Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por Beruno » 18/3/2018 16:30

É o drama das utilities. Penso que todas teem uma divida elevada, e nao vejo a ren a procurar reduzir divida activamente. Acredito que va apenas reduzindo com o que for sobrando depois de pagarem tudo, inclusive dividendos

Registado: 10/7/2013 21:39

por ruirão » 18/3/2018 16:10

sempre gostei da REN, por ser uma empresa estável, não tira o sono á noite, e dá para ganhar uns bons euros, mas pergunto-me ao distribuir todos os anos 90% do lucros, e a investir constantemente na manutenção da rede de LUZ e Gás, a divida de 2.700.000.000€ não é preocupante? quando é que esta empresa abate divida? divida corresponde a 5,65x o EBITA, não é exagerado?

obrigado

Rui

Registado: 31/5/2017 22:15

por artista_ » 16/3/2018 21:40

desde há cerca de dois anos para cá tenho negociado apenas Ren, às vezes ficamos um pouco frustrados porque não se mexe, mas também nunca perdi o sono por causa do dinheiro que lá tenho, vou comprando e vendendo e no final de cada ano os lucros têm estado sempre nos dois dígitos, com riscos bem mais controlados... se um dia volta a querer mais adrenalina volto ao BCP ou outras do género! ;)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 16/3/2018 21:31

EAGLETRADER20 Escreveu:Potencial muito limitado e boa para a soneca .

Bem melhores as papeleiras e pasta , neste momento com o HYPE das fusões no setor pasta , elevado dividendo em breve , tendência de subida e subida pasta papel.

Dividendo REN 6%
Dividendo ALTRI 6%

O dividendo da Altri é de 5% e não 6%, o da Ren, mesmo com as subidas de hoje, está em 6,76%... é preciso também ter em conta que a variação dos preços da pasta do papel, tornam as papeleiras mais arriscadas, basta olhar para os gráficos e podemos constatar que em certas alturas as quedas são muito mais acentuadas que as da Ren. Normalmente na bolsa as coisas funcionam assim, quanto maior for o potencial maior é o risco, e vice-versa...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por umXdois » 16/3/2018 18:23

Celsius-reloaded Escreveu:Mto bom sinal hj.

Boa subida com volume a disparar. :clap:

A ver se para a semana continua em direcção à MM200 e consegue ultrapassar resistência de cp na ordem dos 2,55€-2,57€
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"

Registado: 20/11/2013 17:48

por Celsius-reloaded » 16/3/2018 17:56

Mto bom sinal hj.

Boa subida com volume a disparar. :clap:
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Goya777 » 16/3/2018 16:30

Beruno Escreveu:Nao se preocupem com a ren. Existe para pagar dividendos e é o que vai fazer ate haver alguma descoberta tecnologica que acabe com as utilities

Vamos ver o que vao decidir acerca do dividendo em maio

Dividendo já está decidido. Em linha com o ano anterior

Registado: 17/7/2014 22:33

por Beruno » 16/3/2018 14:23

Nao se preocupem com a ren. Existe para pagar dividendos e é o que vai fazer ate haver alguma descoberta tecnologica que acabe com as utilities

Vamos ver o que vao decidir acerca do dividendo em maio

por Flavc » 16/3/2018 12:38

Eagle quanto ao potencial limitado!!?? como alguém diria ... olhe que não, olhe que não, lol. As recentes aquisições e a margem de crescimento podem dar um bom balanço ( no sentido real e figurado). E as vezes até uma boa soneca é bom para a saude (financeira e não só).

Registado: 9/3/2017 16:10

por EAGLETRADER20 » 16/3/2018 12:35

Potencial muito limitado e boa para a soneca .

Bem melhores as papeleiras e pasta , neste momento com o HYPE das fusões no setor pasta , elevado dividendo em breve , tendência de subida e subida pasta papel.

Dividendo REN 6%
Dividendo ALTRI 6%
Anexos
ren 1603.PNG

Registado: 4/3/2008 9:17

por Flavc » 16/3/2018 12:30

Esta poedeira (como alguém diria, lol) não engana é como o algodão e o dividendo proposto é um docinho (para trader e não trader).

Registado: 9/3/2017 16:10

por umXdois » 15/3/2018 18:00

Os resultados de 2017
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR67560.pdf

ideias chave:
EBITDA cresceu 2,4%.
Resultados líquidos também cresceram + de 20%.
proposta dividendo = anos anteriores 0,171€/por acção

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... asNoticias
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"

Registado: 20/11/2013 17:48

por Mendix » 7/3/2018 0:55

Beruno Escreveu:10% nao é nada de especial??? Meu caro, tudo o qie seja mais que 7% liquidos é a melhor performance a nivel mundial. Estar sempre a investir novo dinheiro e conseguir retornos sempre elevados é impossivel. Uau o meu benchmark de 5% liquidos ao ano é mesmo baixo

A RENE ja a bastante tempo que tem dado possibilidade de se comprar na casa dos 2.5x e vender nos 2.8x. Quem acompanha a cotada ja deve ter reparado nisso há muito. Como ninguem acerta nos minimos nem nos maximos, isso dara qualquer coisa como 10%...
quem a tiver so mesmo pelo dividendo, dependendo do valor a que as adquiriu, tem conseguido mais que 5% ao ano sem andar com dores de cabeca a ver cotacoes...

Claro que nem todos conseguem 10% regularmente, podem conseguir 10% num lado e perder 20% no outro, mas isso ja sao outras conversas...

Registado: 3/3/2015 1:20

por Mendix » 7/3/2018 0:55

Beruno Escreveu:10% nao é nada de especial??? Meu caro, tudo o qie seja mais que 7% liquidos é a melhor performance a nivel mundial. Estar sempre a investir novo dinheiro e conseguir retornos sempre elevados é impossivel. Uau o meu benchmark de 5% liquidos ao ano é mesmo baixo

A REN ja a bastante tempo que tem dado possibilidade de se comprar na casa dos 2.5x e vender nos 2.8x. Quem acompanha a cotada ja deve ter reparado nisso há muito. Como ninguem acerta nos minimos nem nos maximos, isso dara qualquer coisa como 10%...
quem a tiver so mesmo pelo dividendo, dependendo do valor a que as adquiriu, tem conseguido mais que 5% ao ano sem andar com dores de cabeca a ver cotacoes...

Claro que nem todos conseguem 10% regularmente, podem conseguir 10% num lado e perder 20% no outro, mas isso ja sao outras conversas...
Mas tambem nao tou a ver onde foste buscar essas dos 7% liquidos ser a melhor performance a nivel mundial, principalmente nestes ultimos 10 anos de bull nas principais bolsas mundiais, nao acho isso nada de extraordinario... Ate conheco em Portugal servicos subscritos que tem bem melhor performance que esses tais 7%, mas muito melhor....
Editado pela última vez por Mendix em 7/3/2018 1:01, num total de 2 vezes.

por Beruno » 6/3/2018 19:34

10% nao é nada de especial??? Meu caro, tudo o qie seja mais que 7% liquidos é a melhor performance a nivel mundial. Estar sempre a investir novo dinheiro e conseguir retornos sempre elevados é impossivel. Uau o meu benchmark de 5% liquidos ao ano é mesmo baixo

por Celsius-reloaded » 6/3/2018 16:37

Mendix Escreveu:
Beruno Escreveu:Eu nao percebo esta cena com as utilities como a ren ou a edp. Isto nao é o bcp nem a amazon. É para comprar agora a 2,50€ e daqui a 10 ou 15 anos vender a 2,50€. O valor das utilities está unicamente no dividendo que pagam

É certo que a REN provavelmente nunca vai crescer como a Amazoon, mas tambem é certo que provavelmente nunca vai diluir valor aos acionistas como o BCP tem feito ao longo dos anos... Para quem nao gostar de grandes aventuras e tiver alguma paciencia aproveitanto as variacoes que a Ren tem proporcionado ainda consegue algo como 10% ao ano sem grandes stress, nao é nada de extraordinario mas tambem nao se pode dizer que seja mau....;)

Depois do que vi neste AC já nem sei...
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por JohnyRobaz » 6/3/2018 10:30

Beruno Escreveu:Eu nao percebo esta cena com as utilities como a ren ou a edp. Isto nao é o bcp nem a amazon. É para comprar agora a 2,50€ e daqui a 10 ou 15 anos vender a 2,50€. O valor das utilities está unicamente no dividendo que pagam

Nem tanto ao mar nem tanto à terra... Percebo que a REN seja uma empresa para ter em carteira pelos dividendos, eu próprio a tenho nesse âmbito, mas estando claramente dentro de um canal, é melhor comprar junto à base que no topo. Pode fazer a diferença.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Mendix » 6/3/2018 3:33

É certo que a REN provavelmente nunca vai crescer como a Amazoon, mas tambem é certo que provavelmente nunca vai diluir valor aos acionistas como o BCP tem feito ao longo dos anos... Para quem nao gostar de grandes aventuras e tiver alguma paciencia aproveitanto as variacoes que a Ren tem proporcionado ainda consegue algo como 10% ao ano sem grandes stress, nao é nada de extraordinario mas tambem nao se pode dizer que seja mau....;)

por Beruno » 6/3/2018 1:18

Eu nao percebo esta cena com as utilities como a ren ou a edp. Isto nao é o bcp nem a amazon. É para comprar agora a 2,50€ e daqui a 10 ou 15 anos vender a 2,50€. O valor das utilities está unicamente no dividendo que pagam

por Punitor » 6/3/2018 0:50

dumascash Escreveu:Boas, comprei 45.000 ações da REN, acho que são bons níveis pensando no dividendo e que eu posso retornar para € 2.9x em alguns meses. saludos

Considero que fizeste um bom investimento companheiro, mesmo que seja a muito, muito longo prazo :-) :-) :-)

Registado: 1/11/2015 12:47

por dumascash » 6/3/2018 0:46

Boas, comprei 45.000 ações da REN, acho que são bons níveis pensando no dividendo e que eu posso retornar para € 2.9x em alguns meses. saludos

Registado: 21/12/2017 1:42

por Punitor » 6/3/2018 0:21

O mercado anda indeciso quanto a esta...
Um silêncio brutal...
Esperam-se os resultados??
O pessoal prefere ativos que estão a voar mais alto??
Ainda não foi metabolizado o AC pelo mercado??
O governo e os reguladores são assustadores??
Tenho reforçado, e quer suba, quer desça, não venderei :-)

Registado: 1/11/2015 12:47

por Ulisses Pereira » 11/1/2018 13:37

Os problemas que o regulador do sector impôs também condicionaram bastante esse AC. De qualquer das formas, penso que o efeito desse AC já foi bem descontado na acção que segue agora o seu caminho. Tecnicamente mantém-se naquele monótono e largo intervalo entre os 2,35 e os 2,95 euros, num empate técnico entre ursos e touros nos últimos 4 anos, mas quem tem conseguido comprar perto do suporte e vender junto à resistência tem surfado bem uma das mais monótonas acções da Bolsa portuguesa.

Ficam aqui os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
ren1.jpg
ren2.jpg
ren3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Thoth » 11/1/2018 13:20

Celsius-reloaded, também admito que o AC não tenha sido gerido da melhor forma mas não é menos verdade que este AC não é tipo normal que estamos habituados a ver cá pelo burgo. Este AC foi para criar valor e não para tapar buracos, isso faz toda a diferença. Para quem não quis acompanhar pôde vender os direitos e ainda fazer algum encaixe. Pode também ter havido outros interesses escondidos, mas esses até confirmação são pura especulação.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Beruno » 11/1/2018 13:10

mas a ren nao é uma empresa sem divida. penso que tenha perto de 2000 milhoes de divida para ir gerindo, e de certo que boa parte dessa divida está a pagar mais do que 2% de juros. e como a ren é uma empresa que se dedica a despejar quase a totalidade dos lucros em dividendos, os 2000 milhoes de divida nao vao diminuir tao cedo. acredito que daqui a 15 anos ainda deva o mesmo ou ate ligeiramente mais caso tenha feito alguma aquisiçao

esta emissao quase de certeza que foi para substituir outra mais cara. apenas isso. nao vai aumentar nem diminuir divida.

o aumento de capital de 250 milhoes + outro emprestimo de 250 milhoes serviram apenas para comprar a portgas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, nbms2012, niceboy, Rolling_Trader e 142 visitantes