BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Rango Escreveu:Trambolhão do BCP está a ser o Euromilhões destes investidores
Houve quem tivesse lucrado com a desgraça do banco nestas últimas cinco sessões. Estratégias de short selling renderam 25 milhões de euros a quatro investidores internacionais.
O BCP deixou muitos investidores à beira de um ataque de nervos nas últimas cinco sessões, mas houve quem ganhasse o Euromilhões com o tombo das ações do banco português.
Em cinco dias, o valor de mercado do BCP emagreceu 650 milhões de euros por causa da instabilidade política em Espanha e Itália. Isto refletiu uma desvalorização de 15,3% dos títulos desde o fecho da sessão do dia 22 de maio até à sessão desta terça-feira, dia em que afundou mais de 8% para o valor mais baixo desde setembro.
Mas houve quem tivesse lucrado com a desgraça alheia. Quem investiu na queda das ações do BCP tirou um bom prémio pela ousadia. Foi o caso destes quatro investidores: BlackRock, Lansdowne, MarshallWace e Oceanwood Capital.
Os interesses a descoberto destes fundos internacionais representam 3,79% do capital do banco, o valor mais elevado em quase dois meses, de acordo com as posições curtas relevantes declaradas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
https://www.msn.com/pt-pt/financas/empresas/trambolhão-do-bcp-está-a-ser-o-euromilhões-destes-investidores/ar-AAy0C31?li=AAl4orZ&ocid=spartandhp
isto sao optimas noticias, apesar do titulo ser Falso.
euromilhoes? quando resolverem fechar a posição...ela subirá por aí a cima, pois se a venda deles a faz caír....a compra tambem a faz, resta saber é se cai mais antes de comprarem.
- Registado: 8/10/2008 11:04
JohnyRobaz Escreveu:Sim, as contas batem certo mas... lá voltamos nós aos paradigmas da AT. Será que a maior parte dos traders que usam as retracções fibo as utilizam fazendo as contas, ou traçando como eu nas plataformas? Porque no final, é isso que importa.![]()
Como escreveu e muito bem, uma coisa são os numeros, numa escala, noutra, as ferramentas diversas, retracções, suportes resistências, Elliott waves, Gann ... e outra é o que fazemos ou não com isso.
Por exemplo, há até quem use a AT ao contrário: isto aqui é um ponto em que todos os que seguem a AT vão comprar e assim tenta-se vender por um preço melhor e vice-versa. Podem é dar-se bem ou mal.
O que funciona ou não, nada melhor como os back tests para verificar isso.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
uma forma de ver como está a situação especulativa/economica momentanea, é olhar para a divida, e se ontem subiu muito (devido a especulacao), hoje ja recuperou qualquer coisa.
Trambolhão do BCP está a ser o Euromilhões destes investidores
Houve quem tivesse lucrado com a desgraça do banco nestas últimas cinco sessões. Estratégias de short selling renderam 25 milhões de euros a quatro investidores internacionais.
O BCP deixou muitos investidores à beira de um ataque de nervos nas últimas cinco sessões, mas houve quem ganhasse o Euromilhões com o tombo das ações do banco português.
Em cinco dias, o valor de mercado do BCP emagreceu 650 milhões de euros por causa da instabilidade política em Espanha e Itália. Isto refletiu uma desvalorização de 15,3% dos títulos desde o fecho da sessão do dia 22 de maio até à sessão desta terça-feira, dia em que afundou mais de 8% para o valor mais baixo desde setembro.
Mas houve quem tivesse lucrado com a desgraça alheia. Quem investiu na queda das ações do BCP tirou um bom prémio pela ousadia. Foi o caso destes quatro investidores: BlackRock, Lansdowne, MarshallWace e Oceanwood Capital.
Os interesses a descoberto destes fundos internacionais representam 3,79% do capital do banco, o valor mais elevado em quase dois meses, de acordo com as posições curtas relevantes declaradas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
https://www.msn.com/pt-pt/financas/empresas/trambolhão-do-bcp-está-a-ser-o-euromilhões-destes-investidores/ar-AAy0C31?li=AAl4orZ&ocid=spartandhp
ljbk Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:Caro ljbk,
Os meus valores estavam de facto errados, tinha um extremo mal colocado por lapso, mas também tenho o gráfico na escala logarítmica (não fiz cálculos, usei a plataforma para obter os preços), e obtive:
50% do maior movimento --->0.234
61.8% do movimento menor ---> 0.243
Ou seja, mantém-se a "zona de suporte" definida.
Pois o problema das plataformas, como por exemplo a do Saxo, é que não fazem as contas na escala logaritimca apesar de terem uma escala para o grafico logaritmica.
No caso dos 50%, a conta é facil: valor = sqrt(0.1327 * 0.3360) = 0.2111568
No caso dos 61.8% do movimento menor, temos:
- tamanho do movimento: log(0.3360)-log(0.1855)
- tamanho da retracção: 0.618*(log(0.3360)-log(0.1855))
- novo preco em escala logaritmica: log(0.3360) - 0.618*(log(0.3360)-log(0.1855))
- novo preco em escala decimal: 10^(log(0.3360) - 0.618*(log(0.3360)-log(0.1855))) = 0.2327545
É claro que é mais facil ter uma folha de calculo para fazer as contas bastando introduzir os valores que mudam ...![]()
Espero ter ajudado.
BN,
ljbk.
Sim, as contas batem certo mas... lá voltamos nós aos paradigmas da AT. Será que a maior parte dos traders que usam as retracções fibo as utilizam fazendo as contas, ou traçando como eu nas plataformas? Porque no final, é isso que importa.

De qualquer maneira, considero esta zona dos 0.24 da maior importância, e após a quebra dos 0.26, penso que é o último reduto de salvação do touro. Just MHO.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
JohnyRobaz Escreveu:Caro ljbk,
Os meus valores estavam de facto errados, tinha um extremo mal colocado por lapso, mas também tenho o gráfico na escala logarítmica (não fiz cálculos, usei a plataforma para obter os preços), e obtive:
Pois o problema das plataformas, como por exemplo a do Saxo, é que não fazem as contas na escala logaritimca apesar de terem uma escala para o grafico logaritmica

No caso dos 50%, a conta é facil: valor = sqrt(0.1327 * 0.3360) = 0.2111568
No caso dos 61.8% do movimento menor, temos:
- tamanho do movimento: log(0.3360)-log(0.1855)
- tamanho da retracção: 0.618*(log(0.3360)-log(0.1855))
- novo preco em escala logaritmica: log(0.3360) - 0.618*(log(0.3360)-log(0.1855))
- novo preco em escala decimal: 10^(log(0.3360) - 0.618*(log(0.3360)-log(0.1855))) = 0.2327545
É claro que é mais facil ter uma folha de calculo para fazer as contas bastando introduzir os valores que mudam ...

Espero ter ajudado.
BN,
ljbk.
ljbk Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:Quanto ao BCP, apenas chamo a atenção como nota de curiosidade para esta zona dos 0.24 (mais coisa menos coisa). Tecnicamente, para além de suporte óbvio, corresponde aproximadamente à retracção de 50% do movimento entre os mínimos de sempre e o máximo deste ano (0.239), tal como à retracção 61.8% entre os mínimos de setembro de 2017 e os máximos deste ano (0.247). Se hoje fechar abaixo desta zona, considero que o Bull pode ter ficado para trás.
Cumps
Na escala logaritmica os 50% entre os 0.1327 e os 0.3360 estão em 0.2112.
Na mesma escala a retracção de 61.8% dos 0.1855 aos 0.3360 está em 0.2327 e os 38.2% entre os 0.1327 e os 0.3360 estão em 0.2356.
Já agora lembro o que escrevi sobre o target do possivel triangulo com base nos 0.2811 e topo no 0.3360: 0.2811*0.2811/0.3360 = 0.2352.
Está assim clara para mim a importância desta zona.
BN,
ljbk.
Caro ljbk,
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
e pronto, voltei a ser portador de acoes do BCP.
vendi-as em novembro a 0,254
e agora veja uma bela oportunidade...de ganhar dinheiro....para já porque a venda foi maior que esta compra na casa dos 0,23x
vendi-as em novembro a 0,254
e agora veja uma bela oportunidade...de ganhar dinheiro....para já porque a venda foi maior que esta compra na casa dos 0,23x

Mesmo assim, só começarei a olhar para o bcp com o interesse se vier a cotar nos 21cents...
- Registado: 10/9/2015 16:45
Queda impressionanante depois de meses de quedas... ate a proxima semana deve ter resumo 
- Registado: 6/4/2005 10:39
JohnyRobaz Escreveu:Quanto ao BCP, apenas chamo a atenção como nota de curiosidade para esta zona dos 0.24 (mais coisa menos coisa). Tecnicamente, para além de suporte óbvio, corresponde aproximadamente à retracção de 50% do movimento entre os mínimos de sempre e o máximo deste ano (0.239), tal como à retracção 61.8% entre os mínimos de setembro de 2017 e os máximos deste ano (0.247). Se hoje fechar abaixo desta zona, considero que o Bull pode ter ficado para trás.
Cumps
Na escala logaritmica os 50% entre os 0.1327 e os 0.3360 estão em 0.2112.
Na mesma escala a retracção de 61.8% dos 0.1855 aos 0.3360 está em 0.2327 e os 38.2% entre os 0.1327 e os 0.3360 estão em 0.2356.
Já agora lembro o que escrevi sobre o target do possivel triangulo com base nos 0.2811 e topo no 0.3360: 0.2811*0.2811/0.3360 = 0.2352.
Está assim clara para mim a importância desta zona.
BN,
ljbk.
maceirafernandesjose Escreveu:Pareçe estar agora numa zona de suporte com alguma importancia,vamos a ver como reage atè final do dia.
O primeiro passo para isso tem de ser o reconquistar dos 0.2393 já que houve mais de 100 milhões de titulos negociados com essa base entre ontem e hoje.
Já tentou uma vez e só foi aos 0.2383.
BN,
ljbk.
Caro Investidor e restantes caldeireiros que colocam em causa a AT na análise dos mercados: a AT é simplesmente uma ferramenta que nos permite tentar perceber, no essencial (na MMO), duas coisas: por um lado, os movimentos dos grandes market makers, através de uma análise do movimento do preço e do volume associado a tais movimentos (análise posterior ao acontecimento), e os preços que são "barreiras" psicológicas da grande massa de gente que são os investidores e traders do mercado, normalmente designados por suportes e resistências (análise anterior ou de antecipação). Se isto permite saber o valor para o qual é justo e provável a acção dirigir-se nos próximos anos? Não creio. Mas permite perceber, com alguma probabilidade de acerto, onde é que é mais provável que o "grande dinheiro" está a comprar / vai comprar, e onde está a vender / vai vender. Para mim é isto, pelo que é uma ferramenta tão útil e subjectiva como qualquer outra. Cada um tem a sua forma de estar no mercado.
Quanto ao BCP, apenas chamo a atenção como nota de curiosidade para esta zona dos 0.24 (mais coisa menos coisa). Tecnicamente, para além de suporte óbvio, corresponde aproximadamente à retracção de 50% do movimento entre os mínimos de sempre e o máximo deste ano (0.239), tal como à retracção 61.8% entre os mínimos de setembro de 2017 e os máximos deste ano (0.247). Se hoje fechar abaixo desta zona, considero que o Bull pode ter ficado para trás.
Cumps
Quanto ao BCP, apenas chamo a atenção como nota de curiosidade para esta zona dos 0.24 (mais coisa menos coisa). Tecnicamente, para além de suporte óbvio, corresponde aproximadamente à retracção de 50% do movimento entre os mínimos de sempre e o máximo deste ano (0.239), tal como à retracção 61.8% entre os mínimos de setembro de 2017 e os máximos deste ano (0.247). Se hoje fechar abaixo desta zona, considero que o Bull pode ter ficado para trás.
Cumps
cristianosantos85 Escreveu:O BCP não deixa de ser uma cotada impressionante em certa medida. Ainda nem 11h são e já esteve a subir mais de 2% e já esteve a cair mais de 2%. Impressionante. Tanto pode ir rapidamente ao verde, como voltar a tornar a cair.
Exatamente o que eu tinha dito antes
Para mim so faz sentido investir nesta cotada numa vertente especulativa nos períodos de subida ou recuperação
Aqui ainda não vimos o fundo para já
Temos de esperar por sinais firmes de inversão
- Registado: 11/5/2018 15:17
Pareçe estar agora numa zona de suporte com alguma importancia,vamos a ver como reage atè final do dia. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
O BCP não deixa de ser uma cotada impressionante em certa medida. Ainda nem 11h são e já esteve a subir mais de 2% e já esteve a cair mais de 2%. Impressionante. Tanto pode ir rapidamente ao verde, como voltar a tornar a cair.
- Registado: 10/9/2015 16:45
DIXIE18 Escreveu:Será que esta queda n estará ligada à intenção de reforço de algum acionista de referencia neste momento?
Deixo esta hipótese....
BN
Ó DIXIE18, e como é que a AT tem ferramentas para prever esse tipo de movimentos ou oscilações (e até acho que poderás ter alguma razão)?
É por essa e por outras (ainda mais frequentes) que dou pouco valor à análise técnica. Para mim e acima de tudo contam as expectativas. Em primeiro lugar, as minhas mas elas não surgem desgarradamente e estão sempre baseadas e focadas nas expectativas do mercado.
Mas até acho alguma piada às explicações estapafúrdias (que tudo explicam) e ás previsões mirabolantes (que tudo adivinham) tão frequentes neste forum.
Bom dia e bons negócios que é o que todos procuramos aqui.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
ljbk Escreveu:Não foi um triangulo de continuação mas para já continua a ser um padrão de correctivo na subida pelo que deve haver mais quedas.
Fecho nos 0.2392 ou seja em linha com o minimo do intraday de 0.2393.
O volume de 166 milhões indica uma boa participação na sessão mas muito mais de metade da mesma foi de consolidação pelo que não parece ter havido capitulação dos compradores o que é mais um aspecto negativo para as próximas sessões.
Primeiro target atingido na zona dos 0.23 a 0.2350.
Tal como escrevi a 16/03/2018, penso que é aqui que muito se vai jogar já que temos a média dos negocios desde os 0.1327 nesta zona.
Hoje até tive sorte e fui servido nos 0.2316 embora já tenha vendido. (Fica por conta das diversas vezes que falhei por 0.0001

Vamos ver se isto foi a capitulação dos compradores e agora temos uma boa base para um pullback até um pouco abaixo dos 0.26 ou não.
Ainda existe o risco de um potencial movimento até perto dos 0.21 .
BN,
ljbk.
Esta queda do BCP está-me a fazer recordar aquela q ocorreu em setembro de 2017,
em q a cotada bateu nos 0,185-01875
para logo de seguida recuperar e ser comunicado que a Fosun teria reforçado a sua posição.
Será que esta queda n estará ligada à intenção de reforço de algum acionista de referencia neste momento?
Deixo esta hipótese....
BN
em q a cotada bateu nos 0,185-01875
para logo de seguida recuperar e ser comunicado que a Fosun teria reforçado a sua posição.
Será que esta queda n estará ligada à intenção de reforço de algum acionista de referencia neste momento?
Deixo esta hipótese....
BN
BCP chegou a estar a cair mais de 3%, para os 0,3316. quando a generalidade da banca europeia, incluindo a banca italiana e espanhola, está com subidas expressivas.
Alguém tem uma explicação para esta queda repentina e tão brusca? Terá sido só uma caça aos stops?

Alguém tem uma explicação para esta queda repentina e tão brusca? Terá sido só uma caça aos stops?

Acabaram de "voar" 1/2 Milhão de ações em 1 segundo a 0,2390€. Fui varrido pelo meio.
Estou fora. Demasiada volatilidade. Será que vai aos 0.20€?
Estou fora. Demasiada volatilidade. Será que vai aos 0.20€?
Os 0,24 parecem duros de roer. Andam una ursos a dificultar a coisa, enquanto não cederem não foge dali.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Longo novamente a 0.24, divida d italia cai, portuguesa tb, a ver se temos o tal pullback 
24 creio haver aqui uma sustentaçao

24 creio haver aqui uma sustentaçao
- Anexos
-
- mmmmm.png (31.21 KiB) Visualizado 6006 vezes
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Activo concordo,foram comidos de cebolada ao pequeno almoço. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
maceirafernandesjose Escreveu:Mais um fecho no minimo da sessão,serà que vamos ter outro,nunca se sabe.![]()
Em dias de forte queda da cotação, como foi segunda e terça-feira, o fecho no valor mínimo das sessão é uma forma de castigar os "daytraders", que compraram apostando numa recuperação da cotação durante a sessão, obrigando-os a entregarem o ouro ao bandido, ao valor mínimo!