a ver com isso.
Esta foi uma cotada que nunca me despertou. Mas está em grande.
Saiu, hoje, uma notícia de que a China ia apostar em força no hidrogénio para os transportes (pesados) de mercadorias (marítimos e rodoviários). E na China é tudo em grande escala. Não sei se a subida tem alguma coisa a ver com isso.
Esta foi uma cotada que nunca me despertou. Mas está em grande.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
É a loucura total, o gráfico a 5 anos já mexe qualquer coisa, ou é muita especulação ou há muito insider.
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Boas.
não consegui resistir a esta subida de 40%
vendi tudo agora a 7.80.
quase 3 dollares por ação de ganho.
siga para outra.
abraços
não consegui resistir a esta subida de 40%
vendi tudo agora a 7.80.
quase 3 dollares por ação de ganho.
siga para outra.
abraços
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
maturidade Escreveu:MCMAD1977 Escreveu:A FCEL parece um foguete em Novembro, mais que duplicou o valor numa semana.
Alguém sabe motivo ou é pura especulação?
O volume aumentou substancialmente também.
Boas.
estive a analisar esta ação e vi que se passa os 6.00Dollares, vai aos 10.00.
esta ação já andou nos 800.00Dolares, á uns anos bons atrás.
que loucura.
entrei hoje com uma pequena posição.
abraços
Boas.
hoje a minha FUELCELL lá vai ganhando 25%.
que maravilha.
mais um negocio que vai render uns cobres bons
abraços
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Maturidade
Não terá existido diluição de acionistas?
Não terá existido diluição de acionistas?
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
MCMAD1977 Escreveu:A FCEL parece um foguete em Novembro, mais que duplicou o valor numa semana.
Alguém sabe motivo ou é pura especulação?
O volume aumentou substancialmente também.
Boas.
estive a analisar esta ação e vi que se passa os 6.00Dollares, vai aos 10.00.
esta ação já andou nos 800.00Dolares, á uns anos bons atrás.
que loucura.
entrei hoje com uma pequena posição.
abraços
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
MCMAD1977 Escreveu:A FCEL parece um foguete em Novembro, mais que duplicou o valor numa semana.
Alguém sabe motivo ou é pura especulação?
O volume aumentou substancialmente também.
Usar com cuidado. Muita especulação à mistura. O S P Morgan fez um down grade a esta cotada, muito recentemente.
Ver AQUI:
https://finviz.com/quote.ashx?t=FCEL
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
A FCEL parece um foguete em Novembro, mais que duplicou o valor numa semana.
Alguém sabe motivo ou é pura especulação?
O volume aumentou substancialmente também.
Alguém sabe motivo ou é pura especulação?
O volume aumentou substancialmente também.
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Os resultados da Bloom foram muito maus e foi muito penalizada por isso, agora tem mostrar que pode crescer. Em termos técnicos parece estar a perdera força compradora e como está em cima de resistência, melhor é esperar para ver.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Boas.
a BLOOM, é das poucas que anda frouxa.
estou dentro, com uma posição Medíocre, estando vendedor no fecho do GAP, nos 20.70.
está difícil lá ir.
hoje foi o 3 dia a tentar furar aquela muralha nos 20.00, mas mais uma vez recuou.
com pena minha.
acredito muito nesta empresa.
abraços
a BLOOM, é das poucas que anda frouxa.
estou dentro, com uma posição Medíocre, estando vendedor no fecho do GAP, nos 20.70.
está difícil lá ir.
hoje foi o 3 dia a tentar furar aquela muralha nos 20.00, mas mais uma vez recuou.
com pena minha.
acredito muito nesta empresa.
abraços
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Hyundai Motor faces a class-action suit over fires in its Kona EVs, according to lawyers involved, and it's just the latest in a string of incidents involving battery-powered vehicles worldwide.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Hoje há um artigo num jornal europeu ,tradução automática.
“...O hidrogénio tem de enfrentar muitos desafios antes de poder ser imposto. "Nem todas as condições estão preenchidas ,o foco tem sido sobre o veículo elétrico bateria, o hidrogênio terá que fazer grandes esforços em termos de custos operacionais, volumes de produção e infra-estrutura para se tornar realmente interessante", continua Luis Le Moyne.
O primeiro dos desafios a serem enfrentados diz respeito à fabricação desta molécula conhecida em química sob o símbolo H2. "Uma vez que quase não existe em sua forma pura, ela deve ser produzida. Idealmente de uma forma Verde", explica Bertrand Piccard, o aeronauta suíço que fez uma turnê mundial em um avião solar.
Moins simples como parece, já que nenhuma solução é perfeita. A produção de metano requer o tratamento de resíduos de CO2. A eletrólise da água, que consiste em separar o oxigênio do hidrogênio com a ajuda da corrente elétrica, parece ser a solução mais eficiente em termos ambientais. Não para Luis Le Moyne, que levanta com precisão de efeitos perversos. "Com esta técnica, você só se importa com a eletricidade e esquecer a água. No entanto, ao introduzir uma mercadoria vital numa lógica de mercado, corre-se o risco de aumentar o seu preço. Precisamos adicionar um problema de recursos. Hoje, só a água potável pode ser eletrolizada. A água salgada oferece maus resultados. O tema da água requer um debate social. Penso que não devemos ir demasiado depressa para evitar repetir os erros cometidos com os biocombustíveis do primeiro dia. Em alguns países, as pessoas foram privadas da sua produção alimentar."Nenhuma solução parece milagrosamente boa.
Outro desafio: infra-estruturas. Hoje, as estações do domínio público dependem dos dedos de uma mão. Três deles, os que operam a uma pressão de 700 bares estão agrupados em torno de Paris (Jouy-enJosas e os aeroportos de Orly e Roissy).
Ua estação de ne porte de Saint-Cloud, em Paris, deverá sair do solo no próximo ano. Trinta estações com 350 bares estão espalhadas pelo território, mas a maioria não é acessível ao público em geral. A debilidade do material circulante, combinada com o elevado custo da instalação, impede para o momento os profissionais de investir. O custo de uma estação é de cerca de 200.000 euros, excluindo aquisição de terrenos e engenharia civil. É quase o dobro do preço de uma estação de carregamento de veículos eléctricos.
Finalmente, para se tornar verdadeiramente mainstream, o carro de hidrogênio terá que ser mais acessível. A Hyundai Nexo e a série Toyota Mirai 1, os dois únicos veículos do catálogo, valem 80.000 euros (excluindo Bônus ecológicos). Só um efeito de volume permitirá economias de escala. Temos de lhe acrescentar o custo do hidrogénio, não especialmente barato: 10-12 euros por quilo. Uma vez que um tanque contém 5 a 6 kg de hidrogênio, um tanque cheio é aproximadamente o mesmo preço que um veículo a gasolina.
Rmas se queremos impor tecnologias sem nos concentrarmos nos usos, a ideia vai no seu caminho de que iríamos pelo caminho errado. Ao contrário do que gostaríamos de acreditar, o carro elétrico é mais destinado para a cidade e pequenas viagens; hidrogênio, para grandes rotas. Luis Le Moyne se
projecta mais. "Não é impossível que, quando o hidrogênio se tornar competitivo, os usos tenham evoluído tanto que a questão da autonomia não mais surgirá nos mesmos termos que hoje. Vemos a chegada de uma geração de Usuários de veículos elétricos que aceitam a idéia de ter que esperar um longo tempo enquanto recarrega a bateria. Amanhã, você ainda terá o apetite e a necessidade de ter 1000 km de autonomia em seu tanque ? Acho que o carro de hidrogénio pode chegar um pouco tarde para as utilizações que queremos dar-lhe. O carro privado do Sr. Tout-Le-Monde é pouco provável que seja o melhor mercado de hidrogénio. »
O mercado dos serviços de utilidade pública e dos transportes pesados (colectivos ou de mercadorias) parece mais relevante para o hidrogénio, uma vez que estes veículos efectuam viagens bem definidas e podem, por conseguinte, parar em pontos de tarifação bem identificados.
“...O hidrogénio tem de enfrentar muitos desafios antes de poder ser imposto. "Nem todas as condições estão preenchidas ,o foco tem sido sobre o veículo elétrico bateria, o hidrogênio terá que fazer grandes esforços em termos de custos operacionais, volumes de produção e infra-estrutura para se tornar realmente interessante", continua Luis Le Moyne.
O primeiro dos desafios a serem enfrentados diz respeito à fabricação desta molécula conhecida em química sob o símbolo H2. "Uma vez que quase não existe em sua forma pura, ela deve ser produzida. Idealmente de uma forma Verde", explica Bertrand Piccard, o aeronauta suíço que fez uma turnê mundial em um avião solar.
Moins simples como parece, já que nenhuma solução é perfeita. A produção de metano requer o tratamento de resíduos de CO2. A eletrólise da água, que consiste em separar o oxigênio do hidrogênio com a ajuda da corrente elétrica, parece ser a solução mais eficiente em termos ambientais. Não para Luis Le Moyne, que levanta com precisão de efeitos perversos. "Com esta técnica, você só se importa com a eletricidade e esquecer a água. No entanto, ao introduzir uma mercadoria vital numa lógica de mercado, corre-se o risco de aumentar o seu preço. Precisamos adicionar um problema de recursos. Hoje, só a água potável pode ser eletrolizada. A água salgada oferece maus resultados. O tema da água requer um debate social. Penso que não devemos ir demasiado depressa para evitar repetir os erros cometidos com os biocombustíveis do primeiro dia. Em alguns países, as pessoas foram privadas da sua produção alimentar."Nenhuma solução parece milagrosamente boa.
Outro desafio: infra-estruturas. Hoje, as estações do domínio público dependem dos dedos de uma mão. Três deles, os que operam a uma pressão de 700 bares estão agrupados em torno de Paris (Jouy-enJosas e os aeroportos de Orly e Roissy).
Ua estação de ne porte de Saint-Cloud, em Paris, deverá sair do solo no próximo ano. Trinta estações com 350 bares estão espalhadas pelo território, mas a maioria não é acessível ao público em geral. A debilidade do material circulante, combinada com o elevado custo da instalação, impede para o momento os profissionais de investir. O custo de uma estação é de cerca de 200.000 euros, excluindo aquisição de terrenos e engenharia civil. É quase o dobro do preço de uma estação de carregamento de veículos eléctricos.
Finalmente, para se tornar verdadeiramente mainstream, o carro de hidrogênio terá que ser mais acessível. A Hyundai Nexo e a série Toyota Mirai 1, os dois únicos veículos do catálogo, valem 80.000 euros (excluindo Bônus ecológicos). Só um efeito de volume permitirá economias de escala. Temos de lhe acrescentar o custo do hidrogénio, não especialmente barato: 10-12 euros por quilo. Uma vez que um tanque contém 5 a 6 kg de hidrogênio, um tanque cheio é aproximadamente o mesmo preço que um veículo a gasolina.
Rmas se queremos impor tecnologias sem nos concentrarmos nos usos, a ideia vai no seu caminho de que iríamos pelo caminho errado. Ao contrário do que gostaríamos de acreditar, o carro elétrico é mais destinado para a cidade e pequenas viagens; hidrogênio, para grandes rotas. Luis Le Moyne se
projecta mais. "Não é impossível que, quando o hidrogênio se tornar competitivo, os usos tenham evoluído tanto que a questão da autonomia não mais surgirá nos mesmos termos que hoje. Vemos a chegada de uma geração de Usuários de veículos elétricos que aceitam a idéia de ter que esperar um longo tempo enquanto recarrega a bateria. Amanhã, você ainda terá o apetite e a necessidade de ter 1000 km de autonomia em seu tanque ? Acho que o carro de hidrogénio pode chegar um pouco tarde para as utilizações que queremos dar-lhe. O carro privado do Sr. Tout-Le-Monde é pouco provável que seja o melhor mercado de hidrogénio. »
O mercado dos serviços de utilidade pública e dos transportes pesados (colectivos ou de mercadorias) parece mais relevante para o hidrogénio, uma vez que estes veículos efectuam viagens bem definidas e podem, por conseguinte, parar em pontos de tarifação bem identificados.
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
o governo italiano continua a apostar forte no hidrogenio verde e junto com a empresa SNAM (a REn do gas italiana) estao' muito confiante em lucros de centenas de milhoes de euros no futuro
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
E quando parecia que ia despencar sai esta notícia bombóstica a virar completamente a ação. Sobe e bem e provavelmente teremos máximos à vista. Grande entalanço para quem estava curto.
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Sim dizes bem INQUÉRITO, as Polícas cabe investigar, e quando necessário pedir para validar provas ou autorizar escutas, etc...
O MP mandou a PJ parar de investigar!!!! isso não é estranho????
Eu olho para a Ministra da Justiça e a cara dela não me dá credibilidade nenhuma.
Porque este governo não está interessado em regulamentar o enriquecimento ilícito...? Os governantes entram para a politica com uma mão a frente e outra atás, muitos deles até têm menos património do que eu, e saem da la ricos.....é por isso que o nosso país nunca sairá do lodo.
Até dá dó quando vem a televisão com aquelas cara de anjinhos.....o que foi feiro nas zonas de incêndias onde morreram as pessoas? nada tudo igual ou pior.
O MP mandou a PJ parar de investigar!!!! isso não é estranho????
Eu olho para a Ministra da Justiça e a cara dela não me dá credibilidade nenhuma.
Porque este governo não está interessado em regulamentar o enriquecimento ilícito...? Os governantes entram para a politica com uma mão a frente e outra atás, muitos deles até têm menos património do que eu, e saem da la ricos.....é por isso que o nosso país nunca sairá do lodo.
Até dá dó quando vem a televisão com aquelas cara de anjinhos.....o que foi feiro nas zonas de incêndias onde morreram as pessoas? nada tudo igual ou pior.
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Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Competência para o Inquérito Penal
A competência para o inquérito pertence ao Ministério Público, mesmo quando deferida a quaisquer polícias, o Ministério Público pode sempre avocar o inquérito e pertence-lhe sempre a competência para a sua direcção.
Sempre foi assim. A Polícia Judiciária é tão só coadjuvante (ajudante) do MP, quando para tal forem solicitados os seus serviços. Ponto. Final.
By Nirvana
A competência para o inquérito pertence ao Ministério Público, mesmo quando deferida a quaisquer polícias, o Ministério Público pode sempre avocar o inquérito e pertence-lhe sempre a competência para a sua direcção.
Sempre foi assim. A Polícia Judiciária é tão só coadjuvante (ajudante) do MP, quando para tal forem solicitados os seus serviços. Ponto. Final.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público afastou a Polícia Judiciária (PJ) das investigações em torno do chamado caso do hidrogénio que envolvem suspeitas contra o ministro da Economia, Siza Vieira, e o secretário de Estado da Energia, João Galamba. “Uma solução que não é muito legal”, segundo fonte policial.
A notícia é avançada pela revista Sábado e destacada pelo Expresso. A decisão terá sido do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e terá causado indignação na PJ, já que seria da sua competência investigar o caso.
Onde já vi este filme PS....o Galamba é muito parecedido com o da cella 44.
A notícia é avançada pela revista Sábado e destacada pelo Expresso. A decisão terá sido do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e terá causado indignação na PJ, já que seria da sua competência investigar o caso.
Onde já vi este filme PS....o Galamba é muito parecedido com o da cella 44.
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Quem está ligado: