Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rui.enca » 9/5/2018 18:31

Caro Investidor,

Estou, em geral, de acordo com as ideias que tem explanado nos últimos posts e com a leitura que tem feito.

Quanto aos PERs só uns dados adicionais:
- Se contarmos a soma dos resultados dos 4 últimos trimestres o PER passou de 22.1 em Dez.17 para 18.5 em Mar.18 (à cotação do fecho do trimestre).
- Se usarmos a projecção de 342.4 (85.6 x 4) o PER passa a ser de 12.0 (com a cotação de 31.Mar) ou 13.1 com a cotação atual.
- Se usarmos a previsão de 450M€ como resultados deste ano, à cotação atual teríamos um PER de 10.0.

Já agora, com 450M€ e o PER de 12 a cotação expectável no final do ano seria 0.36.
Estou também de acordo com a ideia de que há espaço para continuar o crescimento dos resultados no futuro próximo, pelo que um PER superior a 12 será normal e portanto uma cotação a aproximar-se dos 0.40 a médio prazo não parece descabida.

Cumprimentos.

Registado: 2/3/2018 20:33

por rtavares » 9/5/2018 18:22

Isto dos PT com base em price earnings ratio...
Adiante: a Reuters apresenta os seguintes dados: https://www.reuters.com/finance/stocks/ ... hts/BCP.LS
Quanto 'à treta' dos Price Targets (para todos os gostos entre 15 e 40 centimos): aqui: https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institu ... istas.aspx
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/

Registado: 29/11/2007 12:51

por salvador_guru » 9/5/2018 17:30

Investidor esses teus PER s estão corretos?

Registado: 31/3/2017 13:26

por JohnyRobaz » 9/5/2018 11:51

Investidor Escreveu:Uma empresa com "bons" resultados não é obrigatoriamente um bom investimento. Assim como uma empresa com "maus" resultados não é necessariamente um mau investimento.

Devemos sempre comparar o valor da empresa (função dos seus resultados atuais e futuros) com a sua cotação. Qualquer empresa (com poucas exceções) é um bom investimento se a cotação descer abaixo de determinado valor e deixa de o ser se subir acima de determinado valor. A cotação tende no longo prazo sempre para o valor que é função dos resultados. Sempre. Existe o pequeno detalhe de não ser possivel saber com certeza qual é esse valor porque não podemos saber com exatidão quais serão os resultados futuros. E as opiniões divergem. Daí a piada que isto tem.

Não podemos assim concluir que o BCP é neste momento um bom investimento por os seus resultados serem melhores que no passado ou até por virem a ser ainda melhores no futuro. O BCP será um bom investimento agora se a sua cotação atual estiver abaixo do valor que os resultados futuros determinam. Mas deixará de o ser se a sua cotação subir acima disso, sempre no pressuposto dos fundamentais não mudarem entretanto. Isto naturalmente para quem olha para o valor fundamental do BCP como base para as suas decisões de investimento.

Qual é o valor que atribuis ao BCP por acção, com base nos resultados actuais e futuros?
E como estimas os resultados futuros? Com base em evoluções de crescimento do PIB, taxas de juro e afins? Estratégias prometidas pela administração?

Cumps!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Ulisses Pereira » 9/5/2018 11:40

Deixo os gráficos actualizados do BCP que continua o seu "Bull Market".

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.jpg
bcp2.jpg
bcp3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Nightrader » 9/5/2018 11:03

Ontem viveram-se momentos de uma angustiante incerteza após um dos mais prolíferos e reputados comentadores do Cadeirão da Bolsa ter feito previsões absolutamente catastrofistas sobre o futuro do BCP, alicerçado naquilo que ontem em seu entender foi um desinteresse dos investidores pelo título.

No entanto, os resultados parecem em linha com uma evolução do BCP naquele que em meu entender é o caminho certo. Vejamos,

- Resultado líquido de €85,6 milhões no 1.º trimestre de 2018, um crescimento de 70,8%

É sempre bom um crescimento significativo do RL apesar de neste caso, em particluar, não me parecer o mais importante.

- Evolução muito favorável do resultado da atividade em Portugal: contributo de €44,5 milhões nos primeiros três meses de 2018, comparando com €9,0 milhões no mesmo período de 2017

Um aumento de quase 400%, muito bom sinal.

- Resultado core aumenta para €266,6 milhões no 1.º trimestre de 2018, mantendo a melhoria contínua registada nos últimos anos.

- Um dos bancos mais eficientes da zona euro, com rácio cost to core income de 48,0% ( cost to income de 45,7%)

- NPEs em Portugal descem para €6,3 mil milhões em 31 de março de 2018, uma redução de cerca de €500 milhões face ao final do de 2017
- Cobertura total dos NPEs de 105%

- Crescimento da carteira de crédito performing em Portugal em cerca de €500 milhões face ao final de 2017,

Líder no "Portugal 2020", com 31% de quota de mercado no financiamento
Líder de mercado no factoring, com quota de 24%
Líder de mercado no leasing com quota de 17%
Banco líder das empresas exportadoras, com quota de mercado no crédito de 19%
Crescimento do negócio, com destaque para Clientes
- Mais de 1 milhão de Clientes com soluções integradas de gestão do dia a dia
- Líder nas operações de bolsa online, com quota de 22,6%

Em resumo, passo a passo seguimos o rumo certo.

Registado: 28/2/2013 18:52

por Rango » 9/5/2018 9:27

BCP alarga objecto social para facilitar vendas de imóveis

O BCP propõe aos accionistas que a sua actividade preveja a aquisição e exploração de imóveis. Falta ainda a aprovação do BCE.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais

Registado: 16/9/2016 15:35

por rui.enca » 9/5/2018 1:27

Rango Escreveu:BCP dispara 5% após revelar meta para redução do crédito malparado

Não é correcto afirmar que só hoje foi revelada a meta para a redução das NPEs. Já ontem na apresentação dos resultados o CEO que 4.500 M€ de redução no conjunto dos 3 anos (2016-2018) parecia razoável, o que indicava a previsão de reduzir mais 1.000 M€ até ao final do ano.

Já agora, das muitas análises aos resultados, ainda não vi salientado um facto que me parece importante. O plano apresentado em 2015 previa reduzir as NPEs em 1.000 M€ em cada ano, havendo o objetivo de essa redução ser feita apenas em 1/3 através do registo de imparidades (o restante seria recuperação e venda). Ora a redução de 501 M€ conseguida neste trimestre foi conseguida com o registo de apenas 106 M€ de imparidades de crédito (por exemplo no trimestre anterior a redução de 421 M€ foi conseguida com 165 M€ de imparidades).

Por outro lado o estabelecimento de uma meta para o valor anual de redução das imparidades (que é sempre a variável mais difícil de prever) permite estimar melhor os resultados futuros. A manter-se o ritmo deste trimestre os resultados anuais seriam 342 M€. Como a redução prevista de NPEs até ao final do ano é inferior à que ocorreria se o ritmo do 1ºT se mantivesse (1.000M€ vs. 1.500M€) temos uma "redução" nas imparidades de 106 M€ o que aumenta a projecção de resultados anuais para perto dos 450 M€, mesmo que não haja qualquer crescimento nas outras rubricas, o que parece pouco provável.

Registado: 2/3/2018 20:33

por Rango » 9/5/2018 0:59

Que competências têm os 17 gestores que vão mandar no BCP? Da inteligência artificial à capacidade de gerir crises

Pedro Sousa Carvalho
8 Maio 2018

O que dizem deles próprios? Que competências têm? De onde vêm? Que línguas falam? Quantas ações do BCP têm em carteira? Esta é a lista dos novos administradores do BCP.

https://eco.pt/2018/05/08/os-17-que-vao ... profundas/

por Rango » 9/5/2018 0:54

BCP quer limpar 1,5 mil milhões de ativos tóxicos este ano. Dividendos devem chegar em 2019

Rita Atalaia
8 Maio 2018

O banco revelou que quer reduzir os ativos tóxicos em 1,5 mil milhões até ao final deste ano. Prevê ainda começar a distribuir dividendos no próximo ano com base nos lucros de 2018.

https://eco.pt/2018/05/08/bcp-quer-limp ... r-em-2019/

por Rango » 8/5/2018 23:44

Fosun reforça poder no BCP em equipa de topo mais reduzida

A Fosun vai passar a contar com três administradores não executivos no BCP, quando actualmente tem apenas um representante nessas funções. Um dos novos nomes é Magalhães Correia, presidente da Fidelidade.

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques

por Never4GetMe » 8/5/2018 23:33

Se nao fosse esta conferencia telefónica sobre a meta do credito mal parado, nao estava a ver o BCP a subir mais de 2,7%. Este disparo final foi claramente devido a isso. A curto prazo como referi, aponto os 0,30€ como referi até voltar a estar em banho maria. Os resultados sao bons e deverão dar mais 1 ou 2 dias de subida. Amanha diria que pode haver nova boa subida em algum momento do dia pelo menos, mas qdo o BCP acabar 1 dia a subir pouco, acredito que as subidas ficam por aí.

Registado: 27/9/2011 18:20

por tradermoraisbravo » 8/5/2018 23:17

Boa noite,

Penso que o BCP pode recuperar pelos menos para os 61,8 de Fibonacci (descida desde os 0,336€ até aos 0,2599€), valor que andará pelos 0,307€. Outro fator que me leva a crer em subidas no curto prazo será o cruzamento, a acontecer provavelmente já amanhã, da MM20 (0.282€) com a MM50 (0.2828€) em sentido ascendente (diária). RSI nos 59, volume a crescer na subida, fecho perto de máximos, tem tudo para continuar a subida, falta saber o que ditará o soberano mercado.
Fica o desenho.
Anexos
BCP 08-05-2018.png

Registado: 20/1/2017 15:52

por DocinhoTrader » 8/5/2018 21:46

Bom fala-se em 0.35cts,mas eu sou mais doido, já há algum tempo que falo em 0.42cts para iniciar os trabalhos.
Com a vela de hoje metemos uma agulhada de compra no diário,com boa oportunidade para entrar quem estivesse fora.O OBV está ainda em acumulação como mostra o rectângulo :wink:
Anexos
bcp diáriopng.png
diário
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"

Registado: 23/3/2015 20:57

por Rango » 8/5/2018 21:11

BCP dispara 5% após revelar meta para redução do crédito malparado

As acções do BCP acentuaram a tendência de subida, depois da conferência do banco com os analistas a propósito dos resultados do primeiro trimestre.

Imagem

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... taques3not

por salvador_guru » 8/5/2018 19:39

Ontem foi aqui dito que os resultados tinham sido de fato muito bons.

Hoje o mercado apenas confirmou isso mesmo.

Penso que o que faltava ao mercado para a ida aos 0,40 era exatamente a confirmação de que a caminhada estava a ser cumprida com sucesso.

De fato não esta apenas a ser cumprida como superou em alguns pontos o programado.

A cotação é e sempre será sobrana, mas com estes resultados o Per já começa a ser manifestante baixo comparado com a media do setor.

Cunps

salvador

Registado: 31/3/2017 13:26

por Gil Rumor » 8/5/2018 17:59

JohnyRobaz Escreveu:
Dinamicadomercado Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:O meu trade, alvo de risos por parte de certos foristas, vai dando o seu lucro a pouco e pouco.
Cumps.

JohnyRobaz,
O teu trade foi alvo de risos derivado a que motivo ?
( ainda fiz uma pequena pesquisa mas não vi nada)
um abraço,
Gil

Boas. Epa seria necessário perguntar ao ativo os motivos dos risos dele, na altura também não me soube justificar porque considerou ridículo o meu target dos 35 cêntimos para lá da sua própria esperteza.
ativo Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:(...)
ativo, estás-te a rir de quê? Qual é o problema dos 35 cêntimos? E continuo à espera dos teus trades de campeão. É que paciência para chicos-espertos não há muita.
(...)

Estou a rir-me dos 0,35 euro. :lol:
Já agora, sou esperto, mas não sou Chico, pois não me chamo Francisco. :lol:

Abraço

Obrigado pela resposta.
(Esquece a questão do motivo. Pensei em outra coisa ao mencionares " certos foristas" e que fosse algo relacionado com AT)
Boa continuação.

Registado: 28/8/2014 13:39

por JohnyRobaz » 8/5/2018 17:41

Dinamicadomercado Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:O meu trade, alvo de risos por parte de certos foristas, vai dando o seu lucro a pouco e pouco.
Cumps.

JohnyRobaz,
um abraço,
Gil

Boas. Epa seria necessário perguntar ao ativo os motivos dos risos dele, na altura também não me soube justificar porque considerou ridículo o meu target dos 35 cêntimos para lá da sua própria esperteza.

ativo Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:(...)
ativo, estás-te a rir de quê? Qual é o problema dos 35 cêntimos? E continuo à espera dos teus trades de campeão. É que paciência para chicos-espertos não há muita.
(...)

Estou a rir-me dos 0,35 euro. :lol:

Já agora, sou esperto, mas não sou Chico, pois não me chamo Francisco. :lol:

Abraço
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por Gil Rumor » 8/5/2018 17:19

Cumps.

JohnyRobaz,
um abraço,
Gil

Registado: 28/8/2014 13:39

por Ativo » 8/5/2018 17:15

whiteshark Escreveu:As pessoas realmente dão demasiada carga emocional à bolsa. Faz lembrar o futebol. Costumo estar em silêncio que venho a este forum mais para ler que outra coisa e levo com páginas e páginas de trocas de insultos e acusações desnecessárias. Deixem-se de "clubismos" e foquem-se no que interessa.
(...)

8-)

Registado: 24/1/2014 17:24

por JohnyRobaz » 8/5/2018 17:05

O meu trade, alvo de risos por parte de certos foristas, vai dando o seu lucro a pouco e pouco. Hoje quebrou a LTD de curto prazo com forte volume, com projecção da espécie de bandeirola ali nos 0.40. Mantenho no entanto o primeiro target de uma bandeirola antiga e fundo relativo bastante relevante, nos 0.355. Veremos se as probabilidades estão do meu lado, eu cá acho que sim, mas certezas ninguém tem. E é importante que nos próximos dias faça num higher high, quebrando esta zona de resistência entre os 0.288 - 0.294. Vamos acompanhando. 8-)

Cumps.
Anexos
BCP_D.jpg
BCP_S.jpg

por Ulisses Pereira » 8/5/2018 16:58

Alfabeto Grego, prever o dia de amanhã é algo que não consigo fazer. Nem tento já ;)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por whiteshark » 8/5/2018 16:57

As pessoas realmente dão demasiada carga emocional à bolsa. Faz lembrar o futebol.Costumo estar em silêncio que venho a este forum mais para ler que outra coisa e levo com páginas e páginas de trocas de insultos e acusações desnecessárias. Deixem-se de "clubismos" e foquem-se no que interessa.

Como disse o Ulysses e bem, mais um dia normal no Bull do BCP que já tem ano e meio.

Quebrou a ltd que tinha, bom volume e bom fecho, a minha projeção é que vá aos 30 centimos. Depois logo se vê.

Registado: 4/2/2014 12:33

por EAGLETRADER20 » 8/5/2018 16:54

EU comento as cotadas e os índices de acordo com a minha perspetiva e visão.

E se na minha perspetiva acção ou índice vai cair , digo que acho que vai cair e porquê .

Muitas vezes o mercado faz o contrario , é assim mesmo , ninguém consegue determinar o comportamento do mercado .

Só os que como o Rango estão calados a maioria do tempo não erram .

Não estou aqui para avaliar nível de acertos .

Exponho a minha opinião como cada qual expõe a sua .

E agora o mercado por vezes faz o contrario do que eu penso , e quando iniciar as quedas fortes quem esteve bull o tempo todo vai manter o mesmo espirito e provavelmente errar muitas vezes .

É assim que funciona ou ninguém tinha perdido dinheiro na PTC , BES , BANIF , BCP e outras fortes desvalorizações .

Registado: 4/3/2008 9:17

por Alfabeto grego » 8/5/2018 16:54

Ulisses Pereira Escreveu:Malta, centrem-se na discussão do tema e não das pessoas. O problema não são as visões opostas são as certezas com que se dizem as coisas. Hoje foi apenas mais um dia no "Bull Market" de um ano e meio do BCP.

Abraço,
Ulisses

Caro Ulisses e demais Foristas,

A enorme força compradora hoje demonstrada torna previsível nova subida significativa amanhã, concordam?

Obrigado.

Cumprimentos e BN.

Registado: 23/1/2018 22:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 182 visitantes