Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Thoth » 3/4/2018 14:40

Volatilidade caiu e valor das transações no PSI 20 aumentou em março

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/volatilidade-caiu-e-valor-das-transacoes-no-psi-20-aumentaram-em-marco-288349 Escreveu:O volume de transações na Euronext Lisbon totalizou os 2.526,3 milhões de euros no terceiro mês de 2018, enquanto a capitalização bolsista foi de 290.636,9 milhões de euros. Nas ações, Galp, EDP e Jerónimo Martins foram as cotadas com mais peso.

O PSI 20 fechou março nos 5.405,57 pontos, o que significa uma desvalorização de 1,1% face ao mês anterior e uma subida de 7,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A volatilidade do índice de referência nacional diminuiu para o valor mais baixo este ano, enquanto o valor transacionado no índice aumentou.

“A volatilidade do índice foi de 10,59%, abaixo dos 17,85% fixados no segundo mês deste ano e dos 13,42% registados em igual período de 2017”, explicou uma nota da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O volume de transações na Euronext Lisbon subiu 22,1% para 2.526,3 milhões de euros, na comparação mensal e 10,1% na comparação homóloga. A capitalização bolsista da Euronext Lisbon totalizou 290.636,9 milhões de euros, menos 2.671,4 milhões (0,9%) do que no mês anterior e mais 11,3% do que no período homólogo.

No segmento acionista, a capitalização desceu 3,2% para 150.246,5 milhões de euros, sendo que o BCP perdeu o lugar de cotada com maior peso no índice. A Galp (12,16%), a EDP (12,15%) e a Jerónimo Martins (11,76%) foram os emitentes com maior representatividade no índice.

O mercado de dívida cresceu 1,8% para 137.095,1 milhões de euros, com o volume transacionado sobre títulos de dívida a totalizar os 11.312,0 milhões de euros em março. O valor significa uma diminuição de 0,2% face ao mês anterior, com as transações sobre Obrigações do Tesouro a descerem 22,3% e sobre Bilhetes do Tesouro a aumentarem 45,4%.

“O valor sob gestão dos organismos de investimento coletivo em valores mobiliários e fundos de investimento alternativo decresceu 0,3% em fevereiro face a janeiro, para 12.444,9 milhões de euros. Nos fundos de investimento imobiliário e fundos especiais de investimento imobiliário o montante sob gestão aumentou 0,3% para 10.832,6 milhões de euros”, acrescentou a CMVM.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 14:27

Sim é pouco , com 18% era a estrela e com esse peso para onde fosse BCP exercia forte influencia no PSI, agora não .
As outras 4 sozinhas pesam quase metade do índice , o BCP é apenas mais um titulo nas cotadas principais .

Se o critério para reacção do PSI , for o BCP , então mal deve ficar o PSI , pois o BCP indo aos 0.26 há muito esperado, poderá ter uma reacção inicial á MM200, mas parece-me que a tendência descendente poderá perdurar mais algum tempo.

1. Em época de dividendos , não tem , logo o mercado tenderá a premiar os títulos com maiores dividendos .
2. Setor em baixa na Europa , logo pouca ajuda de subida nesse ponto.
3. Resultados trimestrais , prevejo fracos .
4. USA poderá ir bem mais abaixo, e BCP sofre forte influencia do mercado internacional

Registado: 4/3/2008 9:17

por JohnyRobaz » 3/4/2018 14:22

EAGLETRADER20 Escreveu:
Adam hedge Escreveu:repetindo-me eu acredito no psi,o que posso fazer ate não ver algo q não goste...

ex bcp tem uma enorme peso no psi e mesmo com as quedas que tem tido o psi tem se segurado mt bem qd vai ao suporte reage.

o max do psi foi nos 5793 e anda pelos 5300/450 acho uma correção normal se vermos os indicies de referencia mundiais tem tido correções bem mais expressivas,o dax teve o seu max relativo nos13590 anda agora nos 11900 mas já foi aos 11750.o sp a mesma coisa.

mantenho-me otimista no psi caso quebra a zona dos 5250 é um alerta

O BCP TINHA enorme peso no PSI , agora tem pouco , somente 11.38% . Agora é só mais uma cotada das principais .
Interessa mais como contraponto como evoluem as outras quatro GALP, JMT , EDP, EDPR , que em conjunto valem 45% do índice
Por isso agora o BCP parece uma acção adormecida após baixar no índice de 18% para 11%

Agora tem pouco? tem menos, ok, mas 11,4% em 18 acções é pouco? :oh:

Eu estou com o Adam, e julgo que o BCP, a reagir ou não ao suporte, vai determinar a direcção do PSI.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 13:11

Adam hedge Escreveu:repetindo-me eu acredito no psi,o que posso fazer ate não ver algo q não goste...

ex bcp tem uma enorme peso no psi e mesmo com as quedas que tem tido o psi tem se segurado mt bem qd vai ao suporte reage.

o max do psi foi nos 5793 e anda pelos 5300/450 acho uma correção normal se vermos os indicies de referencia mundiais tem tido correções bem mais expressivas,o dax teve o seu max relativo nos13590 anda agora nos 11900 mas já foi aos 11750.o sp a mesma coisa.

O BCP TINHA enorme peso no PSI , agora tem pouco , somente 11.38% . Agora é só mais uma cotada das principais .
Interessa mais como contraponto como evoluem as outras quatro GALP, JMT , EDP, EDPR , que em conjunto valem 45% do índice
Por isso agora o BCP parece uma acção adormecida após baixar no índice de 18% para 11%

por Adam hedge » 3/4/2018 12:55

repetindo-me eu acredito no psi,o que posso fazer ate não ver algo q não goste...

Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 12:38

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, eu estou a falar-te de figuras técnicas, tu estás a dar-me outro exemplo qualquer. Não vale a pena. :roll:

Eu olho para as figuras técnicas e compreendo a importância do volume nas figuras técnicas , especialmente em movimentos de rutura como por exemplo nas quedas de 20% nos CTT , PostNL , Bpost , e comportamento subsequente , mas nem é este caso, não estamos em nenhuma figura de rutura .

Aqui questionei se poderia estar a desenvolver-se uma potencial figura , e ai trata-se de tentar perceber se irá ocorrer ou não e quais as condições subjacentes em que iria ocorrer .

E interessa perceber antes , porque depois de ocorrer a figura temos o mercado a vender em força e ai já não tem interesse .

Neste caso como suporte zona 5300 ainda não foi quebrado, mercado aguenta no suporte e vende pequenos volumes , porque sentimento no mercado já não é positivo.

Sem as figuras concretizadas o volume não ocorre .

Agora quem gere carteiras gigantes tem de ir vendendo quando pode e não quando quer, depois das figuras ativadas

por peaners » 3/4/2018 12:34

a indefinição mantém-se e o dilema (para quem está dentro e ainda com mais valias) é quando as mais valias ameaçam transformar-se em menos valias
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por Ulisses Pereira » 3/4/2018 12:30

Eagle, eu estou a falar-te de figuras técnicas, tu estás a dar-me outro exemplo qualquer. Não vale a pena. :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ativo » 3/4/2018 12:21

JohnyRobaz Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O volume é algo decisivo nas figuras, mas a malta ignora-o.

Abraço,
Ulisses

Concordo em absoluto!

Tenho muitas dúvidas se, em certas circunstâncias, o volume é decisivo!
Editado pela última vez por Ativo em 3/4/2018 22:50, num total de 1 vez.

Registado: 24/1/2014 17:24

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 12:20

JohnyRobaz Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O volume é algo decisivo nas figuras, mas a malta ignora-o.

Abraço,
Ulisses

Concordo em absoluto!

No BCP no inicio das quedas muitos também diziam que o volume era mínimo e portanto a queda não tinha significado e tem mantido a tendência descendente sempre para valores inferiores .

Vejo isso como os vendedores a venderem volume , aos poucos quando podem , sem quedas abruptas para não alterarem o sentimento de quem ainda acredita em subidas .

O Volume tem alguma importância , mas eu vejo-o com uma importância relativa no inicio de quedas , quando, onde ainda não forem quebrados suportes relevantes , o mercado vai tentando gerir o suporte , sem vender agressivamente mas sem nenhuma vontade compradora a níveis superiores .

É o chamado, nem anda , nem desanda , porque o sentimento como já não é positivo não atrai compradores em quantidade suficiente para grandes subidas .

Isto é ainda mais verdade no PSIzinho como pequeno mercado com pequenos volumes

por JohnyRobaz » 3/4/2018 12:12

Abraço,
Ulisses

Concordo em absoluto!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por Ulisses Pereira » 3/4/2018 11:54

O volume é algo decisivo nas figuras, mas a malta ignora-o.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 11:49

O PSI desenvolve neste momento um movimento descendente de curto prazo debaixo de uma LTD de curto prazo que vem desde meados de Fevereiro e uma linha de suporte na zona 5300, sendo que a confluência destas 2 linhas estará a chegar a um ponto de decisão que deverá implicar um movimento maior num dos sentidos .

Estará o PSI á imagem do BCP a desenvolver um potencial H&S, que não sendo perfeito , poderia caso o SP500 quebre em definitivo a MM200 em baixa , levar a quedas de maior amplitude e estabelecendo um H&S com projecção num nível bastante inferior ?
Anexos
psi 0304.PNG
psi 2 0304.PNG
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 3/4/2018 11:59, num total de 1 vez.

por Ulisses Pereira » 3/4/2018 11:41

O PSI continua a lateralizar nos últimos 2 meses. Em termos de curto prazo, o PSI tem que ultrapassar os 5500 pontos para que os touros consigam ganhar de novo o controlo da situação. Esse continua a ser o valor mágico que, caso seja quebrado, soltará de novo amarras para as subidas. Enquanto isso não acontecer, mantenho-me cauteloso no curto prazo. Em termos de médio e longo prazo, o "Bull Market" continua incólume e apenas poderá ser colocado em causa caso seja quebrado o suporte dos 5050 pontos.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.jpg
psi1.jpg (281.22 KiB) Visualizado 4803 vezes
psi2.jpg
psi2.jpg (445.53 KiB) Visualizado 4803 vezes
psi3.jpg
psi3.jpg (434.15 KiB) Visualizado 4803 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 8:27

psi semanal 0304.PNG
psi semanal 0304.PNG (44.7 KiB) Visualizado 4973 vezes

por urtiga » 2/4/2018 20:35

Depois de 8 anos de bull market nos USA, será de esperar um parar para ver como se comportam os fundamentais macro. As guerras comerciais são consequência da situação macroeconómica ente as potencias. As causas é que interessam mas todos acham que são as ações recentes que são as causas das quedas das bolsas, mas tudo vem já de trás. Estamos no fim da euforia, vem aí a negação e depois todas as fases duma eventual crise. Os ciclos económicos não acabaram. O PSI 20 só acompanha o que se passa lá fora principalmente a Europa, devido a nossa economia ser 70% na UE.

Registado: 29/11/2007 14:05

por FredericoRocha » 2/4/2018 17:02

Os states a continuarem assim o mais certo é amanha toda a Europa acordar no vermelho também.

Sem querer arranjar grandes explicações para as quedas, mas com a resposta ontem da China com efeitos a partir hoje na importação de vários produtos dos US, o mercado voltou a ter receio de uma guerra comercial com efeitos a nível mundial.

Registado: 11/8/2016 14:08

por peaners » 2/4/2018 16:41

Dow J começa a semana em fortes quedas.
O semanal não está famoso com a MM10 a cruzar abaixo da MM20.
E no mensal pendurado por um fio na MM10.

Veremos como arranca a europa amanhã e o PSI
Editado pela última vez por peaners em 2/4/2018 17:58, num total de 1 vez.

por AntónioManuel » 30/3/2018 14:44

Vendo a coisa por esse lado, colocam-se dois cenários, ou um breakout, ou a vinda á linha inferior
Anexos
psi1.png
MENSAL
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por soso » 29/3/2018 20:05

g.a.

Cumprimentos bolsistas :wink: :wink: :wink: :wink:
Anexos
ANÁLISE FRX.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por ricardmag » 29/3/2018 19:32

transferir (2).png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 18:05

PSI e EUROPA só terça abrem a loja .

Nos USA loja está aberta na segunda-feira com europa fechada

por peaners » 29/3/2018 17:56

Fecho de vela mensal. agora só 3ª é que abre loja certo?

Capturar.PNG
Capturar.PNG (74.23 KiB) Visualizado 6237 vezes

EMA50 a servir de barreira

a grande incógnita continua a ser o vix que fechou o mensal mantendo tendência ascendente

por AntónioManuel » 29/3/2018 12:04

Vejo sinais positivos aqui no Mensal, já rejeitou a quebra do suporte nos 5276 tres vezes; se tivesse uma pistola apontada e tivesse que decidir; decidia pela continuação da tendência ascendente
Anexos
psi1.png
MENSAL
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por JohnyRobaz » 29/3/2018 11:51

É assim, na minha opinião isto no muitíssimo longo prazo parece um eterno bear market e uma ridícula perda de capital. A questão é que também se olharmos para o S&P500 desde os anos 70, parece tudo um gigante bull market com algumas correcções.

Quanto ao PSI em concreto e na minha visão da coisa, os 55% do gráfico do Adam não os consideraria um bull market pois foi um rally após uma queda gigante, e não parece ter havido grandes resistências de referência quebradas mesmo tendo sido uma subida tão grande e brusca, mas os 80% eu acho que podem ter sido um curto bull market. Tal como os 40% de agora, pois temos tido resistências quebradas e com volume e consistência, e suportes têm aguentado. Actualmente consideraria que estamos num bull de médio prazo, mas no longo prazo é assustador olhar para o PSI-20.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal, iniciado1, Olhar Leonino, Phil2014 e 61 visitantes