Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/11/2020 16:52

Qualnhick Escreveu:Os diferenciais de excesso de mortalidade entre a Suecia, Dinamarca, Finlandia e Noruega são da ordem dos 2% a 4% e enquanto o excesso de mortalidade na Suecia vem em decrescimo nos outros paises está em crescendo.


O excesso de mortalidade só é possível analisar daqui a umas semanas.

Para já, no que diz respeito à segunda vaga, ainda não se consegue ver nada nestes quatro países.

Entretanto, temos os números oficiais atribuidos a COVID pelos quatro países e os da Suécia já vão bem à frente dos três vizinhos.



Claro que podes especular que há um problema com os números oficiais e não os quereres usar para referência.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 20/11/2020 16:39

MarcoAntonio Escreveu:O que é que entendes por "aproximar"?

A Suécia está pior que os países vizinhos (Finlandia, Noruega, Dinamarca) tanto na primeira vaga como na segunda.


Os diferenciais de excesso de mortalidade entre a Suecia, Dinamarca, Finlandia e Noruega são da ordem dos 2% a 4% e enquanto o excesso de mortalidade na Suecia vem em decrescimo nos outros paises está em crescendo.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/11/2020 16:36

O que é que entendes por "aproximar"?

A Suécia está pior que os países vizinhos (Finlandia, Noruega, Dinamarca) tanto na primeira vaga como na segunda.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 20/11/2020 16:33

yggy Escreveu:Factos: A suécia tem mais mortos por M/habitantes do que os seus vizinhos JUNTOS.


Não é verdade.
Em relação ao excesso de mortalidade a Suecia comparativamente aos paises vizinhos, que tb eles não confinaram nem usam mascaras na 2ª vaga, tem diferenciais muito pequenos e que estão a aproximar-se.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 20/11/2020 16:31

Qualnhick Escreveu:
pepe7 Escreveu:Tendo em conta que no tópico já afirmaram que a Suécia conseguiu a tal "imunidade de grupo", salvo erro...mas da qual tenho imensas dúvidas...
Até posso estar enganado, mas sinceramente acho que não a conseguiram. Os próximos tempos vão possivelmente ajudar a perceber tal...
E de tantas convicções e ao mesmos tempo dúvidas que eles próprios colocam face à evolução da Pandemia na Suécia, vamos perceber se mantém a estratégia ou vão alterar...Alias isto só demonstra a complexidade deste vírus...
Apesar de, por natureza serem uma população já com hábitos de distanciamento social, especialmente nas faixas etárias mais altas! O que não deixa de ser uma característica "favorável"...


Lê-se por aí :

"Suécia pondera medidas inéditas"
"Suécia cede e pondera novas medidas"
"Suécia recua na estratégia inicial"

O que se passou?

Uma conferência de imprensa em que a agencia de saúde pública anuncia que, choque!, as temperaturas estão a descer e como tal há uma subida natural dos casos de gripes. Que os números indicam uma subida, surpresa!, de covid-19 que não tem impacto relevante no sistema de saúde.
Que não é preocupante.
Se continuar, vão discutir se justifica haver restrições em ESTOCOLMO. Como houve restrições em Março (grupos acima de 50 pessoas, escolas acima de 16 anos, visitas a lares).

Os senhores jornalistas vem dizer "medidas inéditas". Como? Ninguém sabe, nem a agencia de saúde sabe, quais podem ser as medidas se houver medidas. Como sabem os sr. jornalistas que são inéditas?!!!

"Cede"? é uma guerra é? A Suécia está a defender uma qualquer trincheira? Ou estará apenas a usar ciência e respeitar os direitos constitucionais do seus cidadãos...... "Cede"?

"Pondera"? Literalmente foi dito "se continuar, vão discutir". Muito diferente.

"Recua na estratégia inicial"? A estratégia de analisar os dados e actuar proporcionalmente à gravidade e protegendo os mais vulneráveis? Como "recuam" se não se sabe sequer se haverá restrições LOCAIS, que poderão ser exactamente as mesmas de Março?

viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1581842&hilit=imunidade#p1581842

Qualnhick Escreveu:Estudo alemão encontra 81% de reactividade células T a corona. Ou seja, 81% das pessoas nem chegam a ter infeccao propriamente dita, tem capacidade de combater o vírus com o sistema imunitário primário e já existente. Provavelmente imunidade aprendida de outros corona, comuns.

Imunidade de grupo nos 19% de anticorpos, detectaveis em testes. A maioria dos locais mais afectados já tem imunidade, os outros atingem sem o fim do mundo que venderam.

Isto nunca passou de um mau filme de ignorância e “é um vírus novo”.

Perante este estudo só resta aos políticos admitir erros e reverter todas as aberrações

https://www.researchsquare.com/article/rs-35331/v1

viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1576502&hilit=imunidade#p1576502

Afinal já se abordou aqui hoje a situação "atual" da Suécia, a sua evolução, apesar da informação disponível não reflectir o que está acontecer neste momento, esta atrasada. Estava para falar disso ontem .
Entretanto face ao aumento rápido de casos de Covid-19, a Suécia aumentar as "restrições"/normas depois as infecções no país terem atingido novos recordes à dias.
Quanto à questão da imunidade de grupo sempre disse e achei que a Suécia não a tinham conseguido, ao contrario do que se vinha para ai dizendo...pois acho que os números vão demonstrar o inverso...infelizmente tb eles. Vamos aguardar. Pois ninguém se pode enaltecer categoricamente de sucesso.
Porque este vírus é um problema global e infelizmente toca a quase todos, quer queiramos ou não. Não é "banal"...

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou esta quinta-feira que atingir a imunidade de grupo de forma natural contra a Covid-19 seria uma solução muito perigosa para conter a pandemia, uma vez que implicaria a morte de muitas pessoas.E de forma abrupta pior(na minha opinião) : https://www.tsf.pt/mundo/oms-considera- ... 59542.html

Qualnhick Escreveu:As vantagens do modelo Sueco nao sao so economicas, sao:
- Imunizar a populacao em numero mais elevado, logo estarao mais preparados para outras possiveis vagas.
- Respeito pela liberdade individual. Nao vivemos em ditadura, quem acha que deve ficar fechado em casa fique quem nao acha tem a possibilidade de fazer a sua vida normal.
- O modelo permite uma vivencia "normal", pelo que nao tem os problemas conhecidos do confinamento, como por exemplo, problemas de saude mental, mortes por ausencia de tratamentos, mortes por nao ida as urgencias, etc
- Se tivermos uma segunda vaga como faremos ? Fechamos o pais de novo ? duvido que a democracia e a economia aguentem um segundo lockdown....
- Em termos economicos o modelo nao causa tantos danos, quer à economia quer ao estado. Veremos quer a evolucao do pib, do desemprego e da divida publica.
- Nao vamos ter vacina nos proximos tempos, eu diria ate mais de um ano no minimo, se é que algum dia a teremos. Ate ser descoberta a vacina. testada e disponibilizada vamos viver com medo ? Acresce que a eficacia da vacina nunca sera a 100%, assim como nao é a bacina da gripe, por exemplo ... O caminho é a imunidade de grupo, nao há outro caminho.
- A OMS, alias, ja defende o uso do modelo Sueco, como ja postei aqui no forum

viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1551521#p1551521

Suécia com mais restrições por causa da covid-19: “Todos os indicadores estão no caminho errado”
Primeiro-ministro pede a todos que cumpram as recomendações, com o número de infecções e internamentos a aumentar, e sem sinais de que haja uma imunidade maior na população.


Com os números da pandemia a irem “todos na direcção errada”, o Governo sueco decidiu impor uma nova restrição por causa da covid-19: bares e restaurantes que sirvam bebidas alcoólicas vão ter de fechar às 22h a partir de 22 de Novembro, anunciou o executivo.
É uma diferença no que tem sido até agora a abordagem das autoridades suecas, que se tem baseado em recomendações à população com muito poucas restrições obrigatórias. Mas depois de um Verão em que parecia que o país estava numa situação melhor face à pandemia do que o resto da Europa, agora é claro que “os indicadores estão todos no caminho errado”, disse o primeiro-ministro, Stefan Löfven.

Em mais um dia de recorde de infecções, a agência de saúde registou esta sexta-feira 5990 novos casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, o maior número desde o início da pandemia. No princípio do mês já tinha havido outro recorde, 4697 novas infecções.

Quanto às mortes, foram declaradas 42, elevando o total para 6164, um número muito superior ao dos vizinhos nórdicos — mas abaixo da taxa de letalidade de Espanha ou Reino Unido, por exemplo.
Esta semana, o país andou perto dos Estados Unidos na taxa de casos confirmados por milhão de habitantes, chegando a ultrapassá-la (441 na Suécia, 394 nos EUA; esta quinta-feira era de 423 na Suécia e 425 nos EUA).

Dados do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças dizem que o aumento das últimas semanas na Suécia pode ser o crescimento mais rápido da Europa, segundo o diário britânico The Guardian.

Menos imunidade
Isto acontece ainda quando as autoridades de saúde indicaram que a imunidade não é tão alta com esperavam. O epidemiologista-chefe Anders Tegnell sempre garantiu que o seu objectivo não era chegar à imunidade de grupo, mas sim evitar medidas que não pudessem ser mantidas a médio prazo.

Mas Tegnell também vinha antecipando que não tendo feito confinamento, a Suécia poderia não sofrer uma segunda vaga tão forte como a dos vizinhos, pelo esperado maior nível de imunidade. E por isso a notícia de que os números da imunidade estão abaixo do antecipado são um revés.
Na semana passada, 20% dos testes levados a cabo na capital deram positivo, comparando com 16% e 8,4% nas semanas anteriores, segundo a agência de notícias TT.

Comentando os novos dados e as novas medidas, Tegnell constatou o “grande aumento na semana passada” e admitiu que esta semana haveria nova subida, embora manifestasse esperança de que talvez não fosse tão grande.

Grande parte dos novos casos, adiantou, são fruto de festas privadas. Por isso, o epidemiologista disse esperar que as restrições aos bares agora anunciadas não levem as pessoas fazer mais festas em casa.

Lares de novo sem visitas

Os hospitais estão a tratar 1.004 doentes com covid-19, um aumento de 60% em relação aos 627 da semana passada, segundo o Guardian.

“Consideramos esta situação extremamente grave”, disse o director dos serviços de saúde e cuidados médicos de Estocolmo Björn Eriksson, à televisão SVT. “Esperamos que haja mais pessoas ainda a precisar de cuidados médicos no decorrer das próximas semanas”, acrescentou.

Já na semana passada, o Governo tinha anunciado novas recomendações para uma série de regiões em risco, incluindo Estocolmo, onde foram novamente banidas as visitas aos lares (esta tinha sido a única proibição imposta no início da pandemia, e depois relaxada para visitas ao ar livre, e finalmente suspensa a partir de Setembro, quando foram permitidas as visitas sem restrições).

As recomendações são que as pessoas não façam festas em casa ou vão a festas de outros, que evitem locais interiores como lojas e museus, e que também não façam viagens desnecessárias de transportes públicos. O Governo pediu ainda às empresas para tomarem mais medidas para proteger os seus funcionários e permitirem o teletrabalho (algo que é já comum no país).

Há uma semana, Tegnell disse que os suecos “devem agora limitar realmente o contacto próximo à família imediata”.​

Falando aos suecos esta quinta-feira, Löfven pediu a todos que contribuíssem para a contenção da pandemia.

“Houve mais pessoas a relaxar no Outono, não há dúvidas sobre isso. Mais pessoas a achar que uma saída à noite não tem mal, um dia às compras no centro comercial talvez não tenha significado, que a sua festa de aniversário não vai fazer qualquer diferença, nem a sua reunião, mas, infelizmente, faz”, disse, sublinhando: “Todas as decisões que tomamos na nossa vida do dia-a-dia fazem a diferença. Precisamos de todos. Todos.”
https://www.publico.pt/2020/11/13/mundo ... 19-1939140



Ao contrario do que acreditava o epidemiologista Tegnell.

Suécia irá atingir "imunidade de grupo" já em maio, antecipa o "arquiteto" da resposta (relaxada) à Covid-19
O epidemiologista que liderou a resposta (relaxada) da Suécia garante que se atingiu um "planalto" nas mortes e atribui muitas delas a bairros de pessoas vindas a Somália e outros países africanos.
“Já no próximo mês” (de maio) a Suécia poderá chegar a uma situação de “imunidade de grupo” no que diz respeito ao novo coronavírus, afirmou este domingo Anders Tegnell, o epidemiologista que é o “arquiteto” da resposta (relaxada) que o país escandinavo deu à Covid-19. A análise de Tegnell refere-se, em rigor, à capital Estocolmo, que foi e continua a ser o epicentro da pandemia no país, onde se registaram mais mortes (mas Tegnell diz que esses dados estão a ser inflacionados pelas vítimas entre os imigrantes vindos da Somália que, diz, não estão a ter a mesma atitude de distanciamento social que os autóctones)...."
https://observador.pt/2020/04/19/imunid ... -covid-19/
Editado pela última vez por pepe7 em 20/11/2020 16:42, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 20/11/2020 15:41

BearManBull,

Se há algo de que estou ciente é que nada nesta pandemia é fácil. O problema é complexo, grave e com consequências negativas inevitáveis. Mas existe e temos de lidar com ele, não é fazendo de conta que não existe que o vamos resolver, bem pelo contrário.

Pagar a fatura pagamos todos, uns de uma forma, outros de outra, uns mais e outros menos. Cabe-nos encarar o problema e tentar minorar as suas consequências, sejam de que ordem forem. O cobertor é curto, temos de estabelecer prioridades e encontrar um equilíbrio. Agora não penses que há varinhas mágicas ou milagres que façam desaparecer o problema. Quando questionas as medidas com o argumento de que o problema não passou, que continuou a morrer gente, isso além de ser um grande disparate, porque ninguém as aplicou utopicamente a pensar que acabava com o problema, não contribui em nada para a sua resolução.

Na medida do que é possível temos de fazer o melhor por tudo e por todos. Só podemos tomar as melhores decisões se conscientes dos problemas e das nossas limitações. No país das maravilhas não vamos resolver nenhum problema neste.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 20/11/2020 15:25

Boas,

Realmente, não se deve comparar estilos de vida entre Suécia e Portugal.
Para já, há menos doenças respiratórias por lá. As pessoas têm a mania que lá se passa muito frio. Não!!! Aqui é que passamos frio, poucos imóveis ou locais de trabalho têm boa climatização. Lá, tudo tem aquecimento central, desde o comboio à loja de conveniência. Aquilo "saca" a humidade do ar, o que ajuda a eliminar também vírus, como o da gripe. No Inverno, há menos relações humanas, muitas casas só têm uma ou duas pessoas a morar. Eu diria que eles, com medidas como as que se propõem em Portugal, praticamente eliminariam o coronavírus em dois ou três meses, até porque, ao contrário de nós, eles no inverno vão para casa entre as 16 e as 18 horas e acabou.
Se controlarem os movimentos ao fim de semana nesse tipo de países, digamos nórdicos e europa central, antevejo uma forte diminuição dos casos.

Creio que aqui vai demorar mais, vocês já o disseram, são outros hábitos, outro tipo de organização. Além de que ainda vamos ter uma mistura de covid-19 com constipações, influenza, etc...
Será que desta feita o Governo vai fazer como na Primavera? Sacrificou a Páscoa para depois deixar tudo à vontade no 10 de Junho ??
Imaginem que se faz mais um sacrifício até 15 de Dezembro, para depois jogar tudo a perder no Natal !!??
Pior para a Economia do que um certo confinamento, é a incerteza de andarmos a fechar e a abrir as coisas sem uma estratégia bem clara.
Parece que já estou a ver grandes viagens de Lisboa para norte e para sul. Emigrantes da Europa central a passarem uns dias em Portugal para uns jantares com 40 pessoas e outras coisas semelhantes.

Tal como Agosto deu o pontapé de saída para o que se verifica agora, há o perigo do Natal / Reveillon serem o apito inicial para uns Janeiro e Fevereiro desgraçados. Ah, depois vem a vacina !!!???
Bom, nem vem entrar por aí para não me enervar :?

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/11/2020 15:12

Aparentemente, o que o autor faz é uma projecção baseada no atraso médio das últimas semanas. Ora, isto é uma projecção (vamos ter de aguardar para verificar se está mais o menos certa ou não) mas dado que é baseada na média das duas últimas semanas, vai tender a sofrer de um efeito de atraso (equivalente a sensivelmente metade do comprimento da janela temporal), logo nas fases de subida da curva epidémica vai tender a sub-estimar e nas fases descendentes vai tender a sobre-estimar (em princípio, pois não estou a ver o algoritmo).

Mas em todo o caso, já dará para ter uma ideia grosseira (antecipar) o que realmente estará a acontecer.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 20/11/2020 14:51

MarcoAntonio Escreveu:Hoje anunciaram 60 óbitos na Suécia (estes óbitos não aconteceram nas últimas 24 horas). A forma como a Suécia divulga dados é bastante problemática, pois não actualizam todos os dias e conforme já expliquei uma série de vezes, os óbitos são reportados com atrasos significativos (pode chegar a mais de duas semanas) e logo atribuidos retroactivamente à data real do óbito. Pelo que os gráficos disponíveis nunca são os finais para os dias mais recentes.

Estimo que actualmente já estejam na ordem de 50 óbitos por dia, mais coisa menos coisa. Dentro de umas duas semanas saberemos, olhando para trás, para a data de hoje.



Além disso, concordo (e já tenho eu próprio dito a mesma coisa), faz muito pouco sentido fazer comparações directas entre Portugal e Suécia quando existem tantos factores em potência que podem conduzir a resultados diferentes, desde diferenças geográficas, demográficas a sociais. A comparar, compararia com os países imediatamente vizinhos, pois tendem a ser mais semelhantes na generalidade destes vectores (e mesmo assim, é sempre um exercício com limitações).



Tudo o que é preciso para alguém se convencer de algo que não é real ou factual, é querer.


Já agora aqui esta 1 grafico que faz uma especie de previsão dos reais dados. https://adamaltmejd.se/covid/

Outra coisa. nas ultimas 24 horas houve 7000 contaminações.
Os dados de covid da Suecia estão a ser actualizados de Terça a Sexta aqui: https://experience.arcgis.com/experienc ... ge/page_0/
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/11/2020 14:22

Hoje anunciaram 60 óbitos na Suécia (estes óbitos não aconteceram nas últimas 24 horas). A forma como a Suécia divulga dados é bastante problemática, pois não actualizam todos os dias e conforme já expliquei uma série de vezes, os óbitos são reportados com atrasos significativos (pode chegar a mais de duas semanas) e logo atribuidos retroactivamente à data real do óbito. Pelo que os gráficos disponíveis nunca são os finais para os dias mais recentes.

Estimo que actualmente já estejam na ordem de 50 óbitos por dia, mais coisa menos coisa. Dentro de umas duas semanas saberemos, olhando para trás, para a data de hoje.



Além disso, concordo (e já tenho eu próprio dito a mesma coisa), faz muito pouco sentido fazer comparações directas entre Portugal e Suécia quando existem tantos factores em potência que podem conduzir a resultados diferentes, desde diferenças geográficas, demográficas a sociais. A comparar, compararia com os países imediatamente vizinhos, pois tendem a ser mais semelhantes na generalidade destes vectores (e mesmo assim, é sempre um exercício com limitações).



Tudo o que é preciso para alguém se convencer de algo que não é real ou factual, é querer.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 20/11/2020 14:09

BearManBull Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:Mas esses "profetas da desgraça" que culpam as medidas e ilibam a pandemia, por interesses pessoais ou ignorância, querem que as pessoas tenham muito medo da economia e desvalorizem o "bicho".


Quando são os outros a pagar a factura é fácil falar.

Isto é tudo muito simples, queres destruir empregos e riqueza, compensa e assim ninguém se chateia. Onde está a compensação?

Depois trata-se de um debate, ninguém aqui está a negar nada, vejo pessoas a debater outras abordagens. Tanto que a abordagem do confinamento de Março atè Julho nos tem agora com a realidade de 3700 mortos só de covid fora o excesso de mortalidade não covid.

O facto é que a estratégia até agora teve um resultado mau, tanto na economia como na saúde. E pior que ainda se vai ressentir em 2021, vai morrer muita gente. Por isso parabéns a todos os iluminados têm feito um grande serviço à nação.


Andas ai a criticar tudo e todos.

Quando são os outros a pagar a factura é fácil falar.
Quando são os outros a morer é fácil falar.

Tanto que a abordagem do confinamento de Março atè Julho nos tem agora com a realidade de 3700 mortos só de covid fora o excesso de mortalidade não covid.

O Confinamento foi ate final de Abril.
Foram par ai ate 1500 mortes.

Já agora para ti o que se faria? Sabendo que os hospitais estão « a abarrotar. Não venhas com a conversa que o governo e tal ha muitos anos anda a destruir o SNS.
Temos 1 problema AGORA. COMO se resolve?
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 20/11/2020 14:08

BearManBull, qual era a tua sugestão?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 20/11/2020 13:56

Carrancho_ Escreveu:Mas esses "profetas da desgraça" que culpam as medidas e ilibam a pandemia, por interesses pessoais ou ignorância, querem que as pessoas tenham muito medo da economia e desvalorizem o "bicho".


Quando são os outros a pagar a factura é fácil falar.

Isto é tudo muito simples, queres destruir empregos e riqueza, compensa e assim ninguém se chateia. Onde está a compensação?

Depois trata-se de um debate, ninguém aqui está a negar nada, vejo pessoas a debater outras abordagens. Tanto que a abordagem do confinamento de Março atè Julho nos tem agora com a realidade de 3700 mortos só de covid fora o excesso de mortalidade não covid.

O facto é que a estratégia até agora teve um resultado mau, tanto na economia como na saúde. E pior que ainda se vai ressentir em 2021, vai morrer muita gente. Por isso parabéns a todos os iluminados têm feito um grande serviço à nação.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 20/11/2020 13:43

MarcoAntonio Escreveu:Uma observação, que já foi dada aqui várias vezes, é preciso esperar pelo menos uma a duas semanas para se poder saber o que se passa na Suécia.


Marco,

Os negacionistas não querem saber da verdade, só aceitam e acreditam nos dados e comparações que de alguma forma lhes interessam.

Ou porque raio achas que com uma pandemia que não deixa nenhum país do mundo de fora insistem tanto em nos comparar com a Suécia que a única coisa que tem de parecido com Portugal é a população, porque de resto é tudo radicalmente diferente:

- É diferente a densidade populacional,
- É diferente a cultura
- são diferentes os hábitos familiares
- são diferentes as manifestações de carinho e proximidade com amigos e família
- serviço de saúde diferente
- economia diferente
- Clima diferente
- métodos de contagem diferentes
...


Mas esses "profetas da desgraça" que culpam as medidas e ilibam a pandemia, por interesses pessoais ou ignorância, querem que as pessoas tenham muito medo da economia e desvalorizem o "bicho".

Porque não comparam eles a Suécia com os vizinhos? Porque não querem perceber que as diferenças contam e podem ser constatadas sem sair de casa, basta ver que com as mesmas medidas temos realidades diferentes dentro de portas. Porque não comparam a evolução entre a primeira vaga e medidas aplicadas com resultados das medidas mais soft nesta segunda vaga mesmo com todo o conhecimento, tratamento e equipamento que hoje temos que na primeira não existiam?...

Alguns será pura ignorância, mas a maioria estou convencido que é por estarem economicamente a levar no pelo. Em ambos os casos compreendo-os, embora discorde pois parece-me obvio que desvalorizar o "bicho" vai resultar em mais e maiores danos económicos e de saúde pública (entre outros).

O que não compreendo são os velhos do restelo que politizam tudo, acusam os outros de politizar, criticam, discordam de tudo e do seu contrário também... mas não apresentam soluções. Quando o tentam só sai disparate.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 20/11/2020 13:36

Preciso de um professor para explicar-me que sentido faz comparar a Suécia e Portugal, quando o contexto social, demográfico, geográfico e económico é tão diferente.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 20/11/2020 13:05

Entretanto na Suécia, eles vão percebendo que o problema é sério, pois ja começa a haver mais medidas impostas e não recomedações.

https://www.thelocal.se/20201116/explai ... ually-mean

Unlike many of Sweden's coronavirus measures, this is a law change and not a recommendation. It forms part of the Public Order Act, so the police will be able to cancel or end public events that are in violation of the ban.


Sweden on Monday announced a ban on public events of more than eight people, which is set to come into place on November 24th and initially last for four weeks.
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 20/11/2020 12:46

QOVER Escreveu:Um gráfico de comparação de mortos totais entre Suécia e Portugal.
A azul Portugal. A verde Suécia. Total de mortos.
A vermelho Portugal - Suécia a diferença.

Os dados deste ano são até 13 de Novembro.
Portugal tem 26 463 mortos a mais que a Suécia quando nunca tinha ultrapassado os 25 600 NO ANO TODO.
O ano ainda não acabou e a diferença já está muito acima do esperado para o total do ano. Amortalidade na Suécia está ligeiramente abaixo da média, deve ficar na média dos anos anteriores.
A mortalidade em Portugal continua acima da média e na Suécia está abaixo, aquela linha vermelha vai ficar muito pior.
O segundo gráfico será o total do ano a manter-se a actual tendencia nos dois paises. O maior aumento da década da mortalidade comparada.

Digam-me os profetas da desgraça o que está mal na Suécia.

Dados Statista.com e evm.min-saude.pt


Não ha profetas da desgraça.

Factos: A suécia tem mais mortos por M/habitantes do que os seus vizinhos JUNTOS.
Factos: A suécia a nivel economico tem 1 comportamento pior em relação a maioria aos seus vizinhos.

O que está mal na Suécia, é que em relação ao seus vizinhos ficou mal na fotografia.

Digam-me os negacionistas o que está melhor a Suécia em relação aos seus vizinhos?
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 20/11/2020 12:43

mais_um Escreveu:
Indica a fonte em que 62% dos internados têm mais de 70 anos.... :roll: :roll:

Mas não és tu que dizes que as pessoas não deviam estar presas? A minha mãe tem 88 anos e está presa há 9 meses... queres confinar as pessoas a partir de que idade?



Deu ontem na comunicação da DGS, pela própria Marta Temido.

É melhor confinar as que têm mais de 70 do que as que têm menos de 70. Admira-me depois de se conhecer tanto do vírus continuem a ser as pessoas mais vulneráveis.

A influência da temperatura na dispersão do vírus é bastante visível nos gráficos de contágios, com redução no verão e subida com as temperaturas mais básicas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/11/2020 12:35

Uma observação, que já foi dada aqui várias vezes, é preciso esperar pelo menos uma a duas semanas para se poder saber o que se passa na Suécia.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por QOVER » 20/11/2020 12:28

Um gráfico de comparação de mortos totais entre Suécia e Portugal.
A azul Portugal. A verde Suécia. Total de mortos.
A vermelho Portugal - Suécia a diferença.

Os dados deste ano são até 13 de Novembro.
Portugal tem 26 463 mortos a mais que a Suécia quando nunca tinha ultrapassado os 25 600 NO ANO TODO.
O ano ainda não acabou e a diferença já está muito acima do esperado para o total do ano. Amortalidade na Suécia está ligeiramente abaixo da média, deve ficar na média dos anos anteriores.
A mortalidade em Portugal continua acima da média e na Suécia está abaixo, aquela linha vermelha vai ficar muito pior.
O segundo gráfico será o total do ano a manter-se a actual tendencia nos dois paises. O maior aumento da década da mortalidade comparada.

Digam-me os profetas da desgraça o que está mal na Suécia.

Dados Statista.com e evm.min-saude.pt
Anexos
126120418_186701136372056_1557914753849658844_n.png
126120418_186701136372056_1557914753849658844_n.png (119.14 KiB) Visualizado 6181 vezes
125822839_186701033038733_904984786698326852_n.png
125822839_186701033038733_904984786698326852_n.png (114.19 KiB) Visualizado 6181 vezes
 
Mensagens: 67
Registado: 28/9/2018 15:23

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 20/11/2020 12:10

BearManBull Escreveu:Pepe, mesmo que a população portuguesa seja mais envelhecida, a Suécia tem muitos mais dias de frio que já se viu serem um catalisador para o vírus, mesmo em Portugal o Norte/interior menos povoado que o Algarve tem muitos mais casos. A grande variante são as temperaturas mais baixas.


Podes indicar a fonte?

BearManBull Escreveu:Por fim farto de realçar este ponto as populações de risco continuam a não ser devidamente protegidas, quando 62% dos internados têm mais de 70 anos vemos claramente que a política de confinamento falhou porque não confina as pessoas de risco.


Indica a fonte em que 62% dos internados têm mais de 70 anos.... :roll: :roll:

Mas não és tu que dizes que as pessoas não deviam estar presas? A minha mãe tem 88 anos e está presa há 9 meses... queres confinar as pessoas a partir de que idade?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por nunoand99 » 20/11/2020 12:07

Para dar aqui um tom mais desanuviado, falta só completar a frase do Jeremy Irons...

I assure you, it sure wasnt my brains that got me here :)

E agora que falo, acho que vou ver essa reunião no Youtube.

É um best of!

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 20/11/2020 12:06

MarcoAntonio Escreveu:
BearManBull Escreveu:Pepe, mesmo que a população portuguesa seja mais envelhecida, a Suécia tem muitos mais dias de frio que já se viu serem um catalisador para o vírus, mesmo em Portugal o Norte/interior menos povoado que o Algarve tem muitos mais casos. A grande variante são as temperaturas mais baixas.


Aparentemente, a Suécia (e os países nordicos em geral) tem tipicamente menos óbitos por doenças respiratórias que os países mediterranicos. Espreita o Euromomo.


Sendo 2 paises mais ou menos com a mesmo população, Portugal tem sempre mais 20k de mortes por ano que a Suecia. POr isso o frio nao é diferenciador.
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/11/2020 11:48

BearManBull Escreveu:Pepe, mesmo que a população portuguesa seja mais envelhecida, a Suécia tem muitos mais dias de frio que já se viu serem um catalisador para o vírus, mesmo em Portugal o Norte/interior menos povoado que o Algarve tem muitos mais casos. A grande variante são as temperaturas mais baixas.


Aparentemente, a Suécia (e os países nordicos em geral) tem tipicamente menos óbitos por doenças respiratórias que os países mediterranicos. Espreita o Euromomo.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 20/11/2020 11:45

Qualnhick Escreveu:
ps: Na dinamarca, Finlandia e Noruega tb nao usam mascaras, apenas na dinamarca é usado nos transportes públicos.

FB_IMG_1605857740862.jpg

Na parte do uso de máscaras, não tenho nada contra, nem de resto com grande parte das medidas soft.
A relação custo beneficio é potencialmente muito boa.

Quanto a Suécia o indicador que usas parece-me bastante correcto. No final do ano se o desvio de mortalidade for inferior, poder-se-ia identificar como um factor sucesso.

Pepe, mesmo que a população portuguesa seja mais envelhecida, a Suécia tem muitos mais dias de frio que já se viu serem um catalisador para o vírus, mesmo em Portugal o Norte/interior menos povoado que o Algarve tem muitos mais casos. A grande variante são as temperaturas mais baixas.

Por fim farto de realçar este ponto as populações de risco continuam a não ser devidamente protegidas, quando 62% dos internados têm mais de 70 anos vemos claramente que a política de confinamento falhou porque não confina as pessoas de risco.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, jsousa71, latbal, malakas, MPAM, MR32, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trend=friend, VALHALLA, WofG, ze couves e 182 visitantes