Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 15/1/2016 0:36

Quero esclarecer 80% nesta cotada (27000) ações é o que eu estou disposto a perder se for caso disso. Não gosto de perder, se for o caso não deixo de dormir descansado, mas estou convicto que posso sair vencedor.
Como referi anteriormente, Acho potencial na empresa para dar a volta por cima novamente, basta os holofotes se apagarem, para se caminhar lentamente rumo a norte.
Muitos dizem que é sorte, outro chamam lhe o que quiserem, eu chamo lhe filling, a também que lhe chame experiência de vida, todo serve, é ao gosto de cada um.
O futuro o dirá.
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 14/1/2016 23:33

hfca Escreveu:Bem tanta coisa tanto possimimismo, se analisarem o gráfico ao longo do tempo vêem que a acção já teve bem mais baixa e não faliu não acredito que seja desta a falir os mercados são isto ora descem ora sobem ao longo dos tempos.


No meu caso não se trata de pessimismo, trata-se de não compreender que se assumam riscos dessa ordem... além disso estás um bocado equivocado, os mercados descem e sobem mas há muitos títulos que nunca mais recuperam nem para os preços médios a que estiveram desde que negociaram em bolsa... queres uma lista? assim de cabeça, sem ir verificar: Banif, Bes, Sonae Indústria, Martifer, Lisgráfica, Pararede, BCP, NOS, Teixeira Duarte, SAG... se calhar a lista das que têm recuperado é mais pequena, pelo menos em Portugal!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por HFCA » 14/1/2016 22:24

Bem tanta coisa tanto possimimismo, se analisarem o gráfico ao longo do tempo vêem que a acção já teve bem mais baixa e não faliu não acredito que seja desta a falir os mercados são isto ora descem ora sobem ao longo dos tempos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 700
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 14/1/2016 22:09

JP1965 Escreveu:Agora voltei a carga com a carne quase toda no assador, entrada com 80 % do capital nos 1.691 e estou longo tipo deposito a prazo 2 a 5 anos, vamos ver.
O meu primeiro investimento que fiz na bolsa foi em 2008 na referida Mota Engil, comprei na altura a 3.20 e passado 2 meses acabei por vender a cerca de 3.00 euros, perdendo uns trocos na altura, como tinha dado mal afastei-me dela por uns anos, voltei agora a carga mas com outra estrategia de longo longo prazo, posso perder tudo ou quase tudo, ou então tenho que ganhar uns trocos, como não fiz da outra vez.
O tempo o dirá.
Obs: na minha modesta opiniao o grande problema é psicologico, aguentar ver a cotação a cair não será para todos. Ou se é convicto ou maluco.


Eu não precisava de mais, mas este relato é mais uma prova de que o caso BES e mais recentemente o caso Banif (para não falar de outros que não falindo, levaram a perto de zero as posições dos seus acionistas) não tiveram qualquer efeito nos investidores... eu não sei se vais ganhar ou perder, espero que ganhes, mas pergunto-me como é que alguém está disposto a colocar 80% do seu capital num título em que assumidamente está disposto a perder tudo?! Mas vocês dão-vos dinheiro?! Têm árvores que dão notas de 500 euros? Sinceramente não consigo compreender como é que alguém pode tratar assim capital que lhe saiu do lombo?!

Queres saber o que eu penso? Acho que na realidade não estás nada disposto a perder tudo, nem sequer te passa pela cabeça que isso venha a acontecer, apenas te estás a auto-convencer que é para manter porque um dia vais ganhar muito, tal como aconteceu anteriormente, vendeste mas se tivesses mantido poderia teres vendido a ganhar muito... nem sempre a história se repete, mas, se se repetir vais repetir a gracinha até ao dia em que a história não se repete, em que a história acaba num qualquer "BES", nessa altura podes já ter multiplicado o teu capital por 3 ou 4 vezes, ou mais, mas vais perder tudo na mesma.. ou então estou enganado e és um sortudo do camandro! Espero que seja esta última ideia a vingar! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral " uma opinião "

por Aqui_Vale » 14/1/2016 22:03

maceirafernandesjose Escreveu:Uma recuperaçãozita ate final da sessão era bem vinda,como e uma aposta de longo prazo mantenho-me dentro. :-k


Sinceramente,... no longo prazo estamos todos mortos.

Estive aqui a olhar para o "boneco" e só vejo o próximo suporte por volta dos: 1,35€, praticamente depois de uma queda de +/- 47%, e comprando a estes preços, seria para aproveitar um "eventual pequeno ressalto".

Antes de 1€ (um €uro), parece-me uma má aposta.

Mas cada um fala por si.

Aqui vai o "boneco".

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
MOTA.1,35€uros.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 14/1/2016 21:32

trend=friend Escreveu:
JP1965 Escreveu:Como pequeno investidor, vou deixar aqui a minha maneira de estar na bolsa.
Estou novamente na Mota Engil da seguinte forma, depois de varias entradas e saidas por volta dos 2.15 a 2.40 cada ação, deixei de lado a mesma.
Agora voltei a carga com a carne quase toda no assador, entrada com 80 % do capital nos 1.691 e estou longo tipo deposito a prazo 2 a 5 anos, vamos ver.
O meu primeiro investimento que fiz na bolsa foi em 2008 na referida Mota Engil, comprei na altura a 3.20 e passado 2 meses acabei por vender a cerca de 3.00 euros, perdendo uns trocos na altura, como tinha dado mal afastei-me dela por uns anos, voltei agora a carga mas com outra estrategia de longo longo prazo, posso perder tudo ou quase tudo, ou então tenho que ganhar uns trocos, como não fiz da outra vez.
O tempo o dirá.
Obs: na minha modesta opiniao o grande problema é psicologico, aguentar ver a cotação a cair não será para todos. Ou se é convicto ou maluco.


Caro JP, acompanhando a ME há algum tempo, permito-me dizer apenas uma coisa: reitero o que afirmei há uns dias, ela arranca bem com duplos fundos ou em sólidas bases de alguns meses.
Não quer dizer que não possa subir uns 10 ou 15% a curto prazo, mas para um investimento a longo prazo talvez não seja má ideia controlar um pouco o não afastamento desses 1,69... Especialmente se se trata de 80% do capital.
Se o SP500 estivesse nos 1500 ou 1400 pontos, com o futuro (actual?) bear já bem desenvolvido, o risco seria menor. Mas imaginando o que uma queda de 20 ou 30% pode fazer também no PSI, atirando-o para os 4000 ou 3500 pontos, e sabendo que a Mota leva sempre a dianteira e amplifica a coisa + Angola, etc, não custa muito perspectivá-la a 1 euro ou 0,9c... Mesmo que os fundamentais/negócio/diversificação sejam apelativos.
É irracional? É... Mas a irracionalidade do preço é o maior amigo do investidor, desde que se esteja do lado certo, e para isso por vezes é necessário aguardar pacientemente...


A minha estrategia é mesmo aguardar pacientemente, ter a noção que pode ir aos 1.00 € por ação, bem como marinar por algum tempo, os bons refugados têm o seu tempo a marinar :mrgreen: aqui espero ser igual (será a empresa vai a falencia) .Já estou cansado de andar a levar todos estes anos com Ac capital no BCP, problemas com a Grecia, Paulo Portas, China etc etc, agora como a idade não permite grandes correias, mudei de estrategia , espera sentado ou passear para bem longe da bolsa ( PC) e do caldeirão. (Não que tenha nada com as pessoas do Caldeirão, pelo contrario, gosto de ler alguns comentarios bem como analises)
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 14/1/2016 21:08

JP1965 Escreveu:Como pequeno investidor, vou deixar aqui a minha maneira de estar na bolsa.
Estou novamente na Mota Engil da seguinte forma, depois de varias entradas e saidas por volta dos 2.15 a 2.40 cada ação, deixei de lado a mesma.
Agora voltei a carga com a carne quase toda no assador, entrada com 80 % do capital nos 1.691 e estou longo tipo deposito a prazo 2 a 5 anos, vamos ver.
O meu primeiro investimento que fiz na bolsa foi em 2008 na referida Mota Engil, comprei na altura a 3.20 e passado 2 meses acabei por vender a cerca de 3.00 euros, perdendo uns trocos na altura, como tinha dado mal afastei-me dela por uns anos, voltei agora a carga mas com outra estrategia de longo longo prazo, posso perder tudo ou quase tudo, ou então tenho que ganhar uns trocos, como não fiz da outra vez.
O tempo o dirá.
Obs: na minha modesta opiniao o grande problema é psicologico, aguentar ver a cotação a cair não será para todos. Ou se é convicto ou maluco.


Caro JP, acompanhando a ME há algum tempo, permito-me dizer apenas uma coisa: reitero o que afirmei há uns dias, ela arranca bem com duplos fundos ou em sólidas bases de alguns meses.
Não quer dizer que não possa subir uns 10 ou 15% a curto prazo, mas para um investimento a longo prazo talvez não seja má ideia controlar um pouco o não afastamento desses 1,69... Especialmente se se trata de 80% do capital.
Se o SP500 estivesse nos 1500 ou 1400 pontos, com o futuro (actual?) bear já bem desenvolvido, o risco seria menor. Mas imaginando o que uma queda de 20 ou 30% pode fazer também no PSI, atirando-o para os 4000 ou 3500 pontos, e sabendo que a Mota leva sempre a dianteira e amplifica a coisa + Angola, etc, não custa muito perspectivá-la a 1 euro ou 0,9c... Mesmo que os fundamentais/negócio/diversificação sejam apelativos.
É irracional? É... Mas a irracionalidade do preço é o maior amigo do investidor, desde que se esteja do lado certo, e para isso por vezes é necessário aguardar pacientemente...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 14/1/2016 20:33

Como pequeno investidor, vou deixar aqui a minha maneira de estar na bolsa.
Estou novamente na Mota Engil da seguinte forma, depois de varias entradas e saidas por volta dos 2.15 a 2.40 cada ação, deixei de lado a mesma.
Agora voltei a carga com a carne quase toda no assador, entrada com 80 % do capital nos 1.691 e estou longo tipo deposito a prazo 2 a 5 anos, vamos ver.
O meu primeiro investimento que fiz na bolsa foi em 2008 na referida Mota Engil, comprei na altura a 3.20 e passado 2 meses acabei por vender a cerca de 3.00 euros, perdendo uns trocos na altura, como tinha dado mal afastei-me dela por uns anos, voltei agora a carga mas com outra estrategia de longo longo prazo, posso perder tudo ou quase tudo, ou então tenho que ganhar uns trocos, como não fiz da outra vez.
O tempo o dirá.
Obs: na minha modesta opiniao o grande problema é psicologico, aguentar ver a cotação a cair não será para todos. Ou se é convicto ou maluco.
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 14/1/2016 20:17

rubenromao Escreveu:Dados são dados. O source dos dados é outra questão... será essa a questão presumo?
A fonte dos dados vem de vários analistas e várias corretoras.
Não se trata de informação privilegiada, apenas pego em todos os dados e faço o meu trabalho de casa.
O Price Target apresentado é da Bloomberg por exemplo.

Já li aqui muito sobre a EGL, mas nada que ajudasse em concreto, apenas previsões baseadas no histórico.
Têm que se fazer cálculos mais abrangentes baseados em cálculos anteriores, agentes externos e no histórico de forma a obter um valor no espaço tempo futuro mais fiável.
É complexo mas funciona.

Por enquanto estão em hold, quem tem, como eu tenho, e puder aguentar mês e meio vai valer a pena.


Alguém com tantas certezas só pode dar mau resultado! O facto de vir de alguém que acabou de se registar também não ajuda... parece que ainda há quem pense que os investidores aqui do Caldeirão poderão em alguma situação alterar o rumo que está destinado a qualquer título, seja qual for o rumo, para cima ou para baixo, não será por virem aqui com muitas certezas que ele será diferente!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 14/1/2016 20:02

rubenromao Escreveu:Dados são dados. O source dos dados é outra questão... será essa a questão presumo?
A fonte dos dados vem de vários analistas e várias corretoras.
Não se trata de informação privilegiada, apenas pego em todos os dados e faço o meu trabalho de casa.
O Price Target apresentado é da Bloomberg por exemplo.

Já li aqui muito sobre a EGL, mas nada que ajudasse em concreto, apenas previsões baseadas no histórico.
Têm que se fazer cálculos mais abrangentes baseados em cálculos anteriores, agentes externos e no histórico de forma a obter um valor no espaço tempo futuro mais fiável.
É complexo mas funciona.

Por enquanto estão em hold, quem tem, como eu tenho, e puder aguentar mês e meio vai valer a pena.



Companheiro, talvez tenhas razão e eu presumo que tenhas, mas vê-la a cair desta forma até dá calafrios. Uma empresa desta envergadura que bate mínimos de 3 anos não pode estar grande espingarda...
Eu também estou dentro a longo prazo e todos os dias desejo que o sentido se inverta, mas, já ando nisto há meses. À luz das evidências sabemos que Angola, o Brasil, o petróleo e a construção são quatro fatores decisivos para a Mota e estão todos na lama. Estou crente que o preço do petróleo inverta a tendência dentro em breve, mas depois até que isso tenha impacto na economia...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/1/2016 20:00

Ruben, o problema é que a maior parte das vezes, esses price targets falham rotundamente. Por isso, apoiar-nos neles para dizermos que até final de Fevereiro/Março irá atingir um determinado valor é um argumento muito pouco fiável.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rubenromao » 14/1/2016 19:40

Dados são dados. O source dos dados é outra questão... será essa a questão presumo?
A fonte dos dados vem de vários analistas e várias corretoras.
Não se trata de informação privilegiada, apenas pego em todos os dados e faço o meu trabalho de casa.
O Price Target apresentado é da Bloomberg por exemplo.

Já li aqui muito sobre a EGL, mas nada que ajudasse em concreto, apenas previsões baseadas no histórico.
Têm que se fazer cálculos mais abrangentes baseados em cálculos anteriores, agentes externos e no histórico de forma a obter um valor no espaço tempo futuro mais fiável.
É complexo mas funciona.

Por enquanto estão em hold, quem tem, como eu tenho, e puder aguentar mês e meio vai valer a pena.
 
Mensagens: 2
Registado: 14/1/2016 2:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/1/2016 19:07

Quais são os dados que dispões?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rubenromao » 14/1/2016 18:57

Segundo os dados que disponho creio que até final de Fevereiro início de Março atingirá os 2€ visto ter um potencial enorme.

Screen Shot 2016-01-14 at 17.48.54.png
Screen Shot 2016-01-14 at 17.48.54.png (12.39 KiB) Visualizado 4367 vezes
 
Mensagens: 2
Registado: 14/1/2016 2:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 14/1/2016 17:55

Stopado hoje, as perdas foram as que estavam previstas, portanto nada que a carteira não pudesse sofrer.

Agradeço a todos o feedback que foram dando ao longo do trade, estou aqui para aprender e todo o feedback é importante.

Aos que estão dentro, desejo boa sorte e prudência, convém definir um stop loss e aceitar as perdas em determinado momento.

Cumprimentos
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 14/1/2016 17:40

:( Cá para mim está assim...
Anexos
mota no seu melhor.png
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 14/1/2016 16:49

Isto há muito que não está para subidas, parece-me que só vai parar quando estiver na casa de 1€.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 14/1/2016 15:48

Uma recuperaçãozita ate final da sessão era bem vinda,como e uma aposta de longo prazo mantenho-me dentro. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 14/1/2016 14:38

Esta já só com escala logarítmica:

mota-engil.png
mota-engil.png (19.84 KiB) Visualizado 4689 vezes


Parece cada vez mais evidente que vai a caminho do 1€ a médio prazo, embora seja perfeitamente possível, até provável, um puxão aos 2€ em breve.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral " uma opinião "

por Aqui_Vale » 14/1/2016 12:22

Só para avivar a memória.

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
MOTA.queda.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 14/1/2016 11:56

A melhor opção é mesmo estar fora nestes dias !!
 
Mensagens: 232
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kanu1929 » 14/1/2016 11:49

Não para de cair a cotação!

Será que anda vai sobrar para os "obregacionistas"?
 
Mensagens: 106
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 14/1/2016 10:58

000nnn000 Escreveu:Não encaro isto como um jogo e estou disposto a assumir perdas, como disse inicialmente tenho um stop loss bem definido.
Apenas achei estranho que na altura em que fiz o comentário, com os indicadores positivos (psi e petróleo) ela estava com uma queda superior a 1%

A tendência é claramente descendente, mas enquanto se mantiver no canal que defini em cima, vou esperar para ver em que sentido rompe


Já não precisas de te preocupar mais com isso, o stop foi acionado, ponto final... quando defino uma estratégia com base na evolução das cotações, no preço, não me parece que faça sentido andar à procura de razões para as quedas ou subidas, é uma batalha perdida de onde não retiramos nada verdadeiramente importante para aquilo que é essencial, ganhar dinheiro!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nuuuuno » 14/1/2016 9:51

tadinha da mota...que calote os africanos vao dar :shock: :shock:
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/1/2016 16:52

Os ursos estão a disparar muito, vamos se no final da sessão não se encrava a arma.
 
Mensagens: 9735
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa, Phil2014 e 299 visitantes