Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Presidenciais - Off Topic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 23/11/2020 12:26

Já se fala numa 3a fase entre Janeiro e Fevereiro.

Nesse sentido, o resultado das eleições pode ser muito diferente daquilo que se espera!!!

Qual foi o partido que durante o confinamento, nunca confinou? O PCP e o CHEGA!!!

Qual a probabilidade de nesse dia, os que confinaram, assim continuarem e os restantes irem votar???
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por soso » 23/11/2020 11:26

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 21/11/2020 20:14

As eleições estão agendadas para Janeiro de 2021 e no entanto para a primeira semana de Janeiro prevê-se que exista a terceira vaga de Covid.

Tendo em conta este cenário, e apesar das condicionantes para se mudar a data das eleições, não faria sentido haver um referendo electrónico, onde os portugueses poderiam votar o adiamento das eleições por 2 meses? Um democracia não seria isso?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por DonkInvest » 17/11/2020 16:44

Boas,

Tendo em conta que somos uma pequena economia aberta, em que o papel do estado como catalisador da economia é irrelevante, se tivermos períodos sem governo até podemos sair beneficiados, pois teremos menos governantes com capacidade de criar clientelas.
 
Mensagens: 69
Registado: 19/9/2018 14:45

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 17/11/2020 16:19

forza algarve Escreveu:as coisas que disse ontem Andre Ventura sao as mesmas que diz a 30 anos a Liga de matteo salvini..a final depois ficam parte do sistema que prometem combater...excepcional marketing mas pouca substancia


Sim, sem dúvida!!
O problema, é que não tarda muito teremos as extremidades (políticas :) ) a crescer, podendo em conjunto impedir que o centro forme governo!
E se não atingirmos uma maturidade política, poderemos passar a ter governos mais frágeis, onde duram pouco tempo ou onde apenas governam só para a fotografia (o que me parece começa a acontecer este governo), e onde não têm margem para decisões importantes, andando ao sabor do vento, ficando o país também ao sabor do vento até apanhar um rajada mais forte!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por BearManBull » 17/11/2020 13:04

É praticamente impossível um partido anti sistema ganhar as eleições num sistema como o português.

Portanto resta-lhe a via de negociar/impor condições e dar suporte a partidos do sistema (PSD).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Presidenciais - Off Topic

por soso » 17/11/2020 13:02

Também vi......

Aquilo que verdadeiramente mais me surpreendeu e AGRADOU...... foi a tonalidade da gravata :clap: :clap: :clap: :clap:

De vermelho está o inferno cheio :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: (comunistas, bloquistas e demais regimes ASSASSINOS ao longo de séculos de história)..... mas muitos dos seres humanos são masoquistas :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

...... por falar em vermelho..... parabéns ao memes da bola :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

---------------------------------------------------------------

9 buscas em 4 anos, é amor ❤️


VER IMAGEM

-----------------------------------------------
Anexos
TINDER.jpg
TINDER.jpg (35.4 KiB) Visualizado 7226 vezes
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Presidenciais - Off Topic

por forza algarve » 17/11/2020 12:53

as coisas que disse ontem Andre Ventura sao as mesmas que diz a 30 anos a Liga de matteo salvini..a final depois ficam parte do sistema que prometem combater...excepcional marketing mas pouca substancia
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 17/11/2020 12:43

Ontem ouvi um pouco a entrevista que o Miguel Sousa Tavares fez ao André Ventura do Chega, e apesar de não ser um apoiante dele, fiquei com a clara sensação que o partido dele ainda vai crescer muito, quer se concorde ou não com ele!!

Ele é um pouco como o Trump.. é direto embora nem sempre político, mas vai dizendo algumas verdades (embora o Trump mentisse muito, também dizia algumas verdades que os outros não gostam de ouvir).

Ele toca em alguns pontos que toda a gente não gosta de ver, mas que ninguém contesta. O facto que dizer que quer reduzir o número de parlamentares, pode ser uma ilusão... no entanto quando ele refere que há deputados que há 4 anos apenas chegam e dizem bom dia ou boa tarde e nunca fizeram uma intervenção, isto só lhe dá razão!

Quando ele fala na castração química, aparentemente pode parecer um atentado à dignidade humana, no entanto as pessoas estão fartas de ouvir falar de histórias onde violadores saiem e voltam a cometer o mesmo crime!

Quando ele compara as condições nas prisões e o número de guardas e depois compara com a situação de muitas câmaras onde muitos às vezes pouco estão a fazer... ele não diz nenhuma mentira face à percepção que no geral temos (mesmo que não seja fácil mudar)!

Ou seja, no seu extremismo aproximação da extrema esquerda, mas que de certa forma espelha aquilo que as pessoas procuram que seja mudado.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por djovarius » 10/11/2020 17:29

Olá,

Confesso que não sei se estas eleições serão muito "atraentes" para a política portuguesa.
Há uma coisa que eu não gosto na Constituição de 76 - nem criámos um sistema Presidencialista nem criámos um sistema Parlamentarista.
Na época, a coisa foi feita assim e até se entende porquê. Portugal tinha uma longa tradição autoritária, tinha acabado de sair de uma ditadura, havia que não colocar os ovos todos no mesmo cesto. Era imperativo travar aqueles que defendiam ser viável um sistema à francesa (lá é igual ainda hoje), mas não havia ainda força para um Parlamentarismo puro, na boa tradição do que se fazia na Europa ocidental, o qual era independente do Rei ou do Presidente, conforme o caso.

Assim, a opção mais lógica foi a que imperou: Poderes Executivo, Legislativo e Judicial sim senhor, mas com tutela, para evitar novos ditadores. Essa tutela veio, naquele momento histórico através de um semipresidencialismo que fosse capaz de travar possíveis derivas, funcionando como um moderador e garante do funcionamento das Instituições - só por aqui se vê que a confiança nas mesmas era ainda muito frágil, por todas as razões históricas que conhecemos. Além de que, para agradar aos militares moderados do MFA, criou-se a figura do Conselho da Revolução, figura algo terceiro-mundista, é certo, mas que foi o veículo lógico para permitir o regresso dos militares aos quartéis com tranquilidade. Vale lembrar que Novembro de 1975 ainda estava fresco quando a Constituição foi votada.

Também por isso, as principais forças políticas apoiaram militares candidatos. Ramalho Eanes estava com o prestígio em alta nos setores moderados da sociedade. Sendo um militar que apoiou as forças da democracia, foi eleito e reeleito com boa aceitação.

Só que o problema estava lá: o Presidente tinha demasiado Poder para um regime apenas "semi". Existiam governos de iniciativa presidencial para evitar eleições antecipadas, caso os partidos não se entendessem. Sem maioria parlamentar e com governos que não aguentavam, Eanes não teve hipótese. Não querendo antecipar eleições, tentou governos como os de Nobre da Costa, Lurdes Pintasilgo, etc... não funcionou !!

Felizmente, a revisão da Constituição de 1982 conseguiu não só acabar com o Conselho da Revolução (a estabilidade parecia garantida, não houve mais golpadas) mas também com poderes presidenciais. Assim chegámos aos dias de hoje.

Não gosto ainda assim deste semipresidencialismo !!

Considero que não faz falta, num país que já tem quase 50 anos de eleições livres e bem integrado na UE, este tipo de tutela. O Parlamento pode ter os poderes, inclusive para a sua própria dissolução e convocação de eleições antecipadas, como em inúmeros países.
Este regime atual pode levar a tensões desnecessárias ente poderes, como no 2º mandato de Soares ou na questão Sampaio "bomba atómica".

O Presidente deveria ser uma figura simbólica com poderes muito reduzidos. A dissolução do parlamento só poderia ser usada em situações de impasse político muito grave. Em caso algum se pode aceitar que o estado de emergência seja proposto por ele e não pelo governo, cabendo ao parlamento a sua votação.

Os poderes de veto legislativo são outra questão interessante: de pouco servem, pois o parlamento volta a aprovar a lei vetada.
O Presidente deveria apenas poder pedir uma revisão em sede de tribunal constitucional.

Os atuais poderes dos órgãos de soberania não resolvem o nosso problema de praxis política nem um fundamento das democracias liberais:
"o povo tem de conseguir exercer poder sobre aqueles que exercem poder sobre o povo" - disse Louis Philipe de Orleans e Bragança, há algum tempo, no Rio de Janeiro.

Em Portugal, para que isso fosse verdade, teríamos que ter, não um Presidente a disputar espaço com os restantes órgãos, mas sim um sistema parlamentar em que os representantes dos distritos respondessem perante os seus eleitores, deixando de ser apenas meros deputados da Nação, mas também defensores dos locais que os elegeram.
Isto é o que ocorre em muita dessa Europa cujos bons exemplos deveríamos imitar.
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 10/11/2020 11:51

forza algarve Escreveu:Considero Andre Ventura um perigo para Portugala mas tambem considero Ana Gomes tudo menos o que Portugal precisa


Embora eu não concorde com extremismos, acho que ambos são necessários para Portugal!

Embora o meio termo seja o ideal, muitas vezes precisamos destes extremismos para dizerem aquilo que muitas vezes "pensamos" (falo de uma forma geral e não específica) e não o exprimimos por pensarmos que só gerará confusão e não seremos bem compreendidos.

Se formos ver na história, o PCP também era de extremismos, onde o trabalhador passava a ser mais importante que o empregador, e teria de ter todos os direitos mesmo que o empregador passasse fome! No entando isso também foi importante para que os trabalhadores passassem a ter mais direitos (mesmo que o extremo das exigências não fizessem sentido).

A Ana Gomes, mostra ser principalmente contra a corrupção, e faz sentido, porque sem ela não melhoramos as condições de todos... no entanto não podemos começar a prender toda a gente e libertar todos os que denunciam.

O André Ventura, expõe um problema que também está em crescimento que são outras étnias que vão ganhando peso na sociedade e que não tarda muito estaremos com os mesmos problemas que em algumas partes da europa. Mas também não podemos simplesmente impedir de nos relacionarmos com outras étnias, pois também elas/eles são importantes para crescermos.

Mas sim, concordo que qualquer extremismo pode ser sempre um caminho perigoso que não sabemos onde vai dar!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por forza algarve » 10/11/2020 11:42

eu estou a quase 3 anos aqui e mesmo nao precisando porque sou italiano tenciono tirar a cidadania portuguesa...no caso ouvesse uma italexit prefiro estar no algarve que na "minha" Lombardia :mrgreen:
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Presidenciais - Off Topic

por forza algarve » 10/11/2020 11:40

Considero Andre Ventura um perigo para Portugala mas tambem considero Ana Gomes tudo menos o que Portugal precisa
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Presidenciais - Off Topic

por zeNando » 10/11/2020 10:08

Marco Martins Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/andre-ventura-quer-pedido-de-desculpa-de-antonio-costa

Independetemente de se aceitar os ideiais do partido ou não, o AC (como Primeiro Ministro) excedeu-se nos ataques!!
A postura do Costa, quase fazia lembrar a postura do Trump... se não estão comigo, estão contra mim!!

Se o Chega é inconstitucional, ou se de alguma forma fez algo condenável legalmente, então deveria ser alvo de processos legais e judiciais!

Se apenas expôs opiniões que o estado democrático lhe permite, então o PM deveria fazer um pedido de desculpas ou ser chamado à atenção pelo PR!!!

Tanto de um lado como do outro, devemos exigir mais sobriedade e respeito pelos políticos... (e o respeito uns pelos outros nada tem haver com a liberdade democrática onde cada um diz o que bem entende sem consequências).


Preocupa-me que hoje a postura é normalmente essa. Partidos como o Chega que têm visiões diferentes da Esquerda mas que nos seus principios dão a entender que não gostam de opiniões contrárias ainda percebo. Agora, partidos que dizem defender a liberdade, não podem atacar alguém apenas porque pensa de outra forma. Penso que é este extremar de opiniões que também acaba por ajudar ao crescimento destas vertentes politicas. O diálogo deixou de existir e sem ele o caminho não será melhor.
 
Mensagens: 105
Registado: 21/4/2020 9:51

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 9/11/2020 17:11

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/andre-ventura-quer-pedido-de-desculpa-de-antonio-costa

Independetemente de se aceitar os ideiais do partido ou não, o AC (como Primeiro Ministro) excedeu-se nos ataques!!
A postura do Costa, quase fazia lembrar a postura do Trump... se não estão comigo, estão contra mim!!

Se o Chega é inconstitucional, ou se de alguma forma fez algo condenável legalmente, então deveria ser alvo de processos legais e judiciais!

Se apenas expôs opiniões que o estado democrático lhe permite, então o PM deveria fazer um pedido de desculpas ou ser chamado à atenção pelo PR!!!

Tanto de um lado como do outro, devemos exigir mais sobriedade e respeito pelos políticos... (e o respeito uns pelos outros nada tem haver com a liberdade democrática onde cada um diz o que bem entende sem consequências).
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 5/11/2020 12:49

Os políticos têm discutido a questão das eleições para PR de 2021, serem adiadas devido ao Covid!

Praticamente todos são unanimes em dizer que tem mesmo de se realizar, que não pode ser adiada e que para tal teria de se alterar a constituição!!!

Ora, porque não fazem o mesmo que fazem ao povo? Somente impõem uma forma mais abrangente do voto, permitindo o voto electrónico a partir de casa, pelo portal das finanças!!

O portal, de certeza que é seguro para eu conseguir submeter as minhas despesas e participar num concurso de 1 milhão!
Se fosse algo fácil de alterar e aldrabar, certamente haveriam poucas pessoas a acertar várias vezes!!!

Temos 3 meses que permitem ao governo criar uma app, ou uma opção no portal das finanças, que nos permita votar remotamente e ser o primeiro país do mundo a fazê-lo (existem muitos que o fazem mas não a partir de casa)!

Seriamos um exemplo mundial, e até poderia ser criada uma clausula, onde se houvesse suspeita de intervenção externa, haveriam novas eleições mas apenas com voto físico!
Isto serviria para colocarmos o país noutra era onde a participação pública para muitas questões seria mais facilitada e de acesso real a todos (principalmente a quem vive no interior ou em zonas remotas).

Pensem políticos, pensem (mas não se cansem)!!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por BearManBull » 4/11/2020 19:54

Uma coisa é imigração, outra coisa é cidadania.

:arrow: Não existiu escrutínio público nem debate para esta lei - falta de transparência
:arrow: É incoerente porque os pais para terem nacionalidade têm de passar por outro tipo de testes
:arrow: A medida aplica-se também a imigrantes ilegais!
:arrow: Não se justifica resolver um problema na segurança social com imigração, a segurança social náo pode ser o driver da política nacional
:arrow: Ninguém garante que a longo prazo se vã resolver o que quer que seja, até pode criar mais problemas
:arrow: Portugal tem contínua com uma taxa desemprego elevada, imigrantes porquê?
:arrow: Um dos motivos para a baixa natalidade é falta de tempo e recursos
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Presidenciais - Off Topic

por DonkInvest » 4/11/2020 19:03

Quem vem para cá trabalhar também vai pagar impostos! Em termos de imposto/ano de estadia no território até vai pagar mais do que quem nascer cá! Os filhos de emigrantes portugueses também tem nacionalidade portuguesa, será que devíamos cobrar-lhes uma taxa por isso? (muitos também não me cheira que falem português)

O exército é melhor manter porque é algo que pode vir a fazer falta. A bandeira é só um símbolo que não acrescenta grande coisa...

Mas o problema chave é que com o problema da pirâmide etária se não conseguirmos recrutar jovens a Seg. Social crasha e aí sim vais ser extorquido ao quadrado com impostos. Por muito que custe aos mais conservadores só a imigração pode salvar o futuro de Portugal!
 
Mensagens: 69
Registado: 19/9/2018 14:45

Re: Presidenciais - Off Topic

por BearManBull » 4/11/2020 18:17

DonkInvest Escreveu:Qual o problema de alguém que nasce em Portugal e os pais trabalharem em Portugal ser considerado português? Num mundo cada vez mais global será que o sentimento nacionalista faz assim tanta diferença?


Então tu pagas impostos durante a tua vida toda e chega alguém aqui, está um ano e tem os mesmos direitos que tu e vai usar passaporte português. Melhor que essa pessoa pode nem sequer nunca chegar a falar a língua portuguesa.

Por essa lógica acabamos com o exército, aliás nem precisamos de bandeira. Ou achas que precisamos de bandeira numa sociedade global? É que tens de ser consistente nas escolhas.


Há uma diferença entre uma nação estado e um estado, parece que os senhores Marcelo e Costa não entendem os dois conceitos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Presidenciais - Off Topic

por DonkInvest » 4/11/2020 18:11

Boas,

Qual o problema de alguém que nasce em Portugal e os pais trabalharem em Portugal ser considerado português? Num mundo cada vez mais global será que o sentimento nacionalista faz assim tanta diferença?

Mas virando a questão para a parte económica e de futuro de Portugal enquanto país, ou começamos a conseguir atrair imigrantes ou vamos ser um país cada vez mais degradante. Eu nasci no interior e já vejo o que será o futuro da nossa sociedade em algumas décadas (e não serão preciso assim tantas). Uma das prioridades do próximo PR terá que ser evitar que continuemos um caminho que parece cada vez mais sem retorno!

Fica de seguida um artigo que escrevi sobre o assunto:
https://paulorhplopes.medium.com/s%C3%B ... 43329cd5d2
 
Mensagens: 69
Registado: 19/9/2018 14:45

Re: Presidenciais - Off Topic

por BearManBull » 4/11/2020 17:02

O Trump é mau, é o papão mal-educado e nós entretanto levamos com isto. :wall

nacionalidade portuguesa à nascença os filhos de imigrantes que aqui residam há pelo menos um ano, mesmo que ilegalmente,



Presidente promulgou nova lei da nacionalidade: serão portugueses à nascença os filhos de imigrantes que aqui residam há um ano

Se isto não é extremismo então não sei o que é. O critério não é científico, nem técnico, nem me parece sequer constitucional, mas vai passar à mesma.

Depois aparecem Trumps, é absurdamente impossível dar qualquer tipo de credibilidade ao panorama político ocidental da actualidade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 2/11/2020 16:22

Uma boa questão para se colocar aos candidatos, seria sobre as novas regras de confinamento!

Alguns, foram a favor de manifestações, outros a favor de eventos com milhares de pessoas e outros simplesmente se calaram!

Agora têm novamente oportunidade de se manifestar, sobre se faz sentido numa semana aceitar a F1 com milhares de pessoas e a seguir não aceitar o MotoGP com pessoas!!

Como se aceitam que partidos façam almoços e jantares com centenas de pessoas e os casamentos estejam limitados a um certo número de convidados?

Afinal de contas, que orientação e percepção das regras e igualdade de direitos é que os nossos políticos têm?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por Marco Martins » 20/10/2020 12:07

4dalulz Escreveu:Iniciativa Liberal.

Também vai ser o meu voto. Não propriamente pelo candidato, mas pelos seus ideais.


Isso é algo muito importante que me parece perdemos nas ultimas decadas (independentemente das crenças políticas de cada um ).

É importante as pessoas acreditarem na politica e nas causas políticas, porque só assim conseguiremos ter um país melhor.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Presidenciais - Off Topic

por 5640533 » 20/10/2020 12:00

Exactamente. Nunca tinha ouvido falar do candidato.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Presidenciais - Off Topic

por 4dalulz » 20/10/2020 10:03

Iniciativa Liberal.

Também vai ser o meu voto. Não propriamente pelo candidato, mas pelos seus ideais.
 
Mensagens: 28
Registado: 6/9/2013 22:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, hugoch89, latbal, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, trend=friend e 170 visitantes