Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por freitax » 24/1/2019 11:05

O juro da dívida perpétua emitida pelo BCP irá ser de 9,5%. Para os entendidos na matéria, valerá a pena investir nisto? Quais os riscos associados?

Registado: 16/4/2011 14:51

por PIKAS » 23/1/2019 1:28

Não há nada como uma quedazinha no BCP para aparecerem uma boa quantidade de post no tópico.
Quando sobe é mesmo uma pasmaceira. Ninguém posta nada.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por maceirafernandesjose » 23/1/2019 1:18

Para já a não reagir mal á emissão de dívida,mas para alguns se emite divida é mau se paga juros também é mau e se paga dividendos pior ainda,mas será que os touros andam a dormir no bcp. :)

Registado: 17/12/2013 1:15

por Artista Romeno » 22/1/2019 23:15

Laribau Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:esta divida terá um custo muito perto dos capitais, proprios porque no fundo é isso mesmo......uma especie de ações preferencias callable e sem direito a voto.... revela insuficiencia de capital, depois da aquisição da polonia, nao é mais nada, se o bcp tivesse um CET 1 de 14 ou 15% nao ia pagar o custo disto.... dar dividendos e ir pedir divida cara a seguir e populismo.... o povo gosta..... :mrgreen:

Boas Artista,

Está tudo certo, exceto que, esta operação, ou outra que se assemelhasse no efeito dos capitais elegíveis, estava prevista desde 2016 e, precisamente, para 2019. Não decorre por isso, só e apenas por causa da Polónia.
Agora, relativamente ao gostar mais ou menos de Dividendos, isso é preferência de cada um. No meu caso, só gosto de dividendos no BCP, porque sei qual o efeito de curto prazo no respetivo preço (e tu também sabes…!). Sendo um investimento de curto prazo, e meramente especulativo, no BCP, gosto de tudo que faça subir a cotação, nem que seja por apenas alguns dias. A mim compete-me alocar o meu capital de forma a valorizar o mesmo, ao CA do banco, compete gerir o negócio e valorizar o banco para a generalidade dos acionistas, não necessariamente no meu timing e em função das minhas preferências, mas isso não impede que eu tenha o meu ponto de vista específico de quem não está no banco para ficar (para isso tenho outras preferências - mesmo no sector bancário)... 8-)

de acordo atendendo ao papel que é, uma declaraçao de dividendos pode animar as tropas.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Laribau » 22/1/2019 23:05

Artista Romeno Escreveu:esta divida terá um custo muito perto dos capitais, proprios porque no fundo é isso mesmo......uma especie de ações preferencias callable e sem direito a voto.... revela insuficiencia de capital, depois da aquisição da polonia, nao é mais nada, se o bcp tivesse um CET 1 de 14 ou 15% nao ia pagar o custo disto.... dar dividendos e ir pedir divida cara a seguir e populismo.... o povo gosta..... :mrgreen:

Boas Artista,

Está tudo certo, exceto que, esta operação, ou outra que se assemelhasse no efeito dos capitais elegíveis, estava prevista desde 2016 e, precisamente, para 2019. Não decorre por isso, só e apenas por causa da Polónia.
Agora, relativamente ao gostar mais ou menos de Dividendos, isso é preferência de cada um. No meu caso, só gosto de dividendos no BCP, porque sei qual o efeito de curto prazo no respetivo preço (e tu também sabes…!). Sendo um investimento de curto prazo, e meramente especulativo, no BCP, gosto de tudo que faça subir a cotação, nem que seja por apenas alguns dias. A mim compete-me alocar o meu capital de forma a valorizar o mesmo, ao CA do banco, compete gerir o negócio e valorizar o banco para a generalidade dos acionistas, não necessariamente no meu timing e em função das minhas preferências, mas isso não impede que eu tenha o meu ponto de vista específico de quem não está no banco para ficar (para isso tenho outras preferências - mesmo no sector bancário)... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por Artista Romeno » 22/1/2019 21:41

esta divida terá um custo muito perto dos capitais, proprios porque no fundo é isso mesmo......uma especie de ações preferencias callable e sem direito a voto.... revela insuficiencia de capital, depois da aquisição da polonia, nao é mais nada, se o bcp tivesse um CET 1 de 14 ou 15% nao ia pagar o custo disto.... dar dividendos e ir pedir divida cara a seguir e populismo.... o povo gosta..... :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ativo » 22/1/2019 21:27

Laribau Escreveu:
ativo Escreveu:
Laribau Escreveu:
Faz sentido para quem?

Para um Fundo de Investimento que distribui dividendos aos detentores de UPs, faz sentido. Para mim, investidor individual numa otica especulativa, só na medida em que faça momentâneamente subir a ação (e talvez faça). Para um investidor individual de longo prazo, talvez não faça. Para um investidor estratégico de longo prazo (mas aflito para receber umas massas já) talvez faça. E por aí adiante...

Para o banco fará sentido se, para além de servir os interesses maioritários dos acionistas, conseguir preservar a sua solidez a curto, médio e longo prazo. Como em muitas coisas, depende do ponto de vista...

NOTA: De uma forma geral, nos meus investimentos de médio e longo prazo, não sou lá muito entusiasta dos dividendos ( a não ser em ações especialemnte selecionadas para o efeito: Tipo REN...) 8-)

Portanto, se bem percebi o comentário, faz sentido numa lógica predadora. Por outras palavras, a empresa (neste caso o BCP) que se lixe, o que interessa é que pague dividendos, mesmo que emita dívida subordinada a uma alta taxa de juro.

Não concordo com essa lógica, com essa mentalidade. Entendo que o mercado mais tarde ou mais cedo premeia uma gestão saudável de uma empresa. Emitir dívida subordinada a alta taxa de juro e também pagar dividendos não é gestão saudável!

1 - Não, não percebeu bem: O que eu disse foi que o que faz sentido depende de quem está a tomar uma posição sobre o tema, havendo, naturalmente, posições divergentes em função de interesses próprios. Cabe à instituição (respetivo CA), equilibrar o sentido maioritário, com a solidez de médio e longo prazo e agir por forma a salvaguardar o interesse geral dos acionistas. Gestão saudável, é ter uma estrutura de capitais permanentes adequada ao necessário, recorrendo eventualmente (também) a dívida subordinada e se possível remunerar os acionistas (seja lá de que forma for - Dividendos incluídos)

2 - Lógica ? Mentalidade? Qual lógica? Qual mentalidade? Explicitei o que podem ser os diversos pontos de vista (alguns mesmo contraditórios entre si).

Percebi, percebi até muito bem! 8-)

Há acionistas a quem o que interessa é receber dividendos mesmo que a empresa que os pague emita dívida subordinada a alta raxa de juro ou tenha resultado liquído no exercício inferior ao montante de dividendo pago. Para esses acionistas o que interessa é o que vai para o bolso deles. A gestão saudável da empresa está em segundo lugar. Têm no fundo uma atitude predadora em relação à empresa de que são acionistas.

Eu prefiro a racionalidade económica e financeira. É preferível não receber dividendos desde que isso permita pensar que a empresa de que seja acionista fica mais robusta, mais sólida. Este caminho, claro, é mais demorado, mas muito mais compensador! O mercado acaba sempre por premiar uma empresa robusta, sólida e gerida com racionalidade económica e financeira.

Infelizmente os portugueses tendem a preferir o ganho imediato ao ganho mais demorado, mas muito mais compensador.
As empresas em Portugal, no geral, são empresas descapitalizadas. Não é por acaso! Também não é por acaso que este país tem a terceira maior dívida pública europeia. A mentalidade e a visão curta dos portugueses explicam isso ...
Editado pela última vez por Ativo em 22/1/2019 21:31, num total de 1 vez.

Registado: 24/1/2014 17:24

por Laribau » 22/1/2019 20:57

ativo Escreveu:
Laribau Escreveu:
Faz sentido para quem?

Para um Fundo de Investimento que distribui dividendos aos detentores de UPs, faz sentido. Para mim, investidor individual numa otica especulativa, só na medida em que faça momentâneamente subir a ação (e talvez faça). Para um investidor individual de longo prazo, talvez não faça. Para um investidor estratégico de longo prazo (mas aflito para receber umas massas já) talvez faça. E por aí adiante...

Para o banco fará sentido se, para além de servir os interesses maioritários dos acionistas, conseguir preservar a sua solidez a curto, médio e longo prazo. Como em muitas coisas, depende do ponto de vista...

NOTA: De uma forma geral, nos meus investimentos de médio e longo prazo, não sou lá muito entusiasta dos dividendos ( a não ser em ações especialemnte selecionadas para o efeito: Tipo REN...) 8-)

Portanto, se bem percebi o comentário, faz sentido numa lógica predadora. Por outras palavras, a empresa (neste caso o BCP) que se lixe, o que interessa é que pague dividendos, mesmo que emita dívida subordinada a uma alta taxa de juro.

Não concordo com essa lógica, com essa mentalidade. Entendo que o mercado mais tarde ou mais cedo premeia uma gestão saudável de uma empresa. Emitir dívida subordinada a alta taxa de juro e também pagar dividendos não é gestão saudável!

1 - Não, não percebeu bem: O que eu disse foi que o que faz sentido depende de quem está a tomar uma posição sobre o tema, havendo, naturalmente, posições divergentes em função de interesses próprios. Cabe à instituição (respetivo CA), equilibrar o sentido maioritário, com a solidez de médio e longo prazo e agir por forma a salvaguardar o interesse geral dos acionistas. Gestão saudável, é ter uma estrutura de capitais permanentes adequada ao necessário, recorrendo eventualmente (também) a dívida subordinada e se possível remunerar os acionistas (seja lá de que forma for - Dividendos incluídos)

2 - Lógica ? Mentalidade? Qual lógica? Qual mentalidade? Explicitei o que podem ser os diversos pontos de vista (alguns mesmo contraditórios entre si).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

por RedBull » 22/1/2019 20:30

toda a banca está falida principalmente a europeia com o Deutsche Bank á cabeça, discutir questões especificas do bcp não faz sentido, os políticos europeis já estão a cozinhar uma solução para os principais bancos, a fusão de um banco francês com o Deutsche Bank é a ponta do icebergue, o Miguel Maya em 2018 chegou a falar em opa ao bcp se este continuar a cair, ele sabe do que fala.
o caminho do bcp este ano será feito a subir e nos próximos anos dificilmente escapará a uma opa o bce que é controlado pelos politicos dos grandes paises arranjará forma com mais ou menos Tier 1 (AT1) ou qualquer outro artificio não sejamos todos inocentes, quem tem o poder manda.
a google já tem autorização para entrar no negócio bancário portanto estamos a entrar num mundo novo onde os grandes comem os pequenos, mas calma o bcp vai aos 0,30 este ano :).
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.

Registado: 29/11/2007 12:28

por Ativo » 22/1/2019 20:24

Laribau Escreveu:
ativo Escreveu:
DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Podem-lhe dar o nome q quiserem,
mas o Millenium
(porque de BCP já tem muito pouco...)
tem q fazer face as necessidades urgentes de capital e
normalmente recorre a Aumentos de Capital para isso,
todavia cm os acionistas de referencia(fosun e Sonangol) já n estão para ai virados,
arranjam estas engenharias financeiras (obrigações subordinadas perpetuas)para obter o carcanhol...dasse
(...)

Penso da mesma forma!
Uma pergunta para os aficionados dos dividendos: "Faz sentido o BCP emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta e também pagar dividendos?". Acho que não!

Faz sentido para quem?

Editado pela última vez por Ativo em 22/1/2019 20:34, num total de 2 vezes.

por Laribau » 22/1/2019 20:15

ativo Escreveu:
mas o Millenium
todavia cm os acionistas de referencia(fosun e Sonangol) já n estão para ai virados,
arranjam estas engenharias financeiras (obrigações subordinadas perpetuas)para obter o carcanhol...dasse
(...)

Penso da mesma forma!
Uma pergunta para os aficionados dos dividendos: "Faz sentido o BCP emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta e também pagar dividendos?". Acho que não!

Faz sentido para quem?

John Kenneth Galbraith

por Ativo » 22/1/2019 19:49

mas o Millenium
(...)

Penso da mesma forma!

por Laribau » 22/1/2019 19:25

NaoSei Escreveu:
Laribau Escreveu:Curiosa a situação do BCP em 9/2018 ( Com impacto das vendas): a par do BPI!

NPL.png

será porque o BCP e o BPI foram os unicos que não venderam nenhum NPL, enquanto os outros o fizeram e daí não ter havido alteração no resultado proforma com vendas de NPL?

A leitura que faço é que a coluna mais á direita representa o rácio a 30/9 corrigido pelas vendas de NPLs efetuadas após essa data. Mas essa é a minha leitura, pode estar errada…!

John Kenneth Galbraith

por NaoSei » 22/1/2019 19:14

Laribau Escreveu:Curiosa a situação do BCP em 9/2018 ( Com impacto das vendas): a par do BPI!

NPL.png

será porque o BCP e o BPI foram os unicos que não venderam nenhum NPL, enquanto os outros o fizeram e daí não ter havido alteração no resultado proforma com vendas de NPL?

Registado: 8/10/2008 11:04

por Laribau » 22/1/2019 18:21

Curiosa a situação do BCP em 9/2018 ( Com impacto das vendas): a par do BPI!
Ver link para Jornal de Negócios no "post" anterior.
Editado pela última vez por Laribau em 22/1/2019 19:15, num total de 1 vez.

John Kenneth Galbraith

por jose antonio 1989 » 22/1/2019 17:06

Moody’s: Banca portuguesa está a limpar o balanço de forma "mais rápida"

Apesar da evolução positiva, a agência de notação financeira nota que o rácio que mede o malparado em Portugal é "muito pobre" quando comparado com a média da União Europeia.

O rácio de NPL ("nonperforming loans"), que mede o peso do malparado no crédito total, situava-se em 12% no final de setembro de 2018, o que compara com os 15,2% do final de 2017 e está bem abaixo do pico de 20,1% registado em junho de 2016.

Apesar de destacar esta evolução positiva na limpeza dos balanços, a Moody’s assinala que o rácio NPL da banca portuguesa "é ainda muito pobre quando comparado com a média da União Europeia", que se situava em 3,4% em setembro

A agência de rating destaca que o principal problema no malparado da banca portuguesa está no crédito concedido às empresas (rácio de 22,1%), sendo que os ativos imobiliários problemáticos continuam a representar um constrangimento para a qualidade dos ativos dos bancos

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques

Registado: 3/1/2019 11:08

por DIXIE2020 » 22/1/2019 16:34

Podem-lhe dar o nome q quiserem,
mas o Millenium

(-Alguém sabe quantas series de obrigações existe neste millenium???)
BN

PS: Millenium há muito q é um banco tecnicamente insolvente. Será q ainda existem muitos tolos dispostos a emprestar dinheiro a um insolvente= a poço sem fundo? Ainda ontem se soube, só a Caixa geral de depositos perdeu cerca de 585 milhões com o Millenium...e bom: quanto terá perdido a Sonangol?
Editado pela última vez por DIXIE2020 em 22/1/2019 17:15, num total de 2 vezes.

Registado: 29/11/2007 10:53

por RedBull » 22/1/2019 16:26

Thoth Escreveu:
maturidade Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Divida subordinada é sempre "carissima", os investidores querem sempre retorno elevado para compensar o risco. Mais ainda, o rating de BCP esta longe de ser espetacular (AAA) o que ainda mais fará subir o "prémio" a pagar para esta emissão de divida.

Nao sei qual a lógica por trás desta emissão de divida nestes moldes. Alguma haverá

Boas.
>Na minha maneira de ver os investidores ficam sempre com um pé atrás, após o anuncio desta noticia.
Para precisarem de ir ao mercado buscar CASH em divida subordinada perétua, é porque os €€€€, não abundam por lá.
hoje já está a levar por tabela, após o anuncio dessa medida.
Enfim.
para mim o BCP nunca vai passar da sepa torta em valor da ação.

abraços

Não está a cair após o anuncio mas sim desde dia 17 ...

começou a cair desde o dia 8, quando toda a banca subia o bcp caía, esta novidade estava no forno e só alguns sabiam, contudo percebia-se que o comportamento da acção era no mínimo estranha e quando assim é temos de esperar pelas noticias pacientemente.
para alem da análise da AT e AF a bolsa é feita de informação e contra informação de research e de análises várias e é aqui que se ganha € (para quem faz day trade), o bcp tem sempre muito disto, parece-me que é disso que o bcp precisa para virar a norte sem isso o caminho é para sul.

por Laribau » 22/1/2019 15:52

ativo Escreveu:Aqui no burgo também temos em boa conta a liberdade de pensamento e de expressão a qual deverá sempre existir de modo a tornar possível o esclarecimento ... 8-)

Pois, sendo assim..., ficamos imensamente gratos pelo esclarecimento. Vamos ter em conta para o futuro!

John Kenneth Galbraith

por Ativo » 22/1/2019 15:32

Laribau Escreveu:
ativo Escreveu:Não tem nada a ver com "cash" a menos ou a mais?! Essa é boa! :roll:

Não é boa nem é má. É o que é.

Uma coisa é falta de Cash, outra é insuficiência de capitais próprios ( ou aceites como tal - mais propriamente: recursos permanentes).

Mas se quiser pensar que é falta de Cash, isso é lá consigo, que nós cá na herdade temos em muito boa conta a liberdade de pensamento e até de expressão... 8-)

Insuficiência de capital é falta de "cash". O resto é conversa para dourar a pílula ...
Aqui no burgo também temos em boa conta a liberdade de pensamento e de expressão a qual deverá sempre existir de modo a tornar possível o esclarecimento ... 8-)

por Thoth » 22/1/2019 15:18

maturidade Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Divida subordinada é sempre "carissima", os investidores querem sempre retorno elevado para compensar o risco. Mais ainda, o rating de BCP esta longe de ser espetacular (AAA) o que ainda mais fará subir o "prémio" a pagar para esta emissão de divida.

Nao sei qual a lógica por trás desta emissão de divida nestes moldes. Alguma haverá

Boas.
>Na minha maneira de ver os investidores ficam sempre com um pé atrás, após o anuncio desta noticia.
Para precisarem de ir ao mercado buscar CASH em divida subordinada perétua, é porque os €€€€, não abundam por lá.
Enfim.

abraços

Não está a cair após o anuncio mas sim desde dia 17 ...
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Laribau » 22/1/2019 15:16

ativo Escreveu:Não tem nada a ver com "cash" a menos ou a mais?! Essa é boa! :roll:

Não é boa nem é má. É o que é.

Uma coisa é falta de Cash, outra é insuficiência de capitais próprios ( ou aceites como tal - mais propriamente: recursos permanentes).

Mas se quiser pensar que é falta de Cash, isso é lá consigo, que nós cá na herdade temos em muito boa conta a liberdade de pensamento e até de expressão... 8-)

John Kenneth Galbraith

por Ativo » 22/1/2019 15:04

Laribau Escreveu:
maturidade Escreveu:

Boas.
Enfim.

abraços

Não tem nada a ver com falta de Cash ou com Cash a mais...
Tem que ver com "almofada" adicional de capital exigida pelo BP (isto é assunto que já vem de 2016).

Não tem nada a ver com "cash" a menos ou a mais?! Essa é boa! :roll:

Ter a ver com uma "almofada de capital" adicional é ter a ver com a solidez do banco. A solidez do banco tem a ver com o capital próprio do banco e com as responsabilidades que o banco tenha assumido. É bom de ver que a emissão de dívida subordinada perpétua por parte do BCP tem a ver com falta de "cash" para garantir a solidez do banco considerada necessária. Não vale a pena fazer como a avestruz ...

por RedBull » 22/1/2019 14:57

esta noticia não tem impacto nenhum nos fundamentos do bcp como já foi referido é para satisfazer exigências do bp, eu estava há espera de qualquer coisa para atirar a cotação para 0,22 no sentido de baixar antes dos resultados, aqui está a noticia, como diz o ditado popular"é sol de pouca dura" os resultados estão à porta.

por Dr Tretas » 22/1/2019 14:26

A título indicativo, as perpétuas de 2009 (PTBCPMOM0002) com um juro nominal de 5% estão a cotar na euronext a 83% do par (juro de ~6%).

Já agora, porque é que os bancos gostam tanto de emitir obrigações subordinadas perpétuas, em vez de acções preferenciais sem voto, que me parecem quase o mesmo?
É que o regime fiscal dos dividendos é melhor que o dos juros, pelo menos para investidores individuais.

Registado: 29/10/2013 12:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 137 visitantes