CAC 40
Rally de Natal: mito ou realidade?
A acreditar na eficácia da pequena amostragem de 20 frequências que a plataforma da abcbourse nos permite, este rally só não é verificável em quatro ocorrências (20%): 2001, 2003, 2008 e 2009.
Outro facto curioso: quando os referidos rallys não se verificam é porque o curso do índice está junto de uma inversão de tendência. (No gráfico em anexo estão representadas as linhas de tendência que o CAC não tem conseguido romper).
Assim,2001 e 2008 foram anos marcados pelo início de tendências bear e 2003 e 2009 iniciaram movimentos bull. Como ficou dito, nestes anos não houve qualquer rally.
E o ano que vem? A acreditar na validade da forquilha de Andrews (a azul) podemos esperar uma continuação do movimento bull. Por outro lado, o pequeno retângulo cinzento colocado junto ao final da linha descendente assinala um gap na cotação (só visível num gráfico diário) que quero acreditar que vai ser colmatado e ultrapassado e que potenciará este movimento de subida.
Estaríamos perante um importante rompimento da linha descendente plurianual que teria como única resistência, num primeiro passo, os 6000 pontos.
Em resumo: se esta fosse uma questão de fé, estaríamos muito bem. Seria ouro sobre azul!
E se a minha fé não tiver qualquer influência na realidade?
Nesse caso seria o abismo até aos 3000 pontos. Teríamos a repetição dos movimentos iniciados em 2001 e de 2008 que teriam como único suporte firme a lt ascendente visível na base do gráfico.
Um autentico maná para os 'shorts'.
Na verdade, o melhor é ficar para ver o que o futuro nos reserva e, acima de tudo, não por todos os ovos no mesmo cesto.
Atenciosamente,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Re: CAC 40
J Alves Escreveu:enquanto a zona dos 4945 continuar a aguentar o cenário de queda é sempre uma hipótese a não descartar.
como o bogos é uma gajo do norte merece muito mais que prata, ouro e petroleo.... o que ele merece é diamante![]()
aqui vai a bujarda
Diamond Top..tás a ver..... não é daqueles de pichebeque...tu queres-me oferecer um diamond top?
Realmente há que separar as águas, eu sou um gajo do Norte e tu ainda mais a Norte, por isso fico somente agradecido pela bujarda, que espero assertiva.
Quanto ao resto deixa-os ir para sul...

O que me chateia nesta trade não é aquilo que o preço está a fazer. É mesmo a minha incapacidade de perceber mais além o movimento do preço. Penso que estou a arriscar com pouco sentido. E apesar de ter a trade salvaguardada poderia estar a fazer outra coisa (produto) sem gastar tanto tempo neste.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
enquanto a zona dos 4945 continuar a aguentar o cenário de queda é sempre uma hipótese a não descartar.
como o bogos é uma gajo do norte merece muito mais que prata, ouro e petroleo.... o que ele merece é diamante
aqui vai a bujarda
como o bogos é uma gajo do norte merece muito mais que prata, ouro e petroleo.... o que ele merece é diamante

aqui vai a bujarda
J Alves Escreveu::arrow:
Neste momento para o CAC só tenho os olhos em stop loss da minha posição.
Não tenho sido competente para fazer melhor, e esse é um facto indiscutível.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Raposo Tavares Escreveu:Bogos, vamos maçar os animais de cabelo que nos querem mal. Vamos ficar otimistas:
Não tenho hábito de maçar ninguem e normalmente costumo fazer mal a mim mesmo, com as decisões tomadas.
E agora quer animais com ou sem cabelo até tem representação parlamentar..

Neste CAC tem sido um pouco assim. Neste e no crude que é outro que me tem "diluido" a paciência...
Estou a precisar de um espessante às minhas posições em CAC e crude, para animar.
Não é que esteja a perder, mas não quer animar a festa, e assim sendo acaba por esmorecer tudo.
Stop na entrada. A executar a trade na sua plenitude com lucro seria a cereja no topo do bolo para o CAC este ano.
Mas lá está, o mercado esta-se a borrifar para o que eu quero. E como sei disso perfeitamente lá me vou contentando com a minha paciência, mesmo que diluida....
Boa sorte.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
[quote="Raposo Tavares"][/quote]
e eu à espera de encontrar as cores do tricolor
e eu à espera de encontrar as cores do tricolor
Bogos, vamos maçar os animais de cabelo que nos querem mal. Vamos ficar otimistas:

Raposo Tavares Escreveu:Johny, não me perguntes porquê, intuo que o respeito religioso por esse dente inferior depende em grande parte de um factor: o pitróil.
Um abraço,
Raposo Tavares
Caro Raposo...
Qual a leitura das entrelinhas que devo fazer?
Sabes que eu de CAC, só lhe percebo o preço (e mal....e bem mal, as vezes), mas estás a querer dizer que o peso das pitroleiras no CAC é grande para fazer o indice ir mais depressa?
Carago, podias ter dito mais cedo...

Eu creio que a minha carteira parece um molho de bróculos.....Posições a favor e contra umas às outras aqui...proliferam...
Amanhã a ver se me sento e tomo duas pastilhas e vejo com olhos de reler o porque de tanta fremia...
Vou de fim-de-semana, carregado de material, e a pensar no meu trabalho....irra....
Cumprimentos
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Estou a aproveitar o Jogo da Bolsa para me iniciar nos CFD's de índices sem me sair do bolso. Vamos ver se tenho jeito para agarrar a coisa. Fechei o curto e entrei longo, vamos ver.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Johny, não me perguntes porquê, intuo que o respeito religioso por esse dente inferior depende em grande parte de um factor: o pitróil.
Um abraço,
Raposo Tavares
Um abraço,
Raposo Tavares

“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
J Alves Escreveu:Sempre que o Raposo puxa a conversa pro cac isto começa a ser uma bandalheiraquase parece o Kamasutra da AT
E agora tu menino bogos a dizer que os que gostas mais são os iniciais??? ainda há disso??![]()
![]()
![]()
Daqui a nada aparece aí o zequinha com o jogo do 1/4 esquro![]()
e o quixote com a ballet rose
![]()
O Soso, pá! O Soso é um depravado. O Soso ameaçou tomar Paris! Um caso diplomático, pá!
J Alves Escreveu:Raposo
eu referia-me a gaps já com barbas, não a estes recentes....
J Alves, finalmente tive tempo para o trabalho de arqueologia. Há dois gaps no CAC não fechados nos últimos 20 anos. Apenas dois que eu tivesse visto. Um junto ao começo do Bull Market de 2003/2007 e o outro junto ao início deste último bull market (para não levantar polémica não vou opinar sobre se ainda estamos montados neste market ou já em cima do cachaço de um urso qualquer...). Adiante: estes dois gaps com barbas são os seguintes:
1º gap
Dia 13 de março de 2003
Mais alto - 2554, 710
fecho - 2554,710
Dia 14 de março de 2003
Mais baixo - 2595,300
fecho - 2740, 013
Amplitude: 40,590
2º gap
Dia 25 de novembro de 2011(6ª feira)
Mais alto - 2871,490
fecho - 2856, 970
Dia 28 de novembro
mais baixo - 2890, 760
fecho 3012, 930
Amplitude: 19,270
Um abraço,
Raposo Tavares
Sempre que o Raposo puxa a conversa pro cac isto começa a ser uma bandalheira
quase parece o Kamasutra da AT
E agora tu menino bogos a dizer que os que gostas mais são os iniciais??? ainda há disso??
Daqui a nada aparece aí o zequinha com o jogo do 1/4 esquro
e o quixote com a ballet rose

E agora tu menino bogos a dizer que os que gostas mais são os iniciais??? ainda há disso??

Daqui a nada aparece aí o zequinha com o jogo do 1/4 esquro

Raposo Tavares Escreveu:A pedido das famílias de bem...:
Um abraço,
Raposo Tavares
Gaps...Gaps...buracos e crateras...
O CAC e ainda bem mais o DAX, já para não falar nos Nikkey, são pródigos na técnica do buraco.
Em índices valorizo pouco. Compreendo que na maior parte da vezes fecham a buraqueira, mas não tenho nada palpável estatisticamente que me faça valorizar a situação para fazer trade.
Valorizo gaps sim, mas é em forex, mas isso já é outra história. Aí sim, diria que 99% devem fechar. Podem demorar alguns tempos, mas fecham (à excepção talvez dos pares exotics).
Bem, mas se for para fechar esta buraqueira para baixo, contem comigo

O JA, olha que gostei do gap de iniciação.....são os melhores, porque depois daquele power todo, vem o abençoado descanso...

Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
estive a ajeitar com mais pormenor o gráfico anterior e para que as broadening possa quebrar pra cima terá de haver uma quebra em alta da zona dos 4945 (zona de referência a ter em conta pra quem está neste momento curto
Raposo
A pedido das famílias de bem...:

Um abraço,
Raposo Tavares
Um abraço,
Raposo Tavares
J Alves Escreveu:elas andam por aí
Bom dia J.A.
Continua-me a parecer que a minha entrada, foi acertiva no BX4.PA, mas ainda estamos muito no inicio de movimento (seja ele para baixo ou para cima). Os indicadores até podem dizer algo, mas daí a tirar-lhe a pinta toda, vai uma grande distância.
Para não vir aqui a sofre do estigma do lamento (depois de estar a ganhar e passar à perda), como mandam as boas práticas da culinária, vou já passar o stop para o preço de entrada...É que o Outubro foi deveras com azia, e não me apetece andar ad eternum a tomar Kompensan....
A mim parece-me (ando a ver se encontro o tal 6º sentido), que falta uma perna no redondinho, 5000.
Como não estou para gramar a dança é melhor dizer que nesta já não perco coisa nenhuma, a não ser tempo. E o que vier à rede é pescaria...
Cumprimentos
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Aqui_Vale, cali010201, Joshuaz, jprgodinho, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 152 visitantes