Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Legislativas 2015

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Legislativas 2015

por Dom_Quixote » 10/9/2015 15:44

JohnyRobaz Escreveu: Mais uma vez aqui entra a questão da indústria de valor acrescentado elevado, a tal aposta que deve ser feita e ninguém fala nela.

...Isto introduziria um bom alívio nos gastos em pensões e acredito que aliviaria muitos dramas de reformados que de um dia para o outro se vêem sem nada para fazer.

Tipo YDreams?

Decide-te, pois não consegues conciliar. Qual o maior drama? O que citas ou o desempregado?

Não esqueças que reforma parcial atrai emprego parcial.... :wink:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por JohnyRobaz » 10/9/2015 15:29

A MMO muito resumidamente sobre a nossa Economia/Política:

Acho que o crescimento económico nunca vai ser grande coisa no nosso país se não houver uma aposta forte em indústrias de alto valor acrescentado, e por isso o défice vai sempre existir, e sem inflacção a dívida nunca vai decrescer, bla bla. Essa história de apertar o cinto, ok que eu concordo que devemos gerir o que temos racionalmente, mas devemos ambicionar ter mais para gastar do que gastar menos o que temos. Seria necessário conjugar a educação e formação avançada com certos targets industriais para o país. E, de preferência, controlar empresas importantes para não acontecer o que aconteceu com a PT, que entregue aos accionistas foi o que se viu.

Segundo, ontem ouvi duas propostas que considero erradas para a Segurança Social no debate principal. Primeiro, a sua sustentabilidade depende do desemprego, e é isso que tem que se combater, e não apenas em número de desempregados, mas também em valor de salários pois os descontos dependem desse valor. Mais uma vez aqui entra a questão da indústria de valor acrescentado elevado, a tal aposta que deve ser feita e ninguém fala nela.
Há também uma ideia nalgumas cabeças que na verdade não me desagrada, que é a introdução de reforma a dois tempos. Uma pessoa reforma-se parcialmente e recebe pensão parcialmente, e após uma idade mais avançada (dependendo do tipo de trabalho e de outros métodos de avaliação) logo teria a reforma total. Isto introduziria um bom alívio nos gastos em pensões e acredito que aliviaria muitos dramas de reformados que de um dia para o outro se vêem sem nada para fazer.

Concluindo, ontem não gostei da gestão do debate por parte dos jornalistas. No entanto, cada vez acho mais que nenhuma daquelas opções merece o meu voto. Veremos os próximos desenvolvimentos.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Limonov » 10/9/2015 14:49

soso Escreveu:"Apesar da boa prestação da economia irlandesa, que está a crescer acima das metas do Governo que assim arrecada mais receitas fiscais do que o previsto (estão a crescer acima de 10%), o ministro das Finanças já veio avisar que não há espaço para folgas na despesa pública."

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... utivo.html

Para Portugueses e Gregos meditarem :idea:

Desde fevereiro deste ano que a empresa onde trabalho e da qual sou sócio tem vindo a faturar, em média, 52.5% acima do "normal" dos últimos 4 anos, e muito próximo dos valores pré-crise, mas por mais que me esforce não consigo comer mais pão. A minha mulher, também ela sócia (e ainda por cima gerente) já veio avisar que não há margem para aumentar despesas em itens que, felizmente mesmo durante a crise, nunca faltaram.

O meu cunhado, que é o melhor vendedor da empresa (a mim vendeu-me a irmã) já veio dizer que está fartinho de fumar tabaco de enrolar, quer um aumento para fumar SG Gigante à vontade, se isso não suceder até dezembro, muda-se para a concorrência, não sei a que se refere, o nosso negócio é impar... ainda assim eu estou do lado dele, penso que o tabaco certo pode aumentar a motivação. A minha mulher está do lado dela própria... é uma maluquinha antitabaco e só pensa em saúde... Só para ver os dois calados na próxima reunião (consoada), estou disposto a aumenta-lo retirando uma parcela da parte que me cabe, a treta é que se o fizer tenho de ser eu a fumar tabaco de enrolar... a empresa é pequena e não dá para fumarmos todos SG Gigante :(

Preciso de ajuda senhores, por favor...

Antecipadamente grato.

Abraço a todos,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por soso » 10/9/2015 13:49

"Apesar da boa prestação da economia irlandesa, que está a crescer acima das metas do Governo que assim arrecada mais receitas fiscais do que o previsto (estão a crescer acima de 10%), o ministro das Finanças já veio avisar que não há espaço para folgas na despesa pública."

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... utivo.html

Para Portugueses e Gregos meditarem :idea:
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

Legislativas 2015

por Youmeu » 10/9/2015 8:33

Boas malta como é que foram essas férias? Sol, praia e mais valias? \:D/ espero bem que se tenham divertido tanto como eu, infelizmente este ano não vou acompanhar a bolsa tanto quanto gostaria mas continharei a frequentar o forum e a acompanhar os principais indices uma a duas vezes por dia.

Isto tem de ser como as drogas, quando se vicia nao se pode parar drasticamente se nao ainda começo a passar mal.

Assim sendo este Verão mesmo estando fisicamente longe, mantive-me colado ao caldeirao em ghost mode e às notícias portuguesas e internacionais.

Mudando de assunto :roll: Esperei, esperei e estou a ver que não estão a querer abrir um tópico sobre as legislativas... Assim sendo vou fazer as honra! Gostaria tambem de dizer que nao tenho nenhuma ligação a qualquer partido. Gosto de discutir política e economia mas nunca me pretendo envolver na primeira.

Só mesmo para achincalhar gostaria de saber qual deve ser a sensação de ter uma lider de partido que não sabe o que é uma balança comercial? :wall: :wall: :wall: A única coisa chata é mais de metade dos portugueses não terem conhecimentos básicos de economia para filtrarem o que é sumo do que é palha.

Infelizmente esse é o problema de se viver em democracia num país quase economicamente analfabeto. Os políticos para serem eleitos não podem ser realistas e têm de prometer o que não é muitas vezes viável. Dito isto, das duas uma: ou fazem o que prometem à custa das gerações futuras ou dão o dito por não dito com desculpas farrapadas.

Muitos se queixam que a coligação nos mentiu e bla bla bla... Graças a Deus que optou pela segunda opção. O que me entristece é que o partido que ganhar estas eleições tem já a vida facilitada e que vai colher os louros dos sacrificios que este governo teve de pedir aos portugueses pelo bem da nação. O Costa é eleito diminui os impostos e vai em 2019 dizer que foi possível crescer com a diminuição de impostos, quando na realidade a conjetura económica está completamente diferente do que à 3 anos e apenas devolveu o que foi retirado com medidas extraordinárias em alturas extraordinárias.

Eis algumas falácias que toda a gente devia saber:

- O aumento do salário mínimo nem sempre é o que parece! Se em vez de 500€ passasse para 750€ quem se ia tramar não eram os que muitos julgam que ia beneficia. Teoricamente as empresas estão dispostas a pagar menos 1€ do que cada trabalhador produz, se ele só produ 550€ porque é que haveria de receber 750€. Na africa do sul à algumas décadas atrás utilizaram o salário mínimo para atirar para o desemprego os negros que estavam a tirar o trabalho aos mineiros brancos.

- Porque é que lá foram mesmo fazendo o mesmo que cá os emigrantes ganham mais? Porque a produtividade não depende apenas do factor trabalho mas também do factor capital! Quantl mais capital exisitir numa economia, mais produtivos são os trabalhadores. Limpar o chão de uma fabrica de alta tecnologia é mais valioso do que limpar o chão de uma fábrica de artesanato.

Mas talvez muitos até fazem bem em não perceberem nada de economia e de ir atrás do que soa melhor no ouvido... Segundo a teoria dos jogos cada jogador tende a votar no que lhe traz mais insentivos durante a duração do jogo.

O factor chave é saber o que é que as pessoas valorizam... Será um futuro mais prospero ou um hoje que não merecemos alimentado à custa dos nossos filhos.

-Salário nominal não é o mesmo que salário real!!! Mas como é que é possível explicá-lo se praí metade dos eleitores nem sabe o que é a inflação :wall: infelizmente perdemos a soberania da política monetária e já não se pode mexer com a inflação :cry: era bem mais fácil dizer ao zé povinho que vai ter um aumento de salário de 5% quando o IPC está a 10% ou 15% do que lhe dizer que vai sofre um corte de 2,5% do valor nominal durante um período de estagueflação. Qual das duas eu preferia era certinho direitinho, agora uma tentativa de sensibilizar o eleitor comum sobre esta matéria recebia logo com um dedo do meio como presente.

Eu sei que vocês sabem que eu sei que vocês percebem de economia, mas independentemente de serem o Adam Smith ou não, recomendo a leitura do livro "O economista insurgente". É um livro com apenas 200 pag, 101 perguntas e 101 respostas objectivas, relacionadas com economia e o papel da economia na sociedade portuguesa.

Abraços aqui de Bangkok,
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana, Pmart 1 e 60 visitantes